• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
Pró-Racing Suspensões!

Limpeza de Carburador XT600E para iniciantes e outros

• Patrocinador
CLUBE XT600!

Mensagempor Cicatriz de XT600E » 14 Jan 2007, 20:36

GOSTARIA DE CONTRIBUIR COM MINHA EXPERIÊNCIA EM MECÂNICA.

* O QUE HA DE MAIS IMPORTANTE EM UM MOTOR DE UM VEICULO É O SEU CARBURADOR.
CARBURADOR DA XT600E

* VOCÊ PODE BAIXAR O MANUAL DA XT600E, AQUI NO FÓRUM, É MUITO BOM , ORIGINAL USADO PELOS MECÂNICOS DAS AUTORIZADAS E É DE GRAÇA.

http://www.xt600.com.br/manuais/servico4MW.zip

- O MANUAL MOSTRA TODAS AS PEÇAS EM ORDEM DE DESMONTAGEM, TORQUES, MEDIDAS DE REGULAGEM, PENA QUE NO MANUAL QUANDO EU MAIS PRECISAVA, ELE NÃO MENCIONOU NADA SOBRE A TELA NA BASE DO ESTILETE, (VEJA MEU ITEM 17 ABAIXO).
- OUTRO DETALHE, QUEM LER O MANUAL ACHA QUE DEVE DESMONTAR TUDO, UM GRANDE ERRO. EXISTEM COISAS QUE NÃO DEVEM SER DESMONTADAS, EXCETO SE APÓS A LIMPEZA CITADA AQUI NÃO APRESENTAR UMA MELHORIA SIGNIFICANTE, TAIS PEÇAS SÃO:
- NÃO SEPARAR O CORPO-DUPLO,

- NÃO RETIRAR PARAFUSO PILOTO,

- NÃO SOLTAR O PARAFUSO DO AFOGADOR,

- NÃO RETIRAR O PARAFUSO DA MARCHA LENTA

- NÃO MEXER NAS REGULAGENS DAS AGULHAS.

* ALEM DE POSSUIR MOTO HA 24 ANOS, LEIO MUITO SOBRE MECÂNICA, NUNCA PRECISEI LEVAR MINHA MOTO PARA UMA OFICINA, EXCETO PARA SOLTAR O PARAFUSO DO PINHÃO DA XT 600E , (USO DA MAQ. PNEUMÁTICA), SE TENTAR FAZER ISSO EM CASA COM FERRAMENTAS TRADICIONAIS, MESMO TRAVANDO O PINHÃO, OU A CORRENTE, VOCÊ PODE QUEBRAR ALGUM DENTE NA CAIXA DE MARCHA (ENGRENAGENS).

NÃO QUERO MEXER NISSO = TRANSMISSAO. POR CAUSA DE UM PARAFUSO DO PINHÃO. RISOS.

* HA 20 ANOS ATRÁS, FIZ UM CURSO DE MECÂNICA DE MOTOS COM UM ENGENHEIRO MECÂNICO – MUITO BOM, A TURMA DESMONTOU NA ÉPOCA UMA XLX250R E TODOS OS MACETES ERAM PASSADOS NO DECORRER DAS AULAS COM MUITA PRATICA E POUCA TEORIA (COMO EU JÁ TINHA MUITA TEORIA) FOI MUITO ÚTIL.
QUERIA ABRIR UMA OFICINA DE MOTOS ENTÃO PROCUREI O QUE EU PRECISAVA – MEXER NO MOTOR MAIS DIFÍCIL DAQUELA ÉPOCA. – A OFICINA NÃO VINGOU MAS NUNCA LEVEI MINHAS MOTOS PRA NINGUÉM MEXER, ATE PORQUE GOSTO DE CONSERTAR MINHAS COISAS.
* DESCOBRI QUE OU SE ESTUDA MUITO PRA FAZER UMA COISA CERTA, OU PAGA-SE PRA QUEM SABE. O PROBLEMA E QUE MUITAS VEZES PAGAMOS E O “PROFISSIONAL” FAZ SEM CUIDADO, SEM CARINHO E COM DESLEIXO.
POSSO GARANTIR QUE O CARBURADOR É MUITO SENSÍVEL E NÃO HÁ ESPAÇO PARA CURIOSIDADES, OU VOCÊ SABE, OU SE INFORMA DIREITO (ESTUDA MAIS) OU PAGA PRA QUEM SABE OU NÃO MEXE.

*** UM SINTOMA BÁSICO DE SUJEIRA NO CARBURADOR É O MOTOR ENGASGAR/ ESTOUROS, CUSTAR PEGAR.

*** ANTES DE LIMPAR O CARBURADOR, CERTIFIQUE DE QUE O FILTRO DE AR ESTA EM BOAS CONDIÇÕES, O FILTRO DE AR DESSA MOTO DIFICILMENTE RESISTE APOS 12.000 KM, NO MANUAL MANDA TROCAR A CADA 6.000 - DEPENDENDO DO LOCAL (POEIRAS).

*** SE A MOTO PERTENCEU A OUTRA PESSOA, VERIFIQUE OS PARAFUSOS QUE FECHAM A TAMPA DO FILTRO DE AR, E AS ABRAÇADEIRAS E OS ENCAIXES QUE PRENDEM OS 2 COLETORES DE ADMISSÃO E OS 2 COLETORES QUE LEVAM O AR DO FILTRO DE AR PARA O CARBURADOR.

*** LEMBRE-SE = O MELHOR COMBUSTÍVEL (O MAIS FINO) PARA LIMPAR CARBURADOR É O QUEROSENE., NA SUA FALTA USE GASOLINA, NUNCA USE ÁLCOOL POIS CORRÓI PEÇAS DE BORRACHAS. EVITE USAR COISAS DO TIPO CREOLINA, POIS TEM GENTE QUE ACREDITA QUE O CARBURADOR PRECISA FICAR LIMPO POR FORA E O PROBLEMA NÃO É EXTERNO E SIM INTERNO.

* ALGUMAS DICAS BÁSICAS.
1 - O CARBURADOR SAI REGULADO DE FABRICA, ENTÃO NÃO ADIANTA MEXER
EM TUDO ACHANDO QUE É SÓ DESMONTAR, LIMPAR E MONTAR.

2 - NUNCA RETIRE O PARAFUSO DE REGULAGEM DO AR (CONHECIDO COMO PARAFUSO PILOTO) - DEPOIS QUE VOCÊ PERDER ESTA REGULAGEM DE FABRICA, VAI PENAR PRA CONSEGUIR ISSO. ESTE PARAFUSO FICA LOCALIZADO PERTO DA CUBA.

*** OBSERVE A CUBA ANTES DE DESMONTAR O CARBURADOR, SE ELA ESTIVER ¨BABADA¨, VOCÊ TERÁ QUE COMPRAR UMA BORRACHA DE VEDAÇÃO DA CUBA ANTES DE DESMONTÁ-LA.
ESTE TIPO DE BORRACHA NÃO PODE SER REAPROVEITADA SE ESTIVER RUIM. POIS PODERÁ FAZER O COMBUSTÍVEL VAZAR PRA CIMA DO MOTOR - SE O MOTOR ESTIVER QUENTE SE PREPARE PARA APAGAR O FOGO (PRINCIPIO DO FOGO = CALOR + COMBUSTÍVEL + OXIGÊNIO) ENTENDEU ?

