• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
rp seguros

PASSO A PASSO:Instalando Regulador/Retificador CB400

Soluções alternativas, melhoramentos, adaptações e gambiarras em geral... =)
  • Patrocinador
xteinheger!

Mensagempor jjacob » 28 Mar 2007, 13:21

É responsabilidade de cada um aceitar o que escrevi e assumir os erros em caso de cagada, não é exigido grande conhecimento de eletricidade
para essa instalação, basta saber distinguir cores de fios. Todas as emendas de fios devem ser estanhadas, usem fita isolante de boa qualidade, e em qualquer sinal estranho ou cheito diferente desliguem a moto e levam a alguêm entendido. A moto usada foi uma XT600 2001 azul.

Imagem

É galera num tempo atrás, fazendo o caminho habitual das sextas a noite de Porto Alegre à Estância Velha percebi que o farol da XTzuda

começou a enfraquecer. Ignorei esse fato, pois como a moto estava ligada e andando bem, achei melhor não parar, vai que ela não lige mais, a

xt é pesada. Bem em casa fui testar o regulador, com a moto ligada, e com o multimetro na opção voltimetro DC 20V obtive a leitura de 11.08V

nos terminais da bateria, ou seja, essa medida apontava o regulador/retificador( que vou chamar de RR) como danificado ou as bobinas do

gerador. Então agora retirei o banco e carenagem da rabeta da traseira da XT, lá em baixo tem o CDI que é uma caixa preta lisa presa por um

anel de borracha, e o RR que é uma caixinha com pequenas aletas e é parafusado no quadro da moto. Não acho que a melhor forma de testar as

bobinas do estador seja medir a tensão que ele gera, mas sim a corrente, já que na verdade quem estudou Eletromagnetismo sabe que o

alternador da moto é uma fonte de corrente alternada. A minha forma de teste é pegar uma lampada de farol com dois fios de uns 30cm presos e

ligala aos fios brancos do conector onde vai preo o RR original, com o motor em um rotação de +-2500rpm, que é a rotação alcançada com o

afogador acionado. A lâmpada deve brilhar bastante, no meu caso quase se igualou a quando ligada no farol. Então depois desses testes cheguei

a conclusão que o problema estava concentrado no RR, mas sinceramente fiquei decepcionado com a Yamaha, pois o RR original foi muito mal

dimensionado e posicionado, como colocam uma peça que aquece em um lugar quase que fechado, com grande chances de aquecer e queimar, erro

grave dos engenheiros, no mínimo aproveitaram essa peça de outra moto.
O RR da XT original esta na casa dos 300 reais, muito caro para o meu gosto, então fui até uma loja de peças usadas de boa procedencia e

consegui um usado de cb400 por 50 reais. Desculpem a falta de educação, mas vá se fud... quem disser que comprar peças usadas é errado por

que esta alimentando o roubo de motos, isso eu sei muito bem, mas para onde vão as motos de leilões dos depositos do Detran??? Isso por que

já fui duramente repreendido quando falei em comprar peças usadas, a um tempo atrás criei um topico em um forum perguntando de uma peça para

a minha agrale de trilha de ano 88 que não tem mais tantas peças novas a venda, em poucos dias tive umas 10 respostas todas falando que era

errado comprar peças usadas e me dando uma aula de boa moral, e nenhuma ajudava a responder minha pergunta.
Bem o RR da CB400 é um pouco maior que o RR da XT, então temos que instalar ele em outro lugar, e que tenha uma boa ventilação, a minha opção

foi instalar em baixo do banco, com uma pequena chapa de aluminio fiz um suporte que prendo nos parafusos que fixam o armação plastica do

banco, claro para isso tive que usar parafusos mais compridos. Peço desculpas aos amigos pois quando fiz a instalação ainda não tinha a

câmera digital, então não tirei fotos do interior da moto.

O material e ferramentas usadas foi um estanhador de 70W, não adianta os de 30W, 4 conectores chato macho, fita isolante, estanho, uma chapa

de aluminio de +- 20x20cm, furadeira e broca, dois parafusos de mesma rosca aos que fixam o banco só que 1cm mais compridos, 2 parafusos

pequenos com porca, 1m de fio, e o RR da cb400. Na figura abaixo podemos ver o estanhador de 70w e o um dos conectores chato.

