• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
Pró-Racing Suspensões!

TESTANDO O REGULADOR/RETIFICADOR DE TENSÃO

Sistema elétrico, ignição, luzes e bateria.
  • Patrocinador
NACIONAL CLUBE XT600!

Mensagempor Kelsen Pereira » 10 Ago 2004, 17:17

Incentivado por diversas duvidas e problemas citados no site a respeito do sistema de retificação e regulação na XTÊS , modestamente estou abrindo mais este topico.
---------------------------- PROCEDIMENTOS----------------------------
I- Com o ohmimetro verifique se há alguma indicação de valor de resistencia entre os bornes (Positivo) e o (Negativo "carcaça do Ret/Reg" ) na saida do retificador. O valor deverá ser infinito .

II - Com o ohmimetro verifique se os diodos do retificador/regulador estão em boas condições

III- Coloque uma bateria com carga normal na motocicleta

IV - Com a motor fucionando ( moto parada ) efetue a medição da corrente de carga ( abrindo o conector do cabinho vermelho que sai da bateria e inserindo no circuito um miliamperimetro ) , mude o regime de giro e da carga eletrica ligando e desligando o farol . Deve-se observar uma estabilidade no valor desta corrente . Na minha ocorreu na ordem de 0,45 Amp ou 450mA . O Fluxo de corrente não poderá dar sinal negativo pois isto indica que a bateria ao invéz de estar sendo carregada , estar fornecendo energiaV- Verifique nas condições IV se a tensão apresenta-se normal , sem grandes variações . (na minha este valor ficou entre 14,2 V e 14,6 V)

Dá pra observar que não é um procedimento simples para um profissional especifico em mecanica mas qualquer engenheiro ou tecnico de nivel medio em eletro/eletronica farão estes testes com facilidade pois trata-se de uma ponte retificadora trifasica com um regulador do tipo "shunt' .
Ocorrendo as condições de testes acima citadas seu regulador estará OK.

OBS - Para garantir um desempenho eficiente deste componente proceda com a otimização da dissipação de calor conforme topico " PRECAUÇÕES C/REGULADOR DE TENSÃO" modestamente aberto para para ajudar aos colegas e baseado em experiencia vivida por mim com o problema.
Anexos
RT.zip
(10.82 KiB) Baixado 2644 vezes
Editado pela última vez por Kelsen Pereira em 04 Nov 2004, 15:56, em um total de 5 vezes.
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 14 Ago 2004, 20:05

Valeu Kelsen :wink:
Vasculhando e vendo as fotos bateu uma saudade imensa do Velho Clubão!!!
Saúde melhorando... logo logo é Nóis traveis!!! IIIEEEBAAAA!!!!
diderot@email.com
Abração.
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Ténéré 2VG
Itanhaém, SP/SP

Mensagempor Sheine » 31 Ago 2004, 18:08

Olá amigo Ribeiro é isto mesmo!
Onde aprendeu a fazer este procedimento?
Eu já fiz exatamente isto!
Foi no manual?
Depois vc me fala!
Abração!

Sheine
"Ténéré pau prá toda obra".
Sheine
Falador
Falador

XTZ750 Super
Santa Rita do Sapucaí/MG

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 31 Ago 2004, 20:08

Sheine... eu aprendi com um tal de Kelsen Pereira, ele é do Clube XT600, um carinha muito legal por sinal. Ele criou um tópico pra explicar sobre isso, não sei se ele pegou do manual ou não, mas é assim mesmo né?.
Sheine, da uma olhadinha nesse tópico aqui e veja que interessante: :twisted:
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2924
diderot@email.com
Abração.
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Ténéré 2VG
Itanhaém, SP/SP

Mensagempor Kelsen Pereira » 31 Ago 2004, 22:06

Ribeiro_Diderot escreveu:Sheine... eu aprendi com um tal de Kelsen Pereira, ele é do Clube XT600, um carinha muito legal por sinal. Ele criou um tópico pra explicar sobre isso, não sei se ele pegou do manual ou não, mas é assim mesmo né?.
Sheine, da uma olhadinha nesse tópico aqui e veja que interessante: :twisted:
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2924

:o
Ribeiro, fico orgulhôso em ser conceituado como um cara legal embora tambem tenha aprendido muito aquí no Clube XT.
Não saberei dizer se o manual contempla as informações contidas no topico que criei mas afirmo que isto é uma rotina muito simples para quem tem formação em eletrica , (ou) eletronica e conhece a função do componente a ser testado. Aproveitando a conversa , se tiveres curiosidades , dê um CLICK em http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2525 pois modestamente considero êste topico importante para aqueles que como nós , gostam de conhecer , resolver e prevenir problemas nas maquinas .
Kelsen
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 31 Ago 2004, 23:07

Legal e colaborativo :-D são pessoas como vc que fazem desse Clube o que ele é :wink: continue assim ;-)
Um abração.
diderot@email.com
Abração.
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Ténéré 2VG
Itanhaém, SP/SP

Mensagempor Luciano_SR » 08 Set 2004, 14:29

Kelsen Pereira escreveu:II - Com o ohmimetro verifique se os diodos do retificador/regulador estão em boas condições

Kelsen,

Poderia explicar um pouco melhor como verificar estes diodos?

