CAGIVA W16

Topic author
Rex The Hut
Zelador
Zelador
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

CAGIVA W16

Mensagempor Rex The Hut » 11 Fev 2004, 19:13

Olá pessoal...

só para tirar algumas duvidas sobre essa motoca.
Lembro que quando estava procurando a minha XT600 para comprar, um belo dia me deparei com uma maravilhosa CAGIVA W16.
Até então nunca tinha dado bola para essa motoca, então resolvi dar uma voltinha...
A motoca parece um tratorzão, principalemente em baixas rotações, nas altas as XT são melhores.
Mas oque eu mais fiquei impressionado foi com o nivel de projeto da motoca.
Nisso ela realemte leva a assinatura de uma CAGIVA.
O acabamento é perfeito, não´estou falando de frescuras, estou falando de parecer ser uma moto muito bem projetada, robusta, com soluções mecanicas ideais e etc....
Mas mesmo assim preferi comprar a XTE, por se tratar de uma moto (TAMBÈM) reconhecida mundialmente, ser YAMAHA, e ter uma maior garantia quanto a peças e serviços.
Mas gostaria que o pessoal que conhece essa máquina desse suas opiniões a respeito dela.

Imagem

azbraço

Imagem
Rex The Hüt - Campinas / S.P.

Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: F 800 GS
Estado: PE

Mensagempor Carlos/PE » 11 Fev 2004, 19:27

Pelo que eu me lembro, a Cagiva seria páreo duro para a XT. As suspensões são melhores, os motores se equivalem. O senão é a tampa do tanque sem chave, e , extrema coincidência, as lanternas traseiras são IGUAIS!!!. Digo seria, porque ela não deu certo, como todas as Agrale. Abraços.

Topic author
Rex The Hut
Zelador
Zelador

Mensagempor Rex The Hut » 11 Fev 2004, 19:51

é Carlos....
Mas o que não podemos esquecer é que mesmo nossas agrales só não foram pra frente devido ao desleixo dos responsáveis aqui do Brasil.
Elas são maquinas de grande respeito tecnologico.
Um exemplo seria as SXT e SST, que com 200 cilindradas desenvolvem 27.5cv e 30.0 cv....
No caso especifico das W16 tive reparando que os freios são BREMBO....top de linha, carburador DELORTO, suspensão são CAGIVA tipo profissional, aros das rodas pró...e muto mais.
E tem uma grande vantagem se comparada com as XTE.....
Não são visadas para roubo!!! hehehehehe

abraços
Imagem

Topic author
Rex The Hut
Zelador
Zelador

Mensagempor Rex The Hut » 12 Fev 2004, 15:48

Achei essas especificações

Model produced: 1996-1997
Type: Enduro/offroad
Motorsize (bore/stroke): 601cm3 (102/73,6mm) Carburettor: Ø40mm
Number of cylinders: 1 aircooled fourstroke(luftkølet firtakt fire ventiler) Compression:7,8:1
Number of gears: 5
Power (effekt): 34HK/24.8kW at 5700rpm.
Torque (moment): 46NM at 4500rpm.
Dry weight (tørvægt): 155kg
Seat hight (sædehøjde): 875mm
Wheelbase (akselafstand): 1450mm Groundclearance(frihøjde): 260mm
Fuel capacity (tankindhold): 14 lit. Consumption (forbrug): 21km/lit.
Front wheel (forhjul): 90/90-21" (1,85")
Rear wheel (baghjul): 130/80-17" (2,5")
Front brake (forbremse): single disc (enkelt skive) 260mm
Rear brake (bagbremse): single disc (enkelt skive) 220mm
Top speed (top hastighed): 145km/h
Accelaration: 6,9sec.
Further information:(yderligere oplysning)
Rev. 15/5-03
´
não deixa de ser uma cavala!!!!!
Imagem

Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 16:22

É isso aí Rex. Faltou competência aos responsáveis pela Agrale. Na época, elas tinham uma tecnologia bem avançada , mas tudo foi pro brejo. Assim como a Agrale, muitos fabricantes chegam e saem, deixando os consumidores na mão. Vamos ver se a Yamaha segue o exemplo da Honda, e investe mais por aqui, pois mercado há. Estive lendo no jornal ontem: O automóvel mais vendido no Brasil em janeiro/2004 foi o Gol, com 16000 unidades. Só a CG vendeu mais de 35000 no mesmo mês. Aliás, a CG é o veículo mais vendido no Brasil desde vários anos. Abraços.