3 - SE ALGUM PARAFUSO NÃO QUISER SAIR SEM GRANDES ESFORÇOS PROCURE SE INFORMAR DE ALGUNS MACETES, MAS ÀS VEZES É MELHOR DESISTIR DELE NAQUELE MOMENTO.

3.1 - USE UM LUBRIFICANTE SPRAY PRA AJUDAR O PARAFUSO SOLTAR E DEIXE O LUBRIFICANTE AGIR POR +- 10 MINUTOS.

4 - MANTENHA AS PECAS EM ORDEM DE DESMONTAGEM PARA NA HORA DE MONTAR USAR A ORDEM INVERSA

5 - DEPENDENDO DA MOTO, NO CASO DA XT600E VC VAI TER QUE RETIRAR: BANCO, LATERAIS,TANGUE.

6 - NA MAIORIA DAS MOTOS, NO CASO TB DA XT600E, PRIMEIRO SOLTE AS BRAÇADEIRAS DOS CONDUTORES DO FILTRO DE AR, NÃO PRECISA SOLTAR A CAIXA DO FILTRO DE AR, APOS SOLTAR AS BRAÇADEIRAS, EMPURRE OS CONDUTORES PARA BAIXO. VAI FICAR UM ESPAÇO PARA VOCÊ EMPURRAR O CARBURADOR PARA TRÁS NO MOMENTO CERTO.

6.1- No manual da XT descobri que podemos remover 03 (tres) parafusos da caixa de ar que ficam embaixo do banco perto da entrada de ar para caixa do filtro de ar e afrouxar 01 (um) parafuso lateral da caixa de ar que fica logo abaixo da bateria. Depois disso, é so mover a caixa do filtro de ar para tras, com isso o espaço pra manutençao fica muito bom.

7 - AGORA SOLTE (APENAS AFROUXAR BEM) AS BRAÇADEIRAS DOS CONDUTORES DE ADMISSÃO, AQUELES QUE FICAM ENTRE O MOTOR E O CARBURADOR. (QDO COMPREI MINHA XT OS COLETORES DE ADMISSÃO VIERAM QUEBRADOS - O IDIOTA QUE MEXEU NÃO SABIA DO ITEM 6 - ACIMA).

8 - AGORA O CARBURADOR JÁ PODE SER RETIRADO (OS CABOS DO ACELERADOR VÃO SAIR JUNTO)

8.1 - EMPURRE O CARBURADOR EM DIREÇÃO AO FILTRO DE AR ATE ELE SOLTAR DOS COLETORES DE ADMISSÃO.

8.2 - AGORA COM JEITO ELE VAI SAIR NA DIREÇÃO DOS CABOS DO ACELERADOR,

8.3 - QUANDO VOCÊ ESTA EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NÃO PRECISA SOLTAR ESSES CABOS, POIS VC APROVEITA PARA O CARBURADOR FICAR PENDURADO E NÃO TER CONTATO COM O SOLO, SUJEIRAS, ETC

9 - PODE SOLTAR OS 2 CABOS DE AÇO, OBSERVE NA DESMONTAGEM QUAL É DE ONDE, SE QUISER MARQUE, AMARRANDO UM PEDAÇO DE FIO.

9,1 - SOLTE AS BORRACHAS DE RESPIROS, EXCESSOS, ETC.

*** 10 - O QUE DEVE SER DESMONTADO E PORQUE ?

*** PRESTE MUITA ATENÇÃO, SE ESTA DESMONTANDO SÓ POR CURIOSIDADE,
A BRINCADEIRA PODE SAIR CARO.

11 - AS TAMPAS SUPERIORES:

11.1 - A TAMPA MENOR - FORMATO OVAL - INCORRETO:
CONTEM A AGULHA E PISTÃO DE BAIXA ROTAÇÃO (ONDE O MOTOR DESENVOLVE ATE +- 80 KM), ANTES DE DESMONTAR, MEXA NO BRAÇO QUE ARTICULA O PISTÃO E OBSERVE SE A AGULHA SOBE NORMALMENTE, SE OK - NÃO TEM MOTIVO PRA MEXER NESTE ITEM.
OBS.: MUITOS CURIOSOS, QUE NÃO SABEM DE MER.....D NENHUMA, RETIRAM AS AGULHAS DO LUGAR, POIS NÃO E NADA DIFÍCIL E NÃO TEM IDÉIA DE QUE EXISTE UMA REGULAGEM NA PONTA OPOSTA DA AGULHA, FAZENDO A AGULHA FICAR MAIS ALTA OU MAIS BAIXA, CONCLUSÃO – VAI DESREGULAR , MAIOR CONSUMO, ETC.

OBS.: AS AGULHAS VEM DE FABRICA NA REGULAGEM CORRETA, O ÚNICO MOTIVO QUE CONHEÇO PRA MEXER NELAS, SERIA USAR O MOTOR PRA COMPETIÇÃO. DEIXO CLARO QUE COMPETIÇÃO EXISTE PATROCÍNIO, ENTÃO TANTO FAZ SE A EQUIPE USAR UM MOTOR POR CORRIDA, EXISTE QUEM PAGA A CONTA.

11.2 - A TAMPA MAIOR - FORMATO REDONDO:
CONTEM UM DIAFRAGMA GRANDE (MOVIDO A VÁCUO) E OUTRA AGULHA QUE E ACIONADA QUANDO O MOTOR DESENVOLVE ACIMA DE +- 80 KM.
11,2,1- OBSERVE UMA MANGUEIRA DE AR QUE ENTRA NESTA TAMPA. SOPRE E OBSERVE SE O PISTÃO VAI SUBIR ! SUBINDO VEJA SE A AGULHA SOBE NORMALMENTE, SE OK BASTA CERTIFICAR DE O DIAFRAGMA ESTA OK, RETIRE A TAMPA, RETIRE O DIAFRAGMA E OBSERVE A BORRACHA COM CALMA, QQ FURINHO, RASGO, ETC,
SIGNIFICA QUE O DIAFRAGMA JÁ ERA, ENTÃO TERÁ QUE SUBSTITUIR. A PRINCIPIO ESTE DIAFRAGMA COMPROMETE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR EM ALTA ROTAÇÃO.

12. O DIAFRAGMA PEQUENO NA LATERAL, PERTO DA ENTRADA DE COMBUSTÍVEL: SE ESTIVER FURADO,AMASSADO PRECISA TROCAR - NORMALMENTE QDO DANIFICADO FAZ O MOTOR ¨ENGASGAR¨
12,1 - EXISTE UM PINO APOS ESTE DIAFRAGMA, TENTEI RETIRAR O MEU, ESTAVA TÃO DIFÍCIL QUE DEIXEI ELE ME VENCER, POIS NÃO ESTA RUIM APENAS NÃO QUIS SAIR.

