XT600 4MW 97 - Reforma

Andreaspopo
Matraca
Matraca
Moto:: XT600E 4MW
Estado: SC
País: Brasil
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor Andreaspopo » 07 Dez 2017, 21:50

alexandre_ escreveu:
T3ix3ira escreveu:Obrigado, Amigo .. Vou ver isso amanhã mesmo... Sds..

Parceiro!
A dica do La2torres é quente. :-!
Eu uso Kit coroa e pinhão da Vaz com corrente KMC A 520 EX (Cross Ring) remanchada.
Ainda tem a opção de colocar uma relação de passo 525. Salvo engano meu, o Andreas usa na XT 600 dele.

Isso mesmo. To usando 525. E olha só. Rodou um pouco mais de 30 mil. Na semana passada troquei a corrente por q tava estralando e o pinhão por q tava com um pequeno desgaste. A coroa ta zerada, então não troquei.

ex Titan 2002
XT225 1997
Tornado 2003
Titan 150esd 2005
XTZ 125e 2006
XT600e 1999(acho que pra sempre)

Urubifrio 2013
2014
2015
2016
2017

T3ix3ira
Moita
Moita
Estado: RJ

Mensagempor T3ix3ira » 07 Dez 2017, 23:08

o.k Amigos ..Já comprei a corrente 520uo + emenda da corrente 520uo + o tencionador de nylon bucha de corrente.. só falta agora achar a coroa e o pinhão com preço bom, justo.... agradeço muito..

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 07 Dez 2017, 23:50

Andreaspopo escreveu:
alexandre_ escreveu:
T3ix3ira escreveu:Obrigado, Amigo .. Vou ver isso amanhã mesmo... Sds..

Parceiro!
A dica do La2torres é quente. :-!
Eu uso Kit coroa e pinhão da Vaz com corrente KMC A 520 EX (Cross Ring) remanchada.
Ainda tem a opção de colocar uma relação de passo 525. Salvo engano meu, o Andreas usa na XT 600 dele.

Isso mesmo. To usando 525. E olha só. Rodou um pouco mais de 30 mil. Na semana passada troquei a corrente por q tava estralando e o pinhão por q tava com um pequeno desgaste. A coroa ta zerada, então não troquei.

Excelente performance Andreas.
Vou levar isso em consideração quando for substituir a relação atual.
Muito bom mesmo!

bicudo&lari
Moderador
Moderador
Moto:: Freewind
País: BRASIL
Contato:

Mensagempor bicudo&lari » 08 Dez 2017, 06:27

Toninho SC escreveu:O sonho do Alexandre é terminar a reforma e trocar por uma Harley hehehehehehehehehehehe

](*,)
será ?

na verdade que quando ele terminar, vai ter uma moto por muito tempo sem precisar mexer,
agora uma Harley sempre vai ter ums parafusos para apertar kkkkkkkkkkkkkkk
atacama - salar uyuni - urubici - prudentopolis - caldas novas - blumenau - guaraqueçaba - caverna do diabo - estrada limeira

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 08 Dez 2017, 07:24

bicudo&lari escreveu:
Toninho SC escreveu:O sonho do Alexandre é terminar a reforma e trocar por uma Harley hehehehehehehehehehehe

](*,)
será ?
na verdade que quando ele terminar, vai ter uma moto por muito tempo sem precisar mexer,
agora uma Harley sempre vai ter ums parafusos para apertar kkkkkkkkkkkkkkk

Hehehe..........gosto das Harley-Davidson.
Mas não troco essa XT por nada nesse mundo!

kbludo
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Estado: RJ
Contato:

