Engraxando a Balança... ALERTA!!!

Luca.
Zelador
Zelador
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

Mensagempor Luca. » 30 Mar 2008, 16:37

Pinherento escreveu:Então galera os postos nos Centros da Cidade não tem Engraxadeira.. vcs vão encontrar em Postos de BR que atendem Caminhão!!!!

Para vc ter idéia eu fui ao paraguay e comprei uma Engraxadeira, e faço este trabalho em casa mesmo!!! :-! :-! :-! :-! :-!

Pinheirenteo...ainda nao fiz esse serviço em minha potra, porém tenho uma dúvida....como os bicos da engraxadeira vao entrar naqueles lugares pequenos da balança????
Dá de boa ou tem que mexer em alguma coisa????
valeu!

VAI SEGURAAAAANNDOOOOO!!!!!!!!!
Imagem

TATA
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: XT660R
País: BRASIL
Contato:

Graxa

Mensagempor TATA » 24 Jun 2008, 21:58

Para quem ja possui a engraxadeira ou puder levar sua graxa para o mexanico, segue uma dica de Graxa ideal para as nossas suspensoes:

MOLYKOTE LONGTERM 2 PLUS
Descrição
A graxa MOLYKOTE LONGTERM 2 PLUS é um lubrificante de ação prolongada e especialmente desenvolvida para mancais submetidos a altíssimas cargas. Contém, entre outros componentes de elevada eficácia, uma grande quantidade de bissulfeto de molibdênio como lubrificante sólido e se destaca por possuir :
- excepcional aderência
- boa resistência contra lavagem por água
- alta resistência a cargas elevadas
Sob elevadas solicitações, forma-se, adicionalmente, um filme eslizante deste lubrificante sólido sobre as superfícies, formando uma película de lubrificação de emergência quando há falha da graxa.
MOLYKOTE LONGTERM 2 PLUS tem :
- maiores prazos entre relubrificações
- menos manutenção
- maior segurança no trabalho, aumentando o rendimento.
Mesmo sob as mais elevadas cargas superficiais, a graxa MOLYKOTE LONGTERM 2 PLUS reduz o atrito, o contato metálico e por conseqüência o desgaste excessivo. Com base em suas propriedades de aderência e vedação, além de sua característica específica de proteção contra corrosão e ferrugem de ajustagem, a graxa MOLYKOTE LONGTERM 2 PLUS pode ser aplicada, com segurança, como lubrificante de longa duração em condições ambientais desfavoráveis (umidade, pó, vibração, jato de água, etc.). Melhora consideravelmente as condições de amaciamento e favorece um funcionamento mais silencioso das máquinas. A graxa MOLYKOTE LONGTERM 2 PLUS é aplicada em mancais de rolamento e deslizamento como lubrificante de máxima carga.

MOLYKOTE LONGTERM 2 PLUS

Tipo....................... : graxa
Base da graxa : óleo mineral e sabão de lítio
Cor....................... : preto
Faixa de temperatura de trabalho : - 25 a + 110° C por curtos períodos até + 130° C
Ponto de gota (ISO 2176) : 180° C
Grau de consistência NLGI : 2
Penetração trabalhada (DIN 51 804) : 265 - 295 mm / 10
Estabilidade * (queda de consistência) : max. 30 mm / 10
* Estabilidade = penetração 100.000 ciclos - penetração 60 ciclos
Resistência ao frio (Especificação US MIL-G-3278A): - 25° C
Resistência à água (DIN 51 807 à 20°, 50° e 90° C): resistente
Aparelho 4 esferas (DIN 51 350 pt.4) : 4.000 N
Calota de desgaste 800 N (DIN 51 350 pt.5): 1,2 mm
Teste Timken ............................................. : 70 lb carga (± 320 N)
Teste de mancal FAG (DIN51 821-02-AFE 9): 340 h
Proteção contra corrosão
- conforme ASTM D 1743 (CRC)........ : grau 1, sem corrosão
- conforme DIN 51 802 (SKF - Emcor) :grau 0, sem corrosão
Valor DN......................................... : 250.000 mm / min
Perda por lavagem com água (ASTM D 1264)
- à 38° C : 0,5 %
- à 80° C : 5 %

Campo de aplicação
MOLYKOTE LONGTERM 2 PLUS deve ser aplicada, principalmente, onde se tem altíssimas cargas e onde se necessite de uma eficiente proteção contra corrosão e lubrificação de longa duração, como por exemplo em mancais submetidos a elevadas cargas, articulações em geral, fusos e guias, locais submetidos influências ambientais, vibrações e movimentos irregulares, umidade, veículos de carga, tratores, guindastes, dragas, etc.

