• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
rp seguros

Motor zerado e óleo saindo pelo suspiro no filtro de ar. ??

• Patrocinador

Mensagempor PauloGênio » 30 Dez 2007, 15:00

Amigos:
Recondicionei o motor, troquei tudo que precisava, evidentemente rolamentos, pistão aneis, engrenagens gastas etc e o famoso retentor do Balancero, que retém o óleo próximo do suspiro, dentro do motor na ponta daquele eixo que gira ao contrário pra diminuir a vibração, porém ao testar a moto e atingir 80/90 em mrotação média 4.000 passou a jogar óleo pelo suspiro, no filtro de ar, muito óleo mesmo.
Notei que o ruido do balancin das válvulas mudou, aumentou, parei a moto e não sei por onde começar.
Percebí que o mecânico está também meio perdido, não entendeu e é experiente nestas motos.
Tudo que era para trocar foi feito, retentores de válvulas originais e caros.
Algum amigo já teve esta experiência, pode me auxiliar ou indicar alguém com experiência no assunto.
Socorro!
"Sonhe como se você fosse viver para sempre.
Viva como se você fosse morrer amanhã!.
"James Dean"

PauloEugênio - BH
PauloGênio
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2VG
Belo Horizonte/MG

Mensagempor HART » 30 Dez 2007, 15:15

:shock: Bom, parece qe vc entende do riscado, e estás em boas maos, mágica nao existe, o negócio é investigar científicamente, levantar todas as possibilidades e descartar uma a uma.

Massss........considerando que foi mexido em tudo, há a probabilidade de algo ter saído do lugar e/o sofreu alguma deformidade na montagem. Isso, mesmo considerando que o mecanico é profissional experiente.

Por experiencia própria , jogar oleo pelo respiro, qaundo nao é fuga de coompressao para o carter (aneis gastos, quebrados ou alinhados), no me caso foi (mais de ma vez) exesso de oleo no motor.

Boa sorte
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem
HART
Modelador
Modelador

XT660R
Florianópolis/SC

Mensagempor Fernando&Carmen » 08 Jan 2008, 01:56

Olá Paulo

Estava viajando e só vi sua postagem hoje... :(

Mas de qq forma, não tenho como ajudar mais do q o Hart já colocou acima... #-o

abraço
Fernando&Carmen
Zelador
Zelador

View Blog (1)
Ténéré 2VG
Santa Maria/RS

Mensagempor Cleber Xingus » 18 Abr 2009, 16:39

Olá Senhores! Estou com o mesmo problema. Alguém conseguiu uma solução para este vazamento pelo filtro? Obrigado!
Cleber Xingus
Moita
Moita

XT600E 3TB
São Paulo/SP

Mensagempor Dójxão » 22 Abr 2009, 23:22

Cleber Xingus escreveu:Olá Senhores! Estou com o mesmo problema. Alguém conseguiu uma solução para este vazamento pelo filtro? Obrigado!

A última notícia q tenho é a de que o retentor do balanceiro foi montado invertido :-!
Antigamente achávamos que era excesso de óleo apenas mai depois q ví Ernani, do Rio, butanu 4 litros na Té dele e a bicha tá seca :? fico com o retentor mesmo!! :wink:
Dójxão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Aamericaneísta, Cabrasafadista,Catilanguista, XTêista, Guaxinteísta, Malacabadista Radical/SP

Mensagempor PauloGênio » 23 Abr 2009, 23:50

Olá Xt Tenerezeiros...

Estou surpreso com a afirmação anterior aí de que um motor está rodando com quatro litros de óleo sem botar fora, tecnicamente está contrariando todas as regras, sempre que coloquei mais de 200ml acima da medida vazou pelo suspiro.

Com tanto óleo a pressão interna oscila de forma a romper os retentores: da aste do pedal de câmbio, da aste da embreagem e o famoso retentor do balancero que deforma e empena, dentre outros problemas que poderá acarretar, como consequência teremos vazamento de óleo.

