• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
FORCALIVRE!

Motor de arranque não desliga [resolvido]

Sistema elétrico, ignição, luzes e bateria.
  • Patrocinador

Mensagempor bravo18br » 01 Jul 2011, 14:28

Senhores, gosto de pensar no fórum como uma enciclopédia sobre as XTs.
Dessa forma, venho adicionar uma informação, caso alguém precise futuramente:

Sintoma: ao bater na partida, o motor de arranque girou fraco. Ao desapertar o botão de start, o arranque continuou girando.... no desespero desliguei o corta corrente e tirei a chave da ignição, mas mesmo assim o motor de arranque continuou girando até acabar com a bateria completamente, nem a luzinha de neutro do painel acendia. Alguns dias antes desse ocorrido, tinha percebido por uma ou duas vezes que ao apertar o botão do start nada acontecia, o arranque não girava, ao apertar uma segunda ou terceira vez o motor ligava normalmente (isso já era sinal do defeito, mas eu não percebi na hora).

Solução: para levar até o mecânico, tentei dar um tranco num morro, em 3ª marcha, mas não teve conversa, não ligou. Tive que empurrar até lá.....

Diagnóstico técnico: o relé/solenóide de partida travou fechado. Um novo na concessionária custou R$18. Mão de obra para substituição: R$30. Nesses 30 de mão de obra tá incluso uma ajuda do mecânico pra empurrar a moto até lá na última segunda feira, 08 da manhã e 0,2º Celsius na nossa querida Curitiba.

Curiosidade: Não sabia que tinha algum circuito na moto que não passasse pelo corta corrente. O mecânico falou que o motor de arranque fica ligado direto à bateria pelo solenóide, pois como ele puxa muita energia, facilmente queimaria o botão de corta corrente.

Tá aí meu relato, se alguém precisar algum dia.
Abraço à todos os foristas!
EX - Titan ES 2003
EX - XT 600 - 98
Atual - Ninja 250r 2009
bravo18br
Colaborativo
Colaborativo

Colombo/PR

Mensagempor wcomnisky » 02 Jul 2011, 00:09

Bravo,

Só certifique-se de ter instalado o original ou pelo menos compatível com a XT600. Por esse preço, é de se desconfiar. Normalmente colocam de YBR ou Neo, mas não aguenta. Quando vc menos espera, ou quando mais precisar da moto, vai ficar na mão.

Eu descobri isso da pior forma, e quase me complicou uma viagem a Torres ano passado.

baita abraço! :-!
Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes (Einstein)

Nacional de Prudentópolis via offroad
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=39647
wcomnisky
Zelador
Zelador

XT660R
Balneário Camboriú/SC

Mensagempor bravo18br » 04 Jul 2011, 11:04

wcomnisky escreveu:Bravo,

Só certifique-se de ter instalado o original ou pelo menos compatível com a XT600. Por esse preço, é de se desconfiar. Normalmente colocam de YBR ou Neo, mas não aguenta. Quando vc menos espera, ou quando mais precisar da moto, vai ficar na mão.

Eu descobri isso da pior forma, e quase me complicou uma viagem a Torres ano passado.

baita abraço! :-!

Pois é cara, muito barato mesmo....
E hoje de manhã percebi um dos sintomas novamente.... ao clicar no start não deu sinal de vida. Só ao clicar a segunda vez que funcionou....
Vou dar uma geral no fim de semana e depois posto aqui as novidades...

Falou!
EX - Titan ES 2003
EX - XT 600 - 98
Atual - Ninja 250r 2009
bravo18br
Colaborativo
Colaborativo

Colombo/PR

Voltar para Sistema Elétrico

• Patrocinador
DLIVE!