• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
bibbos!

Projeto de Saboneteira "RENOVÁVEL"

Soluções alternativas, melhoramentos, adaptações e gambiarras em geral... =)
  • Patrocinador
forcalivre!

Mensagempor XTniano » 28 Mai 2005, 23:34

Salve galera!

Estou com um projeto que "pode dar certo": é o seguinte!

Após ler muitas reclamações sobre o preço e idéias aqui dos fórums, resolvi "projetar" uma saboneteira para XT 600 E (primeiramente para minha 94). Com base na original, criei o seguinte esboço:(imagem anexo).
Agora estou em contato com um amigo para "bolar" a parte metálica, uma vez que a parte de borracha pode-se utilizar sola de sapato (encontardo nas "melhores" sapatarias - hehehehe ) ou pneu (o que dá mais trabalho).

Agora pergunto o seguinte: alguém ja pensou em utilizar como "sabonete" (veja imagem para ver o que é - hehehehe) uma peça de nylon ?

Porque RENOVÁVEL? Porque quando terminar as partes de borracha, é só remover os rebites de fixação e substituir os "componetes"!

Opiniões serão bem vindas !!

Abraço à todos (mando notícias) !

Obs.: Só pensei nisso agora pois a da minha motoca se entregou hoje !!!
Anexos
Saboneteira_XT600.jpg
Quem sabe dá certo !!!!
(50.68 KiB) Baixado 1262 vezes
XTniano
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 3TB
Sobradinho/RS

Mensagempor RADICAL » 29 Mai 2005, 04:44

XTNIANO ACREDITO QUE TERA QUE BOLAR UMA OUTRA FORMA PARA PRENDER OS "SABONETES" NA PEÇA METALICA, POIS A CORRENTE IRA PASSAR EM CIMA DOS REBITES :roll:

É ISSO OU ESTOU ENGANADO???

ABRAÇOS
RAFAELRADICAL

Entre Curita e Sampa!!!
RADICAL
Zelador
Zelador

XT600E 4MW
Curita/Sampa/PR

Mensagempor XTniano » 29 Mai 2005, 12:58

Salve Radical... Beleza?

No "projeto", pretendo fazer um furo que não atinja o outro lado, (rebeixar o local onde será colocado os rebites) só para a corrente não pegar nos rebites. Entendeu a idéia?
Claro que com o tempo o desgaste pode chegar a tal, que a corrente entre em atrito com o rebite, mas este seria o sintoma de substituição da peça de borracha, nosso "sabonete" - hehehe !
Já se for "sabonetes" de nylon, acredito que o desgaste seria menor, o ou período de vida destas peças seria maior !

Só não sei se por ser mais rígido, não poderia causar algum dano à corrente, o que acha?

Abraço! :-!
XTniano
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 3TB
Sobradinho/RS

Mensagempor BizoKa » 29 Mai 2005, 18:05

XTniano,

levei a saboneteira original da té do meu irmão em um torneiro e o cara fabricou uma identica em NYLON para a minha té.
Gastei R$60,00 pela peça e ficou 10!!!!!!!!!!!!!!
Acho que não é preciso nem colocar borracha na peça em nylon.
A peça em NYLON não estraga, portanto acho que vale a pena.

Valeu,

Rodrigo
É nóis os Guaxinins!!!
Imagem ImagemImagem
BizoKa
Zelador
Zelador

XTZ750 Super
Americana/SP

Mensagempor XTniano » 29 Mai 2005, 18:13

Salve BizoKa ...

Valeu pela dica, e diz aí: Tens como colocar as fotos para darmos uma olhada como ficou?

Com esta dica , então tentarei utilizar as peças de nylon, e é até melhor, pois são mais resistentes !!!!!

Valeu... aguardo as fotos (se possível).

Abração ! :-!
XTniano
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 3TB
Sobradinho/RS

Mensagempor BizoKa » 30 Mai 2005, 08:04

XTniano,

Vou emprestar a máquina fotográfica do meu irmão, tirar as fotos e postar pora vc ver como ficou.

