Levar cachorro em viagens de moto

Jaquetas, capacetes, bauletos, alforges, bagageiros e dicas sobre o que levar na viagem...

Topic author
wcomnisky
Zelador
Zelador
Moto:: XT660R
Estado: SC
País: NovaZelandia
Contato:
Status: Offline

Levar cachorro em viagens de moto

Mensagempor wcomnisky » 28 Fev 2010, 15:19

Saudações!

Temos uma Schnauzer Mini e pretendemos levá-la em viagens, quando possível.

Gostaria de saber se alguém aqui já viaja/viajou carregando seu pet, e a respeito da lei vs. policiais quanto a isso.

Já vi em alguns sites que existe uma bolsa tipo canguru (como uma mochila, mas levada na frente e não nas costas) específicas para esse fim, onde o animal vai dentro, com as patas e cabeça pra fora..

Temos uma viagem curta (aprox. 380Km) daqui um mês (Páscoa), e gostaríamos de levá-la junto. Sabemos das possibilidades de hotéis para cães, mas a intenção é levá-la..

Nos passeios na cidade, quando ela vai no colo da Vivi, ela vai bem tranquila, com a cabeçona no meu ombro curtindo o vento.. mas sei que na estrada a 110Km/h será diferente 8-) 8-) 8-)

baita abraço! :-!

Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes

T A T U
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Estado: SP
País: BRASIL
Contato:

Mensagempor T A T U » 01 Mar 2010, 13:45

CARA, TU TEM QUE TIRAR UMA AUTORIZAÇAO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, VAI EM ALGUM MÉDICO VETERINARIO QUE ELE TE DA TODAS AS ORIENTAÇÕES, POIS ELE TEM QUE ASSINAR UM DOCUMENTO QUE O CÃO ESTA APTO A VIAGENS, AGORA QUANTO A TRANSPORTE, TEM QUE LER A LEGISLAÇÃO, POIS EM AUTOMOVEL TEM PARA ESSE FIM

BOA VIAGEM COM SEU PET :-! :-! :-!
Imagem

Mamão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: Ténéré 250
País: Brasil

Mensagempor Mamão » 01 Mar 2010, 15:54

Normalmente, esse atestado é exigido apenas quando você vai para outro estado. O veterinario mesmo pode fornecer. É um atestado da saude e das vacinações. Tem uma sigla certinha (Acho que é GRA), mas não lembro qual é. Tive que providenciar isso para o meu cão quando mudei para Alagoas.

Eu realmente não conheço nenhuma legislação especifica para motos.

Tem um site que é só de viagens de moto, só que não tô lembrando o nome, no qual sempre aparecia um cara que viajava com uma cocker. A cocker já tinha rodado mais de 30mkm com ele. Dá um pesquisada no google.
[b]Não precisa fazer sentido.
Basta valer a pena[/b]

Mamão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Mamão » 01 Mar 2010, 15:59

Basta valer a pena[/b]

Michaelks
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: RJ
País: brasil

Mensagempor Michaelks » 01 Mar 2010, 19:11

Se para um ser humano viajar na garupa de uma moto pode ser muito estressante, imagine um cão. O barulho, o vento, o deslocamento muito rápido, poderá traumatizar seu animalzinho para sempre. Isto fora os efeitos do vento nos olhos, no focinho.

Além disso, o perigo de um acidente com o piloto tendo que estar atento a um animal que pode a qualquer momento ter um sobressalto ou uma reação de pânico deve ser considerado.

Eles fazem de tudo para nos agradar, cabe a nós ter critério.

Desaconselho fortemente.
Não faço mais parte deste clube, podem apagar minhas mensagens.

benohahn
Matraca
Matraca
Moto:: DL1000 V-Strom
Estado: RS

Mensagempor benohahn » 01 Mar 2010, 20:04

Concordo com o Michaelks. Não é recomendável, principalmente pelo risco de acidentes. Mas cada um faz o que acha melhor então :shock:

Chinaf
Moita
Moita
Estado: MG

Mensagempor Chinaf » 03 Mar 2010, 21:03

Dá uma olhada nesses sites:

http://www.bikerdogsmc.org/

Vou postar umas imagens, de repente ajuda o amigo:

Imagem

Imagem

Imagem

Já te passaram o do Luiz Carlos Negrine... procura no orkut que ele tem perfil e é bem fácil conversar com ele.... ele sempre atende bem...

