CAGIVA W16

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CAGIVA W16

Mensagempor Rex The Hut » 11 Fev 2004, 19:13

Olá pessoal...

só para tirar algumas duvidas sobre essa motoca.
Lembro que quando estava procurando a minha XT600 para comprar, um belo dia me deparei com uma maravilhosa CAGIVA W16.
Até então nunca tinha dado bola para essa motoca, então resolvi dar uma voltinha...
A motoca parece um tratorzão, principalemente em baixas rotações, nas altas as XT são melhores.
Mas oque eu mais fiquei impressionado foi com o nivel de projeto da motoca.
Nisso ela realemte leva a assinatura de uma CAGIVA.
O acabamento é perfeito, não´estou falando de frescuras, estou falando de parecer ser uma moto muito bem projetada, robusta, com soluções mecanicas ideais e etc....
Mas mesmo assim preferi comprar a XTE, por se tratar de uma moto (TAMBÈM) reconhecida mundialmente, ser YAMAHA, e ter uma maior garantia quanto a peças e serviços.
Mas gostaria que o pessoal que conhece essa máquina desse suas opiniões a respeito dela.

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azbraço


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Mensagempor Carlos/PE » 11 Fev 2004, 19:27

Pelo que eu me lembro, a Cagiva seria páreo duro para a XT. As suspensões são melhores, os motores se equivalem. O senão é a tampa do tanque sem chave, e , extrema coincidência, as lanternas traseiras são IGUAIS!!!. Digo seria, porque ela não deu certo, como todas as Agrale. Abraços.

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Mensagempor Rex The Hut » 11 Fev 2004, 19:51

é Carlos....
Mas o que não podemos esquecer é que mesmo nossas agrales só não foram pra frente devido ao desleixo dos responsáveis aqui do Brasil.
Elas são maquinas de grande respeito tecnologico.
Um exemplo seria as SXT e SST, que com 200 cilindradas desenvolvem 27.5cv e 30.0 cv....
No caso especifico das W16 tive reparando que os freios são BREMBO....top de linha, carburador DELORTO, suspensão são CAGIVA tipo profissional, aros das rodas pró...e muto mais.
E tem uma grande vantagem se comparada com as XTE.....
Não são visadas para roubo!!! hehehehehe

abraços
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Mensagempor Rex The Hut » 12 Fev 2004, 15:48

Achei essas especificações

Model produced: 1996-1997
Type: Enduro/offroad
Motorsize (bore/stroke): 601cm3 (102/73,6mm) Carburettor: Ø40mm
Number of cylinders: 1 aircooled fourstroke(luftkølet firtakt fire ventiler) Compression:7,8:1
Number of gears: 5
Power (effekt): 34HK/24.8kW at 5700rpm.
Torque (moment): 46NM at 4500rpm.
Dry weight (tørvægt): 155kg
Seat hight (sædehøjde): 875mm
Wheelbase (akselafstand): 1450mm Groundclearance(frihøjde): 260mm
Fuel capacity (tankindhold): 14 lit. Consumption (forbrug): 21km/lit.
Front wheel (forhjul): 90/90-21" (1,85")
Rear wheel (baghjul): 130/80-17" (2,5")
Front brake (forbremse): single disc (enkelt skive) 260mm
Rear brake (bagbremse): single disc (enkelt skive) 220mm
Top speed (top hastighed): 145km/h
Accelaration: 6,9sec.
Further information:(yderligere oplysning)
Rev. 15/5-03
´
não deixa de ser uma cavala!!!!!
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Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 16:22

É isso aí Rex. Faltou competência aos responsáveis pela Agrale. Na época, elas tinham uma tecnologia bem avançada , mas tudo foi pro brejo. Assim como a Agrale, muitos fabricantes chegam e saem, deixando os consumidores na mão. Vamos ver se a Yamaha segue o exemplo da Honda, e investe mais por aqui, pois mercado há. Estive lendo no jornal ontem: O automóvel mais vendido no Brasil em janeiro/2004 foi o Gol, com 16000 unidades. Só a CG vendeu mais de 35000 no mesmo mês. Aliás, a CG é o veículo mais vendido no Brasil desde vários anos. Abraços.