Valeu,

Bizoka
É nóis os Guaxinins!!!
Imagem ImagemImagem
BizoKa
Zelador
Zelador

XTZ750 Super
Americana/SP

Mensagempor Fabricio_Cps » 30 Mai 2005, 19:56

Tava lendo e fiquei lembrando desse lance do NYLON também ...

Coloca as fotos aí logo BIKOZA,
a gente poderia fazer essas peças em quantidade,
talvez ficasse +++ barato, o q vc acha ?

Té+
Fabrício
Fabricio_Cps
Zelador
Zelador

Ténéré 2TY
Campinas/SP

Mensagempor BizoKa » 30 Mai 2005, 23:42

Fabricio,

Com serteza, sendo feito em qunatidade o cara abaixa o preço, mesmo porque quando fiz a minha o torneiro deu o preço dele (R$60,00) e eu nem pechinchei de tão empolgado que fiquei com a pessa.
Ficou prefeita, melhor que a original.
Alem do mais a peça em Nylon e infinitameeeeeeeeeeeeeeeeeente melho que a original.

Valeu,

Bizoka
É nóis os Guaxinins!!!
Imagem ImagemImagem
BizoKa
Zelador
Zelador

XTZ750 Super
Americana/SP

Mensagempor José Waldir Ferraz » 02 Jun 2005, 21:40

Olá,

Seu projeto está legal, mas vai aí uma sugestão: use um pneu de Vespa ou Lambretta ou carriola, e faça os furos na bandas de rodagem, as laterais do pneu é que entrarão em contato com a corrente, e você dispensará a parte metálica.
Detalhe: use arruelas de funileiro (diametro extra grande) nos parafusos 6 mm para não esmagar a borracha no aperto e não escapar.

att
Prudência, Capacete, Luva e Reza: Sempre.
José Waldir Ferraz
Fala Pouco
Fala Pouco

São José dos Campos

Mensagempor Dójxão » 03 Jun 2005, 11:00

Negada!!! Aquietem-se!! =;

Semana que vem a gente(Eu e o BizoKa) manda as fotos!!

A do BizoKa fico boa messsm!! Depois a gente levanta qtas pessoas vão querer pra negociá m preço mió!!! {:)

Faloww!!

Ronaldão
Dójxão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Aamericaneísta, Cabrasafadista,Catilanguista, XTêista, Guaxinteísta, Malacabadista Radical/SP

Mensagempor XTniano » 04 Jun 2005, 16:40

Beleza Galera!!!

Seguinte... foi pensando nesta questão levantada sobre o "barulho da peça de nylon" que acho vou adaptar "sola de sapato", isso mesmo... aquela borracha dura de sola de sapato. Pelo seguinte motivo: Não gera barulho, se mantém úmida com a lubrificação da corrente (e mantém consequentemente a corrente sempre lubrificada) e é bem barato, mesmo que para ser trocada com mais frequencia ! O que acham da idéia ? Possívelmente terça-feira, dia 06.06 iremos (eu meu amigo) bolar esta primeira peça !

Se der certo coloco fotos !!!

Abraço ! :-! (Mando notícias)
XTniano
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 3TB
Sobradinho/RS

Mensagempor Thiago » 06 Jun 2005, 17:29

Affffeee maria tou doido pra galera criar essa gambetech logo pq so encontra original e muito cara se resolverem fazer uma lista pra mandar fazer eu to dentro ...
'' CHAPADA DIAMANTINA '' Que venham todos conhecer este paraiso porque eu ja moro aqui !!!!!! Ehheheheheheheheh....
Celular para contato, principal (74) 9191 2000 e tem tbm o ( 74 ) 9998 3914
Thiago
Matraca
Matraca

Ténéré 2VG
Irecê/BA

Mensagempor Dójxão » 07 Jun 2005, 09:57

Bão Negada!

Eu e o Bizoka tiramos as tais fotos, espero que de para vcs terem ma noção!

Ah! Como não sobe contar a fot 3 fico de fora :-D :-D !!

:-! :-!

