• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

  • Patrocinador
JARVA RACING!

Ficha Técnica da XT600Z Ténéré

Seleção de artigos e dicas técnicas importantes sobre manutenção e mecânica da XT600.
  • Patrocinador
cananeia!

Mensagempor Fernando&Carmen » 24 Nov 2004, 16:00

A Ténéré teve dois modelos produzidos aqui no Brasil:

2TY
1988 - 1989

Paralama dianteiro alto, 1 farol quadrado
Imagem

2VG
1990 - 1993

Carenada, paralama dianteiro baixo,
2 farois redondos
Imagem

A principal diferença entre as duas é na transmissão:
a 2TY usa pinhão 15 x coroa 40, enquanto que a 2VG usa a relação 15/45.
Porém como as reduções primárias também são diferentes, a relação total de transmissão é a mesma nos dois modelos.

As demais diferenças são basicamente estéticas.
Nas tabelas abaixo constam as especificações da 2VG, sendo que quando
houverem diferenças entre os modelos, os valores para a 2TY aparecem entre parenteses.


Dimensões:

Comprimento: 2.210 mm
Largura: 890 mm
Altura do assento: 890 mm
Distância entre eixos: 1.450 mm
Distância mínima do solo: 265 mm
Peso em ordem de marcha: 175 kg


Capacidades: :

Tanque de combustível: 24,1 l (23 l)
Reserva de combustível: 3,25 l (3,0 l)
Tipo Óleo: SAE 20W40 Tipo SE
Capacidade total de óleo: 2,4 l
Troca de óleo sem trocar filtro: 1,9 l
Troca de óleo com troca de filtro: 2,0 l


Chassis: :

Tipo: Diamond Frame
Ângulo de Caster: 27,25º
Trail: 109 mm
Suspensão dianteria / curso: Garfo Telescópico: Ar, mola espiral, óleo
255mm
Suspensão Traseira / curso: Monocross: amortecedor a Gás
Ajustes: Pré-compressão e amortecimento
235mm
Freio Dianteiro: Disco único
Freio Traseiro: Tambor
Pneu Dianteiro: 90/90-21 54T
Pneu Traseiro: 120/80-18 64T


Gráficos: :

- Potência e Torque;
- Velocidade x Rotação x Marcha
- Aceleração (Velocidade x Tempo)

Imagem


Motor: :

Tipo: Monocilíndrico; 4 tempos;
arrefecido a ar; 4 valvulas; SOHC
(comando simples no cabeçote)
Modelo: 2VG (2TY)
Cilindrada: 595 cm3
Diâmetro x Curso do pistão: 95 x 84 mm
Taxa de compressão: 8,5 : 1 / Pressão: 11 kg/ cm2
Potência máxima declarada: 42 cv @ 6.500 RPM
Torque máximo declarado: 5,1 kgf.m @ 5.500 RPM
Carburador: Y27PV, Teikei
Ignição: Magneto / C.D.I. (Eletronica)
Vela de ignição: DP7EA-9 / Folga: 0,8 - 0,9 mm
Bateria: 12V - 12Ah
Lubrificação: Cárter seco
Sistema de Partida: Elétrico (Elétrico + Pedal)


Transmissão: :

Embreagem: Multidisco em banho de óleo
Redução Primária: Engrenagem Helicoidal:
71/34-2,088 (74/31 - 2,387)
Redução Secundária: Corrente:
45/15- 3,000 (40/15 - 2,666)
Câmbio: 5 marchas - Engrenamento Constante
1ª 31 / 12 - 2,538
2ª 27 / 17 - 1,588
3ª 24 / 20 - 1,200
4ª 21 / 22 - 0,954
5ª 21 / 27 - 0,777

artigo publicado em Set/2003[/b]
Editado pela última vez por Fernando&Carmen em 20 Jul 2010, 20:30, em um total de 2 vezes.
__________________________________________
Fernando "Fritz"
Auxiliar de Serviços Gerais do CXT
Avatar do usuário
Fernando&Carmen
Zelador
Zelador
 
View Blog (1)
Ténéré 2VG
Santa Maria/RS


   

