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Troca de óleo da suspensão dianteira

Chassi, suspensões, rodas e pneus.
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Mensagempor Yuri Neumann » 22 Jun 2004, 12:29

Pessoal
Alguém de vcs sabem a quantidade e qual o óleo recomendado para a suspensão dianteira da XTE? Pois o meu manual não diz nada a respeito de manutenção da suspensão dianteira. Alguém já trocou o óleo? Pois eu acho que e frente está meio mole, pois quando eu freio + ou - firme acho que ela afunda d+ em comparação com a minha antiga xl350. Isso é normal??
Valeu galera
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Mensagempor Fabricio » 22 Jun 2004, 13:17

É Yuri, acho que estou te apradinhando mesmo... :D

A XTE tem a suspensão dianteira bem macia mesmo e com bastante curso, então isto é relativamente normal. Como eu te aconselhei no outro tópico, procure andar em outra ou outras para formar uma melhor juízo de valor. Caso ache que realmente ela esteja muito mole, sugiro procurar um bom mecânico. Mas cuidado com os mechânicos hein!

Abraços
Fabricio Farias
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Mensagempor Yuri Neumann » 23 Jun 2004, 22:01

É Fabricio que vc me apadrinhou mesmo.
Eu acho que ela é mole assim mesmo, mas quanto a troca de óleo da bengala vc já trocou alguma vez? Qual óleo colocou e qual a quantidade em cada bengala? Como eu comprei a minha a pouco tempo queria trocar o óleo da suspemsão dianteira para zerar a motoca. Por aqui Niterói eu acho que tem muito mexânico e eles não sabem nada direito. Para pagar por um serviço mal feito que pode me prejudicar no futuro prefiro fazer eu mesmo e ficar despreocupado e começar a abusar da cavala :D :D
Como disse a vcs quando entrei no site pela 1ª vez eu mesmo fiz adaptações na minha antiga xl350 que tinha carburador de sahara pinhão de 15 dentes, escapamento de sahara, duplo alongamento, farol de milha de emergência, duplo paralama etc....
Um abraço
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Mensagempor RADICAL » 23 Jun 2004, 22:04

EAI YURI,

EM CADA BENGALA VÃO 500ML DE OLEO(FOI OQUE O MECANICO DA YAMAHA ME DISSE) E NA YAMAHA CUSTA 15 REAIS 1/2 LITRO OU SEJA 30 MANGOS PRA TROCAR O OLEO DA BENGALA!!!

NÃO SEI QUAL O OLEO USADO MAS FOI NA YAMAHA QUE VI!!!

ABRAÇOS
RAFAELRADICAL

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Mensagempor Yuri Neumann » 23 Jun 2004, 22:30

Obrigado radical pelas informações.
Assim que puder vou trocar o oleo da begala pra ficar tranquilo.
Muito obrigado :D
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Mensagempor ricardo » 24 Jun 2004, 13:34

qual a frequencia com que devemos mudar este oleo? vale a pena mexer em quem está quito? minha xt600 esta com 20mil km. nao mexe nas bengalas ainda e acho que nao farei isto tao cedo.

ricardo
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Mensagempor Murilo » 24 Jun 2004, 16:01

O correto é a cada 12.000 ou 2 anos....

mas ninguém troca neste tempo.... (apesar que deveriamos)...

A minha está perto dos 35000 e 12 anos :shock: e nunca foi trocado...

estou estudando essa troca...
Abraços,

Murilo
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Mensagempor Fabricio » 24 Jun 2004, 21:19

Pessoal,

A questão é a seguinte:

Periodicidade
Nem o manual do proprietário tampouco o de serviço informam a periodicidade para a troca do óleo da suspensão, informando apenas que deve ser verificado a cada 10.000Km se existe vazamento ou curso irregular ou não suave (o que é suave em uma XT?).

Números

Curso do garfo dianteiro........................: 225 mm
comprimento livte da mola.....................: 478 mm
comprimento mínimo da mola.................: 468,2 mm
capacidade de óleo................................: 533 cm3
nível do óleo * ......................................: 145 cm
óleo .....................................................: 10W para supensão
pressão do ar/gás..................................: 0 kPa

* o nível do óleo é medido a partir da borda pressionando-se o garfo sem a mola.

Resumindo

Se não há vazamentos e o curso está suave, não é necessário a troca!

