• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
JARVA RACING!

Minha moto não liga!!!!!

Dúvidas e informações sobre motor, carburação e câmbio.
  • Patrocinador
2015!

Mensagempor Daniel-sp » 02 Nov 2004, 16:19

Olá Pessoas!!!

Tudo estava indo bem com a Catarina, até que de repente.... ela não liga mais #:-(

1º) Liguei... Puxei o afogador.... e por fim apertei o botão de partida.
Aí a catarina ligou... ficou uns 5/10segundos ligada e morreu [-( .
2º) Fiz tudo de novo... Aí ela ficou menos tempo ligada e morreu #:-(
3º) Fiz tudo de novo... e nem sequer ligou #:-(
4º) Fiz tudo de novo.... não ligou e começou a fazer um barulho estranho #:-(
5º) Depois, dei um tempinho e liguei de novo... parecia que a bateria havia arriado #:-( e também, no final, aparecia um barulho estranho:"Clek, Clek, ekeke..." (que bela descrição de som :oops: )??????????

Desisti..... [-(

Perguntas:
A) O que pode ter acontecido com minha motoca? (o proprietário anterior trocou a placa de partida recentemente e também a bateria) [-o<

B) É normal, logo quando dar partida na moto e acelerar, ela morrer? #:-(

C) O que fazer para ligar a moto, quando não consegue ligar a moto pela partida elétrica? Pode "dar tranco"? Não estragua a placa de partida? :smt085

ESTOU D-E-S-E-S-P-E-R-A-D-O!!!! :smt103 :smt100 :smt090 :smt022

Agradeço a atenção de todos. :cry:
Daniel-sp
Falador
Falador

XT600E 4MW
Ribeirão Preto/SP

Mensagempor bahia » 02 Nov 2004, 18:47

Bom cara!!

Não sou muito esperto nessa área, mas vc disse que ela ligou e morreu, certo?
Talvez ainda não tinha aquecido suficiente, e quando vc tentou outra vez a bateria pode ter arriado.

Vc comentou que a placa de partida é nova, e a bateria tb!! Então não pode ter arriado tão rápido, certo!

Esta placa de partida que vc fla deve ser o selenoide, uma vez o meu deu problema e eu peguei uma chave de fenda, e dei um curto por conta e risco e a moto pegou. Cuidado isso não é recomendado, era a única chance de faze-la ligar.

Se vc fizer esta experência, vc vai notar o barulho do arranque e se for o defeito aí ela pega.

Pode ser tb o botão de iterruptor de emergência, em curto ou oxidado, ai a moto corta ou não pega.

Mas como vc falou no plack, plack acho que é o selenoide ou bateria mesmo.

Apenas tentei ajuda-lo.

Abraço.
Ricardo Bahia Nunes
Papa-Estrada MC
Salvador Bahia
XT660R-Azul
bahia
Matraca
Matraca

XT660R
Salvador/BA

Mensagempor KAKO » 03 Nov 2004, 00:06

Olá Daniel...

Pode ser um monte de coisas....precisaria dar uma geral. mas.....de uma olhada na alimentação de gasolina, se não está indo pro carburador, se nào há entupimentos, regulagem do carbura, etc....etc...

Se não está pegando com facilidade, Não insista, pois a bateria não irá aguentar muito..!!! de partidas espaçadas.....

Faça o seguinte:

Puxar o afogador.
Dar partida SEM enrolar o cabo...!!!
e esperar um pouco até a rotação estabilizar.. :wink:
Depois desafogue e veja o que acontece.

um abraço
KAKO
Ténérés 250 e 600
São Paulo
KAKO
Zelador
Zelador

Ténéré 2VG
por aí/SP

Mensagempor Daniel-sp » 03 Nov 2004, 00:39

Olá :smt023

Em uma das tentativas... eu peguei um recarregador de bateria do vizinho e recarreguei-a. Não é que deu certo!!! Consegui ligá-la!!! :smt023

Agora, algumas dúvidas continuaram: :oops: :oops: :oops:
Esta placa de partida, se a gente tem que "dar tranco", corre o risco de quebrar?
É normal, logo quando dar partida na moto e acelerar, ela morrer? Precisa estar "quentinha" pra acelerar?