Imagem

O novo RR possui 6 fios, 3 deles tem mesma cor, mas alguns RR tem esses fios na cor branca e outros na cor amarela, os meus eram amarelos. Um

rápido resumos das funções dos fios: os 3 fios amarelos são ligados as bobinas pelos fios brancos do chitote, o fio vermelho é a saida

positiva, o fio verde é o terra, e o fio preto é uma especie de referencial pelo qual o RR é ativado ou desativado.

->1° PASSO: Solde os conectores chato nos fios amarelos e no fio vermelho. É bom comprar uns conectores a mais para treinar antes, não deve

deixar partes desencapadas do fio aparecendo, esse trabalho deve ser feito com um estanhador um pouco mais potente do que esses de 1.99

reais, eu tenho um de 30W que não conseguiu estanhar, então usei um de 70W, o trabalho deve ser feito rápido, evitando manter aquecido o fio

e o conector por muito tempo. Com a utilização desses conectores chatos mantemos o os fios e o conector plastico do chicote intactos, sem

cortes ou emendas.

->2° PASSO: Confeccione uma chapa de metal para fixar o RR em baixo do banco, os dois parafusos pequenos com porca serão usados para fixar o

RR a chapa, aconselho a sempre colocar uma gota de SuperBond na cabeça dos parafusos para não soltarem por causa da vibração. o Resultado

deverá ser como o visto na foto abaixo.

Imagem

->3° PASSO: Emende um pedaço de fio de 1m ao fio preto do RR, a outra ponta desse fio deve ser ligado ao fio marro com listra branca que

chega ao rele do pisca, o rele do pisca fica ao lado da bateria. Assim sempre que ligar-mos a chave da ignição esse fio entregara 12V ao RR,

assim ativando o seu funcionamento.

->4° PASSO: Conecte os fios do novo do RR ao conector onde estava ligado o RR original deste modo: os 3 fios amarelos devem ser ligados aos 3

fios brancos do chicote, não importa a ordem, e o fio vermelho deve ser ligado ao fio vermelho do chicote. Depois pode se passar cola

silicone para se manter os conectores no lugar e isolados ou apenas enrolar fita isolante, o importante é que não fique regiões não isoladas

aparecendo, pois nenhum desses fios podem encostar no quadro da moto.

->5° PASSO: Emende um pedaço de fio de uns 30 cm ao fio verde do RR. Quando retiramos o RR original em um dos parafusos que o fixavam ao

quadro havia junto fixado um fio preto com um conector anel, bem esse fio deverá continuar sendo preso ao quadro com um desses parafusos, e o

fio verde do RR deverá ir preso junto, assim mantemos o aterramento. Talvez a ponta desse parafuso venha a encostar no para lama traseiro,

dai teremos que cortar um pedaço do parafuso fora, ou usar outro mais curto ou ainda usar o original com 3 chapinhas para levanta-lo.

Pronto agora é só testar, se tudo foi feito corretamente a moto devera ligar e em qualquer rotação do motor com o farol ligado a tensão da

bateria deverá ser maior que 12.5V e menor que 14V. Já estou usando a mais de 1 mês( hoje é 26/março/2007) e esta tudo otimo. Boa sorte

pessoal, qualquer duvida é só perguntar.
jjacob
Falador
Falador

porto alegre/RS

Mensagempor jjacob » 03 Abr 2007, 19:58

Pelo visto assustei o pessoal, mas não se acanhem, podem comentar.
jjacob
Falador
Falador

porto alegre/RS

Mensagempor Siri&Perereca » 03 Abr 2007, 23:15

É bom saber das opções que a gente tem. :D :D
Valeu pela dica. Embora eu não esteja precisando trocar na minha moto ainda.
Siri&Perereca
Zelador
Zelador

Ténéré 250
Curitiba/PR

Mensagempor Leco » 04 Abr 2007, 01:08

jjacob, ótimo trabalho. :-!

Já adicionei aos favoritos. Se um dia precisar, já sei onde recorrer.

Eu tb não manjo mto de elétrica, mas quando precisa, antes de levar a moto ao mecânico, eu mesmo tento resolver o pepino.
Leco
Zelador
Zelador

Sobradinho/DF

Mensagempor Thales » 04 Abr 2007, 01:19

É isso... bom saber desta opção...
Tb adicionei aos favoritos......

eu perguntaria......
Este RR de CB400 poderia tb ser usado numa Falcon ?
Thales e Ritinha - Tel na R.A.V.
Thales
Zelador
Zelador

XT660R
Magé/RJ

Mensagempor jjacob » 04 Abr 2007, 13:34

Olha Thales acredito que pode ser usado sim na Falcon, só precisaria do esquema eletrico dela para saber como ligar os fios. O retificador da Falcon tambem é bem caro.
jjacob
Falador
Falador

porto alegre/RS

Mensagempor Racer&Josi » 04 Abr 2007, 13:59

Thales escreveu:É isso... bom saber desta opção...

eu perguntaria......