**** É BOM VC TER EM MENTE QUE SE UM PARAFUSO NÃO SAIR, VOCÊ TERÁ QUE USAR BASTANTE LUBRIFICANTE FINO E EM ULTIMO CASO UMA PUNÇÃO, MAS ANALISE BEM PRA VER A NECESSIDADE, POIS UMA PUNÇÃO MAL FEITA COM FORÇA ALEM DO NORMAL PODE RESULTAR NA PERDA DO CARBURADOR.

**** LEMBRE-SE NA HORA DE APERTAR QQ PARAFUSO EXISTE UMA COISA CHAMADA ¨TORQUE¨OU SEJA, SE APERTAR ALEM DO LIMITE, JÁ ERA, VAI ESPANAR A ROSCA, NORMALMENTE DO CARBURADOR QUE E FEITO DE ANTIMÔNIO, QUE É UM METAL MAIS FRACO QUE OS PARAFUSOS (FERRO/ AÇO).

*** EXISTE NO MERCADO UMA QUÍMICA (APOS SECAR FICA +- COR DE ABÓBORA) USADA PARA FORMAR ROSCA, APROPRIADA PARA CASOS DELICADOS COMO O CARBURADOR, JÁ USEI UMA VEZ E DA PRA RETIRAR DEPOIS O PARAFUSO NUMA BOA, O NEGOCIO É ENCONTRAR, POIS FAZ MUITO TEMPO QUE USEI ISSO. TB PODE SER USADO EM ROSCAS MAIS FORTES.

13 - LEMBRE-SE - NUNCA SEPARE OS DOIS CORPOS DO CARBURADOR, TEM IDIOTAS FAZENDO ISSO SÓ PRA DIZER QUE DESMONTOU O CARBURADOR INTEIRO, VC NÃO VAI GANHAR NADA DESMONTANDO OS 2 CORPOS, NÃO EXISTE NENHUM MOTIVO PRA ISSO, EXCETO PERDER TEMPO. CLARO O ÚNICO MOTIVO QUE CONHEÇO SERIA TROCAR UM DESTES CORPOS, O QUE É EXTREMAMENTE DIFÍCIL DANIFICAR UM CORPO DO CARBURADOR SEM DANIFICAR O OUTRO.

NÃO SEPARE

**** ATE AQUI TEMOS O SEGUINTE:
- CARBURADOR NA MÃO
- OK PARA AGULHAS ( BAIXA E ALTA ROTAÇÃO )
- OK PARA DIAFRAGMA DE ALTA ROTAÇÃO
- OK PARA DIAFRAGMA DA LATERAL

*** HORA DE DESMONTAR A CUBA, ONDE FICA A BÓIA, ESTILETE, GICLÊ DE BAIXA E GICLÊ DE ALTA.

*** CONSIDERO A PARTE MAIS IMPORTANTE, ONDE SE ENCONTRA A MAIORIA DOS PROBLEMAS NO CARBURADOR.

14 - VOCÊ OBSERVOU O ESTADO DA BORRACHA DA CUBA, NA DUVIDA COMPRE UMA ANTES DE DESMONTAR. NUNCA USE A BORRACHA DO MERCADO PARALELO, MUITAS VEZES NÃO ENCAIXA E O VALOR DA ORIGINAL É +- R$ 15,00.

14,1 - SOLTE OS 4 PARAFUSOS QUE PRENDEM A CUBA
14,2 - RETIRE A CUBA VOLTADA PRA CIMA E OBSERVE O ESTADO GERAL DOS COMPONENTES.

14,2,1 - SE A BORRACHA ESTIVER OK, LEMBRE-SE QUE COMO ELA ESTAVA EM CONTACTO COM O COMBUSTÍVEL ASSIM QUE VC RETIRAR ELA DA CANALETA ELA VAI DILATAR E PRA VOLTAR AO TAMANHO NORMAL, LEVARA ALGUM TEMPO, TE ACONSELHO JOGÁ-LA EM UM COPO COM ÁGUA LIMPA E DETERGENTE, POIS AJUDAM A SEPARAR O COMBUSTÍVEL DA BORRACHA E ELA VOLTA AO TAMANHO NORMAL MAIS RÁPIDO.

14,3 - OBSERVE SE EXISTE CROSTAS, SUJEIRAS, E OUTROS DETALHES.

14,4 - LIMPE SUPERFICIALMENTE E VAMOS FAZER UM TESTE MUITO IMPORTANTE:
**** COLOQUE A CUBA NO LUGAR, SEM OS 4 PARAFUSOS, ENCAIXE A MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL E MANTENHA O CARBURADOR NIVELADO, ABRA A TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL, EM +- 1 MINUTO SERÁ O TEMPO SUFICIENTE PARA ENCHER A CUBA. FECHE A TORNEIRA, RETIRE A MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL, MANTENHA O CARBURADOR NIVELADO E RETIRA A CUBA. ESTE PROCEDIMENTO FARÁ COM QUE VOCÊ OBSERVE QUAL É O NÍVEL DE COMBUSTÍVEL DENTRO DA CUBA. NÃO PODE SER BAIXO NEM PODE TRANSBORDAR.

*** SE O NÍVEL NA CUBA ESTIVER BAIXO - PODE SER
- ESTILETE RUIM
- SUJEIRA NO FILTRO DA TORNEIRA (DENTRO DO TANGUE)
- SUJEIRA NO FILTRO DA BASE NO LOCAL ONDE FICA O ESTILETE
- CASO VOCÊ USE FILTRO DE COMBUSTÍVEL NA MANGUEIRA, ELE PODE ESTAR ENTUPIDO.

*** SE O NÍVEL NA CUBA ESTIVER TRANSBORDADO - PODE SER
- ESTILETE RUIM
- BÓIA DE COMBUSTÍVEL FURADA, DANIFICADA...
15 - TE ACONSELHO DEIXAR O ESTILETE POR ULTIMO.

16 - - SUJEIRA NO FILTRO DA TORNEIRA (DENTRO DO TANGUE) - FACA O TESTE (NORMAL E RESERVA):

- COLOQUE UM COPO NA TORNEIRA, ABRA A TORNEIRA (NORMAL E RESERVA) SE A VAZÃO É BOA = OK
- VAZÃO RUIM, RETIRE O COMBUSTÍVEL DO TANGUE, RETIRE A TORNEIRA E ANALISE O FILTRO QUE EXISTE NA TORNEIRA (PARTE DE DENTRO DO TANGUE)

*** O PINO QUE PRENDE A BÓIA SÓ SAI EM UMA DIREÇÃO, NESTE ITEM NÃO SE USA FORCA, USE LUBRIFICANTE FINO, PACIÊNCIA E PODE DAR UMAS PANCADINHAS MUITO DE LEVE NO PINO, DESDE QUE VC TENHA MÃOS DE CIRURGIÃO, ENTENDEU ? MUITA CALMA NESSA HORA. A FORCA PODE QUEBRAR AS BASES ONDE SE ENCAIXA O PINO.

16,1 - PRA CHEGAR NA BASE DO ESTILETE VC TERÁ QUE RETIRAR A BÓIA DE COMBUSTÍVEL.