O site dele direto é esse:

Link: http://www.naniesmeraldina.com.br/

Tem a Lola, que é uma cocker que viaja de moto na Itália:

Imagem

Imagem

Link:http://www.inviaggioconlola.com/ita/index.php

E tem a Aletea que é uma Brasileira que foi morar ainda pequena na Alemanha e voltou para viajar de moto pela América do Sul

Imagem

http://www.aletea.net/PORTOGHESE/news.htm

fora esses sites, tem um monte... no Advrider e no HorizonsUnlimited....

é que eu formatei o HD do computador e perdi os links... sorry
Ushuaia 2007/2008 - Nós fomos e foi bão dimais!!!
Atacama e Machu Picchu - 2008/2009 - Uma viagem ao passado!!!!!

Chinaf
Moita
Moita

Mensagempor Chinaf » 03 Mar 2010, 21:07

Enfim, eu posso falar por mim.... eu fui com o meu CÃOpanheirão e fui parado duas vezes pela PRF, sabia que ia acontecer e me preparei para o pior... ter que deixar a moto e ir de carro para um hotel e depois voltar para buscar a moto....

Em tese, as leis não proibem o transporte de animais domésticos em motos.... só existem duas leis que falam sobre....

Vou copiar o que escrevi no tópico lá no Falcononline, para não ter que digitar tudo de novo:

O que diz o C.T.B. sobre transporte de animais de estimação

Pois é, a viagem ia ser longa e estava muito preocupado como seria o tratamento no caso de sermos parados pela P.R.F. o que de fato aconteceu durante a viagem, eu busquei ler o que diz a legislação sobre o transporte de animais de estimação.

A grande surpresa é que não há legislação prevendo o transporte de animais de estimação em motos, além é claro de não mencionar em nenhum momento a obrigatoriedade do transporte em caixas de transporte do tipo "clonadi, Clicknew, etc.".

Os dois artigos que encontrei mencionando sobre o transporte de animais domésticos são esses:

Art. 235. Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados:

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para transbordo.

Art. 252. Dirigir o veículo:

I - com o braço do lado de fora;

II - transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

III - com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;

IV - usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração - média;

Penalidade - multa.

Link: http://www.pr.gov.br/mtm/legislacao/ctb/cap_xv.htm

O que eu contei foi com a boa vontade dos amigos Policiais Rodoviários de checarem se a caixa onde vai o Zeca, oferecia a segurança necessária para ele, para mim e para os demais condutores.

E estava eventualmente preparado para caso, o Policial entender que tal condução poderia oferecer algum risco, terminar a viagem ou deixar a moto no posto policial e me deslocar para algum local de onde tentaria contornar o problema, sem infrigir à lei.

Das duas leis eu entendi que a moto não tem parte "interna" e que eu não poderia transportar o Zeca numa "mala tanque", mas se vc "literalizar" as duas leis, evidentemente muita coisa que envolve motos não poderia existir, como por exemplo a própria mala tanque.

Pensei, inicialmente em transportar o Zeca em uma espécie de mala tanque (como é o caso da Lola, uma Cocker que viaja na Europa, vai ter link mais pra frente e de tantos outros que vi na internet), mas diante desse artigo preferi não fazer isso e fiz o transporte sob o banco no lugar do garupa.

Link: http://www.falcononline.com.br/forum/in ... c=13394.60

Chinaf
Moita
Moita

Mensagempor Chinaf » 03 Mar 2010, 21:16

Enfim, o Zeca já anda de moto comigo faz um tempão.....

Mas, uma viagem mais longa não tinha feito ainda, só passeio de 2/3 dias, nesse link aí tem uma viagem de 4.000 km's, só não rolou mais... bom, pq eu perdi a barraca e pq tava chovendo e alagando no Uruguai... desisti e voltei para casa....