Nas Falcon deve-se fazer um trabalho no estator pra q ele não sobrecarregue o Regulador!! :-!
BMW Top Car Blumenau-SC
Racer&Josi
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600E 4MW
Blumenau/SC

Mensagempor Thales » 04 Abr 2007, 14:21

Racer&Josi escreveu:
Thales escreveu:É isso... bom saber desta opção...

eu perguntaria......

Nas Falcon deve-se fazer um trabalho no estator pra q ele não sobrecarregue o Regulador!! :-!

Ih.... estatOR..... ReguladOR ...... isso dá muita dOR ... de cabeça....
Eu muito mal sei o que é regulador.. que dirá estartor...
8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)
Thales e Ritinha - Tel na R.A.V.
Thales
Zelador
Zelador

XT660R
Magé/RJ

Mensagempor RICARDO&SUELI » 05 Abr 2007, 05:18

Parabens pela iniciativa =D> =D> =D> vai ajudar muitos colegas :-! :-! :-! :-!
QUEM NÃO SERVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER
RICARDO&SUELI
Matraca
Matraca

XT600E 4MW
Ponta Grossa/PR

Mensagempor Marcio Sá » 05 Abr 2007, 07:49

Aí jjcacob,

Esse manual foi show de bola. Parabéns.

Há inúmeros tópicos aqui no clube falando q o RR da CB é perfeitamente adaptável às nossas XTs, inclusive que é melhor q o original. Tb tenho um na minha Té. Só q até hj n vi ninguém ezplicando como fazer a ligação.

O pior de tudo é encontrar um mecânico q conheça bem da elétrica de nossas motocas. Precisa de uma baita peregrinação até encontrar alguém!

N sei qto aos colegas, mas me pareceu mto fácil. A minha ligação está exatamente como vc descreveu. E a minha é uma Té!

A única diferença é q o meu fio preto está desativado. Num eletricista q me pareceu ser O Cara, ele disse exatamente o msm q vc, q o fio preto serve p dizer a rgulador q n pode mais mandar carga q a bateria já está carregada. Resultado: minha corrente estava acima de 15V.

Aí ele ligou no relê do pisca, exatamente como vc falou, e pronto a bichinha n passava de 14V. Só q tive um problema, depois de andar uns 20Km, qdo parei, meu fusível queimou, mas veja, apenas qdo parei. O detalhe q isso aconteceu somente qdo fui desligar o farol p desligar a moto e n exatamente no momento em q parei. Será q eu tive algum outro problema ou na Té n pode ligar o fio preto no relé do pisca???

Por via das dúvidas, troquei o fusível e arranquei a emenda do fio preto fora, deixando-o desativado novamente.

Dá uma bola aí...
Marcio Sá
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor Jorge Tomassini » 22 Abr 2007, 00:59

Testei o estator, esta dando 46 volts ligando branco + branco, e intercalando, todos dão medidas proximas,
o retificador esquenta muito, porem não manda carga alguma para a bateria,
Gostaria de saber, se mesmo pifado, ele continua a aquecer??
O MEU AQUECE.., MAS NÃO MANDA NADA DE CARGA,
JA CONFERI O ESTATOR..,
TUDO ESTA INDICANDO QUE É O BENDITO RETIFICADOR,
SE ALGUEM SOUBER DE UM DA CB EM BOM ESTADO,
ME AVISE.
VALEU.
:-!
Terra do Tereré.
Jorge Tomassini
Moita
Moita

XT600E 4MW
Cuyr gf/PI

Mensagempor Marcio Sá » 22 Abr 2007, 02:37

Pow Jorge, o preço do da CB é tão mais em conta em relação aos da XT q nem compensa comprar usado. Vale mais comprar um novo, eu acho!
Marcio Sá
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor Jorge Tomassini » 23 Abr 2007, 00:42

:-!
Vou ver na conc. Honda,
mas a conversa que me falaram é que custa uns 900 reias um novo..
Terra do Tereré.
Jorge Tomassini
Moita
Moita

XT600E 4MW
Cuyr gf/PI

Mensagempor Marcio Sá » 23 Abr 2007, 02:26

Q isso? Já vi várias pessoas aqui falando q custa uns 50 paus, em média.
Marcio Sá
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor Peterson » 26 Mai 2007, 01:06

Jorge Tomassini escreveu::-!
Vou ver na conc. Honda,
mas a conversa que me falaram é que custa uns 900 reias um novo..