Fernando&Carmen
Presidente desta Comunidade Anárquica
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: RS
Contato:

Mensagempor Fernando&Carmen » 12 Fev 2004, 16:52

Rex... interessante... 24,8 kW dá só uns 33,5 CV!!!

Isso explica a velocidade máxima ser baixa...

O importante é notar q é @5.700 RPM... e o torque é quase igual aos da XT, mas @4.500 RPM... lá embaixo... deve ser um trator mesmo...

Se não me engano esse motor é basicamente o da Canyon 500... a W16 se não me engano saiu com kick.... não sei se tem partida elétrica, mas deve ter... e sabe-se q o grande problema da canyon é o motor de partida muuuiiitoo problemático...

Uma história q ouvi dela:
Um magrão comprou uma e botou NO MOTOCROSS!
deu 1 mês ele aterrisou de mau jeito e a moto QUEBROU NO MEIO... e ele ainda teve cara de pau de pedir garantia... hahahahaha... claro q não ganhou.... heheh... não é nada com a moto, qq moto de rua quebraria...

Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 17:00

Na ficha dela, diz 34 HK(corresponde aos seus 33,5). Se bem que na Europa, nossa XT não passa de 40 CV. Cada mercado vem com uma potência diferente.

Topic author
Rex The Hut
Zelador
Zelador

Mensagempor Rex The Hut » 12 Fev 2004, 17:04

Esse negócio de Potencia declarada é meio palahçada.

As XT tive olhando e depende do pais eles declaram uma coisa.
Deve ser devido a leis e normas de cada pais, então eles "mentem" um pouco para deixa-la dentro das especificações.

Abraços
Imagem

Fernando&Carmen
Contato:

Mensagempor Fernando&Carmen » 12 Fev 2004, 17:17

hehehe.... eu tenho uma opinião, q normalmente nem comento para não gerar polêmica... mas lá vai...

duvido q a XT600E tenha realmente 45cv, ou melhor, q seja mais potente q as Ténéré... na minha opinião quando ela foi lançada por aqui, para disfarçar as várias perdas (suspensão, contagiros, rodas de aluminio), aproveitaram o melhor desempenho devido ao MENOR PESO e decalararam uma "potência maior"... putz... ela tem escapamento mais fechado e o carburador menor... sem nenhuma grande diferença interna no motor... como subiu de 42 para 45cv??

Em todo o mundo a XT mais potente (declarada) foi a Ténéré lá pelos idos de 1988... apartir daí as leis ambientais começaram a enforcar os motores...

Fabricio
Zelador
Zelador
Estado: DF
Contato:

Mensagempor Fabricio » 12 Fev 2004, 17:28

Fernando&Carmen escreveu:hehehe.... eu tenho uma opinião, q normalmente nem comento para não gerar polêmica... mas lá vai...

duvido q a XT600E tenha realmente 45cv, ou melhor, q seja mais potente q as Ténéré... na minha opinião quando ela foi lançada por aqui, para disfarçar as várias perdas (suspensão, contagiros, rodas de aluminio), aproveitaram o melhor desempenho devido ao MENOR PESO e decalararam uma "potência maior"... putz... ela tem escapamento mais fechado e o carburador menor... sem nenhuma grande diferença interna no motor... como subiu de 42 para 45cv??

Em todo o mundo a XT mais potente (declarada) foi a Ténéré lá pelos idos de 1988... apartir daí as leis ambientais começaram a enforcar os motores...

Teremos campeonato de arrancada em Rifaina?

Duelo XTZ X XTE ?

IRRRRRRRAAAAAA !!!!!

:D:D:D:D:):):):)

Brincadeiras a parte, uma Cagiva é sempre uma Cagiva, mas entre a W16 e minha XTE (que por sinal é o mesmo modelo da sua Dr. REX) lindíssima, fico com a XTE !
Fabricio Farias
Eita saudade da Pernambucana...

Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 17:33

Eu também não acredito nisso de potência declarada. O Uno Mille tem apenas 55 CV para quase 1000 Kg, e uma final declarada maior que a da XT, com 45 CV para 230 Kg(moto e piloto). E uma correção: A XTE de 97 para cá, tem roda de alumínio sim, e contagiros. Quanto à suspensão, 10 X 0 para a XTZ.

Italiano

Cagiva

Mensagempor Italiano » 12 Fev 2004, 17:33

Rex.

O motor dessa Cagivaé forte mas é muiiito " quadrado "....sacou..?

Fernando&Carmen
Contato:

Mensagempor Fernando&Carmen » 12 Fev 2004, 17:56

Sim... eu sei q de 1997 em diante voltaram as rodas e o contagiro, e ainda ganhou a ignição digital, o q melhorou bastante... mas se não me engano enforcaram ainda mais o motor... mas já q ela tinha 45 declarado... tu acha q eles iriam anunciar 40?? pq? :twisted: hehehe

Lá no site tem um comparativo entre a Ténéré (2TY) e XLX350 q eles colocaram as duas no dinamometro... coisa q as revistas não tem mais peito para fazer atualmente! ... e indicava POTÊNCIA NA RODA de 35,7 cv ... mas eles não fizeram a correção para potência no motor...

Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 18:39

Essa potência na roda, é o que interessa mais para nós, usuários. Não adianta o motor ser mais potente, e ter mais perdas. E o mais importante ainda, é que a curva de torque é praticamente plana. Abraços.

Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Carlos/PE » 12 Fev 2004, 18:53

Mais uma coisinha. Este comparativo deve ter sido feito pela Revista Duas Rodas. Nota-se que naqueles longíquos anos, a revista já puxava a brasa para a sardinha da Honda. De lá para cá, o puxa-saquismo só piorou, a ponto da revista perder muitos leitores(eu, por exemplo).

CARLOS-BSB
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: DF
País: BRASIL
Contato:

Mensagempor CARLOS-BSB » 12 Fev 2004, 20:05

Dinamômetro!!!! Era isso que eu estava tentado lembrar. Amigão xará Carlos/PE, a final declarada pela Fiat para o Uno Mille Fire é de 151 km/h (Caderno de "Veículos" Correio Brasiliense 12/02). O da nossa tratora é de 167. Abraço.
DEUS abençoe a todos

xtman

Mensagempor xtman » 12 Fev 2004, 20:13

Fernando&Carmen escreveu:Rex... interessante... 24,8 kW dá só uns 33,5 CV!!!

Isso explica a velocidade máxima ser baixa...

O importante é notar q é @5.700 RPM... e o torque é quase igual aos da XT, mas @4.500 RPM... lá embaixo... deve ser um trator mesmo...

Com o devido respeito: esse cálculo é correto, mas não é correto...
Explico:

Não se pode simlesmente pegar o valor em kW, multiplicar pelo fator de conversão 0,7457. Há vários fatores a serem levados em conta, como as perdas por atrito, calor... Eficiência!
Na Europa, é muito usada uma medida antiga, chamada bhp (brake horse power). Simplesmente usava-se um sistema de frenagem diretamente no eixo do motor para medir a potência.
Temos que ter cuidado nas conversões e traduções, pois até entre CV e HP há diferenças, não são a mesma coisa. Principalmente se estamos falando de coisas distintas, motores mecânicos e circuitos de corrente alternada. Por isso não podemos comparar laranjas com feno, sem fazer as conversões exatas.
É uma sopa de letras, não há obrigatoriedade de normatização entre os fabricantes. Por isso que vemos kW/h, bhp, CV, HP, PS etc.
E mais: já vi a potência das XT ser anunciada desde 39 HP a 45 HP. Varia de país, tipo de combustível (melhor, pior), carga tributária, (mais imposto acima de 40 HP, menos imposto...), legislação ambiental... trocentos motivos.

É isso, pessoal. E não me perguntem nada sobre o assunto, pois sou completamente leigo em eletricidade! Esse post é só pra mexer com o Fernando...
:roll:

Inté.
Editado pela última vez por xtman em 17 Fev 2004, 00:18, em um total de 1 vez.

