• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
Pró-Racing Suspensões!

QUANDO ACELERO A DANADA ENGASGA... O Q PODE SER???

Dúvidas e informações sobre motor, carburação e câmbio.
  • Patrocinador
SAIDEIRA!

Mensagempor Lango GRU » 26 Fev 2008, 22:05

Caros amigos:

Estou postando esta minha dúvida porquê estou quase um mês quebrando a cabeça e já fucei em todos os tópicos sem achar solução.

Estava eu passeando tranquilamente com a minha XTE quando de repente ela deu uma engasgada feia... pensei que fosse gasolina na reserva, virei a torneirinha e nada... a moto morreu e eu continuei andando na banguela. Puxei o afogador e ela pegou e continuei andando com o motor engasgando e cortando, parecendo um motor de caldo de cana:
pró pó pó pó pó...

Agora a danada está assim: Quando bato na partida ela pega na primeira e a lenta está reguladinha. Depois que esquenta não consigo acelerar, ela engasga e morre. Se acelero bem devagarinho ela não morre mas fica daquele jeito; pró pó pó pó pó..., engasgando e cortando; impossível de andar com ela.
Quando o motor está frio, assim que eu ligo, ela não engasga.

O que pode estar acontecendo ???

Eu desmontei e montei o carburador e está tudo ok

Será problema na parte elétrica??? Taí uma coisa que eu não manjo nada...

Agradeço os colegas pelas dicas.

:-! Valeu :-!
:D/ :D/ Uma potranca na estrada, uma gata na garupa e uma mixaria no bolso..... :D/:D/ você quer mais o quê da vida ??? :D/:D/
Lango GRU
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 4MW
Guarulhos/SP

Mensagempor MolinaAdventure » 27 Fev 2008, 08:45

Olá LANGO

Bom, se você já verificou o carburador 1º 1 2º estagios então só pode ser parte elétrica.

Tive o mesmo problema com a minha 2TY 89, andando ela engasgava, cortava a corrente. Meu mecânico mexeu, mexeu e descobriu que o problema estava na fiação do CDI.

Na minha moto, são dois conjuntos de fiação que saem do CDI e se conectam com os demais fios através de dois BORNS (caixinha branca de encaixe da fiação).

Estes BORNS estavam oxidados e cortava corrente. Meu mecânico comprou "limpa contato" (spray) e passou e também deu uma lixada. ACABOU O PROBLEMA.

A causa da oxidação é a umidade nestes BORNS, seja tomando chuva ou principalmente lavando a moto em lava rápido (VAP).

Meu mecânico enrolou estes dois BORNS com plástico e amarrou com enforca gato para evitar de pegar mais agua.

Espero ter ajudado.
MolinaAdventure
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2TY
MAUÁ/SP

Mensagempor Saulo » 27 Fev 2008, 12:52

Cara, já tive um problema semelhante na minha TENERE e era o tal regulador de voltagem, e na Shadow, na semana passada tive problema com a bomba de gasolina, tirei a danada limpei os contatos que estavam oxidados e beleza, voltou a funcionar normal.

Já verificou sua bomba de gasolina? Sei que não é elétrica, mas pode estar com outro problema.

Boa sorte.
Saulo
Falador
Falador

Alvinopolis/MG

Mensagempor SPEEDY » 28 Fev 2008, 17:50

Cara se fosse vc começaria pela parte mais facil até achar o problema...

1º. Filtro de ar sujo (cheio de oleo) tira ele da umas voltas e ve se melhora;
2º. Miolo da chave de ignição isso ja aconteceu comigo (principalmente se for paralelo) tem que trocar mesmo ou testar com um que saiba que funciona;
3º. Caso ela fique muito parada ve se não tem borra na cuba do carbuador pois isso entope tudo;
4º. Vela tb pode causar isso ou até mesmo o propri cachimbo ou cabo de vela até bobina meioa solta tira o tanque e da uma olhada nesses itens;
5º. se nada disso resolver leva em um mecanico de sua confiança, pq a coisa é mais embaixo...

espero ter ajudado.;..