Mensagempor kbludo » 12 Dez 2017, 14:35

alexandre_ escreveu:Comecei a refazer as roscas espanadas. A primeira foi no cabeçote, bem próxima ao comando de válvulas.
As outra são na tampa lateral direita, mas ainda não fiz o reparo.
323.jpg
Esse reparo é feito com uma bucha roscada. Essa bucha é de aço e tem uma rosca externa M8 X 1,25mm e outra interna M6 X 1,0mm. Para a furação da rosca M8 nesse passo é preciso um broca de 6,8mm e o furo precisa ser concêntrico ao antigo e perpendicular à face onde está a rosca.
324.jpg
Depois é só passar o jogo de macho de rosca M8.
325.jpg
326.jpg
Para instalar a bucha roscada é só usar um parafuso M6 com porca. É uma espécie de ferramenta de instalação.
E não esquecer de limpar bem as roscas e usar trava de parafuso.
327.jpg
328.jpg
E tá lá uma rosca M6 nova no lugar.
329.jpg

Rapaz, mas que massa de trabalho. =D> =D> =D> =D>
Já vou dar uma olhada nas lojas aqui para ver se acho as buchas, para fazer o reparo na tampa do filtro de óleo!
:-!
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 12 Dez 2017, 17:14

kbludo escreveu:
alexandre_ escreveu:Comecei a refazer as roscas espanadas. A primeira foi no cabeçote, bem próxima ao comando de válvulas.......

Rapaz, mas que massa de trabalho. =D> =D> =D> =D>
Já vou dar uma olhada nas lojas aqui para ver se acho as buchas, para fazer o reparo na tampa do filtro de óleo!
:-!

Valeu Kbludo! :-!
Se precisar de algo entre em contato. Tô à disposição.
Abraço.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 12 Dez 2017, 23:30

Recebi hoje o virabrequim que havia mandado para a retífica. Substitui a biela e os roletes do rolamento de gaiola, já o pino do virabrequim resolvi manter, pois estava com um aspecto normal e com um desgaste de 0,01 mm, não tive coragem de condenar. Achei que ficou muito bom o serviço da retífica Steinbock e as folgas voltaram aos padrões especificados em manual técnico.
Uma coisa que me impressionou foi o quanto desgasta o olho do pino do pistão, na biela nova é bem justo. Estranhei nessa nova biela o fato de ter a inscrição 3TB N e não vir com Yamaha escrito do outro lado, e foi comprada na concessionária.
Também fizemos o reparo na rosca que fixa o rotor, ela estava torta e espanada e por isso não foi possível repassar o M14 X 1,5mm, assim, a ponta do eixo foi reduzida para 12 mm e a porca utilizada agora tem a medida M12 X 1,25 mm.
330.jpg

331.jpg

332.jpg

333.jpg

334.jpg

bicudo&lari
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagempor bicudo&lari » 13 Dez 2017, 07:08

a pior parte esta pronta então,
agora montagem ,

parabéns pelo trabalho e pelos relatos tão bem detalhados
atacama - salar uyuni - urubici - prudentopolis - caldas novas - blumenau - guaraqueçaba - caverna do diabo - estrada limeira

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 13 Dez 2017, 07:34

bicudo&lari escreveu:a pior parte esta pronta então,
agora montagem ,
parabéns pelo trabalho e pelos relatos tão bem detalhados

É isso aí bicudo. Agora vou providenciar as engrenagens para poder fechar o cárter central.
Obrigado pela indicação da retífica.
Fizeram um ótimo serviço por um preço justo.
Valeu! :-!
Quando retorna? Quero ouvir as estórias!

bicudo&lari
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagempor bicudo&lari » 13 Dez 2017, 09:20

falta alguns dias para iniciar a viagem, saimos dia 23 voltamos dia 31

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 13 Dez 2017, 19:26

bicudo&lari escreveu:falta alguns dias para iniciar a viagem, saimos dia 23 voltamos dia 31

Maravilha!
Aproveite bem e que Deus acompanhe!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 13 Dez 2017, 19:29

Hoje consertei mais duas roscas da carcaça direita.
Agora só falta a rosca do parafuso especial da tampa do filtro de óleo.
335.jpg

336.jpg

337.jpg

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: RS

Mensagempor la2torres » 13 Dez 2017, 20:22

Uma coisa que me impressionou foi o quanto desgasta o olho do pino do pistão, na biela nova é bem justo. Estranhei nessa nova biela o fato de ter a inscrição 3TB N e não vir com Yamaha escrito do outro lado, e foi comprada na concessionária.

