• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
DLIVE!

Problema Eletrico: Estator ou Regulador?

Sistema elétrico, ignição, luzes e bateria.
  • Patrocinador
forcalivre!

Mensagempor Luciano_SR » 03 Set 2004, 20:24

PROBLEMA RESOLVIDO!!!

Veja detalhes a partir da Página 5

Pessoal,

Já li, re-li e pesquisei varias vezes no forum e no manual de servicos da moto.

Bom, minha Té largou mao de segurar carga na bateria. Quarta-Feira eu saí com ela de manha, foi uma boa, voltei pra casa, almocei, quando ia sar denovo a tarde, nada de pegar, mal girava o motor de partida.

Na quinta-feira, liguei a moto fazendo uma ligacao na bateria do carro e fui medir. Estava dando 12.3 V na bateria. #-o Acelerando, subia para 13.5 V.

Pergunta: isso é estator ou regulador de tensao? Como posso testar um ou o outro?

Já verifiquei as coneccoes, dei uma geral no chicote eletrico dela (desmontei minha tenere pela primeira vez hj! Tirei tudo), e nada.

O manual de servicos dá os valores para medir o estador, porem, diz para medir "no local que mostra a foto", só que a foto é um borrao preto que nao enxerguei nada.

Tem algum jeito de saber se tem fuga de corrente (decorrente de algum curto no sistema)? Como é o procedimento?
Eu liguei o multimetro em um dos bornes da bateria e tentei medir a corrente com a chave desligada, e estava dando 0 mA. Imagino entao que curto nao eh problema.

Bom, espero que alguma alma caridosa me ajude!

Um abraco!
Editado pela última vez por Luciano_SR em 21 Set 2005, 12:11, em um total de 1 vez.
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor KAKO » 04 Set 2004, 00:23

Olá Toco.....gato elétrico é sóda mesmo... #:-( ....mas tudo bem..vá com calma e passo a passo....ok.

1- Vc já verificou se está algo em curto..ok...pelo seu relato está blz..!

2- Faça o segte....ligue o multimetro em série..entre o borne e o cabo...acho que é no negativo...
ligue o motor e acelere até uns 3 a 4 mil rpm, com os farois ligados...
Tem que chegar em torno de 14 Ah...!!!! por favor ..se eu estiver errado, me corrijam...

3- A bateria perdeu carga.....voce deve verificar a densidade e dar carga lenta....acima de 24 hs.....essa bateria vai completar 2 anos...e foi bem cuidada...

4- veja se consegue um regulador emprestado e substitua para testar.
Acho bem provável que seja o regulador...

5- Acho pouco provável que seja o estator...ele é novo...e se estivesse queimado, não carregaria nada.....

Bem..o restante é detalhe...cabos bem fixados, ausencia de zinabre, etc...

vá com calma que tu acha o gato.

abraço boa sorte
KAKO
Ténérés 250 e 600
São Paulo
KAKO
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
por aí/SP

Mensagempor Kelsen Pereira » 05 Set 2004, 08:08

Luciano_SR escreveu:Pessoal,

Já li, re-li e pesquisei varias vezes no forum e no manual de servicos da moto.

Bom, minha Té largou mao de segurar carga na bateria. Quarta-Feira eu saí com ela de manha, foi uma boa, voltei pra casa, almocei, quando ia sar denovo a tarde, nada de pegar, mal girava o motor de partida.

Na quinta-feira, liguei a moto fazendo uma ligacao na bateria do carro e fui medir. Estava dando 12.3 V na bateria. #-o Acelerando, subia para 13.5 V.

Pergunta: isso é estator ou regulador de tensao? Como posso testar um ou o outro?

Já verifiquei as coneccoes, dei uma geral no chicote eletrico dela (desmontei minha tenere pela primeira vez hj! Tirei tudo), e nada.

O manual de servicos dá os valores para medir o estador, porem, diz para medir "no local que mostra a foto", só que a foto é um borrao preto que nao enxerguei nada.

Tem algum jeito de saber se tem fuga de corrente (decorrente de algum curto no sistema)? Como é o procedimento?
Eu liguei o multimetro em um dos bornes da bateria e tentei medir a corrente com a chave desligada, e estava dando 0 mA. Imagino entao que curto nao eh problema.