Mensagempor kleysonr » 25 Nov 2004, 17:28

Fernando o que significa dizer

Capacidade total de óleo: 2,4 l
e
Troca de óleo com troca de filtro: 2,0 l

Se eu troco o filtro ja seria a capacidade total nao ?
Atencao ... meu RAV mudou !!!
RAV (62) 8413-8331
Goiania - GO
Avatar do usuário
kleysonr
Falador
Falador
 
Ténéré 2TY
Goiania/GO

Mensagempor Fernando&Carmen » 25 Nov 2004, 19:57

kleysonr escreveu:Fernando o que significa dizer

Capacidade total de óleo: 2,4 l
e
Troca de óleo com troca de filtro: 2,0 l

Se eu troco o filtro ja seria a capacidade total nao ?


Kleyson

No momento da troca não é esgotado todo o óleo do sistema! Fica bastante óleo nas mangueiras e no radiador... :shock:

Para retirar todo o óleo só quando se desmonta o motor. :wink:

abraço
__________________________________________
Fernando "Fritz"
Auxiliar de Serviços Gerais do CXT
Avatar do usuário
Fernando&Carmen
Zelador
Zelador
 
View Blog (1)
Ténéré 2VG
Santa Maria/RS


   

Mensagempor Alauk » 18 Set 2005, 13:27

gOSTARIA DE SABER SE VALE A PENA COMPRAR UMA TENERE 89 COM 77 MIL KM RODADOS OU O MOTOR JA FOI PRO SACO???OBRIGADO
Alauk
Moita
Moita
 
Sao Paulo/SP

Mensagempor wagão » 18 Set 2005, 14:06

:-D :-D :-D NOBRE COLEGA,A MINHA CRIANÇA JÁ ESTA COM MAIS DE 400 MIL KM,GOSANDO DE MUITA SAÚDE E BOM HUMOR POR ONDE PASSA.NO ENTANTO DEVE-SE OBSERVAR ELA POR INTEIRO. :-! :-! :-!

ATENCIOSAMENTE,WAGÃO. \:D/ \:D/ \:D/
Avatar do usuário
wagão
Falador
Falador
 
XL1000 Varadero
Montes Claros/MG

Mensagempor Pinherento » 30 Out 2005, 21:27

wagão escreveu::-D :-D :-D NOBRE COLEGA,A MINHA CRIANÇA JÁ ESTA COM MAIS DE 400 MIL KM,GOSANDO DE MUITA SAÚDE E BOM HUMOR POR ONDE PASSA.NO ENTANTO DEVE-SE OBSERVAR ELA POR INTEIRO. :-! :-! :-!

ATENCIOSAMENTE,WAGÃO. \:D/ \:D/ \:D/


Legal este tópico mesmo pois assim tiram as duvidas.. agora tem Té com mais de 400 mil km rodados.. opa agora fiquei feliz..rs.rs.sr.. ainda tenho muito para rodar com a minha XT..rs.sr.rs..sr
XTE 673i SÓ ALEGRIA! Segundo lugar no Primeiro RALLY TURÍSTICO DO CLUBE XT! E CAMPEÃO do concurso de Fotos de JERI!!

Meu irmão Elias Maluco
Descance em Paz, a saudade que você deixou, vai ficar para sempre!
Avatar do usuário
Pinherento
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
 
XT600E 4MW
CURITIBA-TAUBATÉ SP/PR


 

Mensagempor quizzeppi » 17 Nov 2005, 13:45

alguem sabe me informar se tem algum outro sem fim que sirva para substituir o original da tenere 2vg :-! :-!
Tô no limite
quizzeppi
Moita
Moita
 
Ténéré 2VG
barra mansa/RJ

Mensagempor Ale » 26 Jan 2006, 12:32

Olá pessoal.

Vocês saberiam dizer onde posso encontrar o manual da Ténéré 2TY 89 ?

abraço
Alê
Ale
Moita
Moita
 
Ténéré 2TY
São Paulo/SP

Mensagempor Helio » 26 Jan 2006, 12:42

Ale escreveu:Olá pessoal.