17 - ATENÇÃO - SUJEIRA NO FILTRO DA BASE NO LOCAL ONDE FICA O ESTILETE - AQUI É IMPORTANTÍSSIMO, SEMPRE VERIFIQUE ESTE FILTRO. (SOLTA UM PARAFUSO E PUXA A BASE). MINHA XT ESTAVA COM SUJEIRA AQUI, E EU JÁ TINHA COLOCADO FILTRO DE AR NOVO, DIAFRAGMA LATERAL NOVO, LIMPADO GICLÊS DE ALTA E BAIXA E NADA.

* JÁ ESTAVA PENSANDO EM LEVAR PRA AUTORIZADA, ATE PQ, NÃO É TODA MOTO QUE TEM FILTRO NESTA BASE O QUE CUSTEI PRA ENTENDER. E NO MANUAL (USADO PELA AUTORIZADA – O QUE PODE BAIXAR AQUI NO FÓRUM) NÃO MENCIONA NADA DE UMA TELA (FILTRO) NESTA BASE.
* QDO RETIREI A SUJEIRA (ERA UM AMONTOADO DE PARTÍCULAS PARECENDO FIOS FINOS DE ALGODÃO) A XT RENASCEU, ANTES DA LIMPEZA A XT NÃO PASSAVA DOS 80 KM E MORRIA MUITO, POIS A SUJEIRA IMPEDIA QUE O NÍVEL PRINCIPALMENTE EM ALTA ROTAÇÃO FICASSE NORMAL, ENTÃO NA HORA DO TESTE DA CUBA, É BOM TESTAR SEM A CUBA E SEM O ESTILETE TAMBÉM E OBSERVAR SE A VAZÃO NESTA BASE ESTA BOA.

17,1 - VOCÊ PODE SOPRAR A MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL, DESDE QUE ESTEJA SEM A BÓIA E SEM O ESTILETE ANTES DE LIMPAR, NÃO DEVERA TER RESISTÊNCIA SERÁ UMA COISA SIMPLES, CASO CONTRARIO AS CHANCES DE EXISTIR SUJEIRA É POSSÍVEL.

17,2 - DE QQ FORMA, NÃO FAZ DIFERENÇA, PRA MIM É A PARTE MAIS IMPORTANTE DA LIMPEZA DO CARBURADOR DA XT600E - NÃO PENSE DUAS VEZES PRA LIMPAR ESTA PEÇA.

18- CASO VOCÊ USE FILTRO DE COMBUSTÍVEL NA MANGUEIRA, ELE PODE ESTAR ENTUPIDO. - NUNCA GOSTEI DE USAR ESTE TIPO DE FILTRO. NA XT600 TEM FILTRO NA TORNEIRA E FILTRO NA BASE DO ESTILETE, ENTÃO PRA QUE USAR OUTRO FILTRO. ESTA OPINIÃO É PESSOAL, CADA UM TEM A SUA.

19 - BÓIA DE COMBUSTÍVEL FURADA - VOCÊ VAI BALANÇAR A BÓIA E VAI NOTAR COMBUSTÍVEL DENTRO DELA - ÚNICA SOLUÇÃO TROCAR A BÓIA.

20 - ESTILETE RUIM - COM O ESTILETE E A BÓIA NO LUGAR, LEVANTE A BÓIA, QUE VAI FAZER O ESTILETE FECHAR A PASSAGEM DE COMBUSTÍVEL, SOPRE A MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL COM A BÓIA LEVANTADA, SE PASSAR AR O ESTILETE JÁ ERA , TROQUE-O.

**** ATE AQUI TEMOS O SEGUINTE:
- CARBURADOR NA MÃO
- OK PARA AGULHAS ( BAIXA E ALTA ROTAÇÃO )
- OK PARA DIAFRAGMA DE ALTA ROTAÇÃO
- OK PARA DIAFRAGMA DA LATERAL
-------------
- OK PRA - ESTILETE RUIM
- OK PRA - SUJEIRA NO FILTRO DA TORNEIRA (DENTRO DO TANGUE)
- OK PRA - SUJEIRA NO FILTRO DA BASE NO LOCAL ONDE FICA O ESTILETE
- OK PRA - FILTRO DE COMBUSTÍVEL NA MANGUEIRA, ELE PODE ESTAR ENTUPIDO.
- OK PRA - BÓIA DE COMBUSTÍVEL FURADA

21 - VAMOS PARA OS GICLÊS DE BAIXA E DE ALTA.
SÃO 2 PARAFUSOS, CADA UM COM UM FURO NO MEIO.

22 – NORMALMENTE COMO O GIGLE DE BAIXA, FICA EMBUTIDO EU NÃO COSTUMO RETIRA-LO, APENAS LIMPO COM JATO DE AR COMPRIMIDO E COLOCO COMBUSTÍVEL PRA NA HORA DO JATO VER O COMBUSTÍVEL SAIR JUNTO COM AR, SIGNIFICA QUE NÃO ESTA OBSTRUÍDO.

22,1 – USE UM JATO DE AR COMPRIMIDO COM QUEROSENE QUE NORMALMENTE LIMPA TUDO.

23 – INICIE A MONTAGEM PELAS PEÇAS EM ORDEM INVERSA A DESMONTAGEM, TENHA CALMA, USE O TORQUE CERTO, NADA DE FORÇA.

24 – SE BEBER NÃO MEXA NESTE CARBURADOR OU SE MEXER NESTE CARBURADOR NÃO BEBA DURANTE A MANUTENÇÃO, JÁ PERDI UM ESTILETE UMA VEZ POR CAUSA DISSO, RISOS.

*** FINAL *** COMECEI ESTAS DICAS HA UM ANO ATRÁS, MAS COMO TEM MUITA GENTE MAL AGRADECIDA E MUITA GENTE QUE NÃO CONTRIBUI COM NADA MAS TEM O PRAZER EM ESCULACHAR O QUE OS OUTROS FAZEM, E TAMBÉM PELO FATO DE PERCEBER QUE ESTAS DICAS TOMARIAM MUITO TEMPO, TINHA DECIDIDO EM DEIXAR ESTE ASSUNTO QUIETO.
UM ANO SE PASSOU E ESTOU NUMA FASE EM MINHA VIDA QUE TENHO A NECESSIDADE DE DIVIDIR MEUS CONHECIMENTOS E AQUI ESTA UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO. SINCERAMENTE ESPERO TER AJUDADO, POIS SE NO INICIO DOS MEUS ESTUDOS DE MECÂNICA EU TIVESSE ESTAS DICAS DE CARBURADOR TUDO SERIA DIFERENTE, SEM COMENTAR “ O FILTRO ESCONDIDO DENTRO DA BASE DO ESTILETE DO CARBURADOR DA XT600E” - ITEM 17 (ACIMA).”

*** LEMBRETE – EU NÃO VIVO DE MECÂNICA, APENAS É UM HOBBY, MAS CONVERSANDO COM UM MECÂNICO, UM GAROTÃO DAQUELES QUE DIZ DEIXA QUE EU MEXO, REALMENTE, SÓ MEXE, ELE DISSE QUE É NORMAL TROCAR O CARBURADOR TODO, ALGO EM TORNO DE R$ 1.200,00. – OU SEJA, JÁ FOI LOGO CONDENANDO O CARBURADOR.