Bom, espero que alguma alma caridosa me ajude!

Um abraco!

Luciano , devido ao valores encontrados na medição da tensão , ( acredito ter sido feita sem estar tungada) pessoalmente testaria o regulador de tensão , recarregaria a bateria deixando-a desligada por um tempo necessario para apresentar o problema e só após este tempo é que daria partida na moto para verificar se a descarga estava sendo feita atravéz de seus elementos interno e aí sim seria possivel eliminar a causa do problema caso fôsse bateria ou regulador de tensão.
Dá uma clickada no "link" abaixo pois nêle terá valores como referência para seus testes .
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2924
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Mensagempor caique » 06 Set 2004, 21:30

Pessoal, hoje a cavala me deixou na mao, era a bateria, apenas alguns dias parada e a bateria secou. Bastou uma chupeta e o motorzao voltou a vida. Alguem sabe como medir fuga de corrente? Tenho um multimetro.

Outro dia fiquei no meio da castelo branco.. pareceu o mesmo problema...

abs

Pessoal, eu tinha criado um topico com a duvida acima, mas como a duvida deste topico eh a mesma, vou transcrever aqui...

alguem sabe como medir fuga de corrente da bateria??
Caique
"Consulte sempre um advogado motociclista".
caique
Colaborativo
Colaborativo

Osasco/SP./SP

Mensagempor KAKO » 06 Set 2004, 22:39

caique escreveu:Pessoal, hoje a cavala me deixou na mao, era a bateria, apenas alguns dias parada e a bateria secou. Bastou uma chupeta e o motorzao voltou a vida. Alguem sabe como medir fuga de corrente? Tenho um multimetro.

Outro dia fiquei no meio da castelo branco.. pareceu o mesmo problema...

abs

Pessoal, eu tinha criado um topico com a duvida acima, mas como a duvida deste topico eh a mesma, vou transcrever aqui...

alguem sabe como medir fuga de corrente da bateria??

Falaí Caique..tudo bem...???

O que tu quis dizer ( a bateria secou )...ficou sem carga, ou secou mesmo...abaixou o nível da solução...???

Retire a mesma, e leve-a para acertar a densidade e fazer uma carga lenta....e depois verifique se está carregando.

Voce tem algum tipo de alarme que fica ligado direto...??? se tiver pode ser esse o motivo da descarga.

Para ver se está tendo fuga de corrente. retire o terminal do negativo e coloque o multimetro ligado em série....com tudo desligado na moto, o display tem que ficar em ZERO...!!!

é o que posso de dizer no momento.

abraço
KAKO
Ténérés 250 e 600
São Paulo
KAKO
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
por aí/SP

Mensagempor caique » 07 Set 2004, 01:15

Ola Kako...eu disse secou no sentido de que acabou a carga...acho que eh selada, nao da pra ver a solucao...

mas bastou rodar um pouco e ela (parece) que ja carregou, amanha continuo testando...

vc respondeu minha duvida sobre a fuga, tem alarme na moto e acho que o problema eh esse...

tb pode ter ocorrido de ter desligado a chave na posicao de estacionamento, ficando acesa a lanterna #-o #-o #-o

vou ficar na observacao....
Caique
"Consulte sempre um advogado motociclista".
caique
Colaborativo
Colaborativo

Osasco/SP./SP

Mensagempor Luciano_SR » 08 Set 2004, 14:34

Bom, vamos lá:

Medi hoje a corrente de carga:
Motor a 1300 rpm e farois desligados - 0.03 A (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Motor a 3000 rpm e farois desligados - 4.50 A

Motor a 1300 rpm e farois ligados - -2.50 A (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Motor a 3000 rpm e farois ligados - 0.50 A

Medi a resistencia entre o conector vermelho e a carcaça: 824 Ohms

Por curiosidade, medi a resistencia entre os polos da bateria e deu o mesmo valor.

Com a moto desligada, a corrente é 0.00 A (fui até os microamperes, menor escala do meu multimetro).

