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TESTANDO O REGULADOR/RETIFICADOR DE TENSÃO

Sistema elétrico, ignição, luzes e bateria.
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NACIONAL CLUBE XT600!

Mensagempor Kelsen Pereira » 10 Ago 2004, 17:17

Incentivado por diversas duvidas e problemas citados no site a respeito do sistema de retificação e regulação na XTÊS , modestamente estou abrindo mais este topico.
---------------------------- PROCEDIMENTOS----------------------------
I- Com o ohmimetro verifique se há alguma indicação de valor de resistencia entre os bornes (Positivo) e o (Negativo "carcaça do Ret/Reg" ) na saida do retificador. O valor deverá ser infinito .

II - Com o ohmimetro verifique se os diodos do retificador/regulador estão em boas condições

III- Coloque uma bateria com carga normal na motocicleta

IV - Com a motor fucionando ( moto parada ) efetue a medição da corrente de carga ( abrindo o conector do cabinho vermelho que sai da bateria e inserindo no circuito um miliamperimetro ) , mude o regime de giro e da carga eletrica ligando e desligando o farol . Deve-se observar uma estabilidade no valor desta corrente . Na minha ocorreu na ordem de 0,45 Amp ou 450mA . O Fluxo de corrente não poderá dar sinal negativo pois isto indica que a bateria ao invéz de estar sendo carregada , estar fornecendo energiaV- Verifique nas condições IV se a tensão apresenta-se normal , sem grandes variações . (na minha este valor ficou entre 14,2 V e 14,6 V)

Dá pra observar que não é um procedimento simples para um profissional especifico em mecanica mas qualquer engenheiro ou tecnico de nivel medio em eletro/eletronica farão estes testes com facilidade pois trata-se de uma ponte retificadora trifasica com um regulador do tipo "shunt' .
Ocorrendo as condições de testes acima citadas seu regulador estará OK.

OBS - Para garantir um desempenho eficiente deste componente proceda com a otimização da dissipação de calor conforme topico " PRECAUÇÕES C/REGULADOR DE TENSÃO" modestamente aberto para para ajudar aos colegas e baseado em experiencia vivida por mim com o problema.
Anexos
RT.zip
(10.82 KiB) Baixado 2644 vezes
Editado pela última vez por Kelsen Pereira em 04 Nov 2004, 15:56, em um total de 5 vezes.
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Mensagempor Ribeiro_Diderot » 14 Ago 2004, 20:05

Valeu Kelsen :wink:
Vasculhando e vendo as fotos bateu uma saudade imensa do Velho Clubão!!!
Saúde melhorando... logo logo é Nóis traveis!!! IIIEEEBAAAA!!!!
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Mensagempor Sheine » 31 Ago 2004, 18:08

Olá amigo Ribeiro é isto mesmo!
Onde aprendeu a fazer este procedimento?
Eu já fiz exatamente isto!
Foi no manual?
Depois vc me fala!
Abração!

Sheine
"Ténéré pau prá toda obra".
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Mensagempor Ribeiro_Diderot » 31 Ago 2004, 20:08

Sheine... eu aprendi com um tal de Kelsen Pereira, ele é do Clube XT600, um carinha muito legal por sinal. Ele criou um tópico pra explicar sobre isso, não sei se ele pegou do manual ou não, mas é assim mesmo né?.
Sheine, da uma olhadinha nesse tópico aqui e veja que interessante: :twisted:
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2924
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Mensagempor Kelsen Pereira » 31 Ago 2004, 22:06

Ribeiro_Diderot escreveu:Sheine... eu aprendi com um tal de Kelsen Pereira, ele é do Clube XT600, um carinha muito legal por sinal. Ele criou um tópico pra explicar sobre isso, não sei se ele pegou do manual ou não, mas é assim mesmo né?.
Sheine, da uma olhadinha nesse tópico aqui e veja que interessante: :twisted:
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2924

:o
Ribeiro, fico orgulhôso em ser conceituado como um cara legal embora tambem tenha aprendido muito aquí no Clube XT.
Não saberei dizer se o manual contempla as informações contidas no topico que criei mas afirmo que isto é uma rotina muito simples para quem tem formação em eletrica , (ou) eletronica e conhece a função do componente a ser testado. Aproveitando a conversa , se tiveres curiosidades , dê um CLICK em http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2525 pois modestamente considero êste topico importante para aqueles que como nós , gostam de conhecer , resolver e prevenir problemas nas maquinas .
Kelsen
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Mensagempor Ribeiro_Diderot » 31 Ago 2004, 23:07

Legal e colaborativo :-D são pessoas como vc que fazem desse Clube o que ele é :wink: continue assim ;-)
Um abração.
Vasculhando e vendo as fotos bateu uma saudade imensa do Velho Clubão!!!
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Mensagempor Luciano_SR » 08 Set 2004, 14:29

Kelsen Pereira escreveu:II - Com o ohmimetro verifique se os diodos do retificador/regulador estão em boas condições



Kelsen,

Poderia explicar um pouco melhor como verificar estes diodos?

