XT600 4MW 97 - Reforma

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 09 Jun 2016, 13:39

Olá pessoal. Estou criando esse tópico de restauração onde vou postar as etapas pelas quais minha XT 600 E 1997 for passando durante a reforma. Espero acrescentar informações que possam ajudar de alguma maneira aos membros e leitores desse fórum, e também, contar com a ajuda e a experiência de vocês. Comecei minhas leituras no fórum por volta de 2011, um pouco antes de comprar a moto, e fiz meu registro em janeiro do ano passado quando já a tinha desmontado por completo. Não conheço bem o histórico pregresso dela, porém com a desmontagem foi possível notar o quanto uma boa manutenção faz falta. Agradeço de um modo geral a todos os que postaram suas experiências aqui, encontrei informações e dicas preciosíssimas nesse acervo de tópicos, que me servem de incentivo e auxílio nesse processo que ainda vai longe.
Meu objetivo, nesse primeiro momento, será alcançar a reforma de toda a motocicleta, a exceção do motor, que ficará para uma segunda etapa. Alguns itens serão substituídos por outros similares, já que a originalidade não é a prioridade, e sim, a reconstrução da moto pensando na segurança e no orçamento que é limitado.

Essa é a XT 600 96/97, provavelmente no segundo semestre de 2014 no início da desmontagem.
Anexos
IMG-20141122-WA0002.jpeg
Início da desmosntagem




Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 09 Jun 2016, 14:17

A desmontagem completa terminou em fim de dezembro de 2014 e as peças ficaram guardadas até meados de maio desse ano, quando reiniciei a reforma. No último ano o quadro ficou aguardando o jateamento sobre esses suportes na garagem.
Anexos
CAM00686.jpg
A espera do jateamente

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 09 Jun 2016, 14:32

Separei o quadro e algumas outras peças para levar para o jateamento.
Anexos
IMG_20160518_145456541.jpg

Avatar do usuário

kbludo
Moderador
Moderador
Mensagens: 3952
Registrado em: 29 Out 2010, 18:51
Moto:: XT660R
Estado: RJ
País: Brasil
Localização: Cabo Frio
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor kbludo » 09 Jun 2016, 20:22

Parabéns pela iniciativa!
É uma ótima moto e todo o cuidado é bem vindo!
Vai postando a evolução para a gente acompanhar!
Qualquer dúvida, dê um alô!
Abraços.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 10 Jun 2016, 09:49

Certeza Kbludo!
Vou postando as novidades e as dúvidas que forrem surgindo.
Obrigado.
Abraço.

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 12 Jun 2016, 14:22

Chegaram as peças que foram enviadas ao jateamento. Foram todas jateadas com Óxido de Alumínio. De um modo geral ficou muito bem feito o serviço, apenas o conjunto de estribos e o pedal de freio que não conseguiram remover toda a camada de cromo existente, mas já haviam me avisado que não conseguiriam obter um bom resultado com essas peças.
A decisão de jatear o chassi foi tomada, principalmente, pela dúvida que tinha em relação a seu estado geral. Após quase 20 anos de serviço era necessária uma inspeção mais criteriosa dos tubos e das soldas. Claro que após a pintura eletrostática a pó o visual vai ficar bem melhor.
Havia diversos sinais de corrosão, muitos deles estavam presentes naquelas aletas metálicas flexíveis que fixam o chicote principal ao chassi. Acabei cortando todas elas, e quando for montar novamente a parte elétrica vou fixar o chicote com abraçadeiras de nylon (Hellermann).
Abaixo, algumas fotos mostrando os locais onde havia corrosão.
Anexos
1.jpg
Chassi
2.jpg
Chassi
3.jpg
Chassi
4.jpg
Chassi
5.jpg
Chassi
6.jpg
Chassi
7.jpg
Chassi
8.jpg
Chassi

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 13 Jun 2016, 10:40

Fizemos uma inspeção geral no chassi. Bom de um modo geral, nenhuma falha nas soldas, mas apareceram algumas surpresas. Achamos um furo até bem grande num tubo lateral direito e uma “gambiarra” abaixo do reservatório de óleo, provavelmente feita para estancar algum vazamento naquela seção do chassi. Vamos cortar aquele reforço e ver o que tem por baixo. Vou procurar alguma informação sobre isso nos tópicos.
A tinta escondia tudo isso muito bem!
Anexos
9.jpg
Chassi jateado
10.jpg
Chassi jateado
11.jpg
Chassi jateado
12.jpg
Chassi jateado

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 13 Jun 2016, 18:35

O conjunto de estribos e o pedal de freio foram novamente jateados, agora com granulação maior de Óxido de Alumínio. Ficou realmente bom, saiu todo o cromo que havia restado da última tentativa.
Anexos
13.jpg
Estribos e pedal de freio jateados

Avatar do usuário

Tulo
Matraca
Matraca
Mensagens: 322
Registrado em: 19 Jul 2010, 23:46
Moto:: XT600E 4MW
Estado: SC
País: Brasil
Localização: Indaial
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor Tulo » 13 Jun 2016, 20:45

alexandre_ escreveu:Fizemos uma inspeção geral no chassi. Bom de um modo geral, nenhuma falha nas soldas, mas apareceram algumas surpresas. Achamos um furo até bem grande num tubo lateral direito e uma “gambiarra” abaixo do reservatório de óleo, provavelmente feita para estancar algum vazamento naquela seção do chassi. Vamos cortar aquele reforço e ver o que tem por baixo. Vou procurar alguma informação sobre isso nos tópicos.
A tinta escondia tudo isso muito bem!