*** SE VOCÊ DAR VALOR AO SEU DINHEIRO, ESTUDE, TROQUE IDÉIAS E EVITE ESTA SITUAÇÃO DO “MEXANICO” , MUITAS VEZES ENQUANTO A MOTOCA NÃO FUNCIONA VC VAI REALMENTE FICAR SEM AS “PERNAS’ DIGO SEM A MOTO, MAS VOCÊ APRENDE E ECONOMIZAR UM DINHEIRO E AINDA TEM CONHECIMENTO QUE SERVE PRA VIDA TODA.

BOA SORTE PRA TODOS.
Editado pela última vez por Cicatriz de XT600E em 13 Out 2008, 23:04, em um total de 3 vezes.
Cicatriz de XT600E
Falador
Falador

XT600E 3TB
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor Empilso » 15 Jan 2007, 14:26

Concordo com vc plenamente no que se refere ao carburador, tipo não separa-los e outros detalhes que só daria mais dor de cabeça ao inves de ajudar. Só mesmo se for necessario para uma correção mais severa e, comprovada do problema, do contrario seria apenas mais trabalho em vão, tendo que depois quebrar muito a cabeça para adequa-los (no caso de separar os carburadores).

Parabéns pelas dicas! :-!
Valeu pela iniciativa!

Um abraço!
Empilso
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 4MW
São Paulo/SP

Mensagempor Magrão » 15 Jan 2007, 19:49

Grande Cicatriz, boas dicas =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Sempre fiz a manutenção das minhas motos (mais de 20 anos) e esta dica de colocar a junta da cuba na água c/ detergente eu não conhecia, toda vez que mexia no carbura colocava uma nova #-o .
Valeu mesmo :-!

ABRAÇÃO :-fui
DIGA NÃO AS DROGAS!
COMPRE UMA XT!

PEÇAS USADAS: HOJE VOCÊ COMPRA, AMANHÃ VOCÊ SERÁ A VÍTIMA

TOCANDO UMA XL125S (PROVISORIAMENTE)

AGORA MELHOROU DE SAHARA

YUHUUU DE VOLTA DE TENERE
Magrão
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Ténéré 2VG
São Paulo/SP

Mensagempor Thales » 15 Jan 2007, 21:21

Muito bom......
Pra ficar perfeito.... é só adicionar as fotos ao "Passo a Passo"
Thales e Ritinha - Tel na R.A.V.
Thales
Zelador
Zelador

XT660R
Magé/RJ

Mensagempor Cicatriz de XT600E » 22 Fev 2007, 11:10

* AGRADEÇO PELO APOIO DE TODOS

* ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO

* COMO UTILIZO POUCO MINHA MAQUINA, ATE POR QUE A FASE DA PAIXAO (FICAR BOBO) JA PASSOU, DEPOIS DE ME ARREBENTAR, FAZER 4 CIRRUGIAS, TOMAR MAIS DE 200 FECHADAS, RECEBER AGUA DE BUNDA NA CARA NOS DIAS DE CHUVAS, ETC, ETC, PRA MIM MOTO EH SO PRA TRANPORTE E DEPOIS NAO DA PRA LEVAR A FAMILIA EM DUAS RODAS, RISOS.

* COMO IA DIZENDO, ESTAVA UZANDO POUCO A XT (LIGAVA 1 VEZ POR SEMANA), ENTAO DEREPENTE COMECEI A USAR DIARIAMENTE E A BICHONA COMEÇOU A PEIDAR EM ALTO GIRO E QUANDO FUI LIGAR NO DIA SEGUINTE ELA DEU UM DIAGNOSTICO PARECIDO COM AQUELE DE TRAVAR O CABO DO ACELERADOR:
- O QUE FIZ:
1 - RETIREI A MANGUEIRA DE COMBUSTIVEL PRA VER A VAZAO DO TANGUE = OK
2 - RETIREI O PARAFUSO DRENO DO CARBURADOR PRA VER SE TINHA COMBUSTIVEL NA CUBA DO CARBURADOR = OK
3 - FIQUEI PUTO COM ESSA MERDA E PENSEI POR 20 MINUTOS
3.1 - SE O FILTRO DE AR ESTIVESSE COM MAIS DE 12 MIL KM PODERIA SER ELE - MAAS AINDA TA DENTRO DA KM
4 - MEU DIAFRAGMA LATERAL EH NOVO, ENTAO ACHEI QUE NAO SERIA ELE, POREM, NAO CUSTAVA NADA DAR UMA OLHADA.
5 - RETIREI O DIAFRAGMA, ESTAVA OK, POREM COM UMA CAMADA DE SUJEIRA, USEI LUBRIFICANTE EM SPRAY NOS ORIFICIOS, PASSEI UM PANO LIMPO PRA SECAR TUDO, MONTEI O DIAFRAGMA E ---- CHANAM ACABOU A PEIDARIA.
6 - PRESTEM MUITA ATENCAO NO ESTADO DESTE DIAFRAGMA, SE ESTIVER AMASSASO PODE TROCAR, SE ESTIVER FURADO JA ERA PRA TER TROCADO, VALEU !!! ABRAÇO PPRA TODOS

* TEM UM TOPICO SOBRE ESSE DIAFRAGMA QUE CRIEI NA EPOCA QUE FIZ UMA MANUTENCAO NELE.
http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... highlight=
"E muito mais fácil liderar homens ao combate de guerra do que acalmá-los e dirigi-los para o paciente e doloroso parto da paz." (Andre Guide)
Cicatriz de XT600E
Falador
Falador

XT600E 3TB
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor Fabrício Leal » 23 Fev 2007, 13:09

:-!

Soh pra observar o tópico... \:D/

:cool:
Imagem
Fabrício Leal
Zelador
Zelador

Tiger 800
Campinas/SP

Mensagempor ALELUIA » 27 Fev 2007, 11:23

Cicatriz,parabéns pela aula e já ouví falar dêsse filtro que há na torneira.
É uma tela???
E fica em que posição?

E como também só uso a minha nos findis,após uma despesa infernal que tive com limpeza de carbura,troca de agulha,etc,por sujeira que se acumulou,estou usando o aditivo Bardhal Max Top na gasolina e deixando no tanque pouca gasolina para não envelhecer.
Marco ALELUIA
ABENC
Associação Brasileira de Engenheiros Civis
ALELUIA
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Maceió/AL

Mensagempor Cicatriz de XT600E » 27 Fev 2007, 15:31

ALELUIA escreveu:Cicatriz,parabéns pela aula e já ouví falar dêsse filtro que há na torneira.
É uma tela???
E fica em que posição?

E como também só uso a minha nos findis,após uma despesa infernal que tive com limpeza de carbura,troca de agulha,etc,por sujeira que se acumulou,estou usando o aditivo Bardhal Max Top na gasolina e deixando no tanque pouca gasolina para não envelhecer.

valeu :-! :-!
* Eh uma tela de plastico, que dificilmente se rompe, fica presa na propria torneira, qdo se solta a torneira (2 parafusos) ela sai junto.