Caro amigo Joprge coloquei em minha té um novo a mais ou menos um ano atrás e paguei 350,00, não sei se ainda encontra em concessionária, mas no mercado paralelo isso é facíl. Depois disso a potranca não me deixou mais na mão.
A estrada é o meu caminho, o destino nem sei por onde ir, oque importa é o companheirismo.
Peterson
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2VG
Campo Grande/MS

Mensagempor Peterson » 26 Mai 2007, 01:15

Marcio Sá escreveu:Aí jjcacob,

Esse manual foi show de bola. Parabéns.

Há inúmeros tópicos aqui no clube falando q o RR da CB é perfeitamente adaptável às nossas XTs, inclusive que é melhor q o original. Tb tenho um na minha Té. Só q até hj n vi ninguém ezplicando como fazer a ligação.

O pior de tudo é encontrar um mecânico q conheça bem da elétrica de nossas motocas. Precisa de uma baita peregrinação até encontrar alguém!

N sei qto aos colegas, mas me pareceu mto fácil. A minha ligação está exatamente como vc descreveu. E a minha é uma Té!

A única diferença é q o meu fio preto está desativado. Num eletricista q me pareceu ser O Cara, ele disse exatamente o msm q vc, q o fio preto serve p dizer a rgulador q n pode mais mandar carga q a bateria já está carregada. Resultado: minha corrente estava acima de 15V.

Aí ele ligou no relê do pisca, exatamente como vc falou, e pronto a bichinha n passava de 14V. Só q tive um problema, depois de andar uns 20Km, qdo parei, meu fusível queimou, mas veja, apenas qdo parei. O detalhe q isso aconteceu somente qdo fui desligar o farol p desligar a moto e n exatamente no momento em q parei. Será q eu tive algum outro problema ou na Té n pode ligar o fio preto no relé do pisca???

Por via das dúvidas, troquei o fusível e arranquei a emenda do fio preto fora, deixando-o desativado novamente.

Dá uma bola aí...

Amigo Márcio, não é necessário deixar nenhum fio desconectado, afinal de contas todos tem uma função específica e o conjunto trabalha junto, instalei na minha té, e ficou muito bom, aconselho a instalar em um local de boa refrigeração pois a vida útil almenta consideravelmente, coloquei o meu embaixo da mesa, pega todo o vento relativo, e ficou esteticamente bem colocado, veja na foto abaixo e se desejar poço mandar o esquema.
Anexos
DSC03245.JPG
(59.27 KiB) Baixado 1348 vezes
A estrada é o meu caminho, o destino nem sei por onde ir, oque importa é o companheirismo.
Peterson
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2VG
Campo Grande/MS

Mensagempor Thiago » 26 Mai 2007, 02:09

PARABENS, TD BEM DETALHADO ...ABRACO !!! :-! :-! :-!
'' CHAPADA DIAMANTINA '' Que venham todos conhecer este paraiso porque eu ja moro aqui !!!!!! Ehheheheheheheheh....
Celular para contato, principal (74) 9191 2000 e tem tbm o ( 74 ) 9998 3914
Thiago
Matraca
Matraca

Ténéré 2VG
Irecê/BA

Mensagempor Marcio Sá » 27 Mai 2007, 02:45

Peterson,

Sem dúvida quero o esquema sim. Assim que der pode mandar.

Um grande abraço
Marcio Sá
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor John Bonham » 02 Jul 2007, 16:02

\:D/ Instalei o Retificador da CB na minha Teneré. Caraca, bem instalado, conforme as recomendações do colega, funciona beeeeem para caramba; e tudo qto é mecânico é unânime em afirmar que esse retificador é melhor que o original da XTZ.

Vcs vejam como é a oferta e procura. Antigamente, esse retificador, segundo os revendedores daqui de Campo Grande, MS, custava em média R$ 50,00. Hj, tendo em vista que ele serve na maioria das motos, como a Té, a XT, a Falcon, etc, seu preço subiu para uma média de R$ 250,00. É mole?!?