Ah... BAHIA:
Obrigado pelas dicas... a bateria estava arriada mesmo. Acho que é porque ela está a 15 dias paradas e eu só dou uma ligadinha nela e deixo uns 5 minutos ligada. O resto está tudo certo... Agora... "selenoide"... o que seria? :oops:

Ah... KAKO:
Obrigado pelas dicas... O antigo dono disse que havia regulado o carburador havia uns 3/4 meses, então tá ok, assim como a placa de partida e a bateria... O problema foi mesmo a minha teimosia, incistí demais, aí arriou :lol:

Obrigado a todos!!!
Daniel-sp
Falador
Falador

XT600E 4MW
Ribeirão Preto/SP

Mensagempor tcho » 03 Nov 2004, 12:10

Daniel,
não é muito aconselhável ficar dando tranco nas XTs, só em emergências
quando ela tá ruim de pegar, veja se não conseque fazer uma "chupeta com o carro,. Liga ela no botão que pega rapidinho, isso se for só bateria descarregada.
Pergunta pro seu amigo se a placa de partida, que é um componente mecanico e não elétrico é nova ou recondicionada.Dá uma olhada geral nas conexões do chicote do motor, CDI etc.
moto é um vício incurável
Imagem

Imagem
tcho
Zelador
Zelador

Ténéré 2TY
São Paulo- Zona Norte/SP

Mensagempor triessse » 03 Nov 2004, 12:34

Olá Daniel,

Apesar da carburação ter sido feita a pouco tempo, pode acontecer de alguma sujeirinha nos giclês fazer o motor não pegar ou "morrer", mas nada de grave se a sujeira sair naturalmente, (vá sabê), además se ela ficou 15 dias parada pode ter sido isso. :?

Pra não arriar a bateria acione o botão de forma rápida,5 segundos no maximo e em intervalos espaçados com mais de 5 segundos.

Os estalos no motor de partida são assim mesmo quando a bateria está sem carga e não há nada quebrando lá dentro, só é estranho mesmo! :wink:

Você não deve ligar a moto no tranco isso prejudica realmente qualquer motor e não só o da xt. Mas numa emergência e conhecendo os riscos...
Imagem
" A vida é uma viagem, ninguém chega ao final são e salvo."
triessse
Zelador
Zelador

Ténéré 2TY
São Bernardo do Campo/SP

Mensagempor Rex The Hut » 03 Nov 2004, 12:56

DANIEL.......

vou dar uma dica que sempre escrevo aqui para o pessoal que tem dificuldade com partida... e dá certo (a minha era assim também...)

1) SEMPRE FECHE A TORNEIRINHA QUANDO PARAR
2) ABRA A TORNEIRINHA ANTES DE LIGAR (LÓGICO!!!!)
3) PUXE O AFOGADOR ATÉ O FIM
4) DE 4 OU 5 MANETADAS NO ACELERADOR ATÉ O FIM
5) SOLTE O ACELERADOR E NÃO TOQUE MAIS NELE (É PARA SOLTAR MESMO!!!!)
6) DE A PARTIDA......
7) ESPERE UNS 20 SEG. E VÁ FECHANDO O AFOGADOR....

BATATA!!!!!

ABRAÇÃO
Imagem
Rex The Hüt - Campinas / S.P.
Rex The Hut
Zelador
Zelador

Campinas/SP

Mensagempor Daniel-sp » 03 Nov 2004, 22:43

tcho escreveu:Pergunta pro seu amigo se a placa de partida, que é um componente mecanico e não elétrico é nova ou recondicionada.Dá uma olhada geral nas conexões do chicote do motor, CDI etc.