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Mensagempor Fernando&Carmen » 12 Fev 2004, 16:52

Rex... interessante... 24,8 kW dá só uns 33,5 CV!!!

Isso explica a velocidade máxima ser baixa...

O importante é notar q é @5.700 RPM... e o torque é quase igual aos da XT, mas @4.500 RPM... lá embaixo... deve ser um trator mesmo...


Se não me engano esse motor é basicamente o da Canyon 500... a W16 se não me engano saiu com kick.... não sei se tem partida elétrica, mas deve ter... e sabe-se q o grande problema da canyon é o motor de partida muuuiiitoo problemático...


Uma história q ouvi dela:
Um magrão comprou uma e botou NO MOTOCROSS!
deu 1 mês ele aterrisou de mau jeito e a moto QUEBROU NO MEIO... e ele ainda teve cara de pau de pedir garantia... hahahahaha... claro q não ganhou.... heheh... não é nada com a moto, qq moto de rua quebraria...
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Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 17:00

Na ficha dela, diz 34 HK(corresponde aos seus 33,5). Se bem que na Europa, nossa XT não passa de 40 CV. Cada mercado vem com uma potência diferente.

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Mensagempor Rex The Hut » 12 Fev 2004, 17:04

Esse negócio de Potencia declarada é meio palahçada.

As XT tive olhando e depende do pais eles declaram uma coisa.
Deve ser devido a leis e normas de cada pais, então eles "mentem" um pouco para deixa-la dentro das especificações.

Abraços
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Mensagempor Fernando&Carmen » 12 Fev 2004, 17:17

hehehe.... eu tenho uma opinião, q normalmente nem comento para não gerar polêmica... mas lá vai...

duvido q a XT600E tenha realmente 45cv, ou melhor, q seja mais potente q as Ténéré... na minha opinião quando ela foi lançada por aqui, para disfarçar as várias perdas (suspensão, contagiros, rodas de aluminio), aproveitaram o melhor desempenho devido ao MENOR PESO e decalararam uma "potência maior"... putz... ela tem escapamento mais fechado e o carburador menor... sem nenhuma grande diferença interna no motor... como subiu de 42 para 45cv??

Em todo o mundo a XT mais potente (declarada) foi a Ténéré lá pelos idos de 1988... apartir daí as leis ambientais começaram a enforcar os motores...
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Mensagempor Fabricio » 12 Fev 2004, 17:28

Fernando&Carmen escreveu:hehehe.... eu tenho uma opinião, q normalmente nem comento para não gerar polêmica... mas lá vai...

duvido q a XT600E tenha realmente 45cv, ou melhor, q seja mais potente q as Ténéré... na minha opinião quando ela foi lançada por aqui, para disfarçar as várias perdas (suspensão, contagiros, rodas de aluminio), aproveitaram o melhor desempenho devido ao MENOR PESO e decalararam uma "potência maior"... putz... ela tem escapamento mais fechado e o carburador menor... sem nenhuma grande diferença interna no motor... como subiu de 42 para 45cv??

Em todo o mundo a XT mais potente (declarada) foi a Ténéré lá pelos idos de 1988... apartir daí as leis ambientais começaram a enforcar os motores...


Teremos campeonato de arrancada em Rifaina?

Duelo XTZ X XTE ?

IRRRRRRRAAAAAA !!!!!

:D:D:D:D:):):):)

Brincadeiras a parte, uma Cagiva é sempre uma Cagiva, mas entre a W16 e minha XTE (que por sinal é o mesmo modelo da sua Dr. REX) lindíssima, fico com a XTE !
Fabricio Farias
Eita saudade da Pernambucana...

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Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 17:33

Eu também não acredito nisso de potência declarada. O Uno Mille tem apenas 55 CV para quase 1000 Kg, e uma final declarada maior que a da XT, com 45 CV para 230 Kg(moto e piloto). E uma correção: A XTE de 97 para cá, tem roda de alumínio sim, e contagiros. Quanto à suspensão, 10 X 0 para a XTZ.