Quanto ao vazamento em questão existem mais algumas situações em que o motor vai botar óleo pelo suspiro:

a) Primeiramente pelo excesso de óleo obviamente, meu mecânico recomenda 2,4 litros (não trocando o elemento do filtro de óleo), e 2,6 litros (se o elemento for trocado, deve-se trocar o elemento do filtro a cada duas trocas de óleo);
b) Retentor do balancero montado invertido, é cruel, tem que desmontar tudo pra acessar o mardito, já aconteceu comigo, troquei de mexânico e de oficina, inclusive acaso os rolamentos do balancero estejam com muita folga detona o retentor em pouco tempo;
c) Outra possibilidade é bomba de óleo fraca ou sujeira na entrada da bomba de óleo, na tela que protege a bomba pois reduz sua eficiência deixando acumular muito óleo no carter, o nível do óleo no carter não pode atingir a altura do eixo do balancero pois este é furado de ponta a ponta e é o acesso interno do suspiro no interior do motor, sua estremidade fica no centro da engrenagem ao lado do disco de embreagem.

Infelismente não há como solucionar o problema sem baixar, abrir o motor e conferir cada detalhe, procure um mecânico experiente em Ténéré.
Por motivo de vazamento pelo suspiro mandei abrir o motor duas vezes quando o recondicionei, agora está bala!.

Espero que encontre a solução, Abraços!

Papai Smurff - Os Kafajestes - DF
"Sonhe como se você fosse viver para sempre.
Viva como se você fosse morrer amanhã!.
"James Dean"

PauloEugênio - BH
PauloGênio
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2VG
Belo Horizonte/MG

Mensagempor Mattioli Aruja-sp » 07 Jul 2010, 13:02

Graças a Deus o meu problema era eu ter exedido o nivel de oleo do motor,
Caí na conversa de pessoas inexperientes dizendo que tenere sempre baixa o nivel,
acabei ficando com medo e completava toda semana.
Até cair a ficha que era só esse o problema, os mecanicos em que passei queriam
me cobrar até R$ 1,200 p/ abrir o motor a toa
Esgotei todo o oleo e tava com aprox. 4 lts no motor é mole!!!
coloquei o indicado pela Yamaha que é 2,7 lts e ficou tudo OK.
Abraços os TÉNÉRÉZEIROS. MATTIOLI ARUJA-SP
Mattioli Aruja-sp

Mensagempor pedrogjr » 06 Nov 2011, 12:08

Prezados colegas,

O manual de serviço da XT600z indica 1,9 L para trocas rotineiras, 2,0 L para a troca com filtro e 2,4 L para motor que foi desmontado.
Qualquer quantidade além desta gera fuga pelo suspiro.
Espero ter ajudado.
pedrogjr
Moita
Moita

Ténéré 2TY
Londrina/PR

Mensagempor HART » 06 Nov 2011, 17:02

É a velha briga, querem colocar o mesmo tanto de oleo da XTE na Té, vai cuspir o exesso de 700ml.
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem
HART
Modelador
Modelador

XT660R
Florianópolis/SC

Mensagempor LUIZRODRIGO77 » 02 Dez 2012, 19:52

Muito legal as dicas galera.
Estou com o manual e nas trocas sem a troca do filtro diz pra colocar 2.7 litros.
Pelo que vi nos comentários isso não procede?
Abraços.
Grande abraço.

Luiz Rodrigo
Irmandade Estradeira Centro Oeste
www.irmandadeestradeira.org.br
Brasilia-DF
LUIZRODRIGO77
Moita
Moita

XT600E 4MW
Brasília/DF

Mensagempor Zébuscapé » 02 Dez 2012, 19:58

LUIZRODRIGO77 escreveu:Muito legal as dicas galera.
Estou com o manual e nas trocas sem a troca do filtro diz pra colocar 2.7 litros.
Pelo que vi nos comentários isso não procede?
Abraços.

Mais ou menos, não confunda a ténéré 600Z com a XT 600, a ténéré vai um pouco menos de óleo, na xt 600 vai mais, pois não tem radiador de óleo e o reservatório é maior... :-!