Abraços
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Mensagempor Carlos/PE » 25 Jun 2004, 10:36

Na minha XT, eu nunca mudei o óleo da suspensão dianteira, apesar de tratar bem a moto. Não senti necessidade, e em time que ganha não se mexe. Abraços.
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Mensagempor Rex The Hut » 25 Jun 2004, 13:07

Carlos....

assino em baixo!!!!!

abração
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Mensagempor Fabricio » 25 Jun 2004, 14:24

Carlos/PE escreveu:Na minha XT, eu nunca mudei o óleo da suspensão dianteira, apesar de tratar bem a moto. Não senti necessidade, e em time que ganha não se mexe. Abraços.


E nem precisa, sua XT é zero, e nem anda por causa do aguaceiro ! :D:D:D:D:D

Na minha, eu sei que o antigo dono não trocou, mas em time que está ganhando não se mexe !:D:D:D:D :twisted: :mrgreen: :-D
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Mensagempor Jeová » 26 Jun 2004, 16:03

Bom no dia que desmontei os garfos da minha, o óleo estava preto, não era mais vermelho, acho que o dono anterior nunca tinha trocado, segundo o mecânico da Yamaha, o certo seria trocar uma vez por ano ! mas depende muito de onde você roda, se for só dentro da cidade, não pega estradas de chão nem roda muito nas nossas belas rodovias esburacadas, pode-se trocar a cada 2 anos !! mas não deve-se passar disso para não estragar internamente as bengalas, uma vez que o óleo perde suas propriedades, podendo ocasionar folgas e esmerilamento das bengalas !!
I, II, III, IV, V, VI, VII e IX - Nacionais, EU FUI !!
X em Jijoca-CE tô dentro !!
Jeová
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Mensagempor Kelsen Pereira » 27 Jun 2004, 07:20

Pessoal do forum
Troquei o oleo da suspenção diant da XT-600 aos 23000Km e ja estava com residuos de fuligem
A dica é o Petrobrás OH-49-TDX que é recomendado pela propia Petrobras para uso tambem em garfos telescopio de motocicletas e tem o preço mais baixo do que os serem ditos como "EXCLUSIVO PARA SUSPENSÃO DIANTEIRA DE MOTOCICLETAS" acho uma uma lenda.
www.br-petrobras.com.br/portalbr/caland ... ent&SGrand ...
Verifique no endereço acima e baixem o PDF com as especificações
Em discordando faz favor de discutir.
Kelsen
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Mensagempor ricardo » 30 Jun 2004, 15:40

Oi Kelsen, qual o ano de tua moto? A minha está com 20 mil km porem tem 4 anos de uso. Queria não mexer no oléo do garfo da xt 600 de forma alguma, mas, em virtude de seu relato, é uma coisa a se pensar.

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Mensagempor Kelsen Pereira » 01 Jul 2004, 23:58

ricardo escreveu:Oi Kelsen, qual o ano de tua moto? A minha está com 20 mil km porem tem 4 anos de uso. Queria não mexer no oléo do garfo da xt 600 de forma alguma, mas, em virtude de seu relato, é uma coisa a se pensar.

ricardo

Ricardo
Alem da preocupação em colocar o oleo adequado este tipo de serviço (cuidado com oleos fabricados sei la aonde) da limpeza das peças e a higiene no manuseio no momento da montagem , dependerá o sucesso do serviço . OBS No momento em que estiver desmontando preste atenção a posição da mola dentro do conjunto pois as extremidades são diferentes .
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Mensagempor biugueits » 31 Ago 2004, 07:28

Fabricio escreveu:Pessoal,

A questão é a seguinte:

Periodicidade
Nem o manual do proprietário tampouco o de serviço informam a periodicidade para a troca do óleo da suspensão, informando apenas que deve ser verificado a cada 10.000Km se existe vazamento ou curso irregular ou não suave (o que é suave em uma XT?).

Números

Curso do garfo dianteiro........................: 225 mm
comprimento livte da mola.....................: 478 mm
comprimento mínimo da mola.................: 468,2 mm
capacidade de óleo................................: 533 cm3
nível do óleo * ......................................: 145 cm
óleo .....................................................: 10W para supensão
pressão do ar/gás..................................: 0 kPa

* o nível do óleo é medido a partir da borda pressionando-se o garfo sem a mola.

Resumindo

Se não há vazamentos e o curso está suave, não é necessário a troca!

Abraços


Qual a fonte, Fabrício... de onde tu tirou esses dados? É algum manual técnico da Yamaha?

Se for um manual de serviço da XTE tu podias tentar copiar pra gente e postar ele em PDF aqui no Fórum. Só temos o das TÉ!

Abraços!
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Mensagempor Ivan » 24 Set 2004, 18:58

Fala pessoal...

Coloquei em outro tópico tbém...

