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FORCALIVRE!

quilometragem ideal para trocar óleo da XT660

Mecânica do Motor...
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Mensagempor Freire » 06 Dez 2007, 14:03

O manual de manutenção da XT 660 diz que a troca de óleo deve ser feita a cada 10.000Km, mas tenho lido aqui que alguns companheiros trocam com 5.000Km. Alguém poderia dar-me alguma orientação? Fiquei na dúvida sobre confiar no manual...Obrigado
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Mensagempor Paulo Sérgio » 06 Dez 2007, 14:33

Boa tarde, Freire
como eu não ando 10.000 km em um ano, tenho feito as trocas de óleo da minha moto entre 6 e 7 meses de uso, intercalando, entre as trocas, a substituição do filtro de óleo. Apesar do que diz o manual, mesmo que eu andasse os 10.000 km em um ano, eu não esperaria completá-los para trocar o óleo. Talvez eu seja exagerado, mas prefiro gastar um pouco a mais com trocas de óleo, do que ter que deixar minha moto para fazer motor ou algo do gênero em razão da pouca viscosidade do óleo que existia... como diria o ditado, um pouquinho de precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém... :-!
um abraço
Paulo
Eu bebo para ficar ruim, porque se fosse para ficar bom eu tomava remédio!
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Mensagempor Kenzo » 06 Dez 2007, 14:43

concordo com o Paulo. Creio que 5.000km ou 6 meses é ideal. Pórem troco logo tudo, óleo e filtro! hehehehe pode se $$$ no lixo, não sei! Mas acho que se não trocar o filtro o novo óleo trocado ficará sujo mais rapidamente.....
Abraço.
Kenzo
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Mensagempor FUCHS » 07 Dez 2007, 15:52

A minha esta com 16000km, tenho trocado com mais ou menos 3000km e só Yamalub. Na minha SuperTénéré só colocava Motul e com o mesmo km. Acho que gastar $$$ com óleo vc economiza no futuro. :-!
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Mensagempor Lamarca » 07 Dez 2007, 16:18

Eu tb JAMAIS vou deixar chegar aos 10.000 kms pra trocar óleo.

Troco entre 3 e 4 mil kms. Como sempre faço isso em casa, qd bate os 3 mil eu fico ligado, e qd sobra um tempinho efetuo a troca do óleo na minha garagem mesmo (tomo cuidado pra guardar o oleo velho e deixá-lo no posto).

Sempre troco o filtro de óleo, pq pode ser maior besteira minha, mas encaro o fato de trocar o óleo e deixar o filtro sujo como usar papel higiênico usado!!!!!!!

E sempre digo, óleo é barato se comparado à gasosa. Em média 30 reais pra milhares de kms.

O filtro eu uso o da VALFLEX, custa 7 pilas em média.

FALOW!!!
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Mensagempor MuriloM » 07 Dez 2007, 16:57

5.000 está muito bom, afinal 50% do tempo do manual, acho razoavel. Até 6000 ainda tá muito bom.

Menos que 5000, acaba indo muito na oficina, abrindo e fechando o bujão muitas vezes e muitos apertam demais o bujão; e acaba adiantando o desgaste do material. (Já vi moto quebrando o bloco ao redor do bujão de tanto abrir e fechar o bujão)

Infelizmente a qualidade das oficinas não são boa e as vezes a moto retorna pior que entrou, com arranhoes, pega de chave que escapa dos parafusos, peças montadas erradas e etc, então mandar toda hora pra oficina n é garantia de moto impecável.

