• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
rp seguros

Pinhão da XT 660

Mecânica do Motor...
  • Patrocinador
forcalivre!

Mensagempor Kézaum » 04 Fev 2008, 19:25

Panico escreveu:o pihnhao é de Suzuki gs 500 :-! :-!

Foi oq eu pedi mesmo Panico, pinhão da GS 500 com resalto....falou que só iria ter daq uns 15 dias! :(
Kézaum
Colaborativo
Colaborativo

XT660R
Americana/SP

Mensagempor Glopes » 09 Fev 2008, 23:20

Dei um confere no meu pinhão hoje.
Tá parecendo o tião macalé!! tá totalmente sem dente e com as separações irregulares o que deixa a moto dando pequenos tranquinhos...
To em pânico aki pq hoje é sábado e só vou conseguir mecher nisso na segunda. Putzzzz!!!

Já troquei também os calços de borracha da coroa, tavam moidos!!!

té.

Depois eu posto as fotos do bicho...
Gustavo Lopes
V-Strom 2006 Preta
XT 2005 Azul
Glopes
Fala Pouco
Fala Pouco

Curitiba/PR

Mensagempor Kézaum » 10 Fev 2008, 03:07

Glopes escreveu:Dei um confere no meu pinhão hoje.
Tá parecendo o tião macalé!! tá totalmente sem dente e com as separações irregulares o que deixa a moto dando pequenos tranquinhos...
To em pânico aki pq hoje é sábado e só vou conseguir mecher nisso na segunda. Putzzzz!!!

Já troquei também os calços de borracha da coroa, tavam moidos!!!

té.

Depois eu posto as fotos do bicho...

Com quantos kilometros esta a "bitela" Glopes?

Abraço!
Kézaum
Colaborativo
Colaborativo

XT660R
Americana/SP

Mensagempor Glopes » 10 Fev 2008, 11:22

Tá com 16.000km.
O engraçado é que a coroa, corrente e o resto todo da moto tá inteiro.
As únicas coisas que moeram foram os calços da coroa e o pinhão....
Sabe-se deus... :-x :-x
A Hondex aki em curitiba falou que tava vendendo pinhão da VAZ por 13 reias. Mas acabou.... pena.
Gustavo Lopes
V-Strom 2006 Preta
XT 2005 Azul
Glopes
Fala Pouco
Fala Pouco

Curitiba/PR

Mensagempor Panico » 10 Fev 2008, 16:55

mas pra verificar a corrente vc tem que ver a torçao lateral dela,,, olhando nao da pra ver""" e a diferença vc nota quando a troca!!!!
Se você é motociclista, que Deus lhe abençoe, se não for Deus lhe perdoe.
Panico
Zelador
Zelador

São José dos Campos/SP

Mensagempor Glopes » 10 Fev 2008, 18:34

Pois é bicho.
Amanhã eu vou tirar tudo e ver como tá.
Vou comparar com o conjunto novo e vejo no que dá.

Posto notícias na segunda denoite.

Gustavo Lopes
V-Strom 2006 Preta
XT 2005 Azul
Glopes
Fala Pouco
Fala Pouco

Curitiba/PR

Mensagempor Panico » 11 Fev 2008, 08:50

Glopes..

As primeiras XT 660 como sua e miha tiveram problemas no "Pião" ou seja no meu caso com 4000 km ele estava todo torcido,,,,, pedi garantia e falaram que relação não entra na lista de peças cobertas...

Porque a CBR 1100 blackbird, ou R1 ou hyabusa com mais de 150 CV nao entorta....????????????????????
Panico
Zelador
Zelador

São José dos Campos/SP

Mensagempor Glopes » 11 Fev 2008, 11:26

Não quero nem saber..... pq ninguem vai conseguir explicar na Dona Yamaha.
Troquei a porra toda.... conjunto completo VAZ com retentor por 209 pila.
Tá zerada.

Melhorou UMONTE!!