* Na verdade acredito que o aditivo no combustivel nao fara grandes ou praticamente nenhuma diferenca, mas cada um tem uma opiniao.

* Se voce andar pouco com a moto alem de procurar abastecer em postos credenciados e de boa qualidade de combustivel, uma coisa que vc tb pode fazer eh qdo for desligar a xt, fecha a torneira e deixa ela ligada ate ´´morrer´´ :shock: , pois desta forma nao ficara nenhum combustivel na cuba do carburador, evitando tb o acumulo de borras. :-!
"E muito mais fácil liderar homens ao combate de guerra do que acalmá-los e dirigi-los para o paciente e doloroso parto da paz." (Andre Guide)
Cicatriz de XT600E
Falador
Falador

XT600E 3TB
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor ALELUIA » 28 Fev 2007, 09:46

Ok,Cicatriz,isso jpa faço,seco a cuba e agora,com afogador puxado,pois antes eu pensava que estava secando,mas n estava...
Marco ALELUIA
ABENC
ALELUIA
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Maceió/AL

Ok,Cicatriz,isso ja faço,seco a cuba e agora,com afogador puxado,pois antes eu pensava que estava secando,mas n estava...
Marco ALELUIA
ABENC
ALELUIA
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Maceió/AL

Ok,Cicatriz,isso ja faço,seco a cuba e agora,com afogador puxado,pois antes eu pensava que estava secando,mas n estava...
Marco ALELUIA
ABENC
ALELUIA
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Maceió/AL

Mensagempor Lango GRU » 03 Mar 2007, 10:01

Cicatriz de XT600E escreveu:
ALELUIA escreveu:Cicatriz,parabéns pela aula e já ouví falar dêsse filtro que há na torneira.
É uma tela???
E fica em que posição?

valeu :-! :-!
* Eh uma tela de plastico, que dificilmente se rompe, fica presa na propria torneira, qdo se solta a torneira (2 parafusos) ela sai junto.

* Na verdade acredito que o aditivo no combustivel nao fara grandes ou praticamente nenhuma diferenca, mas cada um tem uma opiniao.

* Se voce andar pouco com a moto alem de procurar abastecer em postos credenciados e de boa qualidade de combustivel, uma coisa que vc tb pode fazer eh qdo for desligar a xt, fecha a torneira e deixa ela ligada ate ´´morrer´´ :shock: , pois desta forma nao ficara nenhum combustivel na cuba do carburador, evitando tb o acumulo de borras. :-!

Caro Cicatriz:

Aproveitando seu comentário sobre moto parada há muito tempo, gostaria de lhe pedir uma orientação:

Minha XTE ficou parada há uns dois meses e agora não pega nem a pau. Eu drenei todo o combustível do tanque e coloquei outro - de boa qualidade - mas mesmo assim nem sinal de vida.
Chegou ao ponto de arriar a bateria e ter de dar outra carga, a danada nem ao menos ameaça que vai pegar. Acredito que vou ter que mexer no carburador.

Pela sua experiência no assunto vc. poderia me dar uma luz sobre este problema???

:-! Valeu :-!
:D/ :D/ Uma potranca na estrada, uma gata na garupa e uma mixaria no bolso..... :D/:D/ você quer mais o quê da vida ??? :D/:D/
Lango GRU
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 4MW
Guarulhos/SP

Mensagempor ALELUIA » 04 Mar 2007, 07:51

Taí,essa resposta, tenho interesse de ver também.
Marco ALELUIA
ABENC
ALELUIA
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Maceió/AL

Mensagempor Cicatriz de XT600E » 04 Mar 2007, 12:22

Minha XTE ficou parada há uns dois meses e agora não pega nem a pau. Eu drenei todo o combustível do tanque e coloquei outro - de boa qualidade - mas mesmo assim nem sinal de vida.
Chegou ao ponto de arriar a bateria e ter de dar outra carga, a danada nem ao menos ameaça que vai pegar. Acredito que vou ter que mexer no carburador.

Pela sua experiência no assunto vc. poderia me dar uma luz sobre este problema???

* VAMOS POR PARTES:

* ANTES DE SE AVENTURAR NO CARBURADOR, VOCE VAI TER QUE CHECAR: BATERIA, SENTELHA NA VELA DE IGNICAO E POR ULTIMO O CARBURADOR.

- BATERIA, NESTA MOTO EH MUITO COMUM O REGULADOR DAR PAU, OU SEJA ENVIAR CARGA EM EXCESSO OU MENOR QUE O CORRETO, CONSEGUENTEMENTE A BATERIA EH PREJUDICADA E DEVEMOS LEVAR EM CONTA QUE POR CAUSA DISSO AS BATERIAS DESTA MOTO DEVERIAM TER UM --- RESPIRO PARA OS GASES E TEMPERARURA SE ESTABILIZAREM--- VEJA UM TOPICO QUE CRIEI SOBRE BATERIAS E SE FOR O CASO COMPRE UMA DE OUTRA AMPERAGEM MAIS BARATA QUE FUNCIONA PERFEITAMENTE.

http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... highlight=

- SE PUDER, ANTES DE TROCAR DE BATERIA:
1 - ABRI A TAMPA DA BATERIA PRA COMPLETAR O NIVEL
2 - COMPLETA O NIVEL DA BATERIA COM -- AGUA DESTILADA --- ATENCAO SOMENTE AGUA DESTILADA, NAO USE AGUA FILTRADA, AGUA BORICADA, ACIDO DE BATERIA, AGUA DE TORNEIRA. VOCE ENCONTRA EM ALGUMAS FARMACIA A AGUA DESTILADA EM 500 ML CUSTA AQUI NO RIO +- R$ 2,60.
3 - DEIXA NA CARGA POR +- 5 OU 6 HORAS -- CARGA LENTA.
4 - SE TIVER UM VOLTIMETRO, VEJA 30 MINUTOS APOS A CARGA QUAL EH A MEDIDA, SE MENOR QUE 12,8 VOLTS SUA BATERIA JAH ERA, PODE TROCAR COM CERTEZA.