Ronaldão & BizoKa
Anexos
Saboneteira.jpg
(55.23 KiB) Baixado 780 vezes
saboneteira1.jpg
(71.34 KiB) Baixado 697 vezes
Saboneteira2.jpg
(93.71 KiB) Baixado 650 vezes
Saboneteira4.jpg
(80.81 KiB) Baixado 576 vezes
Saboneteira5.jpg
(96.73 KiB) Baixado 470 vezes
Saboneteira6.jpg
(74.2 KiB) Baixado 455 vezes
Saboneteira7.jpg
(62.8 KiB) Baixado 527 vezes
Dójxão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Aamericaneísta, Cabrasafadista,Catilanguista, XTêista, Guaxinteísta, Malacabadista Radical/SP

Mensagempor José Waldir Ferraz » 07 Jun 2005, 22:45

Ronaldão e Bizoca:

Ficou nota 10, espero encontrar algum torneiro fresador que me faça pelo mesmo preço e com essa qualidade. Como é branca suponho que seja de nylon Technyl PSA (marca da Rhodia) ou Teflon (marca da Dupont)

Quem quizer fazer mais silenciosa pode optar por poliuretano de 90/95 shore de dureza que dá para usinar, basta colocar na freezer antes é uma borracha usada nas rodas de Skates.

Leva ela para Tiradentes (encontro) em Minas no dia 24 e já leva um jogo para vender aos XTzeiros.

att
Prudência, Capacete, Luva e Reza: Sempre.
José Waldir Ferraz
Fala Pouco
Fala Pouco

São José dos Campos

Mensagempor Dójxão » 07 Jun 2005, 22:50

José Waldir Ferraz escreveu:Ronaldão e Bizoca:

Ficou nota 10, espero encontrar algum torneiro fresador que me faça pelo mesmo preço e com essa qualidade. Como é branca suponho que seja de nylon Technyl PSA (marca da Rhodia) ou Teflon (marca da Dupont)

Quem quizer fazer mais silenciosa pode optar por poliuretano de 90/95 shore de dureza que dá para usinar, basta colocar na freezer antes é uma borracha usada nas rodas de Skates.

Leva ela para Tiradentes (encontro) em Minas no dia 24 e já leva um jogo para vender aos XTzeiros.

att

Aê José Waldir Ferraz, Mermão!!

Se a Galera quizé, a gente faiz uma lista e o BizoKa negoceia com o cara pra sair mais barato! O meliante cobrou 60pílas dele!!! Tenho certeza que a gente consigue, em quantidade, por menos!

Qto ao Nylon, disso eu não entendo e esse daí, realmete faz um pouco de barulho mas, nada que chegue a incomodar!!

Blzss!!!

Ronaldão
Dójxão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Zaleph » 12 Jun 2005, 00:20

apóio qualquer iniciativa de produzir a saboneteira das nossas XT! a original é muito cara.
Alguém que tenha um modelo de saboneteira original em bom estado podia nos fazer um enorme favor: produzir um desenho ténico da peça, com as medidas corretas, daí poderíamos produzir peças idênticas a partir deste desenho, por umpreço muito mais justo, alguém se habilita?
Zaleph
Moita
Moita

XT600E 3TB
Curitiba/PR

Mensagempor XTniano » 12 Jun 2005, 13:04

Salve Galera...

Não deu tempo ainda de tocar este projeto , pois tenho uns 5 trabalhos para entregar neste final de semestre e a coisa está preta !!! :shock:

MAs por curiosidade, enviei um mail para algumas autorizadas Yamaha (4 - sendo que só 1 respondeu !), para fazer um levante dos preços :vejamos valores de cada componentes, em especial o da saboneteira :

[b]Motocicleta : XT 600 E Ano 94 Modelo 3TB[/b]

Componentes:

- Amortizadores Coroa R$ 33,10 cada não tem estoque (*5) :-x
[b]- "Saboneteira" balança (aquela proteção amarela ) R$ 33,40 não tem estoque[/b]
- parafuso do interruptor do Neutral (aquele que fica embaixo do motor com um fio conectado à ele) R$ 55,50 não tem estoque (coloquei o YBR e tá legal, agora tenho que conseguir a junta de vedação !
- Filro de ar R$ 128,00 Tem estoque

Estes valores foram informados pela Etges de Sta Cruz do Sul, mas não confirmei os valores com eles !!!!!!

Se o preço estiver correto, acho que vale a pena comprar e não fazer ! Sei lá !