Eu acho que o meu foi pro beleleu.

Fiz as medicoes hoje, olhe aqui:

http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=3273

Espero que possa me ajudar.
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor graccula » 07 Jun 2005, 13:12

Kelsen,

Cara, eu já li todos os tópicos sobre o retificador e estou aprendendo pra caramba, valeu mesmo!

Eu não sou engenheiro, na verdade sou programador de computador, mas adoro fuçar em eletrônica. Já até me arrisquei a montar alguns aparelhos eletrônicos como testadores de bancada. Mas nunca passei disso.

Eu estava meio contrariado em ter que mexer nessa parte da minha moto, mas acho q vou ter que por a mão na massa, pois a minha Tenere está apresentando os 'sintomas' que vcs descreveram pelos tópicos sobre o assunto.

Não fiz a medição da corrente de carga ainda, mas só pela medição da voltagem já deu pra perceber que alguma coisa está errada.

O que está acontecendo é que na marcha lenta, com tudo desligado, farol, luz de freio, ect, a voltagem nos polos da bateria é de aproximadamente 12,3 volts. Qndo eu ligo o farol, e piso no freio, esse valor cai para até 11, 4 volts.

Vou verificar as etapas que vc mencionou acima e depois posto o resultado aqui. Só fiquei curioso qnto a uma coisa. Pq pagar 35 a 100 e tantos reais por um retificador. Pelo esquema q vc montou no PDF parece ser bem simples de montar ou mesmo de substituir componentes defeituosos.

A minha dúvida no entanto é sobre a parte do diagrama que é o regulador de voltagem, em paralelo com a bateria. Esse componente é um capacitor eletrolitico apenas para regular a oscilação da ponte de diodos? Ou no desenho vc fez apenas uma representação grafica de um bloco para ilustrar um componente mais complexo?

Valeu!
[]s
Graccs
---
Sem moto, sem lenço e sem documento...
Mas de capacete, sempre!
E uns parafusos no lugar da clavícula!
---
graccula
Matraca
Matraca

Sao Paulo/SP

Mensagempor Kelsen Pereira » 09 Jun 2005, 22:21

graccula escreveu:Kelsen,

Cara, eu já li todos os tópicos sobre o retificador e estou aprendendo pra caramba, valeu mesmo!

Eu não sou engenheiro, na verdade sou programador de computador, mas adoro fuçar em eletrônica. Já até me arrisquei a montar alguns aparelhos eletrônicos como testadores de bancada. Mas nunca passei disso.

Eu estava meio contrariado em ter que mexer nessa parte da minha moto, mas acho q vou ter que por a mão na massa, pois a minha Tenere está apresentando os 'sintomas' que vcs descreveram pelos tópicos sobre o assunto.

Não fiz a medição da corrente de carga ainda, mas só pela medição da voltagem já deu pra perceber que alguma coisa está errada.

O que está acontecendo é que na marcha lenta, com tudo desligado, farol, luz de freio, ect, a voltagem nos polos da bateria é de aproximadamente 12,3 volts. Qndo eu ligo o farol, e piso no freio, esse valor cai para até 11, 4 volts.

Vou verificar as etapas que vc mencionou acima e depois posto o resultado aqui. Só fiquei curioso qnto a uma coisa. Pq pagar 35 a 100 e tantos reais por um retificador. Pelo esquema q vc montou no PDF parece ser bem simples de montar ou mesmo de substituir componentes defeituosos.

A minha dúvida no entanto é sobre a parte do diagrama que é o regulador de voltagem, em paralelo com a bateria. Esse componente é um capacitor eletrolitico apenas para regular a oscilação da ponte de diodos? Ou no desenho vc fez apenas uma representação grafica de um bloco para ilustrar um componente mais complexo?

Valeu!
[]s
Graccs

Correto Graccula o retificador em sí é apenas a ponte trifasica (06 diodos) mas o complicado é fazer algo hibrido e pequeno para fazer a regulação que infelizmente é do tipo "Shunt" . Melhor é ter cuidado e não deixa-lo queimar facilitando a dissipação de calor.
O regulador em sí é um circuito a semicondutores e que no original da XT, é um CI Hibrido e muito pequeno para a potencia que ele administra.
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Voltar para Sistema Elétrico

• Patrocinador
proracing!