Modo de usar
Remover todos os resíduos de graxas antigas com um solvente e aguardar a secagem. Aplicação normal como outras graxas. Em rolamentos, deve-se preencher os espaços vazios entre as esferas. O mancal do rolamento deve ser preenchido até a metade. Em rolamentos que trabalham em baixas rotações, pode-se preencher totalmente o mancal. Em mancais de deslizamento, deve-se bombear graxa até que a antiga seja totalmente expulsa. Evitar misturar com graxas que contenham outro tipo de base. Pode ser utilizada em sistemas centralizados e automáticos. Observar as prescrições dos fabricantes de rolamentos.

Fui!

giscerio
Matraca
Matraca
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: SC

Re: Engraxando a Balança... ALERTA!!!

Mensagempor giscerio » 24 Jun 2015, 16:09

a minha esta faltando essa engraxadeira de dentro da balança não ssei o q fizeram ali.
DSC03292.JPG

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 24 Jun 2015, 16:52

A minha também não tem bico de engraxadeira ai não, tem apenas um furo de centro curto, mas nem tem rosca, e pelo que vejo não faz muito sentido ter um bico nesse eixo, a menos que ele seja vazado internamente com furos distribuidores ao longo do corpo, o que acho bem improvavel...
Mas como eu nunca desmontei a balança da minha nem sei dizer como isso é de fato, ou se esse eixo ja foi trocado por um paralelo sem furação, o que acho bem improvavel também na minha moto.
E pelo manual consta sim um bico de engraxar nesse eixo... :?

giscerio
Matraca
Matraca

Mensagempor giscerio » 24 Jun 2015, 21:37

pois é eu vou desmontar a balança da minha para trocar 3 engraxadeiras , 2 entupidas e uma quebrada e ai vou dar uma olhada de perto nisso.

giscerio
Matraca
Matraca

Mensagempor giscerio » 15 Jul 2015, 19:25

ferou aqui , amanhã posto fotos , consegui arrumar 2 engraxadeiras que estavam quebradas , das articulações , mas consegui quebrar a da esquerda na balança , e o q eu constatei é pelo manual tem 2 rolamentos ali no eixo principal da balança , não vi nenhum rolamento na minha não , amanhã vou postar as fotos do que tem ali para ver se alguém me ajuda.

giscerio
Matraca
Matraca

Mensagempor giscerio » 18 Jul 2015, 01:16

bom , trabalho finalizado os rolamentos realmente nao tem ,foram trocados por buchas de metal ,mas apenas do eixo principal ,das articulaçoes ta original ,so q estavam entupidas e com as graxeiras quebradas, concertado isso e a moto mudou nao sei porq mas depois disso a traseira dela ergueu mas nao mexi em nada na altura , penso que as articulaçoes estavam presas creio, mas a diferença foi notavel e ficou muito boa.
DSC03318.JPG
DSC03319.JPG

giscerio
Matraca
Matraca

Mensagempor giscerio » 18 Jul 2015, 01:25

preciso encontrar esses guarda-po , na balança so tınha uma e esta quebrando , sera q da xte serve ?
DSC03325.JPG
DSC03326.JPG

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 18 Jul 2015, 10:15

Pois é giscerio, deveria ter rolamentos de agulha nesse eixo principal da balança. Mas se o eixo e buchas de metal que colocaram forem de boa qualidade, ainda vai durar bem, mas ja seria bom ir planejando a troca das buchas por rolamentos num futuro.

Esse guarda pó é de metal?

giscerio
Matraca
Matraca

Mensagempor giscerio » 18 Jul 2015, 13:23

é de metal sim com uma borrachinha por dentro. eu até encontrei aqui mas o cara da oficina pediu 50,00 em cada um . ai dói.

giscerio
Matraca
Matraca

Mensagempor giscerio » 18 Jul 2015, 17:14

e esses rolamentos são faceis de encontrar ou é mais fácil meter uma balança de xte ? as vezes essas pecinhas que vão ali no eixo da balança são capazes de custar o valor de uma balança completa , pois se só os guarda-pós me pediram 100,00 não da pra duvidar do resto hehehehe

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 18 Jul 2015, 18:07

Os rolamentos você encontra em uma casa de rolamentos, eu lembro de ter visto no ML esse eixo completo com rolamentos por menos de 100,00.
O guarda pó, provavelmente se você levar a peça em uma moto peças, eles devem ter algum similar de outra moto que sirva.

giscerio
Matraca
Matraca

Mensagempor giscerio » 19 Jul 2015, 11:33

é este aqui né , mas o material será que é confiavel ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... s-5069-_JM

muito bom colega , os guarda pó vou ver em mais ofinas fui em duas até agora.