Vocês saberiam dizer onde posso encontrar o manual da Ténéré 2TY 89 ?

abraço
Alê


dá uma olhada em http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=1117
:-x :-x :-x Dona Yamaha: Abaixa o preço das peças, %$##% !!! :-x :-x :-x
Imagem
Avatar do usuário
Helio
Matraca
Matraca
 
Ténéré 2VG
Porto Alegre/RS

Mensagempor Anderson Motta » 29 Jan 2006, 10:52

Helio escreveu:
Ale escreveu:Olá pessoal.

Vocês saberiam dizer onde posso encontrar o manual da Ténéré 2TY 89 ?

abraço
Alê


dá uma olhada em http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=1117

Acredito que este manual é das XT mais novas. Alguém tem o manual da antigas (88/89)?
Grato,
Anderson Motta.
Anderson Motta
Moita
Moita
 
R 1200 GS
São Paulo/SP

Mensagempor Helio » 30 Jan 2006, 13:53

o que tu quer não é nenhum desses dois?

Peças Ténéré 2TY (tb serve para a maioria das peças da 2VG)
http://www.forumxt600.com.br/manuais/Pecas2TY2VG.zip

Manual de serviços da Ténéré 2TY, serve tb para a 2VG:
http://www.forumxt600.com.br/manuais/Servico2TY.zip
:-x :-x :-x Dona Yamaha: Abaixa o preço das peças, %$##% !!! :-x :-x :-x
Imagem
Avatar do usuário
Helio
Matraca
Matraca
 
Ténéré 2VG
Porto Alegre/RS

Mensagempor Bryan Fury » 30 Jan 2006, 18:27

Alauk escreveu:gOSTARIA DE SABER SE VALE A PENA COMPRAR UMA TENERE 89 COM 77 MIL KM RODADOS OU O MOTOR JA FOI PRO SACO???OBRIGADO
Avatar do usuário
Bryan Fury
Moita
Moita
 
saquarema/RJ

Mensagempor Dagombb » 03 Mai 2006, 10:02

All, num topico sobre a XT 600, um colega comentou brevemente as características, como velocidade de cruzeiro, consumo, etc.
Meu maior interesse é na Teneré 2 faróis, algum feliz proprietário poderia me informar sobre essas características ?
Hoje sou o feliz propriétário de uma Sahara 97, digamos assim uma versão light da teneré 2 faróis, meu uso predominante da motoca é nos finais de semana em estradas, minha velocidade média de cruzeiro é olhando no conta giros :cool: "6.500 rpm toda a vida" esse é meu "velocímetro", no reloginho ao lado esquerdo , fica marcando uns 110 sei lá o que :roll: .
O gostoso é quando na estrada começa a "muvucar" do meu lado, caminhão, carros, brações, tiozinhos e outras espécies do genêro, torço o cabo e saio fora a 7.500 ~ 8.000 rpm, olha a Sahara é uma motoca honesta, muito legalzinha, mas aí sabe como é.... fica aquela lumbriga, já pensou uma tenere carenada, motorzão 600 cc monocilindro :shock: deve ser o bicho pegar uma estrada.....e aí galera meu sonho pode se tornar realidade com uma Teneré ?????

Valeu abraço a todos
Roberto
DAGOMBB
SBC-SP
Avatar do usuário
Dagombb
Moita
Moita
 
São Bernardo do Campo/SP

Mensagempor Leco » 08 Mai 2006, 00:41

FALA DAGOMBB!

Sou um feliz dono de uma Ténéré, 93, dois farois - o dito modelo 2VG.

Comprei a minha a pouco mais de 1 mês e te garanto, comprando uma máquina em boa conservação, terás só alegria.

A minha 2VG foi comprada a 900 km da minha casa. Na ocasião, erámos eu e minha esposa e retornamos domando a potranca, pegando rodovias por MG, SP, GO e finalmente DF. Minha antiga moto era uma GS500E da Suzuki.

Consumo: O primeiro cálculo de consumo não surpreendeu, foi de 18 km/l. Eu sá sabia que este podia ser o patamar de consumo, considerando o peso embarcado (160 kg) e cabo enrolado por longos trechos. Posteriormente, na cidade, onde piloto com mais calma, tenho atingido 20 km/l. Ainda não é uma média segura, considerando que estou no terceiro tanque, cuja capacidade de 24,1 liros, tem me permitido uma autonomia entre 380 e 450 km.