A tensao:
Desligado: 12.1 V (bateria quase sem carga, mas deu partida numa boa)

Motor a 1300 rpm e farois desligados - 12.2 V (!!!!)
Motor a 3000 rpm e farois desligados - 13.7 V

Motor a 1300 rpm e farois ligados - 11.8 V (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Motor a 3000 rpm e farois ligados - 13.0 V

Pelo jeito, o retificador foi pro beleléu! Confirmam?

Falta agora testar os diodos que o Kelsen fala no topico sobre regulador, mas nao detalhou direito.

E agora, colocar um original (este que está nela é original e foi trocado pelo KAKO a 2 anos atras) e correr o risco denovo, ou partir para um de CB, com as aletas de refrigeracao e tudo mais?!

Um abraco!!
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor Kelsen Pereira » 08 Set 2004, 21:23

Luciano_SR escreveu:Bom, vamos lá:

Medi hoje a corrente de carga:
Motor a 1300 rpm e farois desligados - 0.03 A (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Motor a 3000 rpm e farois desligados - 4.50 A

Motor a 1300 rpm e farois ligados - -2.50 A (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Motor a 3000 rpm e farois ligados - 0.50 A

Medi a resistencia entre o conector vermelho e a carcaça: 824 Ohms

Por curiosidade, medi a resistencia entre os polos da bateria e deu o mesmo valor.

Com a moto desligada, a corrente é 0.00 A (fui até os microamperes, menor escala do meu multimetro).

A tensao:
Desligado: 12.1 V (bateria quase sem carga, mas deu partida numa boa)

Motor a 1300 rpm e farois desligados - 12.2 V (!!!!)
Motor a 3000 rpm e farois desligados - 13.7 V

Motor a 1300 rpm e farois ligados - 11.8 V (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Motor a 3000 rpm e farois ligados - 13.0 V

Pelo jeito, o retificador foi pro beleléu! Confirmam?

Falta agora testar os diodos que o Kelsen fala no topico sobre regulador, mas nao detalhou direito.

E agora, colocar um original (este que está nela é original e foi trocado pelo KAKO a 2 anos atras) e correr o risco denovo, ou partir para um de CB, com as aletas de refrigeracao e tudo mais?!

Um abraco!!

Luciano , a variação da corrente no teste de carga com farol lig/desligado e o valor de 824 Ohms encontrado na medição entre os polos (+) e carcaça do retificador (-) ("para teste o regulador deverá estar totalmente desconectado do sistema"), evidencia problema do RegTensão e finalmente para TESTA-LO eu não hesitaria em colocar um outro no lugar pois acredito que este seu está danificado . Compare a regularidade no valores de corrente com o teste que fiz na minha moto e a irregularidade que vc encontrou na sua ( 0.03A á 4.5A - farois desl/lig).
Quem está mantendo a tensão é a bateria mas já será ela que irá para o sucata pois 4,5 A é um valor altissimo de carga para uma batera de 10 a 12A
OBS: Estando carregada mantenha o farol ligado pois 0,5A é um valor aceitavel em flutuação . Qualquer duvida é só apitar.
Kelsen
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Mensagempor Luciano_SR » 08 Set 2004, 21:50

Kelsen,

A medida de 864 Ohms foi com o retificador ligado no sistema... perai que vou lá medir ele desligado.....

PRONTO!

Medi cada um dos 4 conectores e teve o seguinte resultado:

653 kOhm ___ ___ 665 kOhm
1170 kOhm ___ ___ 665 kOhm

O de 1170 kOhm é o que vai o fio vermelho (saída DC), os outros três sao dos fios brancos (alternador).

Agora pergunto, o que pode ser, estator?
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor Kelsen Pereira » 08 Set 2004, 23:30

Luciano_SR escreveu:Kelsen,

A medida de 864 Ohms foi com o retificador ligado no sistema... perai que vou lá medir ele desligado.....

PRONTO!

Medi cada um dos 4 conectores e teve o seguinte resultado:

653 kOhm ___ ___ 665 kOhm
1170 kOhm ___ ___ 665 kOhm

O de 1170 kOhm é o que vai o fio vermelho (saída DC), os outros três sao dos fios brancos (alternador).

Agora pergunto, o que pode ser, estator?