O Zeca ainda fala "português", não reclamou de nada... e está felizão... com cara de quero mais.....

Se prepare, as pessoas vão ficar encantadas com o seu CÃOpanheirão... e muitas vão te filmar ou fotografar enquanto dirige a moto....

O seu CÃOpanheirão vai ficar mais chegado em vocês e provavelmente vai choramingar toda vez que ver vcs. pegando o capacete....

No mais.... bom, no mais é ir andando.... só tem uma pessoa para dizer se dá ou não dá.... são vocês.... e vc só vai saber disso, andando com o seu AMIGÃO.... ele é que vai "dizer" com o tempo se está curtindo ou não....

Imagem

Imagem

Aqui tem duas fotos até onde a gente foi....

Imagem

Imagem

Aqui se ele tava "gostando" ou não.....

E como ele vai na moto:

Imagem

Grande abraço e depois conta como foi a viagem...

Michaelks
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor Michaelks » 03 Mar 2010, 23:36

Os animais devem ser respeitados enquanto animais que são. Submetê-los a usos e comportamentos humanos, vestir-lhes roupas e ensinar-lhes truques para nosso divertimento é na realidade crueldade com seres que não têm outra opção senão a submissão à vontade dos donos. Colocar um cão numa moto, mesmo para um percurso curto, é equivalente a fazer o mesmo com uma criança de dois anos. Não é seu lugar.

Tenho e sempre tive muitos cães que resgato das ruas, depois que seus donos deles se cansaram, e sempre os respeitei pelos seres maravilhosos que são, pelo muito que têm a nos ensinar. Não são brinquedos, não são objetos de exibição ou de entretenimento.

Mamão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Mamão » 04 Mar 2010, 10:58

Bom, eu concordo em parte com o Michael.

Não sou a favor de ficar ensinando truques, tipo "dá a pata", "deita", "rola", etc.... Nem ficar "empetecando" os cães... Muito menos usa-los como "enfeite" ou "acessorio" de moda.

Mas sou a favor da educação. Ensinar o que pode o que não pode e assim por diante. Acredito que subestimamos demais a inteligencia dos animais em geral. Somos extremamente prepotentes em nos acharmos os unicos seres inteligentes no mundo, quando na verdade acho que somos os mais estupidos.

Quando ao passeio de moto, sou a favor desde que você sinta que o animal está curtindo. Isso é facil. O meu adora andar de carro com a cara para fora. É só solta-lo na garagem que ele corre para a porta do carro e fica esperando. Não fiquei treinando ele para isso. Obviamente ele associou que, na maioria das vezes (menos quando vai para o veterinario), andar de carro é algo prazeroso para ele.

Por que o andar de moto não pode ser??? Para alguns humanos, andar de moto é a coisa mais horrivel, para outros a coisa mais maravilhosa.

No caso dos cães, acho que é a mesma coisa. Se, quando você chegar perto da moto com ele, ele tentar se mandar, tenha o bom senso de não força-lo. Se ele pular para cima da moto, leve-o para dar uma volta (com segurança, obviamente).

Acho que devemos deixar nossos cães escolherem o que eles gostam ou não de fazer. Se gostam de água, deixemo-los nadar. Se gostam de correr, vamos leva-los para o campo...

Se gostam de andar de carro, moto, jetski, buzão, metro, avião, navio, vamos deixa-los curtir. Tudo questão de bom senso. É muito facil perceber se o cão está confortavel, feliz, curtindo ou aproveitando. Qualquer sinal em contrario, não devemos força-los, assim como não gostamos que alguem tente nos forçar a fazer algo que não gostamos.

Amo animais e os respeito. Também já tirei cães da rua e acho um absurdo alguém desrespeitar os animais. Mas não deixa-los fazer o que gostam, também considero um desrespeito. E só saberemos do que eles gostam, oferecendo a eles a oportunidade de experimentar. Afinal de contas, ainda não aprendi a falar doguês.....
:-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-!