Não sei se é recondicionada, mas ele me disse que gastou mais de R$500,00 para "trocá-la". Acredito que não seja recondicionada, pois ele cuidava direitinho da moto quando ela dava este tipo de problema... :D só a carenagem que.... [-(

Agora... como sou novo em XT, tinha uma XLX250 tô sentindo uma grande diferença nas peças... não faço idéia do que seja "chicote do motor" e "CDI"... :oops: só sei que são caros... hehehe :D

Obrigado pelos esclarecimentos :smt023
Daniel-sp
Falador
Falador

XT600E 4MW
Ribeirão Preto/SP

Mensagempor Daniel-sp » 03 Nov 2004, 22:52

triessse escreveu:Pra não arriar a bateria acione o botão de forma rápida,5 segundos no maximo e em intervalos espaçados com mais de 5 segundos.

Esse foi o meu erro :lol: ... nunca tive moto de partida elétrica :(

triessse escreveu:Os estalos no motor de partida são assim mesmo quando a bateria está sem carga e não há nada quebrando lá dentro, só é estranho mesmo! :wink:

:smt103 :smt103 :smt103 Parecia que tinha quebrado!!! Fiquei desesperado... mal peguei a moto... :smt103

Obrigado pela força :smt001 :smt023
Daniel-sp
Falador
Falador

XT600E 4MW
Ribeirão Preto/SP

Mensagempor Daniel-sp » 03 Nov 2004, 22:55

Rex

Vou seguir seus passos!!! :)(:

Valeu!!! :smt023
Daniel-sp
Falador
Falador

XT600E 4MW
Ribeirão Preto/SP

Mensagempor j.juniors » 04 Nov 2004, 17:33

Por falar em fazer a té pegar na chupeta

no carro, a minha coloco os fios e dou

partida, mas ela faz um barulho estranho

e naum pega!!! faz um tipo de Chechehe,

bela onomatopéia, naum. Brincadeiras a

parte será que há algo de errado!!!

A motoca tá sem bateria, tô juntando grana

pra comprar este mês.
Abraço.
j.juniors
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2TY
Ilha Solteira/SP

Mensagempor triessse » 04 Nov 2004, 17:49

Olá J.Juniors,

Esse barulho "checheche" muito bem descrito :-D , parece de pouca carga tb na bateria do carro. :?

Experimente fazer a chupeta com o carro ligado.

Verifique com a moto ligada se o retificador esta mandando corrente para a bateria, algo entre 12 e 14 volts, de repente nem é a bateria.

Tenta aí!
Imagem
triessse
Zelador
Zelador

Ténéré 2TY
São Bernardo do Campo/SP

Mensagempor milico » 04 Nov 2004, 19:48

Desculpe-me TENERE 90 em diante e XTEs Mas quero agradecer o bem aventurado que colocou o não pedal de partida...Na minha TENERE 88
milico
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2TY
RIO DEJANEIRO/RJ

Mensagempor Rex The Hut » 04 Nov 2004, 22:00

milico escreveu:Desculpe-me TENERE 90 em diante e XTEs Mas quero agradecer o bem aventurado que colocou o não pedal de partida...Na minha TENERE 88

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

eu também amo os pedais de partida.... Por isso mesmo assim que sobrar um tempo ($$$$$$$$$$$$$$$) :twisted: :twisted: eu vou colocar um kick start na minha E97....

abraç~~ao
Imagem
Rex The Hut
Zelador
Zelador

Campinas/SP

Mensagempor Daniel-sp » 05 Nov 2004, 01:52

Rex The Hut escreveu:
eu também amo os pedais de partida.... Por isso mesmo assim que sobrar um tempo ($$$$$$$$$$$$$$$) :twisted: :twisted: eu vou colocar um kick start na minha E97....

abraç~~ao

Curiosidade: quanto sai a brincadeira??? Seria bom de mais ter 2 opções...
Sem contar a malhação: minha perna direita tá mais grossa que a esquerda :smt082 por causa da "margaret" XLX250
Daniel-sp
Falador
Falador

XT600E 4MW
Ribeirão Preto/SP

Mensagempor Rex The Hut » 05 Nov 2004, 09:09

Daniel....

quanto a preço eu não tenho nem ideia mesmo.....
peça nova, na autorizada eu acho que vai ser dificil.... Peça usada nessas lojas por ai..... é feio...

