• Anonymous
  • Pesquisar
    Pesquisa personalizada

• Patrocinador
FORCALIVRE!

Calibragem dos Pneus

A assuntos que não se encaixam nos outros tópicos....
  • Patrocinador
JARVA RACING!

Mensagempor xtman » 27 Jan 2004, 18:28

Pô, Ventania, tu ainda é Visitante?

Inté.
xtman

Mensagempor ventania » 28 Jan 2004, 12:58

Fala XTMAN é um prazer conversar com voce, realmente o computador eliminou as distâncias entre as pessoas, porémmmmm, eu sou um bração em questão de computadores, consigo trabalhar em minha área com ele com eficiência e só.
Tentei me cadastrar, quando comecei a acessar este site a dois meses, porém me embananei todo e larguei mão. Porém, logo logo, tentarei novamente.
Agradeço a deferência de se dirigir a minha pessoa neste site e espero algum dia nos encontrarmos pessoalmente, porém, acredito ser o único dos proprietários de XT, que atualmente só faz pequenas viagens de até 300 km ida e volta, pois, como diz o SILVIO MANZANO, preciso consultar um psiquiátra, NÉ SILVIO, vez que, XTMAN, quase me arrebentei, feio, em tres ocasiões, nestes vinte e cinco anos de motociclista que tenho, e fiquei traumatizado, mas aos poucos tento superar, por mim mesmo estes traumas e não vou procurar psquiatra algum viu MANZANO, SÓ SE VOCE ME PAGAR UM QUE TRATE DE ESPORTISTAS DE VELOCIDADE. Um abração XTMAN e desculpe inserir em nosso papo essas indiretas-diretas para o MANSANO.

VENTANIAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!
ventania

Mensagempor xtman » 28 Jan 2004, 14:00

ventania escreveu:Tentei me cadastrar, quando comecei a acessar este site a dois meses, porém me embananei todo e larguei mão. Porém, logo logo, tentarei novamente.

VENTANIAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!

OK, Ventania!
Fala com o Fernando&Carmen que ele resolve seu problema rapidinho.
Um abraço.
Inté.
xtman

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 28 Jan 2004, 22:20

Bom pessoar agora eu ja posso colocar a minha opnião sobre o asunto:
Calibragem Alta: desgaste acentuado no centro do Pneu
Calibragem Baixa: Desgaste e rachaduras na lateral do Pneu

Como calibro o Pneu: Quando compro uma moto vou no posto e coloco a calibragem que manda o "manuel" e subo na moto e ou uns pulos olhando pro pneu (que mico hem?!!!, mas antes verifico se não tem ninguém olhando :wink: ), se o Pneu se deforma muito eu coloco mais 2 libras e vejo novamente e assim até ficar legal, marco a calibragem que usei (não precisa usar papel seu desmiolado :shock: ), saio com a moto e percebo se ela esta firme ou não, se ficou legal, é essa a calibragem que passo a usar :wink: . Velho esquema das Bikes. Um abraço.
Vasculhando e vendo as fotos bateu uma saudade imensa do Velho Clubão!!!
Saúde melhorando... logo logo é Nóis traveis!!! IIIEEEBAAAA!!!!
diderot@email.com
Abração.
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Ténéré 2VG
Itanhaém, SP/SP

Mensagempor Sílvio » 29 Jan 2004, 02:13

Ventania...
Vc vai perceber que não é só vc que precisa de psquiatra...

Por falar nisso, acho que nós mesmos podemos fazer alguma coisa por vc, com baixo custo.... ou seja... só gasolina e cerveja.
Veja a idéia: colocar vc numa garupa e sair passeando numa "nice" e repentinamente entrar na Castelo e enrolar o cabo..... Naquelas retas sem barrancos, fazer um zig-zag e outras barbaridades....
TRATAMENTO DE CHOQUE

ou, pra não fugir do assunto do tópico - VIAGEM SOB INTENSA PRESSÃO
Sílvio Manzano - Itanhaém SP
("ESMERALDA" - Triumph Tiger 800XC)
Sílvio
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Tiger 800
Itanhaém/SP

Mensagempor HART » 29 Jan 2004, 10:46

OK gurizada voces venceram, não resistí e vou dar o meu pitaco tb.
PRESSÃO? o que é? força por área.
Força? é a força que o ar faz nas paredes do pneu, mas tb o peso da moto+piloto.
ÁREA? tem a área total do pneu (é só cortar a câmara que dá pra medir), e tem a área do pneu em contato com o solo, que depende da secção e tb do diãmetro da roda.
Tudo depende do ponto de vista, estático ou dinâmico.

MAS AFINAL O QUE NÒS QUEREMOS? Ahhh, a maior aderencia, o menor desgaste, desde que com o menor comsumo.