- SENTELHA NA VELA - BATERIA RODANDO MOTOR D EARRANGUE, VEJA SE TEM SENTELHA NA VELA DE IGNICAO, NAO PRECISA RETIRAR A VELA DO CABEÇOTE:
1- COMPRE UMA VELA NOVA ESPECIFICA PRA TUA MOTO
2 - SOLTA O CACHIMBO DA VELA
3 - ENCAIXA A VELA NOVA NO CAXIMBO
4 - ENCOSTA O TERMINAL DA VELA (AQUELA VIRGULA) NO CABEÇOTE
5 - GIRA O ´´ START´´
6 - TEM QUE SAIR SENTELHA NA VELA, CASO CONTRARIO - O ASSUNTO VAI SE PROLONGAR .
7 - TESTA A SENTELHA DEPOIS ME DIZ

-- CARBURADOR, NAO PRE4CISA SAIR ABRINDO O CARBURADOR DE CARA.
1 - RETIRE A MANGUEIRA DA TORNEIRA, ABRA E VEJA SE A VAZAO EH NORMAL, SE NAO FOR E TEM COMBUSTIVEL LEGAL NO TANGUE PODE SER SUJEIRA NO FILTRO DA TORNEIRA, POREM SE VC TIVER UM FILTRO NA MANGUEIRA TB PODE SER ESTE FILTRO, QUE NAO ACONSELHO USAR.
2 - PROCURE ABASTECER SEMPRE EM POSTOS CREDENCIADOS, POIS VC CORRE O RISCO DE ABASTECER COM PRODUTOS MISTURADOS A GASOLINA QUE CORROEM PEÇAS DELICADAS NO CARBURADOR/ MOTOR.
3 - ABRA A TORNEIRA, DEIXE ENCHER O CARBURADOR.
3.1 - AGORA FECHA A TORNEIRA
4 - RETIRE UM PARAFUSO GRANDE (PARAFUSO DE DRENO) UM PARAFUSO SE NAO ME ENGANO CHAVE 12 OU 13 QUE FICA BEM EMBAIXO DO CARBURADOR. --- ATENCAO NAO FAÇA ISSO COM O MOTOR QUENTE ----- POIS VAI CAISR COMBUSTIVEL NO BLOCO DO MOTOR E PODE PEGAR FOGO, DE QQ FORMA COLOCA UM PANO PRA ABSORVER O COMBUSTIVEL QUE VAI CAIR.
4.1 - COSTUMO SOLTAR O RECIPIENTE DE OLEO DO FREIO TRASEIRO PRA FACILITAR O MANUSEIO A ESTE PARAFUSO.
5 - PARAFUSO NA MAO, ---- AGORA ABRA A TORNEIRA E VERIFIQUE A VAZAO SE EH PARECIDA COM A QUE TINHA NO PASSO 1 SE OK, JA DESCONSIDERAMOS OBSTRUCOES NO FLUXO DO COMBUSTIVEL.

**** SE TEMOS BATERIA OK,
SENTELHA NA VELA OK
E FLUXO DE COMBUSTIVEL OK -- CHEGOU A HORA DE TENTAR LIGAR, SE NAO CONSEGUIR , POSTA AQUI E VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO . :-!
Cicatriz de XT600E
Falador
Falador

XT600E 3TB
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor MATTLED » 04 Mar 2007, 23:56

soh tenho uma duvida, li ali mas nao entendi direito, tanto pq pode ser outra coisa... tipo a minha moto dava ateh 170km/h, 160km/h com o proprietario anterior... soh q depois de uma lavagem, nao sei se foi coincidencia ou nao, nao vai mais q 140km/h,,,, tipo to acelerando tudo com ela em quinta... dai qndo começa chegar nos 140km/h, o giro jah deve ser alto (naa tem marcador de RPM), ela começa falhar, tipo parecendo falta de combustivel... da uns corte... da pra ver q teria mais giro, soh q nao vai... começa cortar, como se tivesse faltando gas... dai eh soh desacelerar q continua normal...
alguem jah teve esse problema? sabe o q pode ser?
MATTLED
Moita
Moita

Rio Grande do Sul/RS

Mensagempor ALELUIA » 05 Mar 2007, 09:06

Cicatriz,aproveitando o gancho,quando liguei a XT êste Sábado,depois de 10 dias parada,ela jogou gasolina para fora e aí a funcionei e ela parou de jogar.Desliguei,fechei a torneira e depois abrí de novo e ela ficou OK.
Detalhe:A agulha/sede,foi trocada agora,será que ela ficou presa pela inatividade?
E sendo nova,como fez isso?
Ou será que tem algum rolo a mais?
Marco ALELUIA
ABENC
ALELUIA
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Maceió/AL

Mensagempor Cicatriz de XT600E » 05 Mar 2007, 10:26

[ver q teria mais giro, soh q nao vai... começa cortar, como se tivesse faltando gas... dai eh soh desacelerar q continua normal...
alguem jah teve esse problema? sabe o q pode ser?[/quote]

* TIVE PROBLEMA PARECIDO, MAS NAO A 140 KM, E NA BASE DOS 110KM.

* NO MEU CASO JAH CITEI ANTERIORMENTE, FOI O DIAFRAGMA DE ENRIQUECIMENTO LATERAL, UM DIAFRAGMA QUE FICA NA LATERAL DO CARBURADOR DO TAMANHO DE UMA MOEDA DE 50 CENTAVOS, PERTO DA MANGUEIRA DE COMBUSTIVEL.
1 - SOLTA 2 ARAFUSOS,
2 - SE LIGA NA POZICAO DE UMA MOLA E DO PROPRIO DIAFRAGMA, PRA QDO FORO MONTAR NAO FAZER ERRADO.
3 - SE DIAFRAGMA AMASADO OU FURADO, PODE TROCAR
3.1- SE DIAFRAGMA OK - LIMPA TUDO E USA UM LUBRIFICANTE COM SPRAY NOS ORIFICIOS.
4 - SECA TUDO COM PANO LIMPO MONTA E TESTA.

- OUTROS FATORES:
*** FILTRO DE AR, SUJO OU SEM VIDA UTIL
*** DIAGRAFMA GRANDE DO SEGUNDO CORPO DO CARBURADOR DANIFICADO, FURADO, .... :-!
Cicatriz de XT600E
Falador
Falador

XT600E 3TB
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor Cicatriz de XT600E » 05 Mar 2007, 10:35

ALELUIA escreveu:Cicatriz,aproveitando o gancho,quando liguei a XT êste Sábado,depois de 10 dias parada,ela jogou gasolina para fora e aí a funcionei e ela parou de jogar.Desliguei,fechei a torneira e depois abrí de novo e ela ficou OK.
Detalhe:A agulha/sede,foi trocada agora,será que ela ficou presa pela inatividade?
E sendo nova,como fez isso?
Ou será que tem algum rolo a mais?

* PELO QUE ESTOU ENTENDENTO QDO VC FALA --- AGULHA --- NA VERDADE VC QUER DIZER --- ESTILETE ----, POIS SAO PEÇAS COMPLETAMENTE DIFERENTES:
== AGULHA EXISTEM 2 UMA PRA CADA PISTAO DO CARBURADOR E REALMENTE PARECEM AGULHAS POIS SAO LONGAS +- 7 CENTIMETROS E FINAS.
== ESTILETE == TEM A PONTA EMBORRACHADA E A OUTRA EXTREMIDADE COM UM MINI PINO E ENCAIXA NA BOIA

O QUE ACONTECE EH COMO FALAMOS ANTERIORMENTE, VC TEM O COSTUME O QUE EH BOM PRA MOTOS QUE FUNCIONAM POUCO DE FECHAR A TORNEIRA E DEIXAR A MOTO ´´MORRER´´ PRA ESVAZIAR A CUBA DO CARBURADOR.

NESTE CASO QDO A CUBA COMEÇA A ENCHER, PODE ACONTECER ISSO, POIS FICA UM TEMPO SEM COMBUSTIVEL E O ESTILETE AS VEZES TRAVA UM POUCO.

