Engraxando a Balança... ALERTA!!!

Topic author
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: SP
País: Brasil
Contato:
Status: Offline

Engraxando a Balança... ALERTA!!!

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 04 Dez 2004, 13:31

Galera, essa semana foi à semana da balança #-o alguns que desmontaram a balança viram um "eixinho" oco e quebrado, mandaram fazer um maciço por não verem necessidade dele ser oco e frágil #-o inclusive uma concessionária Yamaha (não vou dizer qual) também fez isso :shock:

Porque ele é oco? Ele é oco porque dentro dele tem uma graxeira e se vc reparar vai ver que o "eixinho" tem um furinho, quando vc mete graxa na graxeira, a graxa entra no "eixinho" e atravessa o furinho para lubrificar o Rolete que esta do lado de fora neste "eixinho" :wink: se vc colocar um maciço... O rolete de tanto trabalhar vai secar a graxa (que talvez tenham colocado) e vai acabar "trabalhando seco" vai estourar o rolete e comer o eixo maciço que vc colocou #-o então galera... Muito cuidado ok?

A Ténéré tem cinco graxeiras, quatro do lado esquerdo e uma do lado direito, mantenham elas bem engraxadas e sejam felizes :wink:

Quem souber om certeza a quantidade de graxeiras da XTE postem aqui :wink:

Abaixo a imagem da balança da Té e os pontos de lubrificação, a imagem não é a ideal, mas acho que ja ajuda :wink:

Abraços.
Anexos
balanca2.jpg
Para chegar na engraxadeira 1 deve-se tirar o tampão de borracha que fica do lado externo próximo ao motor.
(45.11 KiB) Baixado 3803 vezes
Editado pela última vez por Ribeiro_Diderot em 23 Fev 2005, 12:26, em um total de 1 vez.

Estou desmanchando a minha Ténéré 600 92 :cry: quem estiver precisando de alguma peça... entre em contato através do WhatsApp: 13988559810 ou e-mail: diderot.ribeiro@gmail.com

Abração.

César600
Matraca
Matraca
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: RS
Contato:

Mensagempor César600 » 04 Dez 2004, 13:58

Então é por isso que a minha tá fazendo um nheco, nheco chato pra kcte!
Vamo botá graxa no bixo!

Um abração
César
TÉNÉRÉ/88
Gravataí-RS

PPVG
Falador
Falador
Moto:: XT660R
Estado: MG
Contato:

Mensagempor PPVG » 04 Dez 2004, 20:02

Ai moçada, gostaria de dizer q eu ouvi um "nhec nhec" na minha e engraxei, só q o "nhec nhec" continuou c/ menos intensidade após engraxar levei ao mecânico acabei tendo q desmontar a balança e trocar umas 4 buchas e 1 rolamento se não me engano. Por isso é bom verificar, as vezes o ruído não é só a falta de graxa.

Ab.
De SP mudei p/ MG de XT.
De XT não mudei e espero não mudar.
Ja tive: Mobylette 3, Turuna 125, CB 400 II, CB 450 Custom, XLX 250R, RD 350R, Ténéré 2TY.

kratz
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Contato:

Mensagempor kratz » 05 Dez 2004, 07:56

Uma dica:
Sempre que trocarem a relação (no meu caso, a cada 25-30mk), especialmente para que usa corrente sem emenda, e precisa obrigatoriamente soltar a balança, aproveitem para dar uma revisada na balança e engraxar os bicos.
Abraço.
Kratz
XT600Z Ténéré 2VG
Born to ride - Peace on the road

wagão
Falador
Falador
Moto:: XL 1000 Varadero
Contato:

Mensagempor wagão » 07 Dez 2004, 23:45

=D> =D> =D> NOBRE COLEGA RIBEIRO E DEMAIS COLEGAS DO CLUBE,NA SUBSTITUIÇÃO DO PARAFUSO COM O ORIFÍCIO DA BALANÇA DA TÉNÉRÉ PELO PARAFUSO MACISSO,DEVE-SE COLOCAR ASSIM COMO NAS XTS UM PINO GRAXEIRO PARA EFETUAR À SUA LUBRIFICAÇÃO.DESTA FORMA A BUCHA SEMPRE TRABALHARAR BEM LUBRIFICADA SEM CORRER O RISCO DE DANOS.
ATENCIOSAMENTE,WAGÃO. \:D/ \:D/ \:D/

Topic author
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 07 Dez 2004, 23:48

Ms se for maciço... por onde vai passar a graxa? :roll:
abraços.
Estou desmanchando a minha Ténéré 600 92 :cry: quem estiver precisando de alguma peça... entre em contato através do WhatsApp: 13988559810 ou e-mail: diderot.ribeiro@gmail.com

Abração.