Mas um dia chego lá....
Basta valer a pena[/b]

lecio
Matraca
Matraca
Moto:: Elefant 900

Mensagempor lecio » 04 Mar 2010, 11:15

Tenho cães mas não os levo em minhas viagens, apesar de conhecer alguns que simplesmente adoram andar de moto.

Eduardo-PR
Falador
Falador
Moto:: DL650 V-Strom
Estado: GO

Mensagempor Eduardo-PR » 04 Mar 2010, 12:26

Olá William,

Sou Médico Veterinário e o que necessita para transportar um animal é uma GTA (guia de trânsito animal) emitida pela secretaria de agricultura (SIDASC em SC se não me engano) ou no caso de pet`s um atestado sanitário emitido por qualquer veterinário, ao menos aqui no PR funciona assim.
Agora, quanto a legislação pertinente ao transporte de animais em motocicletas creio que não há anda a respeito, porém considerando que não é um veiculo de carga e tem homologação para 2 passageiros somente, pode ter problemas relativos a isto, sem contar que dependendo do policial ou fiscal da secretaria de agricultura pode até ser enquadrado nas legislações referente a maus tratos e crimes ambientais, fauna e flora.
Como profissional atuante na área pet posso te afirmar que uma coisa é o cão gostar de dar uma voltinha na cidade (principalmente pela companhia do dono) e outra bem diferente ele viajar durante algumas horas "ensacado", com um baita barulho (sensibilidade auditiva muito maior que a nossa) e um baita vento na cara. Pode até encontrar animais que aparentemente toleram bem este tipo de situação, mas provavelmente fazem e se submetem a isto para não desagradar seu dono. Existem vários trabalhos e pesquisas comprovando que alguns animais com o intúito de não desagradar o prop. fazem as coisas mais absurdas independendo do seu conforto e até da sua dor física. Com a mais absoluta certeza posso te afirmar que não é clinicamente recomendável viajar com um cão de moto, existem vários problemas que podem vir a ocorrem em função disto, sem contar o provável grande estresse e desconforto do animal.
Como já foi muito bem citado aqui, uma coisa é tratar bem o animal e outra bem diferente (e totalmente desaconselhavel) é "humanizar" o animal, precisamos acima de tudo não transferir nossas vontades, problemas, desejos, taras, etc. para alguem (incluso animais) que não tem nada a ver com isto, é mais ou menos a mesma história do filho que faz direito porque o pai quer/deseja que ele seja advogado e não cursa medicina que seria sua grande vontade e desejo!!!
Um abraço e boa viagem.

Chinaf
Moita
Moita

Mensagempor Chinaf » 04 Mar 2010, 13:41

Fala galera, blz ?

Bom, o meu intuito foi o de ajudar o amigo motociclista que estava numa dúvida.

Eu consultei o meu veterinário, antes da viagem, o farei novamente e posso afirmar com toda a certeza, ele é muito experiente e foi um dos grandes incentivadores sobre o assunto.

No meu caso, estou absolutamente seguro da minha escolha.

No caso do amigo, sugiro ir ao veterinário de confiança e consultar sobre as suas escolhas e possibilidades ....

E junto com o veterinário tirar suas conclusões.

Na viagem iria encontrar um amigo motociclista que também é veterinário..... o mesmo também é um dos grandes incentivadores....

Sobre o Zeca... bom, eu posso afirmar uma coisa... não é brinquedo, não é objeto de decoração e muito menos alguém vai precisar resgatá-lo na rua....

Humanizá-lo ??? hehehehehehehehe... é mais fácil eu ter sido "doguizado" ou "cachorrado"..... heheheheheheheheeheheheh

Bom, amigo, qualquer coisa me manda uma mp....

Grande abraço,

Michaelks
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor Michaelks » 04 Mar 2010, 13:58

Eduardo, excelente comentário, disse tudo que eu queria dizer.

O animal sofre em silencio, não demonstra muitas vezes sua tristeza. Já tirei animais da rua em condições que nenhum ser vivo mereceria, mas não havia nada em seu comportamento que correspondesse ao terrível sofrimento que deveria estar sendo estar com dezenas de bernes, coberto de sarna, ou com bicheiras fervilhando de vermes.