ADERENCIA é atrito? não, é interpenetração de superfícies (por isso pneu mais largo adere mais)
ATRITO depende da pressão (no caso o peso da moto), então se o peso é fixo aumentando se a área (pneu maior) a pressão de atrito (por area) diminui (menor desgaste e maior risco de aquaplanagem), portanto numa frenagem de emergência c as rodas bloqueadas um pneu mais largo pode até gastar menos , mas não para em menor espaço (ou não).
COMSUMO, no caso específico das motos os pneus são de secção redonda, a variação da pressão interfere bastante na area de contato com o solo (no caso dos automóveis com secção quadrada a area só varia no sentido logitudinal, nas motos a area em contato varia tb transversalmente). Quanto maior a achatamento do pneu (menor pressão) maior a aderencia e tb o consumo (claro que dentro dos limites de deformação). E com maior pressão diminui o consumo e a aderência (com pneus cheios demais escorrega nas curvas)
Mais blablabla?
Pq na Biz a pressão é 50% maior que na XT?
Na biz a secção e tb a circunferência são menores (acredito que a FORÇA por ÁREA EM CONTATO COM O SOLO deva ser quase igual, com elas em movimento). A diferença entre a pressão dos pneus de trator e uma Bike profissional tb deve seguir a mesma lógica.

Quem já levou filho em ortopedista deve ter visto um equipamento com piso de vidro e com espelho por baixo, que é pra ver se o pé é chato. Devia ter um treco desses no posto de calibração p ajustar a área de contato de acordo c a carga e gosto.

Ou nada disso?? Com a palavra as autoridades no assunto.
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem
HART
Modelador
Modelador

XT660R
Florianópolis/SC

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 29 Jan 2004, 12:47

É isso aí Hardalf, falou e disse. No manuel da Ténéré diz que até 252Kg de carga deve-se usar: 21x22 lbs, com carga acima disso usar: 21x26 em off road usar: 14x14 e pra pilotagem em alta velocidade: 21x21 ou seja menos pressão maior aderência. Aqui em Itanhaém eu uso 20x21 o correto seria 14x14 :twisted: hehehe, na estrada uso 21x21 e se pretendo viajar na boa: 21x26 fica mais econômica, mas perde um pouco (muito pouco) de aderência na trazeira. Só pra lembrar... a medição deve ser feita com os pneus frios. Ja que nos Postos não tem o vidro... dou uns pulinhos hehehe. Um abraço.
diderot@email.com
Abração.
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Ténéré 2VG
Itanhaém, SP/SP

Mensagempor ventania » 30 Jan 2004, 13:36

Fala aí, Dr. Manzano, sua idéia foi muito boa, gasolina e cerva e depois Castelo Brancooooooo.
Voce quer me matar de vez né.
Espero que estejam, voce e Silvia, fazendo uma boa viagem para CACONDE e tenha calibrado direitinho os seus pneus.
Sentimos sua falta nesta quinta 29 de janeiro de 2004, no postinho.
Falando disso, chegou a alguma conclusão da pressão com 140 atrás?
Agora estou falando sério, pois tenho exagerado na pressão da Xtsuda, estou andando sempre com 23 e 27, sei que o manual recomenda, com carga máxima, 22 e 26, porém, como peso 100 kg, mais mochila 6 kg, sempre ponho os 23 e 27, errei a moto fica muito instável, ou seja, a área de atrito do pneu com o solo fica muito pequena.
Começarei a colocar 22 e 24 no máximo, vez que sempre ando sózinho na magrela.

Um abraço VENTANIA Moema SAMPA
ventania

Mensagempor HART » 03 Fev 2004, 00:00

marrafa escreveu:Prezados amigos, corrijam -me se estiver errado.
Acredito que 22 libras são 22 libras tanto no pneu menor quanto no maior. O resultado é o mesmo, sacou? uma vez que Pressão= força/área, se vc mantém a FORÇA(no caso a força do ar comprimido por ele mesmo e pelo peso da moto, que permanece o mesmo) e a PRESSÃO(22 psi) constantes, a única diferença é a ÁREA que aumentou, logo vc apenas terá que colocar mais ar pra conseguir as mesmas 22 libras, pois a pressaõ é inversamente proporcional à área.
Bem, segundo o manual, a pressaõ do pneu frio, nas medidas originais são: até 252 Kg 22 psi, frente e trás, de 252 a 313 Kg (carga máx da moto) 22 psi frente e 26 trás.

Pergunto ,se colocar uma roda de bicilceta (hipotéticamente) em um trator posso manter a calibragem recomendada p fabricante? que deve ser de 20a 30 lbs/" :roll:
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem
HART
Modelador
Modelador

XT660R
Florianópolis/SC

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 03 Fev 2004, 00:24

hipotéticamente falando e supondo que a roda aguentasse... o aro encostaria no chão, pois é pouca pressão pra esse tipo de pneu, e se colocasse mais pressão... explodiria :shock: . Puts... mas que comparação em Hardalf :shock: . Se não me engano uma bike tipo caloi 10 usa quase 100libras contra um carro que usa vinte e poucas libras :roll:
diderot@email.com
Abração.
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Ténéré 2VG
Itanhaém, SP/SP

Mensagempor xtman » 03 Fev 2004, 00:27

Ribeiro_Diderot escreveu:hipotéticamente falando e supondo que a roda aguentasse... o aro encostaria no chão, pois é pouca pressão pra esse tipo de pneu, e se colocasse mais pressão... explodiria :shock: . Puts... mas que comparação em Hardalf :shock: . Se não me engano uma bike tipo caloi 10 usa quase 100libras contra um carro que usa vinte e poucas libras :roll:

Achei a comparação válida! Se a gente põe um pneu diferente na moto (maior ou menor) a pressão também é diferente.
Abraços.