Eu acho que o meu foi pro beleleu.

Fiz as medicoes hoje, olhe aqui:

http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=3273

Espero que possa me ajudar.
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Mensagempor graccula » 07 Jun 2005, 13:12

Kelsen,

Cara, eu já li todos os tópicos sobre o retificador e estou aprendendo pra caramba, valeu mesmo!

Eu não sou engenheiro, na verdade sou programador de computador, mas adoro fuçar em eletrônica. Já até me arrisquei a montar alguns aparelhos eletrônicos como testadores de bancada. Mas nunca passei disso.

Eu estava meio contrariado em ter que mexer nessa parte da minha moto, mas acho q vou ter que por a mão na massa, pois a minha Tenere está apresentando os 'sintomas' que vcs descreveram pelos tópicos sobre o assunto.

Não fiz a medição da corrente de carga ainda, mas só pela medição da voltagem já deu pra perceber que alguma coisa está errada.

O que está acontecendo é que na marcha lenta, com tudo desligado, farol, luz de freio, ect, a voltagem nos polos da bateria é de aproximadamente 12,3 volts. Qndo eu ligo o farol, e piso no freio, esse valor cai para até 11, 4 volts.

Vou verificar as etapas que vc mencionou acima e depois posto o resultado aqui. Só fiquei curioso qnto a uma coisa. Pq pagar 35 a 100 e tantos reais por um retificador. Pelo esquema q vc montou no PDF parece ser bem simples de montar ou mesmo de substituir componentes defeituosos.

A minha dúvida no entanto é sobre a parte do diagrama que é o regulador de voltagem, em paralelo com a bateria. Esse componente é um capacitor eletrolitico apenas para regular a oscilação da ponte de diodos? Ou no desenho vc fez apenas uma representação grafica de um bloco para ilustrar um componente mais complexo?

Valeu!
[]s
Graccs
---
Sem moto, sem lenço e sem documento...
Mas de capacete, sempre!
E uns parafusos no lugar da clavícula!
---
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graccula
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Mensagempor Kelsen Pereira » 09 Jun 2005, 22:21

graccula escreveu:Kelsen,

Cara, eu já li todos os tópicos sobre o retificador e estou aprendendo pra caramba, valeu mesmo!

Eu não sou engenheiro, na verdade sou programador de computador, mas adoro fuçar em eletrônica. Já até me arrisquei a montar alguns aparelhos eletrônicos como testadores de bancada. Mas nunca passei disso.

Eu estava meio contrariado em ter que mexer nessa parte da minha moto, mas acho q vou ter que por a mão na massa, pois a minha Tenere está apresentando os 'sintomas' que vcs descreveram pelos tópicos sobre o assunto.

Não fiz a medição da corrente de carga ainda, mas só pela medição da voltagem já deu pra perceber que alguma coisa está errada.

O que está acontecendo é que na marcha lenta, com tudo desligado, farol, luz de freio, ect, a voltagem nos polos da bateria é de aproximadamente 12,3 volts. Qndo eu ligo o farol, e piso no freio, esse valor cai para até 11, 4 volts.

Vou verificar as etapas que vc mencionou acima e depois posto o resultado aqui. Só fiquei curioso qnto a uma coisa. Pq pagar 35 a 100 e tantos reais por um retificador. Pelo esquema q vc montou no PDF parece ser bem simples de montar ou mesmo de substituir componentes defeituosos.

A minha dúvida no entanto é sobre a parte do diagrama que é o regulador de voltagem, em paralelo com a bateria. Esse componente é um capacitor eletrolitico apenas para regular a oscilação da ponte de diodos? Ou no desenho vc fez apenas uma representação grafica de um bloco para ilustrar um componente mais complexo?

Valeu!
[]s
Graccs

Correto Graccula o retificador em sí é apenas a ponte trifasica (06 diodos) mas o complicado é fazer algo hibrido e pequeno para fazer a regulação que infelizmente é do tipo "Shunt" . Melhor é ter cuidado e não deixa-lo queimar facilitando a dissipação de calor.
O regulador em sí é um circuito a semicondutores e que no original da XT, é um CI Hibrido e muito pequeno para a potencia que ele administra.
Kelsen Pereira
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