Só para ilustrar, vejam se esta carinha

Imagem

corresponde a este esqueletinho sarnento

Imagem

Deste cãozinho que resgatei em novembro.

E como está hoje, o terror dos camundongos e lagartixas..

Imagem

O cão tem uma generosidade enorme em seu coração, pequeno só no tamanho, continuando afetivo e fiel até em face de maus tratos. Como disse muito bem o Mamão, temos muito a aprender com eles.

Mamão
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Mamão » 04 Mar 2010, 14:04

Eduardo, mais uma vez, concordo em parte.

Como saber se o cão está curtindo ou "sacrificando-se pelo dono"???

Partir do simples principio que o cão não gosta de andar de moto é meio complicado.

Minha esposa não gosta de andar de moto. Conheço mais um mundareu de gente que não gosta de andar de moto. Então o ser humano não gosta de andar de moto?

Nós aqui reunidos, amamos andar de moto. Aí fica o inverso. Então o ser humano ama andar de moto?

Não acho que devemos generalizar neste caso. Acho que quem deve decidir é o cão....

Agora, concordo que o cão viajar por horas "ensacado" não é uma boa ideia mesmo.
Basta valer a pena[/b]

voador16
Matraca
Matraca
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: PR

Mensagempor voador16 » 04 Mar 2010, 15:13

Bom , não tenho cachorro e nunca transportei cachorro em moto. Acho o seguinte: Uma coisa é vc andar de moto com o cachorro esporadicamente por pequenas distâncias, um dia ensolarado, passeandinho devagar e curtindo) outra coisa é vc levar o dog para VIAJAR de moto, por vários dias, longas distâncias, altas velocidades enfrentando sol, chuva vento, calor, frio. Nesse caso, acredito que não seja salutar para o cão. Vai do bom senso de cada um...
Abraxxx

Eduardo-PR
Falador
Falador
Moto:: DL650 V-Strom
Estado: GO

Mensagempor Eduardo-PR » 04 Mar 2010, 17:46

Pessoal, não quero gerar nenhuma polemica ou muito menos esticar esta conversa mais do que deveria, somente coloquei informações técnicas e pequenas opiniões pessoais sobre o assunto. Cada um faz o que sua conciência manda, somente não esqueça que precisamos nos responsabilizar e assumir nossos atos - isto vale para tudo, não diz respeito somente a este assunto.
Último comentário, é extremamente complexo (principalmente porque o cão não fala a nossa língua e pouco compreendemos a dele) saber se um animal/cão está fazendo algo porque gosta, para agradar ao dono ou até por submissão. Como foi citado, uma voltinha na cidade em baixa velocidade é uma coisa bem diferente de algumas horas a 110-120 e obrigatoriamente "embalado para viagem"!!!

Um abraço a todos.

FAFH99
Zelador
Zelador
País: Myamar

Mensagempor FAFH99 » 04 Mar 2010, 18:15

Bueno, muitas vezes é melhor levar o bichinho junto do que deixar o coitado trancado sozinho em casa.

Anyway, vc pode encontrar mochilas/caixas de viagem de vários tipos e, até cadeiras com cinto de segurança para serem usados em carros nos sites abaixo:

http://www.petsupermarket.com.br/sistem ... 6567692256

http://www.cobasi.com.br/ch/index.aspx

http://www.petsmart.com/ (despacham para o Brasil, se vc pedir para vir pelo "regular mail" chega na sua casa em 10 dias, sem pagar taxas nem impostos)

Jomar
Falador
Falador
Moto:: Ténéré 2VG

Mensagempor Jomar » 05 Mar 2010, 09:53

Caro amigo,
Dê férias para o bichinho também e deixa ele curtir um local com outros animais, tipo visitar uns parentes da mesma espécie 8-) 8-) 8-)
Quanto ao transporte, entendo que animal deve ser considerado carga e não poderia ser transportado junto à pessoas, sendo necessário um compartimento adequado para o transporte. :-! :-! :-! :-!