Luciano , as medidas terão que ser feitas entre:
1- O polo positivo e a carcaça (negativo)
2- Entre o positivo / negativo e cada entrada do alternador é possivel medir os diodos. ( Diagrama simplificado anexo em PDF )

OBS : Descreva os pontos de medida juntamente com os respectivos valores e tenha cuidado com a leitura pois 1.17Mohm me parece estranho
pelos valores de corrente que vc descreveu anteriormente ou então o regulador interno ao contrario de apresentar fuga , abriu eletricamente pois o sintoma de variação de corrente de carga me sugere defeito no regulador
Kelsen
se vc tiver menssagers eu sou o kelepe2
Editado pela última vez por Kelsen Pereira em 08 Set 2004, 23:41, em um total de 1 vez.
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Mensagempor Luciano_SR » 08 Set 2004, 23:35

Kelsen,

Essas medidas foram tiradas entre chapinha do conector (sao quatro) e a carcaça. Essa medida de 1.17MOhm é a chapinha do polo positivo.

Tenho MSN sim, é luciano_sr @ hotmail.com

Eu procurei vc lá e nao consegui encontra-lo!

O esquema em PDF nao chegou...

Um abraco!
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor Kelsen Pereira » 09 Set 2004, 00:02

Luciano_SR escreveu:Kelsen,

Essas medidas foram tiradas entre chapinha do conector (sao quatro) e a carcaça. Essa medida de 1.17MOhm é a chapinha do polo positivo.

Tenho MSN sim, é luciano_sr @ hotmail.com

Eu procurei vc lá e nao consegui encontra-lo!

O esquema em PDF nao chegou...

Um abraco!

Luciano , meu apelido no menssager é Kelepe1 e o meu e-mail é o kelepe@hotmail.com manda pois o luciano_sr@.com foi rejeitado para transmissão
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Mensagempor Luciano_SR » 09 Set 2004, 09:59

Valeu Kelsen! A conversa ontem pelo MSN foi de muita ajuda! =D> =D>

Vou aproveitar hj de manha e instalar um outro retificador na potranca para ver se resolve.

Pessoal, vão aí mais medidas, quem sabe podem ser uteis para alguem um dia:

Todas as medidas foram feitas com o regulador/retificador desconectado do sistema.

Testando estator:

São três fios (A, B e C), medindo a resistência entre:
A-B = 1.5 Ohms
A-C = 1.5 Ohms
B-C = 1.5 Ohms
Portanto: OK

Medindo a continuidade entre A, B e C e o chassis: não há continuidade.

Retificador/Regulador de Tensão:

Medir resistencia entre a saída DC (aonde se liga o fio vermelho) e a carcaça (terra):
Fio preto do multimetro na saída e vemelho na carcaça: 1.2 MOhm
Fio vemelho do multimetro na saída e preto na carcaça: infinito
Portanto: OK (?)

Verificar os diodos do sistema (liga-se uma ponta do multimetro em um dos bornes AC do regulador e o outro na carcaça, depois, faz-se o mesmo ligando o da carcaça na saida DC):
Todas as seis medidas: ~485 (o q? essa escala está meio duvidosa... parece que falta um "ponto" em algum lugar).
Portanto: nao conclusivo, vou levar hoje para o trabalho e testar com outro multímetro.

Bom, é isso, continuo na luta e aprendendo que sistema elétrico não é uma caixa preta, o que falta é conhecimento sobre o assunto! E eu estou aprendendo muito!

Valeu pela ajuda galera!
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor Sor » 09 Set 2004, 13:23

Luciano_SR escreveu:Todas as medidas foram feitas com o regulador/retificador desconectado do sistema.

Testando estator:

São três fios (A, B e C), medindo a resistência entre:
A-B = 1.5 Ohms
A-C = 1.5 Ohms
B-C = 1.5 Ohms

Medindo a continuidade entre A, B e C e o chassis: não há continuidade.

Calma aí Toco... Esses valores que vc passou do teste do estator, deu na minha tb... igualsinho... E o meu estator tava com defeito....
Tem que se medir, com a moto ligada, um valor que vem do estator... (Ooo Fritz ajuda aí... não me lembro o procedimento, só sei que o valor tem que diminuir quando se acelera)
Sor ________ Tenere (oo) Azul ________
Sor
Falador
Falador

Ténéré 2VG
Itaúna/MG

Mensagempor Luciano_SR » 09 Set 2004, 13:56

Sor, pois é, estou começando a desconfiar seriamente do estator:

Liguei hoje o Regulador/Retificador da Sahara na Tenere. Mas antes, liguei a Sahara e medi a saida do regulador sem carga (saida desligada do sistema eletrico da moto, só os AC estavam ligados). Deu 15.0 V... jóia.