Abração e boa sorte :-!
Essa é a moto: XT 600
SPEEDY
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 4MW
São Paulo/SP

Mensagempor Lango GRU » 29 Fev 2008, 23:12

Realmente pode ser uma série de problemas.

Neste final de semana irei fazer uma análise mais minunciosa, e tentar verificar alguns itens que até então não tinha observado. Como o Molina disse, pode estar com algum mau contato, inclusive no CDI. O colega Saulo conta que já teve problema no regulador de voltagem, então vou dar uma olhada também; só não vou precisar olhar a bomba de gasolina, porque as XTEs não têm bomba de gasolina, este é um item exclusivo das Ténérés.
Segundo o Speedy até o miolo de ignição pode ser o responsável pelo problema, o que não pode ser descartado. Só não me preocupo por enquanto com o carburador, pois revisei ele duas vezes nos últimos 3 meses e não há como ter nenhum dos problemas que ele mencionou.

Vamos ver como vai ficar. Depois eu posto os resultados da revisão dos itens que foram sugeridos pelos colegas. Só espero não ter que levar no mecânico; para mim seria uma espécie de derrota não poder resolver por conta própria, já que nunca precisei recorrer a um profissional para consertar a potranca. Afinal, com tanta informação aqui no Clube - inclusive todos os manuais disponíveis - é só ter um pouco de disposição e paciência que você vira o seu próprio mecânico.

:-! Valeu ! :-!
:D/ :D/ Uma potranca na estrada, uma gata na garupa e uma mixaria no bolso..... :D/:D/ você quer mais o quê da vida ??? :D/:D/
Lango GRU
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 4MW
Guarulhos/SP

Mensagempor MARCÃO 18 » 02 Mar 2008, 01:03

ALGO PARECIDO ACONTECEU COMIGO, POR SORTE ENCONTREI UM BOM MECÂNICO QUE RESOLVEU O PROBLEMA.
APÓS A LIMPEZA E REGULAGEM DO CARBURADOR A MOTO CONTINAVA ENGASGANDO, A SOLUÇÃO ESTAVA NO FILTRO DE AR, EMBORA FOSSE NOVO NÃO PERMITIA A PASSAGEM CORRETA DO FLUXO D AR, SUBISTITUIO-O POR UM DE ESPUMA E TUDO RESOLVIDO.

BOA SORTE

ABRAÇOS

MARCÃO
"Nóis só num bebe acetona porque tira o esmalte dos dente"
MARCÃO 18
Zelador
Zelador

Elefant 900
Ribeirão Pires/SP

Mensagempor Cursino » 03 Mar 2008, 10:00

A minha Té dá umas engasgadas mais ou menos a 3200 rpm, quando estou acelerando de forma bem lenta e gradual, se eu acelerar mais forte, não percebo o problema. O q pode ser? Sincronização entre 1º e 2º estágios? Gasolina ruim? carbura sujo? tudo junto?
Agora sem XT, mas ex- XTzeiro, nunca!!!!
11-7893-1264
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor TREXEIRO » 03 Mar 2008, 11:58

Cursino escreveu:A minha Té dá umas engasgadas mais ou menos a 3200 rpm, quando estou acelerando de forma bem lenta e gradual, se eu acelerar mais forte, não percebo o problema. O q pode ser? Sincronização entre 1º e 2º estágios? Gasolina ruim? carbura sujo? tudo junto?

