• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
bibbos!

Troca da vela? Como?

Dúvidas e informações sobre motor, carburação e câmbio.
  • Patrocinador
RONCO!

Mensagempor DiegoF » 09 Abr 2009, 15:06

Perdoem-me a tremenda burrice mas não achei no manual... Como troco a vela da Tenebrosa? Preciso tirar o tanque (2VG)?
DiegoF
Moita
Moita

Sao Bernardo do Campo/SP

Mensagempor Ike&Marina » 09 Abr 2009, 15:41

Dinelli diz:
vela não se troca
Dinelli diz:
queimou, pega outra. E há opção em acender com fósforo ou isqueiro.
Dinelli diz:
e tem umas velas turbinadas por aí.
Dinelli diz:
algumas queimam durante 7 dias, e são muito boas pra espantar visita de paulista. eh eh

ACHEI ESSA AQUI É BEM INTERESSANTE... :-! :-! :-!
Ike&Marina
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

XT1200Z Super
CURITIBA/PR

Mensagempor TREXEIRO » 09 Abr 2009, 18:06

isaackovic escreveu:Perdoem-me a tremenda burrice mas não achei no manual... Como troco a vela da Tenebrosa? Preciso tirar o tanque (2VG)?

Precisa sim, e não saber para mim não é burrice, é simplesmente não ter conhecimento, e forun são para estas coisas :-!

Tome cuidado para retirar a vela velha, so retire qdo. o motor estiver totalmente frio, as vezes ela cola a rosca e complica tudo, borrife um pouco de WD40 ou similar e espere um pouco para ele penetrar na rosca, assim fica mais facil.
E O Sr. DISSE ....TREXEIRO VC ESTA INDO POR UM MAL CAMINHO FILHO...
EU RESPONDI... NÃO ESQUENTA NÃO Sr. TAVA INDO DE TÉNÉRÉ !
TREXEIRO
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

São Paulo/SP

Mensagempor Sfaier_ » 10 Abr 2009, 01:00

Também não vá "arroxar" na hora do aperto.
Rosqueie a vela até o final. Depois disso, para finalizar, dê mais um quarto de volta. É aperto suficiente. :-!
Sfaier_

Mensagempor DiegoF » 10 Abr 2009, 12:31

Trexeiro,

valeu a dica mas agora desmontei a moto inteira e simplesmente nao faco ideia de como tirar a vela. Vou ter que tirar o motor tambem? Que p*. Outra coisa: a Te nao tem chave de vela no jogo de ferramentas, certo? Pelo amor de Deus me deem uma luz porque eu nem to afim de montar a moto sem trocar a p* da vela.
DiegoF
Moita
Moita

Sao Bernardo do Campo/SP

Mensagempor Sfaier_ » 10 Abr 2009, 13:22

Se vc não estivesse tão longe, eu ia em pessoa te ajudar! a gente ia, com certeza, fazer um apavoro na sua motoca! :twisted:
Sfaier_

Mensagempor Wilsonvelho » 10 Abr 2009, 13:45

bem como se troca a vela de uma moto e facil e so usar uma chave apropriada e pronto vela trocada e tudo em festa
brinacadeira
nao tem necesidade de tirar o tanque mas tem que estar fria senao vai queimar a mao

1 braço do veio

CHURRA DO RIBA II EU FUI. MORRETES EU FUI\:D/ SERRA DA CANASTRA EU FUI E SOZINHO. 21/24 de 04 de 05 STL EU FUI.
II SAIDEIRA EU FUI E FOI MARAVILHOSO.
IV REUNIAO NACIONAL EU TAVA LA E FOI 600
NOVO TEL.9961-0027 OU 8088930 :-!V NACIONAL NOIS FOI E PROXIMO NOIS VAI
Wilsonvelho
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São Paulo/SP

Mensagempor Beto Carvalho » 10 Abr 2009, 15:51

Não esquece de fazer uma limpeza/verificar se ao redor da vela não tem sujeira, as vezes a roda dianteira pode jogar umas pedrinhas ou barro ali e quando tu tira a vela e não fez a limpeza isso pode cair dentro do cilindro ai já era
Beto Carvalho
beto.600@hotmail.com
Beto Carvalho
Falador
Falador

XT600E 4MW
Horizontina/RS

Mensagempor TREXEIRO » 11 Abr 2009, 10:17

isaackovic escreveu:Trexeiro,

valeu a dica mas agora desmontei a moto inteira e simplesmente nao faco ideia de como tirar a vela. Vou ter que tirar o motor tambem? Que p*. Outra coisa: a Te nao tem chave de vela no jogo de ferramentas, certo? Pelo amor de Deus me deem uma luz porque eu nem to afim de montar a moto sem trocar a p* da vela.