SE FOR O CASO NO PROXIMO TESTE, DURANTE O NIVELAMENTO DE COMBUSTIVEL NA CUBA, DE UMA BATIDINHA COM O CABO DE UMA CHAVE DE FENDA NA LATERAL DA CUBA, POIS PODE FAZER O ESTILETE SOLTAR.

SE DEPOIS QUE NIVELA O COMBUSTIVEL ESTA NORMAL COMO VC RELATOU, FICA TRANGUILO, VC AINDA NAO TEM PROBLEMAS, A TENDENCIA EH ISSO SE ESTABILIZAR COM O TEMPO. :-!
Cicatriz de XT600E
Falador
Falador

XT600E 3TB
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor ALELUIA » 05 Mar 2007, 12:44

Beleza,Cicatriz,tem de se falar com quem entende.
E é isso mesmo,o estilete que tem uma ponta de plástico.
Vou observar isso da próxima vez e dar as batidinhas com o cabo da chave.
E estou desligando ela com torneira fechada e afogador à toda, e quando ela morre,ainda ligo outra vez e ela pega e morre logo,dessa forma,creio que a cuba fique realmente sêca.
Obrigado!
Marco ALELUIA
ABENC
ALELUIA
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Maceió/AL

Mensagempor Luciano.M » 05 Mar 2007, 17:27

MATTLED escreveu:soh tenho uma duvida, li ali mas nao entendi direito, tanto pq pode ser outra coisa... tipo a minha moto dava ateh 170km/h, 160km/h com o proprietario anterior... soh q depois de uma lavagem, nao sei se foi coincidencia ou nao, nao vai mais q 140km/h,,,, tipo to acelerando tudo com ela em quinta... dai qndo começa chegar nos 140km/h, o giro jah deve ser alto (naa tem marcador de RPM), ela começa falhar, tipo parecendo falta de combustivel... da uns corte... da pra ver q teria mais giro, soh q nao vai... começa cortar, como se tivesse faltando gas... dai eh soh desacelerar q continua normal...
alguem jah teve esse problema? sabe o q pode ser?

Olá Mattled tive esse problema logo quando peguei a minha moto, quando chegava por volta dos 140 Km ela começava a dar umas falhadas tipo cortando, levie na yamaha e trocaram o filtro de ar e vela, foi só trocar eles e pronto fim do problema agora ela chega aos 165 km que é a final dela .

Espero ter contribuido um pouco !
Kurumin
Luciano.M
Falador
Falador

XT600E 4MW
Jaguariuna/SP

Mensagempor Lango GRU » 05 Mar 2007, 22:10

Caro Cicatriz:

Conforme vc. mencionou eu verifiquei a bateria, centelha e o fluxo de combustível e está tudo normal. Quanto ao parafuso do dreno - embaixo do carburador - ele está emperrado e não quer sair nem a pau, porêm os quatro parafusos da cuba estão girando fácil. Eu não poderia nesse caso retirar a cuba do carburador???

:D/ :D/ Uma potranca na estrada, uma gata na garupa e uma mixaria no bolso..... :D/:D/ você quer mais o quê da vida ??? :D/:D/
Lango GRU
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 4MW
Guarulhos/SP

Mensagempor MATTLED » 06 Mar 2007, 09:36

Obrigado Luciano... vou tentar isso que vc falou, se não der certo passo para o teste q o Cicatriz explicou no carburador. depois eu posto aqui pra confirmar se deu certo.
Editado pela última vez por MATTLED em 08 Mar 2007, 16:45, em um total de 1 vez.
MATTLED
Moita
Moita

Rio Grande do Sul/RS

Mensagempor Cicatriz de XT600E » 06 Mar 2007, 11:25

Lango GRU escreveu:Caro Cicatriz:

Conforme vc. mencionou eu verifiquei a bateria, centelha e o fluxo de combustível e está tudo normal. Quanto ao parafuso do dreno - embaixo do carburador - ele está emperrado e não quer sair nem a pau, porêm os quatro parafusos da cuba estão girando fácil. Eu não poderia nesse caso retirar a cuba do carburador???

* COMO ESTA O FILTRO DE AR ?
* QTOS KM RODOU COM A VELA, TEM CENTELHA NO CACHIMBO, MAS NA DUVIDA, OU SE RODOU MAIS DE 9.000 KM == TROCA A VELA
* QUAL FOI A VOLTAGEM NA BETERIA ?

* COM RELACAO A SOLTAR OS 4 PARAFUSOS, OK. ---- SIGA OS PASSOS NO INICIO DO TOPICO, VAI SER MELHOR RETIRAR ENTAO O CARBURADOR PRA SOLTAR ESTES PARAFUSOS.
* PREGUISA E MANUTENCAO DO CARBURADOR NAO COMBINAM, PRA MEXER NO CARBURADOR TEM QUE RETIRAR BANCO, TANGUE :-! ,.......
Cicatriz de XT600E
Falador
Falador

XT600E 3TB
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor Lango GRU » 06 Mar 2007, 18:15

Cicatriz de XT600E escreveu:
* COMO ESTA O FILTRO DE AR ?
* QTOS KM RODOU COM A VELA, TEM CENTELHA NO CACHIMBO, MAS NA DUVIDA, OU SE RODOU MAIS DE 9.000 KM == TROCA A VELA
* QUAL FOI A VOLTAGEM NA BETERIA ?

* COM RELACAO A SOLTAR OS 4 PARAFUSOS, OK. ---- SIGA OS PASSOS NO INICIO DO TOPICO, VAI SER MELHOR RETIRAR ENTAO O CARBURADOR PRA SOLTAR ESTES PARAFUSOS.
* PREGUISA E MANUTENCAO DO CARBURADOR NAO COMBINAM, PRA MEXER NO CARBURADOR TEM QUE RETIRAR BANCO, TANGUE :-! ,.......

:( :( Realmente eu percebi que a preguiça não é amiga do carburador, porque eu tirei ele e deu um trabalho do cão... :shock: :shock:

A bateria acusou 13,8 Volts e a vela tem só 2.000 Km.

Quando tirei os quatro parafusos de baixo do carburador e soltei a cuba tive uma surpresa: A cuba estava impregnada com uma espécie de gelatina, muito estranha, cor alaranjada igual a da gasolina e com uma textura parecendo gelatina mole. Estava grudada em toda cuba, bóia etc.

Com certeza deve ser da gasolina que estava antes no tanque e eu tirei toda. Desconfiei dela desde o início; a mardita tinha cheiro de qualquer coisa, menos de gasolina. Dá vontade de fuzilar o dono do posto que me vendeu. Agora vou desentupir o carburador e tentar monta-lo de novo para ver se funciona.

Depois eu conto se deu certo...

Lango GRU
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 4MW
Guarulhos/SP

Mensagempor ALELUIA » 07 Mar 2007, 08:57

Lango GRU,vejo que seu problema foi ter encostado a moto com gasolina na cuba,provando que tem mesmo que se secar a dita.
Marco ALELUIA
ABENC
ALELUIA
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Maceió/AL

Próximo

Voltar para Carburação e Sistema Elétrico

• Patrocinador
DLIVE!