MM
Compre peças de origem duvidosa, alimente o crime ... e um dia levarão a sua moto.
CB400 82 - Sahara 96 - XTE 97 - XTE 02 - XTR 06 - DL650 09 - R1200GS 08 - F800GS 12 - TEX XC 14 - CRF230 14
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Mensagempor Frank » 08 Dez 2007, 00:19

Peguei a minha moto usada com 4.200Km (o oleo já havia sido trocado na revisão).
Troquei agora com 6.200Km e trocarei a próxima com 10.000.
Depois 15.000, 20.000, 25.000, etc...
"DE NOVO DE 660"
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Mensagempor lcamargo » 08 Dez 2007, 06:52

Bom Dia.
Tenho trocado da minha XT660R a cada 3000km troco também o filtro toda vez mas o mecânico da yamaha falou que não é necessário trocar toda vez o filtro o ideal e uma troca sim e a outra não.
Até +
lcamargo
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Mensagempor Rodrigão » 08 Dez 2007, 11:29

Depois de bastante pesquisa cheguei a um veridicto: Troco o óleo + o filtro da minha com 6k






Freire escreveu:O manual de manutenção da XT 660 diz que a troca de óleo deve ser feita a cada 10.000Km, mas tenho lido aqui que alguns companheiros trocam com 5.000Km. Alguém poderia dar-me alguma orientação? Fiquei na dúvida sobre confiar no manual...Obrigado
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Mensagempor Rici MG » 08 Dez 2007, 19:04

Interessante...nota-se claramente que ninguém até agora troca de acordo com o manual. Falta de confiança na dona Yamaha?
Tb troco com 3000km e filtro a cada 6000km. :D não se justifica economizar com um ítem barato e de fundamental importância. :-!
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Mensagempor Evandro » 08 Dez 2007, 20:25

galera ainda não tenho uma XT660 :evil: :evil:

tenho uma fazar 250 que por sinal ta com o escapamento fu........ :-x :-x

no manual diz pra fazer a troca do óleo cada 5 mil e filtro com 10 mil
mas quando passa dos 3 mil rodados com o mesmo óleo a moto começa a ficar com o cambio duro :shock: :shock:
então sempre troco com 2.500 se fizer de 5 e 5 mil o cambio dela não vai durar muito não


o yamalub e o mesmo havoline 4t :-!
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Mensagempor FUCHS » 08 Dez 2007, 22:46

Rici MG escreveu:Interessante...nota-se claramente que ninguém até agora troca de acordo com o manual. Falta de confiança na dona Yamaha?
Tb troco com 3000km e filtro a cada 6000km. :D não se justifica economizar com um ítem barato e de fundamental importância. :-!


[-X Não é falta de confiança no óleo mesmo 8-)
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Mensagempor Alex_E900 » 09 Dez 2007, 00:20

Tenho uma Ténéré mas vou opinar por aqui também, recentemente tive que abrir o motor para trocar um rolamento estragado, no manual de serviço fala que para colocar óleo num motor completamente vazio entra 2,4L, nas trocas de óleo c/ troca de filtro 2L e troca de óleo s/ troca de filtro 1,9L. ( isto é na Ténéré ). Portanto nota-se que fica uma boa quantidade do mesmo pelas entranhas do motor, o que acaba contaminando o óleo novo. Quando trocar gaste um pouquinho mais e troque também o filtro, a longevidade do seu motor agradece.
Abs,
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Mensagempor mirandabsb » 03 Jan 2008, 23:37

Depois de uma longa espera hoje finalmente comprei minha XT e a primeira coisa que fui fazer foi trocar o óleo e filtro. Fui numa loja aqui em Brasilia chamada Edu Motos, que tem uma parceria com a Saga Motos, concessionária Yamaha daqui.
Queria colocar o Yamalube, mas o Edu me recomendou o Repsol. Como sou novato nas XT resolvi aceitar o conselho. Fiz bem?
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Mensagempor stomal » 04 Jan 2008, 08:15

Olá pessoal.

Na viagem ao Atacana feita em 2007 minha moto ainda não tinha 2.000km.

Na troca de óleo intermediária que fiz em SP Atacana (+- 4.000 km rodados), a moto consumiu cerca de 500 ml. de óleo.

Outras motos que fizeram a troca de oleo também tiveram comportamento semelhante.

Outro colega que foi ao Atacama uma semana antes trocou o oleo só na volta, e baixou quase 1 litro.