Eu vou esperar sobrar uma grana e ver se algum mecanico conhecido meu tem essas peças em "estoque".
Tem um cara na minha mira que eu sei que trocou o motor de uma Té 89 de um cliente por um de XTE..... e ficou com as peças da Té.... quem sabe ele ainda tem o Kick completo...
E o melhor... uma vez eu arrumei para ele um YPVS da DT200 ORIGINAL e zerado!!!!!! pois na minha colcoquei o Y mecanico.... ele tá me devendo essa!!!!!!!! hehehehehehhehe

abração.
Imagem
Rex The Hut
Zelador
Zelador

Campinas/SP

Mensagempor tcho » 05 Nov 2004, 12:00

Daniel, é perfeitamente possível colocar pedal de partida nas xte enas tenerers aciam de 90.
a minha 89 tá com um motor fase dois que é sem pedal. Aporveitei o Kick do meu motor falecido e coloquei., ficou como original.
Só tem que fazer uma furação interna pro encaixe se não me engano do fixador da mola de retorno
moto é um vício incurável
Imagem

Imagem
tcho
Zelador
Zelador

Ténéré 2TY
São Paulo- Zona Norte/SP

Mensagempor triessse » 05 Nov 2004, 12:34

Na XTE é possivel colocar o pedal mas, calma aí, não creio q seja tão simples pois barato tenho certeza q não é.

Além do pedal, eixo, retentor, mola, rolamento, rotor etc da parte de baixo ainda tem o descompressor no cabeçote, mola, cabo, retentor, tampa etc.

Na tampa lateral das XTE falta toda a usinagem interna e o furo do eixo do pedal, no cabeçote é só tirar o tampão de borracha.

Nas XTE com o eixo acionador da embreagem do lado direito (não tenho certeza) parece interferir com a posição do eixo do pedal (!?)

Bom, nessa brincadeira vão precisar de 2 coisas: tempo e dinheiro - tempo pra fazer com calma e bem feito e dinheiro pois não será barato de jeito nenhum. #:-(

Agora, ligar esse motor no pedal não é mole não! #:-(

Quem achar fácil é porque já se acostumou e tá com uma saúde de atleta. :-D

É preciso achar o tempo certo de descompressão, dando umas pedaladas suaves antes, e depois soltar o peso todo do corpo de uma vez, torcendo pra não ter um coice do pedal e a coisa é feia. #:-(

Acho muito mais prático manter a bateria e motor d partida em ordem e se um dia numa emergência precisar ligá-la, será engatada em marcha alta, sem tranco, na embreagem. ;-)
Imagem
triessse
Zelador
Zelador

Ténéré 2TY
São Bernardo do Campo/SP

Mensagempor Rex The Hut » 05 Nov 2004, 18:49

triessse escreveu:Na XTE é possivel colocar o pedal mas, calma aí, não creio q seja tão simples pois barato tenho certeza q não é.

Além do pedal, eixo, retentor, mola, rolamento, rotor etc da parte de baixo ainda tem o descompressor no cabeçote, mola, cabo, retentor, tampa etc.

Na tampa lateral das XTE falta toda a usinagem interna e o furo do eixo do pedal, no cabeçote é só tirar o tampão de borracha.

Nas XTE com o eixo acionador da embreagem do lado direito (não tenho certeza) parece interferir com a posição do eixo do pedal (!?)

Bom, nessa brincadeira vão precisar de 2 coisas: tempo e dinheiro - tempo pra fazer com calma e bem feito e dinheiro pois não será barato de jeito nenhum. #:-(

Agora, ligar esse motor no pedal não é mole não! #:-(

Quem achar fácil é porque já se acostumou e tá com uma saúde de atleta. :-D

É preciso achar o tempo certo de descompressão, dando umas pedaladas suaves antes, e depois soltar o peso todo do corpo de uma vez, torcendo pra não ter um coice do pedal e a coisa é feia. #:-(

Acho muito mais prático manter a bateria e motor d partida em ordem e se um dia numa emergência precisar ligá-la, será engatada em marcha alta, sem tranco, na embreagem. ;-)

trieSSSe....