Sauerkraut
Falador
Falador
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Sauerkraut » 12 Fev 2004, 21:36

gente do céu.... :shock: não entendo nada disso...

só o que sei é que adoro minha Ténéré :P

Visitante

Mensagempor Visitante » 13 Fev 2004, 21:08

Carlos/PE escreveu:Mais uma coisinha. Este comparativo deve ter sido feito pela Revista Duas Rodas. Nota-se que naqueles longíquos anos, a revista já puxava a brasa para a sardinha da Honda. De lá para cá, o puxa-saquismo só piorou, a ponto da revista perder muitos leitores(eu, por exemplo).

Carlos,
confirmo o que vc disse sobre a revista, também era assinante e vi que o pessoal da revista baba nos ovos da honda, se tirar radiografia da região pélvica dos donos da Honda, com certeza vai aparecer o pessoal dessa revista lá pendurado . :lol:
Bom só de fazer na época o comparativo da Sahara com a T, já dá mostras do que estamos falando.

tcho
Zelador
Zelador
Moto:: Ténéré 2TY

Mensagempor tcho » 13 Fev 2004, 21:14

Anonymous escreveu:
Carlos/PE escreveu:Mais uma coisinha. Este comparativo deve ter sido feito pela Revista Duas Rodas. Nota-se que naqueles longíquos anos, a revista já puxava a brasa para a sardinha da Honda. De lá para cá, o puxa-saquismo só piorou, a ponto da revista perder muitos leitores(eu, por exemplo).

Carlos,
confirmo o que vc disse sobre a revista, também era assinante e vi que o pessoal da revista baba nos ovos da honda, se tirar radiografia da região pélvica dos donos da Honda, com certeza vai aparecer o pessoal dessa revista lá pendurado . :lol:
Bom só de fazer na época o comparativo da Sahara com a T, já dá mostras do que estamos falando.

esqueci de me logar!
moto é um vício incurável
Imagem

Imagem

xtman

Mensagempor xtman » 14 Fev 2004, 00:00

tcho escreveu:
Anonymous escreveu:

Carlos,

esqueci de me logar!

Realmente, a 2R tá muito ruim...
Boa era a Moto Show! Colecionei desde os promeiros números.

Inté.

Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor Carlos/PE » 16 Fev 2004, 09:37

Olá pessoal!! Quando a Motoshow apareceu, foi realmante um show. E olhe que a Duas Rodas nem era tâo ruim assim.

Catira
Matraca
Matraca
Moto:: XT660R
Estado: MT
Contato:

Mensagempor Catira » 17 Fev 2004, 00:03

Se não estou enganado a potência das XTs atuais, de 2001 em diante, potência na roda é de 32cv.
Concordo com você Fernando, mais fácil eles quererem enganar os brasileiros com uma falsa potência, pra nos alegrar, do que enganar os exigentes europeus!!!
Um abraço!!!
Rodrigo "Catira"
Med. Veterinário
Corcel Negro - XT660
Rondonópolis-MT

jack daniel
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Contato:

Mensagempor jack daniel » 17 Fev 2004, 11:55

æeeee galera!!!!
essa W16 eh quadrada mesmo, eu andei numa quando fui pra Rio Claro, era do pai de um amigo meu, ele pegou a W e eu a minha Pretona, e fomos andar por la... trocamos de moto e tals, arrancamos, e pelo menos eu percebi que elas andam quase o mesmo, a XT arranca na frente ate os 60 km/h, depois a W cola mas nao passa, fomos varias vezes ate os 120, depois a XT leva ainda por cima ahhuuhauhuhaa
Detalhe que a minha XT (do teste hehe) tem 11 anos e 57000km,
a W16 era a 96 e tava com 23500km rodados... nova a moto, porem quadrada!!!!!!! :D :D :D
eh isso amigos, abraços fraternos a todos
TOTOTOTOcando o terror nos corredor
:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
Anexos
chiste (Small).jpg
chiste (Small).jpg (61.02 KiB) Exibido 5605 vezes
11.6667.5988

HART
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Estado: SC

W16

Mensagempor HART » 17 Fev 2004, 13:31

A maior diferença está no motor, a W tem o motor bronzinado inclusive c a utilíssima lãmpada de sinalização de pressão do óleo no painel, e um sistema de partida problemático.
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem

Was This Topic Useful?

Voltar para “CAGIVA”