Abráááços
Gustavo Lopes
V-Strom 2006 Preta
XT 2005 Azul
Glopes
Fala Pouco
Fala Pouco

Curitiba/PR

Mensagempor Angolano » 20 Abr 2008, 22:16

Amigos,

Estou com dificuldades para soltar a porca do pinhão da minha "Feiosa".
Devido aos amortizadores do cubo traseiro (borrachas), penso que tenho que travar a coroa de alguma forma, mas é justamente aqui que não estou encontrando uma solução boa; será que estou totalmente errado e a coisa não é por este caminho ?
Já procurei pelo forum, mas até onde fui não encontrei nada.
Agradeço todas e quaisquer orientações/dicas a respeito.
Abraço a todos.

Luís
Angolano
Moita
Moita

XT660R
Salvador/BA

Mensagempor Beto Klein » 20 Abr 2008, 23:32

Angolano escreveu:Amigos,

Devido aos amortizadores do cubo traseiro (borrachas), penso que tenho que travar a coroa de alguma forma, mas é justamente aqui que não estou encontrando uma solução boa; será que estou totalmente errado e a coisa não é por este caminho ?
Abraço a todos.

Luís

O senhor já ouviu falar de um dispositivo que bloqueia a roda traseira, chamado "freio". É só usar, tem um pedal do lado direito da sua moto que vai lhe auxiliar em muito nesta tarefa. :-D :-D :-D
Imagem

Já pensou em usar a ferramenta de busca antes de postar?
Beto Klein
Modelador
Modelador

Ténéré 250
Jaquirana or not!!/RS

Mensagempor Angolano » 21 Abr 2008, 15:54

Amigos,

Consegui soltar a porca do pinhão seguindo o procedimento do manual de oficina da Yamaha e que está perfeitamente de acordo com a dica do amigo Beto, isto é, usando os freios (traseiro e dianteiro) para travar a coroa.
Constatei uma oxidação razoavel na rosca e atribuo a isto a dificuldade maior que o normal para soltá-la.
Em especial ao Beto, agradeço pelo humor muito útil, oportuno e que também serviu como alerta no sentido de que com esta idade já está na hora de eu começar a usar mais este recurso das motos, senão acabo por esquecer em ocasiões como esta.
Abraço a todos.

Luis Artur
Angolano
Moita
Moita

XT660R
Salvador/BA

Mensagempor Beto Klein » 21 Abr 2008, 16:37

Sou bobo mas sou útil. :-D
Eu acho, pelo menos. :roll:
8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)
:-!
Imagem

Beto Klein
Modelador
Modelador

Ténéré 250
Jaquirana or not!!/RS

Mensagempor Kézaum » 21 Abr 2008, 23:41

Beto Klein escreveu:
Angolano escreveu:Amigos,

Abraço a todos.

Luís

O senhor já ouviu falar de um dispositivo que bloqueia a roda traseira, chamado "freio". É só usar, tem um pedal do lado direito da sua moto que vai lhe auxiliar em muito nesta tarefa. :-D :-D :-D

Além de pisar no freio, só vai conseguir soltar quando os amortizadores chegarem no limite da pressão, para ai sim ser transferida a força na porca, como propriamente é a função deles (...), a força que vc esta fazendo, esta sendo transferida para as borrachas.
Conforme a experiência da minha, foi preciso de 2 para forçar para soltar :o (a chave estava com um cabo prolongador). Se persistir, arranje um cano de ferro para prolongar mais a "alavanca".

:-!
Kézaum
Colaborativo
Colaborativo

XT660R
Americana/SP

Mensagempor Angolano » 22 Abr 2008, 22:57

Kezaum,

Agradeço-te a colaboração, valeu.
Agora estou enfrentando dificuldades para encontrar os amortizadores "paralelos" e a porca e arruela-trava do pinhão; estes últimos acredito que só da nossa querida Yamaha, já quanto aos amortizadores liguei hoje para a General mas estão em falta.
Amanhã vou entrar em contato com a DemTec, a Danidrea e algumas lojas que conheço lá de Floripa e São José, SC.
Qualquer informação é bem vinda.
Abraço.