wagão
Falador
Falador
Moto:: XL 1000 Varadero
Contato:

Mensagempor wagão » 08 Dez 2004, 00:01

=D> =D> NOBRE COLEGA RIEIRO,A BUCHA É DIVIDIDA EM DUAS PARTES IGUAIS,SOBRANDO ASSIM UM ESPAÇO ENTRE ELAS,ALÉM DISSO HÁ UMA RANHURA NO INTERIOR DAS MESMAS,FACILITANDO ASSIM O CAMINHO ONDE A GRAXA TEM QUE PERCORRER PARA CHEGAR AO PARAFUSO CENTRAL DA BALANÇA.
ATENCIOSAMENTE,WAGÃO. \:D/ \:D/ \:D/

Loos
Zelador
Zelador
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Loos » 08 Dez 2004, 00:23

bem o certo eh fazer o seguinte!!!! toda vez q der um banho na potranca,,, de uma reengraxada,. com graxa amarela, iso eh garantia...

Topic author
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 08 Dez 2004, 00:25

Não, não Wagão a bucha a que me refiro é a bucha do braço intermediário e não a principal ok?. É aquela em que a graxeira fica escondida com um tampão na balança :wink: Essas buchas não são caras e vale a pena colocar as originais :wink:
Abraços.

Abração.

Topic author
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 08 Dez 2004, 00:26

Victor Hugo Loos escreveu:bem o certo eh fazer o seguinte!!!! toda vez q der um banho na potranca,,, de uma reengraxada,. com graxa amarela, iso eh garantia...

Não posso usar graxa azul? :twisted:

Abração.

Loos
Zelador
Zelador
Contato:

Mensagempor Loos » 08 Dez 2004, 00:40

Ribeiro_Diderot escreveu:
Victor Hugo Loos escreveu:bem o certo eh fazer o seguinte!!!! toda vez q der um banho na potranca,,, de uma reengraxada,. com graxa amarela, iso eh garantia...

Não posso usar graxa azul? :twisted:

Grande Mr.Dids, Tem um posto aki perto de casa q tem Graxa aditivada.... Amarela com bolinhas roxas :smt078 po assim to me quebra irmao.... eu me referia a graxa sabao...

agnaldomotor
Zelador
Zelador
Moto:: XT600E 4MW
País: Anywhere in the

Mensagempor agnaldomotor » 12 Dez 2004, 21:03

Riba, a XTE tem 2 graxeira apenas... :(

Eu sou um cara que além de tudo, cuido muito bem da suspensão, sempre injetando graxa a base de sabão de lítioa cada 2,500Kms, quando troco o óleo do motor, aproveitando o posto onde faço a troca 8-)

Mas segundo meu mexanico, isso naun é suficiente se for pensar que o eixo principal da suspensão (oque liga a suspensão ao motor da moto)naun tem graxeira, e recomenda desmontar e lubrificar a cada 20,000Kms ou quando for trocar a corrente, no caso as correntes que naun possuem emenda... e na minha naun tem nenhum desgaste até agora e muito menos barulho :lol:

Se falei alguma besteira, sorry :o

Abraços

antek
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: XTZ750 Super
Contato:

Onde que estão os outros 2?

Mensagempor antek » 15 Dez 2004, 14:18

Falaram que há 5 pontos de engraxe na tenere 91, porem só consigo achar 3. 1 do lado esq. e 2 do lado dir., sendo 2 na parte superior da balança e outro dentro do parafuso da balança.
Agradeço se alguem puder me indicar outros 2. :D

Kelsen Pereira
Falador
Falador
Estado: PE
Contato:

Mensagempor Kelsen Pereira » 03 Jan 2005, 06:59

Infelizmente a XT-E não vem com graxeiros suficiente instalados em todas as articulações do sistema de suspensão traseira e isto creio eu promove desgastes prematuro no rolamento (o unico que há no sistema) e nas buchas da articulação principal pois sinceramente desmontar o conjunto de suspensão trazeira a cada 5000Km não é nada animador porem não cumprindo esta tabela de manutenção do fabricante corremos o risco de desgastar o referido componente e ainda ter o parafuso do eixo principal colado dificultando sua extração . Para permitir a intalação de um graxeiro na parte que está instalado o tal rolamento, penso que instalando dois rolaamentos de menor largura e com o mesmo diametro porem afastados um do outro no meio da sede ou uma bucha de bronze substituindo este rolamento , facilitaria muito a manutenção. Um graxeiro em cada extremidade do eixo da balança imagino ser necessario. Gostaria de saber a opinião dos colegas
Kelsen

agnaldomotor
Zelador
Zelador

Mensagempor agnaldomotor » 03 Jan 2005, 08:37

Kelsen Pereira escreveu:Infelizmente a XT-E não vem com graxeiros suficiente instalados em todas as articulações do sistema de suspensão traseira e isto creio eu promove desgastes prematuro no rolamento (o unico que há no sistema) e nas buchas da articulação principal pois sinceramente desmontar o conjunto de suspensão trazeira a cada 5000Km
Kelsen
,

Kelsen, tenho 99,9% de certeza não ser nescessario a cada 5,000Kms, eu fiz a revisão da minha aos 15,000Kms e depois aos 40,000Kms, e esta novinha e sem nenhum desgaste aparente (sem folgas e ruidos).