Dessa forma, acho muito arriscado trocar o oleo somente a cada 10.000km.

abraços.
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Mensagempor DaMata » 04 Jan 2008, 11:44

Olá pessoal,

Eu também tive essa dúvida, o manual recomenda a verificação do nível de óleo periodicamente, ou se não estou enganado, toda vez que for usar a moto (meio exagerado né) justamente para efetuar a reposição devido a diminuição do nível pelo óleo consumido até a kilometragem máxima de 10.000 km onde a substituição deverá ser total.
Pois é... óleo novo com óleo velho... sei lá... vai de cada um .
Abraço.
"... a verdade está la fora"
Então vá procurar de XT.
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Mensagempor Dinelli » 04 Jan 2008, 12:03

Podem me chamar de exagerado, mas troco óleo e filtro (juntos) a cada 2k. Se vc pagar caro, vai pagar R$ 8,00 num filtro de óleo. Pq não trocar junto com o óleo? :roll: :roll:

Penso que a relação custo x benefício é enorme, e como não sou nenhum especialista em óleo ou mecânica, prefiro primar pela manutenção preventiva do que pela corretiva. :wink:

E com certeza, o motor agradece. :-!
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Mensagempor mirandabsb » 04 Jan 2008, 12:05

Sei que me aproveitei do tópico para fazer a pergunta, mas alguém poderia me ajudar? afinal o assunto também é óleo.
Valeu.

mirandabsb escreveu:Depois de uma longa espera hoje finalmente comprei minha XT e a primeira coisa que fui fazer foi trocar o óleo e filtro. Fui numa loja aqui em Brasilia chamada Edu Motos, que tem uma parceria com a Saga Motos, concessionária Yamaha daqui.
Queria colocar o Yamalube, mas o Edu me recomendou o Repsol. Como sou novato nas XT resolvi aceitar o conselho. Fiz bem?
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Mensagempor Dinelli » 04 Jan 2008, 12:12

mirandabsb escreveu:Sei que me aproveitei do tópico para fazer a pergunta, mas alguém poderia me ajudar? afinal o assunto também é óleo.
Valeu.

mirandabsb escreveu:Depois de uma longa espera hoje finalmente comprei minha XT e a primeira coisa que fui fazer foi trocar o óleo e filtro. Fui numa loja aqui em Brasilia chamada Edu Motos, que tem uma parceria com a Saga Motos, concessionária Yamaha daqui.
Queria colocar o Yamalube, mas o Edu me recomendou o Repsol. Como sou novato nas XT resolvi aceitar o conselho. Fiz bem?


Mirandabsb

Eu sempre usei Yamalub, e de 2 trocas até hoje, estou usando o Castrol.

Embora eu troque a cada 2k, o Yamalub velho sempre aparentou melhor viscosidade do que o Castrol, mas vou manter o Castrol pela questão preço, pois aqui em Salvador o Yamalub é o olho da cara. #:-(

Eu sugiro que vc avalie, na próxima troca, como está a viscosidade do Repsol, e compare com o Yamalub que vc utilizava. :-!

Cada óleo tem sua particularidade, mas penso que se vc manter um espaço menor entre as trocas, estará garantindo que o motor estará usando sempre um óleo mais novo. Daí vai do bolso de cada um.

Eu por mim só utilizaria Yamalub, e manteria a troca de 2 a 3k. :-!
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Mensagempor Fabricio_Cps » 04 Jan 2008, 19:56

Pessoal !

Nem todos gostam de sujar as mãos,
mas vou dar uma dica :

Rode 1000 km e faça o procedimento de troca,
utilizando embalagens limpas ( PET de REFRI ),
depois de esgotar o oleo, tente não deixar cair nada no chão ...
volte em frascos de OLEO VAZIO,
tipo aquelas de 3 litros da LUBRAX ...
tem as marcas de 500ml em 500ml,
verifique quanto baixou e volte o oleo usado para a moto.

Rode mais 1000 km e repita o processo.

Parece paranóia, mas se vc não conhece o motor de sua
moto e fizer uma viagem como nosso amigo citou pode
ter o motor travado ou bem avariado pela falta de lubrificação.