Liguei na Tenere, dei partida, e fui medir os mesmos fios: 12.2 V!!!!!! :(

Se alguem puder, meça os valores de resistencia do estador (esse lance dos fios A, B e C) para mim, assim a gente compara. [-o< [-o<

Lembre-se que fiz as medidas com a moto desligada e o plug do retificador desconectado.

Um abraço!
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor Sor » 09 Set 2004, 14:58

Medir ...., vai ser difícil... usava o multímetro da empresa e como não trabalho mais lá... lá se foi ele..hehehe.
Se quiser aparecer aqui em Itaúna... (só não vou até aí porque estou esperando visitas :roll: ),mas .... testamos uma com a outra e descobrimos o defeito. Foi só assim que consegui solucionar o problema na minha.
Sor
Falador
Falador

Ténéré 2VG
Itaúna/MG

Mensagempor Luciano_SR » 09 Set 2004, 15:05

Que coisa heim Sor! HEHEHEHEE E vc nao tem multimetro em casa? Que mecanico de FDS vc eh????

Bom, vamos aguardar alguma alma caridosa do forum medir e compararmos os valores... :smt059

Se demorar muito eu abro aquele motor e tiro o estator para dar uma olhada nele.... :smt021 :smt067 :smt071 :smt068

Fazer oq! :smt102 :smt102

É isso aí!

[]'s :smt100
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor Fernando&Carmen » 09 Set 2004, 16:46

Luciano

Se não me engano naquela vez do Sor nós comparamos as medidas de Voltagem AC do estator nos fios brancos do regulador (sempre mantendo a referencia da rotação)... e as dele eram bem mais baixas q as minhas, indicando q o estator não estava legal... :(

É bom informar q essas medidas são cretinas, pois os multímetros estão calibrados para medir AC 60Hz, e ali a frequencia é variável... mas como uma referencia de "ordem de grandeza" vale...

Não lembro os valores... o Sor parece q tinha anotado tudo e ia fazer um manualzinho, nééééé Sooor??? :twisted: :twisted:

hehehe

EU TENHO UM MULTÍMETRO AQUI!!

Mas tô sem moto, ficou na casa do meu pai... :( :(

Q dificuldade hein?? #-o

abraço
Fernando&Carmen
Zelador
Zelador

View Blog (1)
Ténéré 2VG
Santa Maria/RS

Mensagempor KAKO » 09 Set 2004, 17:25

Toco.

O estator , quando trocado foi fornecido pelo Paulão de Sumaré/S.Paulo.

Liga pra ele , qe quem sabe ele te da uma mão ( 19 - 3828.3686 )

abraço
KAKO
Ténérés 250 e 600
São Paulo
KAKO
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
por aí/SP

Mensagempor Sor » 09 Set 2004, 21:30

Qual é Toco... Um mexânico que se prese só precisa de uma chave de fenda, um bom alicate e algumas chaves de boca, mais nada... :lol:

Pô Fritz... sacanagem... tú tinha que lembrar disto?!?!?!
Até que o relato eu fiz.. já que o besta aqui #-o não colocou os valores resultantes, apenas escrevi um desabafo sobre tudo que passei até descobrir o defeito. Afinal, foram 3 meses de peregrinação e dor de cabeça. :cry:
Quando eu já estava pronto para postar tudo bem bunitinho, a empresa que eu trabalha foi vendida e fui correr atrás de outro emprego, resultado, não tive cabeça pra mais nada. Até descobri o relato feito em .doc pra depois colar no Forum, mas... não tem nada que possa ajudar.
Que isto sirva de lição... ANOTEM TUDO, DETALHE POR DETALHE, pra não esquecer e poder ajudar um amigo.
A única coisa que achei foi o que já disse: desconectei o terminal no regulador/retificador, coloquei uma ponta do multímetro na saída do fio branco (um de cada vez) e a outra no chassi da moto. Só não lembro a escala que coloquei no mult. mas o valor inicial ficava em 0,06 com a moto ligada e aumentava até 0,09 ou 0,10 qdo. deveria diminuir até prox. de 0,01 a 4.000 ~ 5.000 rpm.
Volto a repetir... todas as outras medições estavam de acordo com o manual, até a bateria oscilava em 12...13 v em marcha lenta...
Sor
Falador
Falador

Ténéré 2VG
Itaúna/MG

Mensagempor Luciano_SR » 10 Set 2004, 11:14

0,09?