Abraço à todos ! :-!
XTniano
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 3TB
Sobradinho/RS

Mensagempor Enrico » 13 Jun 2005, 12:34

Não analisei a fundo o problema massssss.... lembrei que numa Montesa 360 H7 que tive há pouco tempo (coisa de 20 anos) eu adaptei no lugar da saboneteira uma roda de skate, aquelas de poliuretano.. ficou uma beleza, barulho nenhum e rodar macio... não sei, quem sabe é uma idéia.
Abraços!
É fazendo cagada que a gente aduba a vida!
Enrico
Colaborativo
Colaborativo

XT660R
São Paulo/SP

Mensagempor Rocha » 13 Jun 2005, 15:11

roniago escreveu:Se a Galera quizé, a gente faiz uma lista e o BizoKa negoceia com o cara pra sair mais barato! O meliante cobrou 60pílas dele!!! Tenho certeza que a gente consigue, em quantidade, por menos...

Serve tambem para as xt modelo 3TB.

Se sim, to na lista.

Rocha
by ®
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600E 3TB
Belo Horizonte/MG

Mensagempor Bano » 13 Jun 2005, 19:06

Pessoal tb to precisando de saboneteira pra minha Te...se forem fazer uma lista pra compar ou pra fazer dependendo do preco...to dentro

abracos

BANO
Voando lá em cima, curtindo aqui em baixo
Bano
Fala Pouco
Fala Pouco

Ténéré 2VG
Suzano - SP/SP

Mensagempor BizoKa » 14 Jun 2005, 14:07

Rocha escreveu:
roniago escreveu:Se a Galera quizé, a gente faiz uma lista e o BizoKa negoceia com o cara pra sair mais barato! O meliante cobrou 60pílas dele!!! Tenho certeza que a gente consigue, em quantidade, por menos...

Serve tambem para as xt modelo 3TB.

Se sim, to na lista.

Rocha

Rocha serve sim e caso vcs queiram posso estar verificando o preço junto ao camarada que fabricou a saboneteria da minha moto.

Valeu,

Bizoka
É nóis os Guaxinins!!!
Imagem ImagemImagem
BizoKa
Zelador
Zelador

XTZ750 Super
Americana/SP

Mensagempor Rocha » 14 Jun 2005, 14:26

BizoKa escreveu:Rocha serve sim e caso vcs queiram posso estar verificando o preço junto ao camarada que fabricou a saboneteria da minha moto.

O Bizoka, beleza.

Sim. Tenho interesse pela saboneteira, inclusive troquei a relação da minha moto esta semana, e tenho certa urgencia nesta peça.

Só um duvida - precisa fazer 2 furos na balança p/afixar a saboneteria?

Aguardo posicionamento.

:-!

Rocha
by ®
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600E 3TB
Belo Horizonte/MG

Mensagempor BizoKa » 14 Jun 2005, 14:31

Na balança da té existem dois furos p/ a fixação da saboneteira e como acredito que as XT's 2TB são idênticas também e preciso fazer dois furos.
Tenho um conhecido que possui uma 2TB 94, portanto vou tirar as duvidas e depois posto inclusive com o preço p/ a fabricação da saboneteira.

Valeu,

Bizoka
É nóis os Guaxinins!!!
Imagem ImagemImagem
BizoKa
Zelador
Zelador

XTZ750 Super
Americana/SP

Mensagempor Rocha » 14 Jun 2005, 18:09

BizoKa escreveu:...Tenho um conhecido que possui uma 2TB 94, portanto vou tirar as duvidas e depois posto inclusive com o preço p/ a fabricação da saboneteira...

Tá falado.

[]s

Rocha
by ®
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600E 3TB
Belo Horizonte/MG

Mensagempor BizoKa » 20 Jun 2005, 10:27

Conversei c/ o camarada que fabricou a saboneteira da minha Té e p/ fabricar outra ele cobra 50 pilas.
Se alguem tiver interesse!

Baleu,

Bizoka
É nóis os Guaxinins!!!
Imagem ImagemImagem
BizoKa
Zelador
Zelador

XTZ750 Super
Americana/SP

Próximo

Voltar para Gambitech