Luís Artur
Angolano
Moita
Moita

XT660R
Salvador/BA

Mensagempor Panico » 22 Abr 2008, 23:18

Eu ando com o pinhao original da minha debaixo do banco,,, só que nao tenho uma porca backup... alguem sabe o preço dela?
Panico
Zelador
Zelador

São José dos Campos/SP

Mensagempor Beto Klein » 22 Abr 2008, 23:42

Angolano escreveu:Kezaum,

Agora estou enfrentando dificuldades para encontrar os amortizadores "paralelos" e a porca e arruela-trava do pinhão; estes últimos acredito que só da nossa querida Yamaha, já quanto aos amortizadores liguei hoje para a General mas estão em falta.
Amanhã vou entrar em contato com a DemTec, a Danidrea e algumas lojas que conheço lá de Floripa e São José, SC.
Abraço.

Luís Artur

Tio Angolano, :-D
Se precisar eu consigo os amortizadores, o jogo sai por R$18,00, mais o valor do frete (sedex ou PAC). Confere aqui o tópico sobre isso:
http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... 21&start=0

Leia até o final, pois a Demtec subiu os preços para venda direto ao consumidor. #:-(
Imagem

Beto Klein
Modelador
Modelador

Ténéré 250
Jaquirana or not!!/RS

Mensagempor Kézaum » 23 Abr 2008, 00:07

Angolano escreveu:Kezaum,

Abraço.

Luís Artur

Quanto aos amortizadores, se estivem só gasto, segundo os mecânicos onde eu levo, que por sinal são muito bons =D> e tem bastante experiência com moto grande da para fazer uma "Gambitech" colocando câmara de ar, para preencher o desgaste....na minha ainda não precisou, mas provavelmente vou fazer isto na hora que precisar. Diz que fica bom! (mas os amortizadores não pode estar quebrado...se não ai só trocando). :-!

Abraço!
Kézaum
Kézaum
Colaborativo
Colaborativo

XT660R
Americana/SP

Mensagempor Angolano » 28 Abr 2008, 14:44

Amigos,

Desculpem só hoje dar resposta, agradeço a colaboração.
Comprei os amortizadores na CityParts de Joinville, da DemTec, a 4,94 cada ( par ).
A porca e arruela encontrei na concessionária de Floripa, foi muita sorte terem em estoque.
A porca saiu por uns.......35,00 ( é de aço, não de ouro, platina, ou coisa do gênero !!).
Abraço a todos.
Angolano
Moita
Moita

XT660R
Salvador/BA

Mensagempor Marcão660 » 31 Jan 2009, 22:20

Amigos,

Hoje consegui finalmente testar a minha 660 com o pinhão de 16 dentes. Comprei Vaz, para GS, com redutor de ruídos. Para a montagem é preciso ficar atento que, mesmo com o resslato, o pinhão da GS tem espessura por volta de 1mm menor que o da XT. Para evitar o desalinhamento que seria causado por essa diferença eu simplesmente adicionei uma arruela de trava atrás do pinhão idêntica a que é usada na frente, para travar a porca. Assim a medida fica igual e o alinhamento original.

Junto com a alteração do pinhão eliminei o Snorkel e instalei um filtro K&N. Posso dizer para vcs que a modificação valeu cada centavo. A moto no seu estado original é realmente muito estrangulada na admissão. A adoção da caixa e filtro com fluxo maior "solta" a moto.

Já o pinhão maior fez exatamente o que eu esperava. A moto na estrada, a 130 km/h, roda em uma rotação menor, mais livre e mais confortável para andar. As acelerações são mais suaves e o freio motor idem. Realmente gostei !!!!

Agora é esperar o Power Commander chegar e ver como fica o conjunto ainda mais afinado.

Grande abraço,

Marcão
Yamaha XT660R 2006
Gas Gas EC250 2005
Marcão660
Moita
Moita

XT660R
Jundiaí/SP

Mensagempor Kézaum » 01 Fev 2009, 12:08

Marcão660 escreveu:Amigos,

Hoje consegui finalmente testar a minha 660 com o pinhão de 16 dentes. Comprei Vaz, para GS, com redutor de ruídos. Para a montagem é preciso ficar atento que, mesmo com o resslato, o pinhão da GS tem espessura por volta de 1mm menor que o da XT. Para evitar o desalinhamento que seria causado por essa diferença eu simplesmente adicionei uma arruela de trava atrás do pinhão idêntica a que é usada na frente, para travar a porca. Assim a medida fica igual e o alinhamento original.