Não estou entendo porque tanta dificuldade em soltar a vela, se ela estiver colada tome muito cuidado pois a rosca pode ser danificada #-o , geralmente se usa uma chave com prolongador articulado para soltar a mardita, agora se estiver muito dificil, va ate um mecanico que tenha a chave certa, so coloca o tanque com os dois parafusos que prendem no quadro e vai a luta , depois de trocada vc coloca os parafusos da carenagem, realmente soltar a vela da 2VG é um pé no saco, em algumas vezes consegui so soltando o radiador mas mesmo assim é um porre, ja vi casos de encharcarem a camara e combustão com óleo para lubrificar por dentro para soltar a porra da vela, isso se faz dando um purgante nela ate encharcar a vela e o motor morrer, ai se da um tempo e tenta soltar , geralmente sai, mas esta opracão deve ser feita so por quem tem muita experiencia em mecanica, pois se mesmo assim vc não conseguir tirar a vela o motor não pegara mais pois a vela vai estar totalmente encharcada de óleo.
TREXEIRO
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

São Paulo/SP

Mensagempor Zébuscapé » 11 Abr 2009, 13:17

Trexeiro....kkkk
SOLTAR O TANQUE PARA TIRAR A VELA....
tu tá é ficando estranho...kkkkk

Desculpe amigo véio... mas NUM PRECISA NÃO.....kkkkk

Tem que ter a chave de vela e no kit de chaves original tem uma outra chave que encaixa na chave de vela como se ela fosse uma porca... não da para usar os furos para girar, mas da para prender a chave de vela pelo sextavado com a outra chave e abrir... a minha sai FACINHO.....kkkkk
Detalhe é bom dar um jato de ar se tiver antes para não cair sujeira da região para dentro do motor e tb quando colocar a vela é so encostar com a mão e depois girar de 1/4 a 1/2 volta e pronto... nada de ficar arrochando...

Trexeiro desculpa ai... ....
XTZ 750 FAZENDO 20 KM/LITRO e chegando nos 200km/h de final....
http://www.forumxt600.com.br/forum/colaboradores.php COLABOREM
CG 125 1991, NX 150 1993, XLX 250 1990, XT600Z ténéré 1990, DL 650 Vstron 2009, XT 600 2002, XTZ 750 1997eXT660-2008
Zébuscapé
Zelador
Zelador

XTZ750 Super
Porto Alegre/RS

Mensagempor TREXEIRO » 13 Abr 2009, 09:00

Zébuscapé escreveu:Trexeiro....kkkk
SOLTAR O TANQUE PARA TIRAR A VELA....
tu tá é ficando estranho...kkkkk

Desculpe amigo véio... mas NUM PRECISA NÃO.....kkkkk

Tem que ter a chave de vela e no kit de chaves original tem uma outra chave que encaixa na chave de vela como se ela fosse uma porca... não da para usar os furos para girar, mas da para prender a chave de vela pelo sextavado com a outra chave e abrir... a minha sai FACINHO.....kkkkk
Detalhe é bom dar um jato de ar se tiver antes para não cair sujeira da região para dentro do motor e tb quando colocar a vela é so encostar com a mão e depois girar de 1/4 a 1/2 volta e pronto... nada de ficar arrochando...

Trexeiro desculpa ai... ....

Não tenho esta chave, então arranco o tanque :-!
TREXEIRO
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

São Paulo/SP

Mensagempor SevenBSB » 10 Nov 2009, 23:09

O companheiro Alex aqui de Brasília me explicou como tirar a vela da Té sem tirar o tanque, assim como o Zé disse, usando o seguinte jogo de ferramentas:

Soquete estriado longo de 18mm
Imagem

Junta universal
Imagem

Extensão de 1/2 longa
Imagem

Cabo de força:
Imagem

Espero que seja de ajuda!

:-!
Ténéré 1991 - O Corcel Negro!!!
Imagem
http://www.cerradoextremo.com.br
SevenBSB
Matraca
Matraca

Ténéré 2VG
DR 650 - 1995/DF

Mensagempor Joel Pavan » 24 Nov 2011, 11:35

Acabei de gastar 40 pilas num soquete 18mm longo e numa articulação universal para tirar a maledeta da vela. Que raiva! Bota lugarzinho endemoniado...

Abrax!
XT600 99 RELOADED
EX - VIRAGO 250 99
EX - SUZUKI INTRUDER 250 96
EX - TITAN 150 2003
Joel Pavan
Matraca
Matraca

XT600E 4MW
IJUI/RS

Mensagempor fresa » 24 Nov 2011, 11:46

SevenBSB escreveu:O companheiro Alex aqui de Brasília me explicou como tirar a vela da Té sem tirar o tanque, assim como o Zé disse, usando o seguinte jogo de ferramentas:

Soquete estriado longo de 18mm
Imagem

Junta universal
Imagem

Extensão de 1/2 longa
Imagem

Cabo de força:
Imagem

Espero que seja de ajuda!

:-!

boa! :-!
Ténéré azul e amarela com dois olhos...
um sonho antigo que Deus me ajudou a realizar!
...vendida recentemente. Em 2015 provavelmente uma 66!
fresa
Matraca
Matraca

Ténéré 2VG
Zona Sul - São Paulo/SP

Mensagempor Marcos » 30 Nov 2011, 10:01

isaackovic escreveu:Trexeiro,

Não precisa tirar o motor meu caro, o que você precisa é de FERRAMENTA.

Há diversos modelos de chaves de vela no mercado.
Eu suponho que o pivo do seu problema é ferramenta.
Se você tiver a chave certa... (chave de vela - NÃO chave estrela, de boca, soquete, alicate...) a danada sai.

Quando for fazer o reaperto, coloque manualmente a vela. Quando encostar e travar, com a CHAVE DE VELA, de mais 1/4 de volta para travar a danada e não detonar a rosca.

É importante você ter em mãos o código da vela (tem no manual do proprietário) para na hora da compra você ter certeza de que a vela que que estão te vendendo, é a indicada, a correta.

E antes de colocar, verifique o folga do eletrodo, se está dentro do especificado. :-!
Não faça do seu veículo uma arma!
Marcos
Matraca
Matraca

XT600E 4MW
Curitiba/PR

Voltar para Motor

• Patrocinador
DLIVE!