Abraços

Kelsen Pereira
Falador
Falador
Contato:

Mensagempor Kelsen Pereira » 03 Jan 2005, 20:30

agnaldomotor escreveu:
Kelsen Pereira escreveu:Infelizmente a XT-E não vem com graxeiros suficiente instalados em todas as articulações do sistema de suspensão traseira e isto creio eu promove desgastes prematuro no rolamento (o unico que há no sistema) e nas buchas da articulação principal pois sinceramente desmontar o conjunto de suspensão trazeira a cada 5000Km
Kelsen
,

Kelsen, tenho 99,9% de certeza não ser nescessario a cada 5,000Kms, eu fiz a revisão da minha aos 15,000Kms e depois aos 40,000Kms, e esta novinha e sem nenhum desgaste aparente (sem folgas e ruidos).

Abraços

Agnaldo, a minha primeira manutenção no garfo traseiro foi aos 16000 km porem agora aos 27000 km apesar de não apresentar folga nem chiado, avaliei o rolamento (o unico) e constatei sinais de desgastes. Após uma limpeza com gasolina e sopro com ar comprimido mandei-lhe graxa e o reutilizei mas em junho deverei substitui-lo pois será tempo creio eu que estará prejudicando o bom desempenho da suspensão .

HART
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: F 800 GS

Mensagempor HART » 04 Jan 2005, 12:22

Este tema já foi muito debatido aqui no forum, mas como estou com preguiça de procurar ....a XTE tem rolamentos blindados e autolubrificados (lubrificante sólido), portanto sem necesidade lubrificação, óbvio que nos locais onde NÃO tem graxeiras.

Como tb muito se debateu aqui sobre qual o melhor sistema, o pessoal da Z jura que com graxeira é melhor, mas até hoje não ví XTE com rolamentos quebrados, já vi Zs, quer por falta de lubrificação ou infiltração de contaminantes como água (tem gente que adora lavar articulação de suspensão da moto com wap).
Além disso os postos de serviço as vezes não tem equipamento adequado e/ou em boas condições p injetar graxa, e acabam fazendo uma melecada (um monte de graxa na moto e nada dentro do rolamento).
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem

agnaldomotor
Zelador
Zelador

Mensagempor agnaldomotor » 04 Jan 2005, 14:44

Eric escreveu:Por falar no assunto ontem eu fui no posto para lubrificar a balança da minha moto... a graxa que foi colocada pelo bico saiu toda pelos lados... não pelo bico e sim pelos lados da balança.... É normal isso?? :?

Brother, na minha sempre sai, deve ser normal, naun seria normal se naun saisse nada :lol:

Inclusive, pesso pro homi do posto que faz a aplicação colocar graxa até ''estrebuxar'' a graxa pra fora, depois é só passar o dedão pra tirar o escesso, chegar em casa e limpar devidamente pra não ficar grudando terra :wink:

Abraço

Black Dog
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Contato:

Mensagempor Black Dog » 04 Jan 2005, 15:02

agnaldomotor escreveu:
Eric escreveu:Por falar no assunto ontem eu fui no posto para lubrificar a balança da minha moto... a graxa que foi colocada pelo bico saiu toda pelos lados... não pelo bico e sim pelos lados da balança.... É normal isso?? :?

Brother, na minha sempre sai, deve ser normal, naun seria normal se naun saisse nada :lol:

Inclusive, pesso pro homi do posto que faz a aplicação colocar graxa até ''estrebuxar'' a graxa pra fora, depois é só passar o dedão pra tirar o escesso, chegar em casa e limpar devidamente pra não ficar grudando terra :wink:

Abraço

É isso mesmo !
No sistema de lubrificação com graxeiras, a graxa nova entra por elas e a graxa vellha sai pelo outro lado, onde há folga para isto.
Importante é o que falou o Hart, para quem não sabe, que onde não tem graxeira na XTE, o rolamento é BLINDADO e NÃO necessita ser lubrificado até o fim da sua vida útil, por isso não vão querer colocar graxeiras nestes locais, dizendo que veio faltando... :wink:
MUITO IMPORTANTE também é não usar os lava-jatos para limpeza da Moto, pois aí sim a água pode entrar até no rolamento blindado e babaus. ;-)