Italiano
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Cagiva

Mensagempor Italiano » 12 Fev 2004, 17:33

Rex.

O motor dessa Cagivaé forte mas é muiiito " quadrado "....sacou..?

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Mensagempor Fernando&Carmen » 12 Fev 2004, 17:56

Sim... eu sei q de 1997 em diante voltaram as rodas e o contagiro, e ainda ganhou a ignição digital, o q melhorou bastante... mas se não me engano enforcaram ainda mais o motor... mas já q ela tinha 45 declarado... tu acha q eles iriam anunciar 40?? pq? :twisted: hehehe

Lá no site tem um comparativo entre a Ténéré (2TY) e XLX350 q eles colocaram as duas no dinamometro... coisa q as revistas não tem mais peito para fazer atualmente! ... e indicava POTÊNCIA NA RODA de 35,7 cv ... mas eles não fizeram a correção para potência no motor...
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Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 18:39

Essa potência na roda, é o que interessa mais para nós, usuários. Não adianta o motor ser mais potente, e ter mais perdas. E o mais importante ainda, é que a curva de torque é praticamente plana. Abraços.

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Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 18:53

Mais uma coisinha. Este comparativo deve ter sido feito pela Revista Duas Rodas. Nota-se que naqueles longíquos anos, a revista já puxava a brasa para a sardinha da Honda. De lá para cá, o puxa-saquismo só piorou, a ponto da revista perder muitos leitores(eu, por exemplo).

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Mensagempor CARLOS-BSB » 12 Fev 2004, 20:05

Dinamômetro!!!! Era isso que eu estava tentado lembrar. Amigão xará Carlos/PE, a final declarada pela Fiat para o Uno Mille Fire é de 151 km/h (Caderno de "Veículos" Correio Brasiliense 12/02). O da nossa tratora é de 167. Abraço.
DEUS abençoe a todos


xtman
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Mensagempor xtman » 12 Fev 2004, 20:13

Fernando&Carmen escreveu:Rex... interessante... 24,8 kW dá só uns 33,5 CV!!!

Isso explica a velocidade máxima ser baixa...

O importante é notar q é @5.700 RPM... e o torque é quase igual aos da XT, mas @4.500 RPM... lá embaixo... deve ser um trator mesmo...


Com o devido respeito: esse cálculo é correto, mas não é correto...
Explico:

Não se pode simlesmente pegar o valor em kW, multiplicar pelo fator de conversão 0,7457. Há vários fatores a serem levados em conta, como as perdas por atrito, calor... Eficiência!
Na Europa, é muito usada uma medida antiga, chamada bhp (brake horse power). Simplesmente usava-se um sistema de frenagem diretamente no eixo do motor para medir a potência.
Temos que ter cuidado nas conversões e traduções, pois até entre CV e HP há diferenças, não são a mesma coisa. Principalmente se estamos falando de coisas distintas, motores mecânicos e circuitos de corrente alternada. Por isso não podemos comparar laranjas com feno, sem fazer as conversões exatas.
É uma sopa de letras, não há obrigatoriedade de normatização entre os fabricantes. Por isso que vemos kW/h, bhp, CV, HP, PS etc.
E mais: já vi a potência das XT ser anunciada desde 39 HP a 45 HP. Varia de país, tipo de combustível (melhor, pior), carga tributária, (mais imposto acima de 40 HP, menos imposto...), legislação ambiental... trocentos motivos.

É isso, pessoal. E não me perguntem nada sobre o assunto, pois sou completamente leigo em eletricidade! Esse post é só pra mexer com o Fernando...
:roll:

Inté.
Editado pela última vez por xtman em 17 Fev 2004, 00:18, em um total de 1 vez.

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Mensagempor Sauerkraut » 12 Fev 2004, 21:36

gente do céu.... :shock: não entendo nada disso...

só o que sei é que adoro minha Ténéré :P


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Mensagempor Visitante » 13 Fev 2004, 21:08

Carlos/PE escreveu:Mais uma coisinha. Este comparativo deve ter sido feito pela Revista Duas Rodas. Nota-se que naqueles longíquos anos, a revista já puxava a brasa para a sardinha da Honda. De lá para cá, o puxa-saquismo só piorou, a ponto da revista perder muitos leitores(eu, por exemplo).