PODE SER TUDO ISTO SIM ,ANTES DE TER QUE TROCAR A AGULHA DE BOIA, A MINHA ESTAVA ASSIM COLOQUEI 100 ml DE BARDHAL CLEAN GAS NO TANQUE E RESOLVEU O PROBLEMA DE ENGASGOS PENA QUE A AGULHA E A SEDE JA ESTAVAM GASTAS SENÃO NEM PRECISARIA TER MEXIDO, UM TUBO DO PRODUTO VEM COM 200 ml ENTÃO DA PRA DUAS APLIÇÕES COM INTERVALOS DE 3 TANQUES ENTRE UMA E OUTRA APLICAÇÃO, DEPOIS SÓ PARA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, VÁLVULAS E CABEÇA DO PISTÃO A CADA TROCA DE OLEO ANTES DE FAZER A TROCA (3.000Km) COLOCO 100 ml DE BARDHAL MAX TOP E A BICHINHA FICA SEMPRE PROTEGIDA E LIMPA, ISTO AJUDA A PREVENIR ESTE TIPO DE INCONVENIENTES . :-! :-!
E O Sr. DISSE ....TREXEIRO VC ESTA INDO POR UM MAL CAMINHO FILHO...
EU RESPONDI... NÃO ESQUENTA NÃO Sr. TAVA INDO DE TÉNÉRÉ !
TREXEIRO
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

São Paulo/SP

Mensagempor Cursino » 03 Mar 2008, 15:04

Valeu Treixeiro!
Vou tentar isso aí.
11-7893-1264
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor Cursino » 10 Mar 2008, 15:38

Galera, aproveitando o tópico, é o seguinte: Minha té está fazendo 12km/l, ainda está engasgando entre 3.000 / 3500 rpm, corta feio mesmo, como se desse falta, só qdo tá quente, qdo tá fria não dá p/ perceber a falha e com garupa não quis passar ontem de 120, com o cabo todo enrolado. Ela está sem a tar de bomba a vacuo e tem um filtro em cada torneira. Ah, de um dia pro outro, ela vaza gasolina em cima do motor de arranque, mas não chega a pingar no chão.
Alguma sugestão? problema de junta???
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor TREXEIRO » 10 Mar 2008, 17:44

Cursino escreveu:Galera, aproveitando o tópico, é o seguinte: Minha té está fazendo 12km/l, ainda está engasgando entre 3.000 / 3500 rpm, corta feio mesmo, como se desse falta, só qdo tá quente, qdo tá fria não dá p/ perceber a falha e com garupa não quis passar ontem de 120, com o cabo todo enrolado. Ela está sem a tar de bomba a vacuo e tem um filtro em cada torneira. Ah, de um dia pro outro, ela vaza gasolina em cima do motor de arranque, mas não chega a pingar no chão.
Alguma sugestão? problema de junta???

FAÇA UMA LIMPEZA/REGULAGEM DE CARBURADOR E TROQUE, A AGULHA + SEDE (de Boia) DEPOIS DISSO VERA QUE TUDO VAI FICAR LEGAL A MÁQUINA VAI MUDAR DA ÁGUA PARA O VINHO .
BRAÇÃO PROCÊ VEÍÍÍ :-!
TREXEIRO
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

São Paulo/SP

Mensagempor Cursino » 10 Mar 2008, 17:52

Falow, brigaduuuu... Vou ver comprar a acgulha do carb. 2e e eu mesmo vou limpar / regular a criança.
11-7893-1264
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor TREXEIRO » 10 Mar 2008, 18:01

:-! :-! :-! :-! é isso ae , ajeita a "ARARA DE MOGI" :-! :-!
TREXEIRO
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

São Paulo/SP

Mensagempor Cursino » 11 Mar 2008, 09:28

Pde crer, devagarzim eu vou ajeitando a "zurzona".
11-7893-1264
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor jptira » 11 Mar 2008, 21:24

troque a vela e a gasolina.
jptira
Moita
Moita

Ténéré 2TY
SAO PAULO/SP

Mensagempor Mike_sp » 12 Mar 2008, 06:13

E ai lango , como ficou , resolveu o problema ? Abraçoss..
''Hornet 09 e cg 150 black''

'' Ladrão só conhece uma lei , cacete e bala o resto é papo furado e conversa mole ''
Mike_sp
Fala Pouco
Fala Pouco