Abraço,
Imagem

Topic author
wcomnisky
Zelador
Zelador
Moto:: XT660R
Estado: SC
País: NovaZelandia
Contato:

Mensagempor wcomnisky » 05 Mar 2010, 15:04

Saudações pessoal! :)T

Agradeço a todos :)(: por todas respostas enviadas. =D>
Li todos comentários e levarei todos aspectos em consideração.

A viagem que pretendo fazer na Páscoa e levá-la junto é de aproximadamente 400Km (de ida), sendo que teremos que parar 3 vezes - para abastecer e esticar o esqueleto. Consequentemente ela terá tempo para suas necessidades (caso haja), e para "desestressar".

Pretendo instalar o parabrisa (grande) na moto, e se for levá-la, seria numa mala tanque.

Caso a gente a leve junto, relatarei como foi, e quais foram as reações dela, e se (achei que) ela gostou...

baita abraço! :-!
Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes

RICARDO BARRETO
Matraca
Matraca
Moto:: R 1200 GS
Contato:

Mensagempor RICARDO BARRETO » 05 Mar 2010, 15:48

Olá pessoal,

Eu também adoro cães, em casa tenho 03 e no escritório que eu trabalho, meu chefe é alucinado, tem 15 cães na sua casa e leva e trás 05 para o escritório todos os dias e eles ficam circulando normalmente entre a gente no escritório.

Dar uma voltas de moto com o cão é super legal,
mas também sou contra a longas viagens, o estresse ao cão deve ser enorme!! É judiar muito dele, afinal se nós ficamos cansados, imagina eles !!!

Quando viajo de carro e levo os 03 cães que tenho, geralmente 1 ou 2 deles sempre passam mal................vomitam, ficam enjoados e tal.....

Sei lá, acho que é a opinião de cada um. :-| :-| :-|
Vendi minha potranca 92, mas ficou família!!!
RIO DE JANEIRO-RJ
TAUBATÉ-SP

Negrine
Moita
Moita
Contato:

Mensagempor Negrine » 21 Jul 2010, 10:21

Eu viajo de moto, levando duas cadelinhas cocker spaniel na garupa. Algumas pessoas menos atentas ou pouco perspicazes insinuam que eu as obrigo a andar na moto. Mal sabe que é exatamente o contrário; elas que acham que tem que andar todos os dias e me cobram os passeios de maneira insistente. Elas vão de maneira segura, com dois extensores duplos, presos à coleira de peito, que é reforçada. Elas tem liberdade de movimentos, mas não conseguem sair das cestinhas de fibra de vidro.
Nani, a mãe, já acumula mais de 75.000 km de estrada. Para ver vídeos com elas, digitem nani catarina, na busca do youtube.
Anexos
CasaMcDonald3.jpg

henriquetz
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: XT600E 4MW
País: BR

Mensagempor henriquetz » 21 Jul 2010, 12:41

Muito Legal os vídeos da Nani e Catariana... ela parece gostar muito mesmo das viagens, uma verdadeira motociclista :-!
Imagem

kukipet
Moita
Moita
Moto:: KTM 990 LC8
Estado: BA

Re: Levar cachorro em viagens de moto

Mensagempor kukipet » 10 Jun 2016, 17:55

Olá amigos, estamos lançando o aplicativo Kukipet, o mais completo do mundo pet, nele você encontrará tudo que seu animal de estimação necessita: veterinárias, petshops, spas, treinadores, passeadores, hotéis, entre outras categorias. Também se você deseja adotar, comprar ou vender um pet, ou colocar um anuncio na sua cidade para encontrar uma companheira para seu pet, para ajudar um animal da rua colocando em adoção, comprar e vender algum cãozinho, tudo 100% gratuito para os amantes dos animais. Baixe e nos diga se gostou.
Você pode encontrá-lo como kukipet em App Store e Google Play Store
https://play.google.com/store/apps/deta ... ag.kukipet
https://itunes.apple.com/pe/app/kukipet ... ?l=en&mt=8

Voltar para “Equipamentos para viagem e proteção”