Carlos,
confirmo o que vc disse sobre a revista, também era assinante e vi que o pessoal da revista baba nos ovos da honda, se tirar radiografia da região pélvica dos donos da Honda, com certeza vai aparecer o pessoal dessa revista lá pendurado . :lol:
Bom só de fazer na época o comparativo da Sahara com a T, já dá mostras do que estamos falando.

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Mensagempor tcho » 13 Fev 2004, 21:14

Anonymous escreveu:
Carlos/PE escreveu:Mais uma coisinha. Este comparativo deve ter sido feito pela Revista Duas Rodas. Nota-se que naqueles longíquos anos, a revista já puxava a brasa para a sardinha da Honda. De lá para cá, o puxa-saquismo só piorou, a ponto da revista perder muitos leitores(eu, por exemplo).

Carlos,
confirmo o que vc disse sobre a revista, também era assinante e vi que o pessoal da revista baba nos ovos da honda, se tirar radiografia da região pélvica dos donos da Honda, com certeza vai aparecer o pessoal dessa revista lá pendurado . :lol:
Bom só de fazer na época o comparativo da Sahara com a T, já dá mostras do que estamos falando.

esqueci de me logar!
moto é um vício incurável
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xtman
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Mensagempor xtman » 14 Fev 2004, 00:00

tcho escreveu:
Anonymous escreveu:
Carlos/PE escreveu:Mais uma coisinha. Este comparativo deve ter sido feito pela Revista Duas Rodas. Nota-se que naqueles longíquos anos, a revista já puxava a brasa para a sardinha da Honda. De lá para cá, o puxa-saquismo só piorou, a ponto da revista perder muitos leitores(eu, por exemplo).

Carlos,
confirmo o que vc disse sobre a revista, também era assinante e vi que o pessoal da revista baba nos ovos da honda, se tirar radiografia da região pélvica dos donos da Honda, com certeza vai aparecer o pessoal dessa revista lá pendurado . :lol:
Bom só de fazer na época o comparativo da Sahara com a T, já dá mostras do que estamos falando.

esqueci de me logar!


Realmente, a 2R tá muito ruim...
Boa era a Moto Show! Colecionei desde os promeiros números.

Inté.

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Mensagempor Carlos/PE » 16 Fev 2004, 09:37

Olá pessoal!! Quando a Motoshow apareceu, foi realmante um show. E olhe que a Duas Rodas nem era tâo ruim assim.

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Mensagempor Catira » 17 Fev 2004, 00:03

Se não estou enganado a potência das XTs atuais, de 2001 em diante, potência na roda é de 32cv.
Concordo com você Fernando, mais fácil eles quererem enganar os brasileiros com uma falsa potência, pra nos alegrar, do que enganar os exigentes europeus!!!
Um abraço!!!
Rodrigo "Catira"
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Mensagempor jack daniel » 17 Fev 2004, 11:55

æeeee galera!!!!
essa W16 eh quadrada mesmo, eu andei numa quando fui pra Rio Claro, era do pai de um amigo meu, ele pegou a W e eu a minha Pretona, e fomos andar por la... trocamos de moto e tals, arrancamos, e pelo menos eu percebi que elas andam quase o mesmo, a XT arranca na frente ate os 60 km/h, depois a W cola mas nao passa, fomos varias vezes ate os 120, depois a XT leva ainda por cima ahhuuhauhuhaa
Detalhe que a minha XT (do teste hehe) tem 11 anos e 57000km,
a W16 era a 96 e tava com 23500km rodados... nova a moto, porem quadrada!!!!!!! :D :D :D
eh isso amigos, abraços fraternos a todos
TOTOTOTOcando o terror nos corredor
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Mensagempor HART » 17 Fev 2004, 13:31

A maior diferença está no motor, a W tem o motor bronzinado inclusive c a utilíssima lãmpada de sinalização de pressão do óleo no painel, e um sistema de partida problemático.
VIAJAR É PRECISO

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