Eu ainda achei num preço bom, em torno de R$ 150,00. Mas é difícil...

É uma ótima Gambitech. Fica ótimo. :-!
Teneré 90, cor branca, carenagem integrada e dois faróis - espetáculo de moto!
John Bonham
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2VG
campo grande/MS

Mensagempor Marcio Sá » 06 Jul 2007, 02:45

Peterson,

Manda o esquema aí brother...

Um gde abraço.
Marcio Sá
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
Rio de Janeiro/RJ

Mensagempor Blah » 22 Ago 2007, 10:29

Parabéns jjacob, excelente dica. Espero não precisar trocar o meu, mas se precisar um dia, certamente irei tentar sua gambitech. Uma vez mais, parabéns! \:D/ =D>
Blah
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 3TB
Ribeirão Preto/SP

Mensagempor dilagpi » 24 Mar 2008, 21:00

ola jjacob, falai [-o< broder como esta o retificador de pois de um ano :-! :-!
Anexos
dilagpi
Moita
Moita

XT600E 4MW
gurupi/TO

Mensagempor jjacob » 24 Mar 2008, 21:48

Olha ta tranquilo, em agosto ira completar dois anos que comprei a XTzuda, tanto a bateria de nobreak como o regulador estão funcionado muito bem. O regulador eu já esperava esse otimo desempenho pois já o conhecia, mas a bateria esta surprendendo-me, faz um ano e meio e paguei uns 90 pila por ela. Sendo que nesse um ano e meio que tenho a moto já rodei 22 mil KM com ela.
jjacob
Falador
Falador

porto alegre/RS

Mensagempor rafito_zoio » 27 Nov 2010, 14:09

Galera... estava com um probleminha parecido.. mas para matar a duvida de algumas pessoas, pelo q eu sei a maioria dos reguladores/retificadores das motos novas sai iguais, pois sao INTELIGENTES a unika coisa q muda é o formato e saida dos fios tenho uma rd 350 q esta com retificador de twister e so abrir e ligar os fios certos. e uma falcon com PONTE RETFICADORA de opala/kadet/monza.. essa da ponte aprendi aki. Bom posso estar errado quanto os retificadores mas ta funfando de boa na RD, e uma amigo coloco de twister na cbr 600 antiga e ta funfando normal. MAS tem um porem saber ligar varia de moto pra moto.Certifique se do q estara fazendo pra nao queimar estator lampadas e tals coisas procure um bom mecanico. espero ter ajudado pq casei mt para descobrir isso !!!!
Vlw Obrigado !! GRaU eh Nois !!
rafito_zoio
Moita
Moita

XT600E 4MW
São Paulo/SP

Mensagempor toni funchal » 14 Dez 2010, 21:06

OLÁ PESOAL!!!ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE POSTO AQUI, BEM ESTOU ACOMPANHANDO ALGUNS TOPICOS...COMPREI UMA XT 600/97, FAZ DUAS SEMANAS QUE ESTOU COM ELA JÁ TIVE VARIOS PROBLEMINHAS COMO FREIO (QUEBROU O SANGRADOR DENTRO DA PINÇA), PNEUS E AGORA COM PARTIDA BEM ACONTECEU ASSIM... ESTAVA ANDANDO COM ELA E PAREI QUANDO FUI LIGAR DO NADA NÃO FUNCIONOU!!!PENSEI!!! É BATERIA DEI UM TRANCO E FUI EMBORA PAREI NOVAMENTE E NADA...TROQUEI A BATERIA VOLTOU A FUNCIONAR BELEZA, APÓS TRÊS DIAS PAROU DO NADA NOVAMENTE, E AS VEZES ELA LIGA, PENSEI O PROBLEMA É A BATERIA FUI TROCAR (GARANTIA), O RAPAZ FEZ UMA MEDIÇÃO COM VOLTIMETRO E DISSE QUE O PROBLEMA ERA O "RR", E FALOU PARA TROCAR E DEPOIS ELE COLOCARIA A BATERIA NOVA,BEM COMO NÃO ENTENDO NADA DISSO ABRAÇEI A IDÉIA DELE, MASSSSS A MOTO VOLTOU A FUNCIONAR E É ASSIM AS VEZES LIGA AS VEZES NÃO, ALGUÉM ACONSELHAR ALGO...VALEU
toni funchal
Moita
Moita

XT600E 4MW
são paulo/SP

Próximo

Voltar para Gambitech

• Patrocinador
DLIVE!