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 19 Jul 2015, 11:39

Acho que era esse mesmo que vi, geralmente o eixo é feito em aço 1045 temperado, e com rolamento dura bem sim.
Agora esses eixos com bucha de aço no lugar do rolamento que eu não confio muito.
Uma pena que o guarda pó não vem junto com esse eixo do anuncio.. rss

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: RS

Mensagempor la2torres » 19 Jul 2015, 14:34

Acho q o material mais proprio p as buchas seria o bronze!. Melhor mm e rolamentos.

giscerio
Matraca
Matraca

Mensagempor giscerio » 19 Jul 2015, 16:51

os da minha são de bronze , mas neste preço do link ali de cima , acho que vou comprar esse eixo ali , pelo menos fica original. (alias vou fazer uma lista do que terei que comprar para uma restauração que pretendo começar em novembro. heheheheh.
como vou fazer sozinho em casa o que me vai custar serão somente as peças e a inchação de saco com vcs kkkkk

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: RS

Mensagempor la2torres » 30 Nov 2015, 18:24

giscerio, vou mexer no link da minha suspensão traseira. Minha duvida é, como não existe folga lateral na balança, não gostaria de tira-la do lugar e arriscar de estragar os rolamentos de agulha. Então o linksai sem tirar a balança?

GuilhermeFR
Moita
Moita
Moto:: XT600E 4MW
Estado: GO

Mensagempor GuilhermeFR » 19 Dez 2015, 23:22

la2torres escreveu:giscerio, vou mexer no link da minha suspensão traseira. Minha duvida é, como não existe folga lateral na balança, não gostaria de tira-la do lugar e arriscar de estragar os rolamentos de agulha. Então o linksai sem tirar a balança?

Ao desmontar a minha, além das folgas em praticamente todas as junções, esses rolamentos estavam destruídos.

Refiz todos os embuchamentos, troquei os rolamentos e aproveitei pra furar e abrir duas roscas na balança, instalei duas engraxadoras nos ponto onde vão as buchas do eixo do garfo traseiro.

T3ix3ira
Moita
Moita
Estado: RJ

Mensagempor T3ix3ira » 12 Fev 2018, 13:42

Galera, boa tarde a todos.. eu tenho uma dúvida... aquele parafuso na ponta da balança atrás do eixo da roda na vertical... serve pra quê..??

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 12 Fev 2018, 14:41

T3ix3ira escreveu:Galera, boa tarde a todos.. eu tenho uma dúvida... aquele parafuso na ponta da balança atrás do eixo da roda na vertical... serve pra quê..??

Beleza?
É desse parafuso que você está falando?
Se for esse, considero um componente importante.
Entendo que o parafuso confira reforço à estrutura, já que o término da balança é rasgado.
Penso ser essa a sua finalidade.
232 1.jpg

T3ix3ira
Moita
Moita
Estado: RJ

Mensagempor T3ix3ira » 12 Fev 2018, 16:40

Alex meu Brother..te agradeço muito.. depois de sua indicação sobre a relação que comprei e fiquei muito satisfeito notei a falta destes dois parafusos.. peguei na minha sucata dois parafusos de inox e arruelas "pressão e lisas" coloquei no lugar, mais fiquei curioso pois nunca tinha sentido falta destes... legal, amigão... depois posto fotos da minha anciã... ha..ha..ha..!!!

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 12 Fev 2018, 16:57

T3ix3ira escreveu:Alex meu Brother..te agradeço muito.. depois de sua indicação sobre a relação que comprei e fiquei muito satisfeito notei a falta destes dois parafusos.. peguei na minha sucata dois parafusos de inox e arruelas "pressão e lisas" coloquei no lugar, mais fiquei curioso pois nunca tinha sentido falta destes... legal, amigão... depois posto fotos da minha anciã... ha..ha..ha..!!!

Maravilha! :-!

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Pneus, Suspensão, Freios e Chassis”