0,10?

Hmmmmm.... eu heim! O que voce estava medindo Sor?? Nao lembra? Resistencia, corrente, tensão.....

[]'s!
Luciano_SR
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
São José dos Campos/SP

Mensagempor Sor » 10 Set 2004, 15:19

Toco.. de elétrica não sei nem o que significa os sinais + / - , só sei que se encostar um no outro dá o maior estouro :-D hehehe..
Brincadeira...
Lembro perfeitamente que medi os fios que saem do estador (fios brancos), só não me lembro a escala que coloquei no multímetro, mas é fato que o valor que aparecia no visor do aparelhinho ia aumentando à medida que eu acelerava... Qdo. fiz o mesmo teste na Tenere do meu amigo, o valor ficava constante em 1.500 rpm e diminuia a quase 0,01 em alta rotação.
Faça este procedimento e vê o que acontece...
Domingo devo estar por conta... se quiser, dou uma passada aí na tua casa e a gente desmonta uma e monta na outra pra sanar o problema.
Qualquer coisa... me liga.
Sor
Falador
Falador

Ténéré 2VG
Itaúna/MG

Mensagempor Kelsen Pereira » 10 Set 2004, 23:36

Pessoal , estou achando que está havendo uma pequena confusão na interpetração da gradeza eletrica que o luciano referiu-se no resultado da medição das bobinas A,B,C ( 1,5 Ohms ) pois pelo que sei a medição de resistencia em geradores e alternadores so poderá ser feita com o equipamento parado pois do contrario confudirá o resultado da medição pois assim haverá geração de tensão induzida e a unidade da grandeza a qual ele refere-se (Ohms) é atribuida para resistencia eletrica e não para tensão eletrica.
Um teste que é feito com o gerador/alternador rodando para se conhecer as quedas internas principalmente de impedancia é chamado de teste em curto circuito mas não é caso para ser usado neste pequeno grau de dificuldade do problema em discussão.
Kelsen
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Mensagempor Kelsen Pereira » 11 Set 2004, 09:06

Luciano_SR escreveu:Sor, pois é, estou começando a desconfiar seriamente do estator:

Liguei hoje o Regulador/Retificador da Sahara na Tenere. Mas antes, liguei a Sahara e medi a saida do regulador sem carga (saida desligada do sistema eletrico da moto, só os AC estavam ligados). Deu 15.0 V... jóia.

Liguei na Tenere, dei partida, e fui medir os mesmos fios: 12.2 V!!!!!! :(

Se alguem puder, meça os valores de resistencia do estador (esse lance dos fios A, B e C) para mim, assim a gente compara. [-o< [-o<

Lembre-se que fiz as medidas com a moto desligada e o plug do retificador desconectado.

Um abraço!

Luciano, pelo que entendí no diagrama , o sistema eletrico de geração da Honda Sahara apesar de ser trifasico , é em estrela (Y) com o neutro aterrado e o da Tenerê pelo manual que baixei do clube , é em Delta o que provavelmente haverá diferença na configuração interna dos diodos do retificador/regulador e que poderá não ser eficiente para testes e acrescentando ainda o problema de fiação que é muito mais serio.
Poderei estar errado mas comparando com a XT-E que é em torno de 0,7 Ohms o valor de cada bobina e considerando em que as três devam ser de valores iguais , acho que as da Tenerê do Luciano estão bôas pois dificlmente haveria alteração nas três e de forma identica. É quase loteria.
Eu não hesitaria colocaria de forma eletricamente adequado um RT para testar.
Kelsen
Kelsen Pereira
Falador
Falador

XT600E 4MW
Recife/PE

Próximo

Voltar para Sistema Elétrico

• Patrocinador
DLIVE!