Parece não ter sido comentado...

O manual fala em Shell Tellus 46... Mas só vende em galão, ou seja, quem quer precisa comprar muito ou frasco manuseado pelo vendedor... aí é sóda para saber se cuidaram direito do óleo, se alteraram o mesmo...

E essa diferença do 49 p/ 46?!

Qual vcs usam?

Valeu...
Ivan
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Mensagempor leosfat » 19 Abr 2008, 11:16

qual a quantidade de oleo da bengala da xt660?


biugueits escreveu:
Fabricio escreveu:Pessoal,

A questão é a seguinte:

Periodicidade
Nem o manual do proprietário tampouco o de serviço informam a periodicidade para a troca do óleo da suspensão, informando apenas que deve ser verificado a cada 10.000Km se existe vazamento ou curso irregular ou não suave (o que é suave em uma XT?).

Números

Curso do garfo dianteiro........................: 225 mm
comprimento livte da mola.....................: 478 mm
comprimento mínimo da mola.................: 468,2 mm
capacidade de óleo................................: 533 cm3
nível do óleo * ......................................: 145 cm
óleo .....................................................: 10W para supensão
pressão do ar/gás..................................: 0 kPa

* o nível do óleo é medido a partir da borda pressionando-se o garfo sem a mola.

Resumindo

Se não há vazamentos e o curso está suave, não é necessário a troca!

Abraços


Qual a fonte, Fabrício... de onde tu tirou esses dados? É algum manual técnico da Yamaha?

Se for um manual de serviço da XTE tu podias tentar copiar pra gente e postar ele em PDF aqui no Fórum. Só temos o das TÉ!

Abraços!
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Mensagempor Heitnaz » 20 Abr 2008, 00:31

Nao leva a mal nao mais gasta um pouquinho a mais e compra o motul 10w heavy tem uma boa diferenca em amortecimento, e como ninguem troca o oleo de ano em ano vale a pena pagar 35,00.
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Mensagempor Adão dos Santos Jr. » 06 Mai 2008, 18:50

Quando fiz a revisão dos vinte
A concessionária da YAMAHA trocou e engraxou tudo, a nega ficou macía e gostosa de andar, melhor que quando éra nova.
Só que ao andar sozinho sem garupa acima de 120KmP/Hora ela passou a dar umas tremidas na dianteira, coisa que não fazia antes.
Segundo a conc. o óleo utizado nas bengalas foi o REPSOL 10W, tó meio desconfiado deste produto, alguém + usa ou conhece?????

T+
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Mensagempor Beto Klein » 06 Mai 2008, 19:19

Adão dos Santos Jr. escreveu:Quando fiz a revisão dos vinte
A concessionária da YAMAHA trocou e engraxou tudo, a nega ficou macía e gostosa de andar, melhor que quando éra nova.
Só que ao andar sozinho sem garupa acima de 120KmP/Hora ela passou a dar umas tremidas na dianteira, coisa que não fazia antes.
Segundo a conc. o óleo utizado nas bengalas foi o REPSOL 10W, tó meio desconfiado deste produto, alguém + usa ou conhece?????

T+


Adão,
Nesse tópico o pessoal está discutindo sobre a suspensão da XTE, e não da XTR.
Aqui tem um sobre o óleo da suspensão da XTR, confira:
Qual a quantidade de oleo na bengala da xt660?
Há dúvidas sobre quantidade e viscosidade. :-!
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Já pensou em usar a ferramenta de busca antes de postar?
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Mensagempor Adão dos Santos Jr. » 06 Mai 2008, 19:32

Beto Klein escreveu:
Adão dos Santos Jr. escreveu:Quando fiz a revisão dos vinte
A concessionária da YAMAHA trocou e engraxou tudo, a nega ficou macía e gostosa de andar, melhor que quando éra nova.
Só que ao andar sozinho sem garupa acima de 120KmP/Hora ela passou a dar umas tremidas na dianteira, coisa que não fazia antes.
Segundo a conc. o óleo utizado nas bengalas foi o REPSOL 10W, tó meio desconfiado deste produto, alguém + usa ou conhece?????

T+


Adão,
Nesse tópico o pessoal está discutindo sobre a suspensão da XTE, e não da XTR.
Aqui tem um sobre o óleo da suspensão da XTR, confira:
Qual a quantidade de oleo na bengala da xt660?
Há dúvidas sobre quantidade e viscosidade. :-!


Falou Beto :-!
Já mudei a postagem pra lá \:D/ \:D/ \:D/
Assim vamos acompanhando os dois =D> =D>

Abraços
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