São Paulo/SP

Mensagempor Cursino » 12 Mar 2008, 09:31

Ontem eu abri o carbura da criança...
Tava sujo de doer e as tavas das agulhas estavam 1 canal abaixo da regulagem original (mistura mais rica), voltei pra original. A mangueira de vácuo do 1º e 2º estágios estava rasgada, bem no niple do 2º estágio. A mangueira de gasolina estava ressecada e vazou, só fui ver depois de montado :-x Tive que desmontar td de novo, mas em 40 min resolvi a parada. Agora preciso acertar a lenta, que está instável, creio eu que seja somente a regulagem do parafuso, só q eu não tenho chave p/ isso hehe, vou comprar hj.
Fora isso, a moto que antes estava "gorda" agora está desenvolvendo muito bem, e espero eu, mais econômica. Acho q as agulhas desreguladas explicam isso.

Abraços
11-7893-1264
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor Cursino » 12 Mar 2008, 14:46

Acertei o parafuso da mistura da lenta agora, a potranca ficou 600, agora ando só "na casquinha", onde antes eu tinha q enrolar o cabo. A partida que já era fácil, agora ficou melhor ainda, vou ver como ela se comporta amanhã de manhã. Hoje, como o ar estava muito fechado, tive de usar o afogador p/ a partida.
Os engasgos aos 3000 rpm pararam.
11-7893-1264
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor TREXEIRO » 12 Mar 2008, 18:01

VELHO USAR O AFOGADOR PARA A PRIMEIRA PARTIDA DO DIA NÃO É PECADO, ASSIM A MISTURA FICA MAIS RICA E A POTRA PAGA DICARA :-! :-! :-!
TREXEIRO
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

São Paulo/SP

Mensagempor Cursino » 13 Mar 2008, 09:29

TREXEIRO escreveu:VELHO USAR O AFOGADOR PARA A PRIMEIRA PARTIDA DO DIA NÃO É PECADO, ASSIM A MISTURA FICA MAIS RICA E A POTRA PAGA DICARA :-! :-! :-!

Eu sei, e eu acho isso até normal. Antes pegava sem afogador pq tava com um puta excesso de combustível. Fora isso, desde que eu montei o carbura limpo nela, o motor tá com um barulho estranho, parece até batida de válvulas, só q é só em marcha lenta, acelerando não se ouve, muito estrtanho isso, será q não tá subindo óleo pro cabeçote em marcha lenta? Q q isso tem a ver com o carbura?
11-7893-1264
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor TREXEIRO » 13 Mar 2008, 15:48

QTOS. RPM TA A LENTA, A MINHA FICA ENTRE 1300/1500 , E O TEC, TEC É NORMAL, AGORA SE ESTA ENCUCADO DA UMA VERIFICADA NAS ABERTURA DAS VÁLVULAS :-!
TREXEIRO
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

São Paulo/SP

Mensagempor Cursino » 13 Mar 2008, 17:31

acabei de vir do mexanico e ele disse q o tec tec é de alguma outra coisa vibrando, mas não é nada de grave com o motor da potranca.
a marcha lenta da minha tá em 1000 rpm fria e 1300-1400 quente (resguardando o erro do painel)
11-7893-1264
Cursino
Matraca
Matraca

NX4 Falcon
Mogi das Cruzes/SP

Mensagempor Ligeirinho99 » 25 Set 2013, 21:20

A minha estava uma m... mandei limpar o carburador duas vezes, regular, etc e NADA! Engasgando entre 2900 e 3200, e 4500 (em 5ª marcha) rpm mexi em tudo que foi conector, já estava até duvidando da capacidade do meu mecânico que, até então só tinha mandado bem nas manutenções, e no final das contas: Um fio partido lá na pontinha do conector do CDI. RESOLVIDO!
Ligeirinho99
Moita
Moita

XT600E 4MW
Cascavel/PR

Voltar para Motor

• Patrocinador
DLIVE!