Eu acredito Alexandre que este desgaste venha do fato de se usar este motor com a marcha alta em velocidade baixa, ele é muito forte e responde seja em quinta a 40km/h mas sofre.
Estranho não vir com a inscrição Yamaha. :shock:
Carao trabalho está ficando 600% :-D

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 13 Dez 2017, 20:44

la2torres escreveu:Uma coisa que me impressionou foi o quanto desgasta o olho do pino do pistão, na biela nova é bem justo. Estranhei nessa nova biela o fato de ter a inscrição 3TB N e não vir com Yamaha escrito do outro lado, e foi comprada na concessionária.
Eu acredito Alexandre que este desgaste venha do fato de se usar este motor com a marcha alta em velocidade baixa, ele é muito forte e responde seja em quinta a 40km/h mas sofre.
Estranho não vir com a inscrição Yamaha. :shock:
Carao trabalho está ficando 600% :-D

E aí Paulo beleza?
Pois é, tem que saber usar esse câmbio! Mas sabe o que deve prejudicar mesmo, é que no pino do pistão não tem lubrificação forçada como no pino do virabrequim. Cara você não imagina a diferença que fez esses componentes novos do conjunto do virabrequim, fiquei animado!

Andreaspopo
Matraca
Matraca
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Andreaspopo » 13 Dez 2017, 21:47

To ate vendo . Quando esse motor estiver montado o Alexandre vai triplicar a quilometragem da moto rapidinho. \:D/
O capricho ta Grande e essa moto vai durar pra sempre meu camarada
ex Titan 2002
XT225 1997
Tornado 2003
Titan 150esd 2005
XTZ 125e 2006
XT600e 1999(acho que pra sempre)

Urubifrio 2013
2014
2015
2016
2017

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: SP

Mensagempor MauMau Veloso » 13 Dez 2017, 22:06

alexandre_ escreveu:Uma coisa que me impressionou foi o quanto desgasta o olho do pino do pistão, na biela nova é bem justo. Estranhei nessa nova biela o fato de ter a inscrição 3TB N e não vir com Yamaha escrito do outro lado, e foi comprada na concessionária.
Também fizemos o reparo na rosca que fixa o rotor, ela estava torta e espanada e por isso não foi possível repassar o M14 X 1,5mm, assim, a ponta do eixo foi reduzida para 12 mm e a porca utilizada agora tem a medida M12 X 1,25 mm.

Com relação a inscrição da biela, isso é normal, comprei 2 bielas a pouco tempo, uma de Tenere 2TY, e uma de 2VG/XTE. Apenas a biela de Tenere 2TY ainda mantém o nome Yamaha, a da XTE não contém. Nessa de XTE apenas tem inscrição 3TB.

Com o virabrequim, eu achei a solução pra recuperar a rosca uma otima alternativa. Você ja produziu uma nova arruela com furo de 12mm? É importante que essa arruela seja grossa como a original. E você vai ter que recalcular o torque a ser usado nessa porca, devido a mudança da rosca.

Parabens pelo serviço excepcional, estou sempre acompanhando! :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 13 Dez 2017, 22:06

Andreaspopo escreveu:To ate vendo . Quando esse motor estiver montado o Alexandre vai triplicar a quilometragem da moto rapidinho. \:D/
O capricho ta Grande e essa moto vai durar pra sempre meu camarada

Certeza irmão! :-!
Tô me esforçando para ter um conjunto confiável e durável.
Não vejo a hora de concluir essa etapa e cair na estrada.
Agora vou remover o resto de tinta das carcaças e manda-las para a pintura epóxi.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 13 Dez 2017, 22:26

MauMau Veloso escreveu:
alexandre_ escreveu:Uma coisa que me impressionou foi o quanto desgasta o olho do pino do pistão, na biela nova é bem justo. Estranhei nessa nova biela o fato de ter a inscrição 3TB N e não vir com Yamaha escrito do outro lado, e foi comprada na concessionária.