Em resumo para tua moto a xt é 2,7 litros sem filtro e 2,8 com filtro. :-!
XTZ 750 FAZENDO 20 KM/LITRO e chegando nos 200km/h de final....
http://www.forumxt600.com.br/forum/colaboradores.php COLABOREM
CG 125 1991, NX 150 1993, XLX 250 1990, XT600Z ténéré 1990, DL 650 Vstron 2009, XT 600 2002, XTZ 750 1997eXT660-2008
Zébuscapé
Zelador
Zelador

XTZ750 Super
Porto Alegre/RS

Mensagempor LUIZRODRIGO77 » 02 Dez 2012, 20:44

Muito obrigado!
Grande abraço.

Luiz Rodrigo
Irmandade Estradeira Centro Oeste
www.irmandadeestradeira.org.br
Brasilia-DF
LUIZRODRIGO77
Moita
Moita

XT600E 4MW
Brasília/DF

Mensagempor Pangaré » 04 Dez 2012, 21:17

Estou com o mesmo problema. . . colocando óleo para o filtro. . . na realidade não tenho mecânico de gabarito já troquei idéia com algums e apenas um me disse que é anel do óleo quebrado. Pergunto: Anel do óleo quebrado ela anda normalmente e qual o risco de andar assim? Porto Alegre e região dica de algum mecânico bom ? :shock:
" IR ONDE TODAS VÃO, ANDAR ONDE POUCAS CONSEGUEM "
Pangaré
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2VG
Porto Alegre/RS

Mensagempor Pangaré » 04 Dez 2012, 21:29

Valeu a dica da galera ficarei de olho. . . obviamente. Mas aceito dica de mecânico bom na região. Abraço. :smt015:
" IR ONDE TODAS VÃO, ANDAR ONDE POUCAS CONSEGUEM "
Pangaré
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2VG
Porto Alegre/RS

Mensagempor Finatti » 06 Dez 2012, 14:40

Gente, só uma coisinha, não dá mais pra ficar lendo suspiro , isso é um doce feito de açucar, pelo amor de deus é o RESPIRO do motor...fala sério
Finatti
Moita
Moita

XT600E 4MW
S.Paulo/SP

Mensagempor betotenere » 14 Dez 2012, 21:25

tem duas opçoes,coloca um antichama do uno,e bem pequeno na manguira que sobe pro filtro,ou troca o retentor do balanceiro.
betotenere
Moita
Moita

Ténéré 2VG
planaltina/DF

Mensagempor gpsposselt » 24 Dez 2012, 17:13

Cara os maiores motivos sao:

Excesso de óleo no motor que ja foi citado vairas vezes e o outro é a sobebressao dentro do motor... Como isso ocorre? Geralmente em carros turbo começa a ocorrer passa copressao pelos aneis OK mas no seu caso n é turbo e o motor é novo entao como seria possivel? Cara por incrivel q pareça talvez seu motor possa estar com problemas de respiraçao. Alguma galeria entupida algo do genero ou talvez ate seu respiro possa estar dobrado esmagado e dai quando a pressao aumenta dentro do bloco ela joga o ar junto com oq tem nele seja olho ou oq for...

Xtzeiro novato a Xt possui apenas 1 respiro?
Foi realizada lavagem quimica do bloco quando foi feito o motor?

Boa sorte ae e posta qualquer avanço...
gpsposselt
Moita
Moita

Ténéré 2VG
Caxias do sul/RS

Mensagempor Marcos » 03 Jan 2013, 13:53

na xt 600E (4MW) são 2 para fusos:

1 - dreno do óleo do quadro
2 - dreno do óleo do carter

Ja vi mecanico abrir só um parafuso e trocar o óleo.
Caber cabe, mas enxarca o filtro e no começo, a moto tende a fumar, mas é só o excesso...
Não faça do seu veículo uma arma!
Marcos
Matraca
Matraca

XT600E 4MW
Curitiba/PR

Voltar para Motor, Câmbio e Lubrificação

• Patrocinador
DLIVE!