A minha E é 97, das primeiras, e já vem na carcaça do motor toda parte prontinha para receber o KICK, inclusive tem até os apoios e flanges para o descompressor.... Aí fica mais fácil....

Imagem
Imagem

abração
Imagem
Rex The Hut
Zelador
Zelador

Campinas/SP

Mensagempor triessse » 05 Nov 2004, 19:52

Pois é Rex,

Algumas tem essa tampa com o tampão (aliás cuidado com excesso de óleo, q esse, o do descompressor e o do bloco - q na sua fica o garfo de embreagem - pulam fora! #:-(

Assim realmente fica mais fácil :-D

Uma coisa que acho horrível nas XTZ/E é que tem 100 motores diferentes com algumas peças que não se intercambeiam, aí que vejo a dificuldade e não a impossibilidade de adaptações. :-D

Esse motor (da sua) é igual ao das Tenere 92/93, mas tem delas com pedal e sem ele apesar de serem do mesmo ano e modelo. :(

Já nas em que o garfo da embreagem fica na tampa direita fica mais dificil, pois seria preciso uma usinagem que não sei ser possivel, mas vá sabê! :?

Nada como tempo, dinheiro e disposição! \:D/

Abração!
Imagem
triessse
Zelador
Zelador

Ténéré 2TY
São Bernardo do Campo/SP

Mensagempor Rex The Hut » 05 Nov 2004, 22:45

TrieSSSe.

Esse lance de excesso de oleo causar o "rompimento" do selo mecanico eu já tinha ouvido alguem falar nisso sim...
Parece que o cara tomou um banho de oleo quente na perna por causa de nada mais, nada menos que 3,5 litros de oleo....hehehehhehe

Mas na minha eu semrpe troquei o oleo em casa e com todo esmero possivel...

Afinal, a lindona tá com 73.000 e nunca deu nem sinal de vazar oleo...

Mas todo cuidado é pouco....

abraSSSos!!!! hehehehehhe
Imagem
Rex The Hut
Zelador
Zelador

Campinas/SP

Mensagempor dragao » 07 Nov 2004, 11:15

Rex The Hut escreveu:DANIEL.......

vou dar uma dica que sempre escrevo aqui para o pessoal que tem dificuldade com partida... e dá certo (a minha era assim também...)

1) SEMPRE FECHE A TORNEIRINHA QUANDO PARAR
2) ABRA A TORNEIRINHA ANTES DE LIGAR (LÓGICO!!!!)
3) PUXE O AFOGADOR ATÉ O FIM
4) DE 4 OU 5 MANETADAS NO ACELERADOR ATÉ O FIM
5) SOLTE O ACELERADOR E NÃO TOQUE MAIS NELE (É PARA SOLTAR MESMO!!!!)
6) DE A PARTIDA......
7) ESPERE UNS 20 SEG. E VÁ FECHANDO O AFOGADOR....

BATATA!!!!!

ABRAÇÃO

Rex, essas 4 ou 5 manetadas no acelerador é pra acordar o motor, avisando que ele vai funcionar?????hohohohohoho =P~ =P~ =P~
dragao
Falador
Falador

Sao Paulo/SP

Mensagempor alex_ba » 10 Nov 2004, 02:01

Daniel,

A minha Ténéré 90 tava um porre pra pegar fria.

Troquei o kit agulha do carburador e ficou blz. A danada tava afogando...

Custou uns $80 paus na concessionária.
alex_ba
Colaborativo
Colaborativo

Ténéré 2VG
Salvador/BA

Mensagempor Daniel-sp » 10 Nov 2004, 08:39

alex_ba escreveu:Daniel,

A minha Ténéré 90 tava um porre pra pegar fria.

Troquei o kit agulha do carburador e ficou blz. A danada tava afogando...

Custou uns $80 paus na concessionária.

Olá!!!

Você mesmo que comprou o kit e fez a troca ou foi feito tudo na concesssionária?? :lol:
Daniel-sp
Falador
Falador

XT600E 4MW
Ribeirão Preto/SP

Voltar para Motor

• Patrocinador
DLIVE!