Velocidade: Na estrada, máxima de 140 km/h, lembrando que eu estava com garupa mais bagagem. Viajei a maior parte do tempo a 110 - 120 km/h numa boa. Na cidade (percorro de segunda a sexta, 18 km em rodovia mais 6 km urbanos), já atingi 160 km/h. Acredito que podia mais, mas não quiz "esguelar" o motor. Minha velocidade de cruzeiro é de 100 - 110 km/h, isso fica nuns 4.000 giros.

Conforto: Desconheço a Sahara, mas antes da XT, experimentei uma Falcon e em termos de suspenção, achei a NX mais macia. Porém, na Ténéré, tanto a suspenção dianteira como a trazeira, possuem regulagem de altura e rigidez. Eu com 1,80 m de altura, tive que baixar a suspenção traseira, que estava na posição mais alta. Ainda não experimentei o ajuste da rigidez da suspenção dianteira, coisa que pretendo alterar em breve. O banco é sarcaz. No encontro em Pirinópolis, tive que parar para me aliviar do desconforto do assento. Como conduzo a moto praticamente todo dia, imaginava estar acostumado com ele. Puro engano. Pretendo adquirir um banco sela para viagens acima de 200 km. Os comandos são bons, de fácil acesso e acionamento, incluindo comandos elétricos e mecânicos (câmbio, freio, etc).

Segurança: A moto é mais alta que a maioria, dando uma visão diferente do trânsito, e sensação de segurança. E não é pra menos. O Trator, deita em curva de forma inimaginável devido ao seu porte, a maneabilidade em corredores e manobra em estacionamentos é surpreendentemete versátil. Um porto forte é o torque: abaixo de 110 km/h, a retomada da moto é quase imediata, mesmo com garupa. Acima dessa velocidade, ainda tem boa retomada chegando fácil aos 130 km/h. Os freios são satisfatórios, e a minha ainda está com o original tambor na traseira.

É isso. Caso queira saber de algo mais detalhado, terei prazer em esclarecer, se estiver ao meu alcance.
Avatar do usuário
Leco
Zelador
Zelador
 
Sobradinho/DF

Mensagempor abduzido » 18 Ago 2006, 09:36

Eu tenho as mesmas dúvidas do Dagombb e o Leco parece que respondeu bem, mas o meu caso é um pouquinho diferente:
Agora tenho uma XLX com motor Sahara e uma Intruder 125, tô pensando em negociar as duas em uma XT 91 inteirassa, aquela célebre azul Dakar 2 faróis que vai entrar por R$ 7,5 mil. O caso é que vou usar no dia a dia, então ainda gostaria de saber como é a manutenção. A Suzinha até que é valente, ando uns 200 KM por dia em estradas/cidade, mas de 125 com 47 anos e quase 100 Kgs não dá né! Sem contar que minha esposa é alta. Antes eu tinha uma DR650 e era só alegria! 19 KM/l andava a 150-160 "na casca", só chorava na hora de trocar alguma peça, e é isso que gostaria de saber da Teneré: Como ele é no dia a dia? Manutenção etc? Anda igual que a DR 650, com 46 CV? Na hora de comprar peças?

HÁ! qual o Valor de mercado de uma 91 Azul em bom estado?
abduzido
Moita
Moita
 
São Pedro/SP



Mensagempor detarsomoto » 04 Nov 2006, 10:25

Será que alguem teria o codigo da tinta azul da 2TY?
Obrigado...
Paulo de Tarso.
detarsomoto
Moita
Moita
 
Ténéré 2TY
Jau/SP

Mensagempor detarsomoto » 04 Nov 2006, 10:29

Ola! desculpem o mal jeito!!
É que sou novato do clube.
Gostaria que alguem me ajudasse pois preciso fazer um reparo em meu tanque e não tenho o codigo da tinta azul da 2TY.
desde já agradeço...
Paulo de Tarso.
detarsomoto
Moita
Moita
 
Ténéré 2TY
Jau/SP

Mensagempor BizoKa » 19 Dez 2006, 12:27

detarsomoto escreveu:Ola! desculpem o mal jeito!!
É que sou novato do clube.
Gostaria que alguem me ajudasse pois preciso fazer um reparo em meu tanque e não tenho o codigo da tinta azul da 2TY.
desde já agradeço...
Paulo de Tarso.