Inté.
xtman

Mensagempor Carlos/PE » 04 Fev 2004, 12:39

Olá pessoal!! O pneu traseiro é um 130, e continuo usando 22 e 22. Não notei diferença nenhuma. Acho que 10% a mais ou a menos não fazem tanta diferença. Abraços.
Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

XT660R
Recife/PE

Mensagempor Sílvio » 05 Fev 2004, 01:30

Acho que o trator usa umas 16 libras nos pneus traseiros (?) e água junto com o ar.
Alguém já adaptou roda e pneu de bicicleta em trator? acho que funciona. he he he ... :twisted:

Troquei hoje o 140 por um outro 140. O antigo rodou 17.100 km, basicamente com 22 libras (exceto viagem com bagagem) e se desgastou por igual. Tá guardado para alguma emergência, pois acredito que suporte uns "riscos".
Com este novo, vou até fazer umas experiências com um pouco mais de pressão.
O dianteiro que coloquei um pouquinho a mais de pressão pra viajar pesado, agora tá pulando feito "boleca perereca".
Sílvio
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Tiger 800
Itanhaém/SP

Mensagempor HART » 05 Fev 2004, 11:21

Sílvio escreveu:Acho que o trator usa umas 16 libras nos pneus traseiros (?) e água junto com o ar.
Alguém já adaptou roda e pneu de bicicleta em trator? acho que funciona. he he he ... :twisted:

Troquei hoje o 140 por um outro 140. O antigo rodou 17.100 km, basicamente com 22 libras (exceto viagem com bagagem) e se desgastou por igual. Tá guardado para alguma emergência, pois acredito que suporte uns "riscos".
Com este novo, vou até fazer umas experiências com um pouco mais de pressão.
O dianteiro que coloquei um pouquinho a mais de pressão pra viajar pesado, agora tá pulando feito "boleca perereca".

Sílvio, as analogias que fiz foram p tentar dizer que eu acredito que qt maior o diâmetro do pneu (p uma mesma condição específica) MENOR deva ser a pressão de ar interna do pneu, p manter a pressão do pneu conta o solo inalterada (pq aumentou a area de contato). Ou não??

Alguem lembra da Suzuki RV90? qual a bitola/pressão do spneus recomendada?
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem
HART
Modelador
Modelador

XT660R
Florianópolis/SC

Mensagempor Sílvio » 05 Fev 2004, 11:39

ok Sr Hart....
Boas comparações.. assim fica melhor pra chegarmos à uma conclusão (ou meia conclusão)
Essa Suzuki é uma com pneu balão e aro pequeno?
E os quadricículos? Devem seguir mais ou menos os tratores...
Sílvio
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Tiger 800
Itanhaém/SP

Mensagempor agnaldomotor » 02 Abr 2004, 09:50

Pessaol, eu uso 22dianteiro e 26 traseiro, sera que naun é muito, pois uso essa calibragem sempre, na cidade, viagens....efim, com qualquer configuração...tem algum problema???

Abraços
agnaldomotor
Zelador
Zelador

XT600E 4MW
Anywhere in the galaxy/RS

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 02 Abr 2004, 11:30

O principal fator para se considerar a calibragem é o peso e não podemos esquecer que em uma estrada a pressão do pneu sobe de 2 a 4 libras. A RV90 (noventinha motor 2T) foi fabricada de 1971 à 1976 e usa pneus 6,70 x 10 . Não sei qual a calibragem desses pneus :oops: , tem uma aqui em Itanhaém de um conhecido meu, esta linda linda. Mas dou uma dica de outra comparação que acho válida: Os pneus de Bugg, aqueles de avião usam só 15 libras :shock: , tem muito AR, mas pressão só 15 pois o bugg é muito leve :wink: . Aginomoto, pelo seu peso vc esta exagerando, vc devia usar no máximo umas 10 libras :twisted: . Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Imagem
diderot@email.com
Abração.
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Ténéré 2VG
Itanhaém, SP/SP

Mensagempor Jairo Luiz » 20 Out 2004, 16:28

fala galera, tava dando uma olhada no site da michelin e achei uma planilha onde é informado sobre a pressão adequada dos pneus de sua marca.

http://www.michelin.com.br/Conteudo_Vgn ... ressao.xls

Inté
Jairo Luiz
Jairo Luiz
Fala Pouco
Fala Pouco

XT600E 3TB
Lorena/SP

Anterior

Voltar para Outros assuntos técnicos.motos diversas..

• Patrocinador
DLIVE!