Uma coisa eu garanto,
se alguém trocar o oleo com 10.000 km numa oficina,
o mecanico tem que ser muito honesto pra dizer qt saiu,
pois as vezes eles não tem noção e pelo visual não dão
conta do tanto que baixou.
E garanto ... sempre baixa alguma coisa !!!

Té+
Fabrício
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Mensagempor mirandabsb » 05 Jan 2008, 20:14

Dinelli,

Vou fazer a próxima troca daqui 3k e usar de novo o Repsol. Na outra, quando também trocarei o filtro, usarei o Yamalube.

Valeu pela dica e um abraço,

Miranda

Dinelli escreveu:Mirandabsb

Eu sempre usei Yamalub, e de 2 trocas até hoje, estou usando o Castrol.

Embora eu troque a cada 2k, o Yamalub velho sempre aparentou melhor viscosidade do que o Castrol, mas vou manter o Castrol pela questão preço, pois aqui em Salvador o Yamalub é o olho da cara. #:-(

Eu sugiro que vc avalie, na próxima troca, como está a viscosidade do Repsol, e compare com o Yamalub que vc utilizava. :-!

Cada óleo tem sua particularidade, mas penso que se vc manter um espaço menor entre as trocas, estará garantindo que o motor estará usando sempre um óleo mais novo. Daí vai do bolso de cada um.

Eu por mim só utilizaria Yamalub, e manteria a troca de 2 a 3k. :-!
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Mensagempor Panico » 14 Jan 2008, 09:30

Turma...

Particularmente eu acho que 3000km tá de bom tamanho pra ser trocado porque esse Yamalibe que usamos é o mesmo que todos as motos da Yamaha usam incluindo as 125cc delas e no manual delas eu garando que nao passa de 3000 km!!!!!!!

E AGORA??? alguem vai rodar 10,000 correndo o risco de derreter o motor??

eu não 8-) 8-) 8-)

ABS A TODOS!
Se você é motociclista, que Deus lhe abençoe, se não for Deus lhe perdoe.
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Mensagempor Frank » 14 Jan 2008, 10:15

Falaí pessoal,

Na 600 (refrigerada a ar) eu trocava o oleo a cada 2.500.
Na 66 (líquida) acredito que a cada 5.000 já esteja OK.
É claro que se for trocar antes melhor, mas não sei se vale a pena pelo custo benefício $$$.
O filtro sempre troquei a cada 2 trocas do óleo.

Abraços,
Frank
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Mensagempor Paul » 20 Jan 2008, 20:32

3.000 e não deixo passar disso , e o filtro a cada 6.000 .Pois não tenho nada a perder só a ganhar....Sangue novo na MOTOKA gente e vamos tirar os escorpiões da carteira. :D/ :D/
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Mensagempor edu zona z » 07 Fev 2008, 10:49

peguei minha 66 zerinho e rodeio os primeiros 1000kms como recomendado, trocando o óleo e filtro. Depois peguei a estrada rumo a Natal/RN ( + ou - 2600 kms a ida ) com as voltinhas , passeios , etc voltei a Brasilia com a marca de 7300 kms rodados e acreditem ou não, não baixou nem uma gota sequer. Em cada cidade que havia autorizada Yamaha eu dava uma parada para lubrificar e pedia que conferissem o óleo, sempre no nível. Como a moto não tinha nem um mês de uso e a garantia é de um ano, quis fazer o teste e rodei os 10000 kms, aliás, 10700km para trocar o óleo (como manda o manual). Considerando a refrigeração liquida (excelente por sinal), o cabeçote revestido de material cerâmico (resistência incrível ao calor), pistão forjado, injeção eletrônica (sem excesso de combustível no motor), achei incrível o estado do óleo após esse "castigo" que dei na moto, parecia ter rodado esses mesmos 3 ou 5 mil que a galera comenta no site. Troquei, peguei uma zerinho e quando chegar os 10000 kms volto a falar da performance do óleo (isto se ainda não tiver trocado a moto). grande abraço a todos.
Eduardo
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