Mande um MP pro Doxjão pois ele tem o código da tinta que vc precisa.
É nóis os Guaxinins!!!
Imagem ImagemImagem
Avatar do usuário
BizoKa
Zelador
Zelador
 
XTZ750 Super
Americana/SP

Mensagempor xtfbi » 14 Abr 2007, 13:01

va ate uma consercionaria yamaha que eles te passam o codigo
Avatar do usuário
xtfbi
Moita
Moita
 
XT600E 4MW
florianopolis/SC

Mensagempor andrenader » 03 Mai 2007, 15:23

TÔ PRECISANDO MANUAL DE SERVIÇOS DA TENERE DOIS FAROIS , URGENTE , ALGUEM PODE ME AJUDAR??????????
"OS PESSIMISTAS RECLAMAM DO VENTO, OS OTIMISTAS ESPERAM QUE ELE MUDE, AS PESSOAS DE SUCESSO AJUSTAM AS VELAS"
Avatar do usuário
andrenader
Zelador
Zelador
 
XTZ750 Super
vila velha/ES

Mensagempor trevizan » 18 Mai 2007, 12:39

Oi amigos, eu tenho o manual de serviços da ténéré XT600E completo, em pdf, se alguém quiser é só dar um toque ok.
Avatar do usuário
trevizan
Colaborativo
Colaborativo
 
Ténéré 2VG
Peruibe/SP


 

Mensagempor Leco » 24 Mai 2007, 08:47

trevizan, Mande uma mensagem para o Fernando (fernando&carmem) para dispor o arquivo pra Galera.
:wink:
Avatar do usuário
Leco
Zelador
Zelador
 
Sobradinho/DF

Mensagempor Miúdo » 24 Mai 2007, 09:54

trevizan escreveu:Oi amigos, eu tenho o manual de serviços da ténéré XT600E completo, em pdf, se alguém quiser é só dar um toque ok.


Fala Trevizan, manda pra mim, por favor... :-! :-! :-!

adl@poços-net.com.br

Valeu, parcero... :-! :-! :-!
.........Miúdo.........


Antes de magoá um coração, óia se ocê num tá dentro dele...
Avatar do usuário
Miúdo
Zelador
Zelador
 
R 1200 GS
Poços de Caldas/MG

Mensagempor John Bonham » 26 Jun 2007, 14:16

Alauk escreveu:gOSTARIA DE SABER SE VALE A PENA COMPRAR UMA TENERE 89 COM 77 MIL KM RODADOS OU O MOTOR JA FOI PRO SACO???OBRIGADO


Caro amigo, comprei uma 2VG 90 com aproximadamente 80.000 km, tá perfeita, apenas coisas de moto velha para se fazer, como trocar borrachas, mangueiras, etc, e, no dizer do colega, gozando da mais perfeita saúde... kkkk!

Vc tem que levar a moto num mecânico de sua preferência e pedir para que ele faça um "raio-X" dessa moto; se ele te der sinal verde e vc gostar dela, pócomprá!
Teneré 90, cor branca, carenagem integrada e dois faróis - espetáculo de moto!
Avatar do usuário
John Bonham
Colaborativo
Colaborativo
 
Ténéré 2VG
campo grande/MS

Mensagempor Helio » 29 Jun 2007, 19:33

andrenader escreveu:TÔ PRECISANDO MANUAL DE SERVIÇOS DA TENERE DOIS FAROIS , URGENTE , ALGUEM PODE ME AJUDAR??????????


O manual da 2TY, que é bem similar, tem aqui: http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=1117
:-x :-x :-x Dona Yamaha: Abaixa o preço das peças, %$##% !!! :-x :-x :-x
Imagem
Avatar do usuário
Helio
Matraca
Matraca
 
Ténéré 2VG
Porto Alegre/RS

Próximo

Voltar para Artigos e Dicas





  • Patrocinador
DLIVE!