Com relação a inscrição da biela, isso é normal, comprei 2 bielas a pouco tempo, uma de Tenere 2TY, e uma de 2VG/XTE. Apenas a biela de Tenere 2TY ainda mantém o nome Yamaha, a da XTE não contém. Nessa de XTE apenas tem inscrição 3TB.
Com o virabrequim, eu achei a solução pra recuperar a rosca uma otima alternativa. Você ja produziu uma nova arruela com furo de 12mm? É importante que essa arruela seja grossa como a original. E você vai ter que recalcular o torque a ser usado nessa porca, devido a mudança da rosca.
Parabens pelo serviço excepcional, estou sempre acompanhando! :-!

Beleza Mau?
Agora fiquei mais tranquilo em relação a biela da Yamaha, realmente estranhei a falta da inscrição.
Quanto à arruela, vou copiar as medidas da original, já o torque aplicado na porca vou procurar em alguma tabela. Pretendo colocar também trava de parafuso de alto torque na montagem dessa porca, deve ajudar!
Mau, me permita pedir uma gentileza. Você consegue tirar as medidas das molas de torção do sistema de partida a pedal?
Eu não consegui duas delas, a que vai no cabeçote junto ao balancim do comando (n. 29) e a que vai no eixo do descompressor do lado de fora da carcaça (n. 31). Estou pensando em fabrica-las.
Valeu irmão! :-!

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 13 Dez 2017, 23:22

alexandre_ escreveu:Quanto à arruela, vou copiar as medidas da original, já o torque aplicado na porca vou procurar em alguma tabela. Pretendo colocar também trava de parafuso de alto torque na montagem dessa porca, deve ajudar!
Mau, me permita pedir uma gentileza. Você consegue tirar as medidas das molas de torção do sistema de partida a pedal?
Eu não consegui duas delas, a que vai no cabeçote junto ao balancim do comando (n. 29) e a que vai no eixo do descompressor do lado de fora da carcaça (n. 31). Estou pensando em fabrica-las.

Alexandre, na realidade sua maior preocupação com a porca que fixa o magneto, é que o torque dela seja suficiente para acoplar o cone do proprio magneto ao eixo do virabrequim, esse conjunto deve ser fixado por pressão de cone morse, e não pelo aperto da porca em si. O torque aplicado na porca somente vai garantir que você tenha aplicado a força necessária e adequada para empurrar o magneto sobre o eixo cônico, garantindo assim que este não gire em falso durante o uso. Consequentemente, tal torque já vai ser o bastante para a porca não se soltar, dispensando uso de trava rosca. De acordo com o manual, na Ténéré indicam usar 90Nm nessa porca, já na XTE mudaram para 120Nm. Eu sempre utilizei 120Nm, mesmo na Ténéré, visto que o virabrequim é o mesmo. Certamente devem ter recalculado esse torque. É importante que o cone do magneto e do eixo estejam polidos, sem riscos, e na montagem, deve ser limpo com desengordurante. Agora me preocupo com a resistência da ponta roscada do seu eixo do vira, como você reduziu o diâmetro da rosca, certamente não poderá atingir os 120Nm de torque, espero que pelo menos 100Nm você seja capaz de usar...

Ah sim, posso medir as molas para você, só nao compreendi muito bem sobre essa n.31, onde fica isso?

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 14 Dez 2017, 04:50

MauMau Veloso escreveu:
alexandre_ escreveu:Quanto à arruela, vou copiar as medidas da original, já o torque aplicado na porca vou procurar em alguma tabela......