Junto com a alteração do pinhão eliminei o Snorkel e instalei um filtro K&N. Posso dizer para vcs que a modificação valeu cada centavo. A moto no seu estado original é realmente muito estrangulada na admissão. A adoção da caixa e filtro com fluxo maior "solta" a moto.

Já o pinhão maior fez exatamente o que eu esperava. A moto na estrada, a 130 km/h, roda em uma rotação menor, mais livre e mais confortável para andar. As acelerações são mais suaves e o freio motor idem. Realmente gostei !!!!

Agora é esperar o Power Commander chegar e ver como fica o conjunto ainda mais afinado.

Grande abraço,

Marcão

Já fiz esta experiência do pinhão, não gostei, a moto em quinta marcha fica muito ruim, sem dizer q vc não sabe na real que velocidade vc esta andando e em toda subida tem q reduzir a marcha. Para andar na cidade fica muito bom, não precisa ficar "cambiando" muito as marchas.

Ja tirei o skornel, estou ansioso esperando meu filtro K&N chegar, teve alteração no final tb da moto depois da troca do filtro Marcão?

Aliás, alguém sabe qual é o prazo médio que a alfandega demora para liberar os produtos??

Abraço
Kézaum
Kézaum
Colaborativo
Colaborativo

XT660R
Americana/SP

Mensagempor Marcão660 » 01 Fev 2009, 20:47

Kézaum,

Eu não verifiquei se a velocidade final aumentou (não era esse meu objetivo...dificilmente vou pra frente dos 140...). Mas notadamente o motor trabalha bem mais solto na estrada.

Acho que a sacada do pinhão maior é justamente montá-lo em conjunto com as alterações no filtro de ar, pois a moto com essa configuração parece entregar o torque de maneira mais linear.

Abraço,

Marcão
Yamaha XT660R 2006
Gas Gas EC250 2005
Marcão660
Moita
Moita

XT660R
Jundiaí/SP

Mensagempor Gegê Koller » 03 Fev 2009, 11:49

Vcs colocaram o pinhão 16 com a alça que fica para proteger???
Aquela que fica para protejer a carcaça do motor, caso a corrente arrebente.
Abraços
O negócio é emborrachar o asfalto, levantar poeira na terra e fazer amigos...
Se você anda muito conectado na internet, está desconectado da vida...
Quando estou numa escalada de montanha...
"Só o cume interressa".
Gegê Koller
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

F800GS
Santos/SP

Mensagempor Erick-RO » 03 Fev 2009, 11:53

:shock:
Erick-RO
Zelador
Zelador

Porto Velho/RO

Mensagempor Marcão660 » 03 Fev 2009, 13:28

gegê,

Montei sim a alça de proteção. É preciso desbastar um pouco a face que fica mais próxima do pinhão, caso contrário a corrente ficará raspando na proteção.

Abraço,

Marcão
Yamaha XT660R 2006
Gas Gas EC250 2005
Marcão660
Moita
Moita

XT660R
Jundiaí/SP

Mensagempor Gegê Koller » 03 Fev 2009, 16:29

[quote="Marcão660"]gegê,

Montei sim a alça de proteção. É preciso desbastar um pouco a face que fica mais próxima do pinhão, caso contrário a corrente ficará raspando na proteção.

Aí Marcão;
Brigadão pelo retorno, eu já tinha idéia que isso teria que ser feito, mas não sabia de ninguém que o fez.
Aquele protetor é fundamental, pois a sua falta em uma quebra de corrente a carcaça fica destruída, e acaba com qualquer brincadeira.
Abração
Gegê Koller :-!
:-! :-! :-! :-! :-!
O negócio é emborrachar o asfalto, levantar poeira na terra e fazer amigos...
Se você anda muito conectado na internet, está desconectado da vida...
Quando estou numa escalada de montanha...
"Só o cume interressa".
Gegê Koller
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

F800GS
Santos/SP

AnteriorPróximo

Voltar para XT660R Motor, câmbio e refrigeração

• Patrocinador
DLIVE!