T+
The world is yours

Topic author
Ribeiro_Diderot
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Contato:

Mensagempor Ribeiro_Diderot » 04 Jan 2005, 15:20

Hart eu concordo que o da XTE é melhor, principalmente porque o brasileiro nem se lembra que é preciso engraxar #-o eu ja ví XTE com problemas sim e não foi apenas uma não e o culpado era o dono que não fazia nem idéia de que tinha duas graxeiras na balança da XTE #-o e o mesmo acontece com as Té que os caras não engraxam #-o na Té tem mais graxeiras que na XTE o que aumenta o problema :? alguns engraxam apenas em dois ou tres lugares e os outros dançam #-o

O maior problema do Brasileiro é que ele não lê nada #-o nem o manual do proprietário #-o

Se alguém desmontar a balança da XTE e cair o lubrificante... troque o rolamento :wink:

abraços.

Abração.

agnaldomotor
Zelador
Zelador

Mensagempor agnaldomotor » 04 Jan 2005, 15:49

Ribeiro_Diderot escreveu:O maior problema do Brasileiro é que ele não lê nada #-o nem o manual do proprietário #-o

abraços.

Kra, vou ser obrigado a concordar com vc, DEMORO!!! :twisted:

Mas a única coisa que não concordo com vcs e com o Hart 100% é que naun precisa ter manutenção até o final da vida, é claro que deve precisar abrir, limpar e engraxar, eu faço isso como já falei acima e a minha suspensão ta 100%, acreditem :wink:

Abraços

HART
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor HART » 04 Jan 2005, 16:52

agnaldomotor escreveu:
Ribeiro_Diderot escreveu:O maior problema do Brasileiro é que ele não lê nada #-o nem o manual do proprietário #-o

abraços.

Kra, vou ser obrigado a concordar com vc, DEMORO!!! :twisted:

Mas a única coisa que não concordo com vcs e com o Hart 100% é que naun precisa ter manutenção até o final da vida, é claro que deve precisar abrir, limpar e engraxar, eu faço isso como já falei acima e a minha suspensão ta 100%, acreditem :wink:

Abraços

Ok, Agnaldo, mas eu mantenho o sistema montado e fechado, pq qd se mexe acaba danificando a vedação, e aí já era. Aquela graxinha colocada a dedo no eixo da balança da E, na minha poinião não aguenta nem ajuda muito, pq teria que ser aplicada a pressão, através de graxeiras, e seguidamente. A minha E tá com 45Kkm, nunca abri o eixo, e tá sem folga.Uso corrente COM emenda.
Pretendo abrir a articulação no dia em que for p consertar, e aí instalar graxeiras e se achar, rolamentos nacionais.
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem

Raposão
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: CE

Mensagempor Raposão » 04 Jan 2005, 17:08

agnaldomotor escreveu:
Kelsen
,

Abraços

Amigo,

Depende do uso, se for so no asfalto, concordo. Agora: terra, areia, trilha... o bicho pega. Fizemos uma adaptação e coloquei + um graxeiro na articulação central, ficou muito bom. Quando desmontei (antes do graxeiro novo instalado), estava totalmente seco de graxa.

Abraço,
XTEZEIRO
Clube XT_Brasil

HART
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

Mensagempor HART » 04 Jan 2005, 17:25

Raposão escreveu:[
Amigo,

Depende do uso, se for so no asfalto, concordo. Agora: terra, areia, trilha... o bicho pega. Fizemos uma adaptação e coloquei + um graxeiro na articulação central, ficou muito bom. Quando desmontei (antes do graxeiro novo instalado), estava totalmente seco de graxa.

Abraço,

Pois tá aí o pulo do gato, o lubrificante é sólido, e fica na gailola do rolamento. Pq a graxa "comum" p rolamentos não suporta a pressão sem rotação que temos na articulação principal da balança. Imaginem a pressão na articulação da balança com a motor em potência máxima e a roda passando em um buraco, o tranco na corrente é todo transmitido pra articulação, que tende a dobrar de lado (a coroa quer se aproximar do pinhão) por isso a balança sempre cria folga lateral, e sómente pra esquerda. Já as articulações de amortecimento se desgastam sómente com as oscilações verticais do terreno, independente do uso do motor, com os esforços melhor distribuidos, tanto que na E tb é com graxeiras.
VIAJAR É PRECISO

Imagem

Imagem

Kelsen Pereira
Falador
Falador
Contato:

Mensagempor Kelsen Pereira » 05 Jan 2005, 20:56

Aos colegas que acham não ser necessario desmontar a balança para manutenção , fique em alerta pois se o parafuso do eixo colar é Brooonka das grandes para extrai-lo pois isto ja ví acontecer em varias motos.
kelsen

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Pneus, Suspensão, Freios e Chassis”