Alexandre, na realidade sua maior preocupação com a porca que fixa o magneto, é que o torque dela seja suficiente para acoplar o cone do proprio magneto ao eixo do virabrequim, esse conjunto deve ser fixado por pressão de cone morse, e não pelo aperto da porca em si. O torque aplicado na porca somente vai garantir que você tenha aplicado a força necessária e adequada para empurrar o magneto sobre o eixo cônico, garantindo assim que este não gire em falso durante o uso. Consequentemente, tal torque já vai ser o bastante para a porca não se soltar, dispensando uso de trava rosca. De acordo com o manual, na Ténéré indicam usar 90Nm nessa porca, já na XTE mudaram para 120Nm. Eu sempre utilizei 120Nm, mesmo na Ténéré, visto que o virabrequim é o mesmo. Certamente devem ter recalculado esse torque. É importante que o cone do magneto e do eixo estejam polidos, sem riscos, e na montagem, deve ser limpo com desengordurante. Agora me preocupo com a resistência da ponta roscada do seu eixo do vira, como você reduziu o diâmetro da rosca, certamente não poderá atingir os 120Nm de torque, espero que pelo menos 100Nm você seja capaz de usar...
Ah sim, posso medir as molas para você, só nao compreendi muito bem sobre essa n.31, onde fica isso?

Perfeito Mau! Na hora da montagem vou ficar atento a tudo isso.
Me perdoe, usei o manual americano. No manual em português da ténéré, a mola a que me refiro está na figura 12, é a mola de torção de n. 26.
Obrigado!

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 14 Dez 2017, 20:30

alexandre_ escreveu:Me perdoe, usei o manual americano. No manual em português da ténéré, a mola a que me refiro está na figura 12, é a mola de torção de n. 26.
Obrigado!

Eu havia feito uma postagem da mola errada, vou postar as corretas agora... :-D

Seriam essas as molas, certo?
DSC_0050.JPG

Para essa maior, que vai na tampa do cabeçote, no eixo do descompressor.
DSC_0052.JPG

Ela tem um diametro medio de 34mm. É composta por um arame de 1,8mm. Contem 3 voltas e meia de enrolamento. Em uma das pontas você faz um L e na outra um gancho, como ilustrado na imagem.
Você precisará de aproximadamente 400mm de arame para isso.

Para essa menor, que vai embaixo, na tampa da embreagem, onde fica o outro eixo do descompressor.
DSC_0053.JPG

Esta outra tem um diametro medio de 13mm. É composta por um arame de 1,4mm. Contém 2 voltas e meia de enrolamento. Uma das pontas é um L e a outra é um gancho. Este L, partindo do centro da mola, até a dobra, tem 17mm de comprimento, a ponta dobrada mede 10mm. Para esta mola, você vai precisar de aprox. 140mm de arame.

Caso precise, posso fazer um desenho cotado para melhor compreensão.
Você pretende usar aço 5160 para isso?

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 15 Dez 2017, 00:22

MauMau Veloso escreveu:
alexandre_ escreveu:Me perdoe, usei o manual americano. No manual em português da ténéré, a mola a que me refiro está na figura 12, é a mola de torção de n. 26.
Obrigado!

Eu havia feito uma postagem da mola errada, vou postar as corretas agora... :-D

Excepcional Mau!
São essas mesmo.
Muito obrigado pelas informações. Com esses detalhes já consigo produzi-las.
Talvez umas fotos com diferentes vistas ajude.
Vou consultar a norma para ver o material certo para essas molas, mas acho que vai ser um inox AISI 302.

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: RS

Mensagempor la2torres » 15 Dez 2017, 19:14

Alexandre, olha esta no ML
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0-peca-_JM
Talvez saia mais caro produzi-la :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 15 Dez 2017, 21:31

la2torres escreveu:Alexandre, olha esta no ML
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0-peca-_JM
Talvez saia mais caro produzi-la :-!

Paulo você tem toda razão. Se você coloca as hora de pesquisa, estudo e confecção das peças a coisa fica cara mesmo. Mas a gente não coloca esses custos todos na conta, só computamos o preço do material bruto.
Acabamos jogando fora um baita tempo, mas vira diversão! Sei lá, parece tão fácil enrolar um arame........rs! :lol:

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”