Boa noite amigo, aquele reforço logo abaixo do tanque de óleo provavelmente apodreceu porque ali dentro fica água parada, a minha sempre que lavo, passo uma "pistolinha" de ar e jogo um óleo ali dentro. Mesma coisa acontece naquele tubo inferior onde os suportes das pedaleiras do piloto são parafusadas, sempre fica água parada ali dentro. :-!
Ex: XTZ 125K 2006
Ex: XTZ 250 Lander 2009
Atual: XT 600E 2002.

Saúde e vida longa!

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 13 Jun 2016, 21:48

Olá boa noite Tulo!
É bem provável que tenha ocorrido isso mesmo. Estive procurando nos tópicos antigos alguma informação a esse respeito e encontrei uma referência de 2008. Nesse tópico discutem exatamente sobre esse furo e o fato de acumular água dentro do reforço do chassi.
viewtopic.php?f=324&t=25917
Acredito que ali exista alguma corrosão interna. Minha idéia é cortar fora o reforço e matar logo essa dúvida. Até porque tem uma mancha bem grande de óleo ao redor daquele rasgo. Pode ter afetado o reservatório de óleo ou aquele tubo anterior.
Valeu pela dica! :-!

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 14 Jun 2016, 12:07

O chassi está em uma oficina de customização de motos, nas mãos de quem entende do assunto. O reforço foi cortado e removido. E o que apareceu por baixo dá até medo. Acredito que havia ali um vazamento de óleo que tentaram estancar preenchendo o vazio do reforço com alguma espécie de massa de calafetar ou epóxi. A parede interna do tubo descendente está totalmente corroída. Agora é cortar fora toda essa ferrugem e refazer o tubo e o reforço.
Fico pensando se isso, de alguma forma, não está acontecendo com o chassi de outras motos, já que existe um furo na parte superior do reforço que dá acesso à umidade que não tem por onde sair. ](*,)
Anexos
14.jpg
Reforço do chassi
15.jpg
Reforço do chassi
16.jpg
Chassi
Editado pela última vez por alexandre_ em 15 Jun 2016, 02:07, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

kbludo
Moderador
Moderador
Mensagens: 3952
Registrado em: 29 Out 2010, 18:51
Moto:: XT660R
Estado: RJ
País: Brasil
Localização: Cabo Frio
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor kbludo » 14 Jun 2016, 20:30

:shock: :shock: :shock:
Amanha darei uma olhada nessa parte ai da minha moto...
Alexandre, mais uma vez parabéns, já pelo inicio do trabalho dá pra ver que a moto vai ficar uma beleza quando terminar!
Grande abraço.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Avatar do usuário

Tulo
Matraca
Matraca
Mensagens: 322
Registrado em: 19 Jul 2010, 23:46
Moto:: XT600E 4MW
Estado: SC
País: Brasil
Localização: Indaial
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor Tulo » 14 Jun 2016, 23:23

kbludo escreveu::shock: :shock: :shock:
Amanha darei uma olhada nessa parte ai da minha moto...
Alexandre, mais uma vez parabéns, já pelo inicio do trabalho dá pra ver que a moto vai ficar uma beleza quando terminar!
Grande abraço.



Olha mesmo, faz o teste, lava a motoca, recolhe o cavalete lateral e deita ela pra esquerda e depois pra direita, vai sair bastante água daquele tubo inferior que atravessa o chassi onde nas pontas vão fixadas os suportes das pedaleiras do piloto.
E abaixo do reservatório de óleo eu sempre meto a pistola de ar em seguida um óleo em spray até escorrer pra fora. :-! :-!
Ex: XTZ 125K 2006
Ex: XTZ 250 Lander 2009
Atual: XT 600E 2002.

Saúde e vida longa!

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 15 Jun 2016, 12:50

kbludo escreveu::shock: :shock: :shock:
Amanha darei uma olhada nessa parte ai da minha moto...
Alexandre, mais uma vez parabéns, já pelo inicio do trabalho dá pra ver que a moto vai ficar uma beleza quando terminar!
Grande abraço.


Isso mesmo Kbludo! Dê uma atenção para esse detalhe.
Pelo jeito a ferrugem naquele lugar progride silenciosamente e o estrago é grande.
Acredito que uma solução seria fazer um furo na parte inferior do reforço de tal maneira que consiga aplicar lá dentro um produto que pare o processo de corrosão e que permita que a água que entrar por cima possa escoar livremente.
Obrigado e vamos seguindo........é difícil, mas divertido! :D
Abraço.

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 15 Jun 2016, 14:44

O pessoal da oficina removeu e substituiu a parede do tubo anterior que estava enferrujada e fez um novo reforço para o chassi com chapa de 3 mm. Gostei do resultado, acredito que foi a melhor solução. Completamente fechado não permitirá mais o acúmulo de água em seu interior. Agora o chassi irá para mais um jateamento e finalmente para pintura.
Anexos
17.jpg
Chassi reforçado
18.jpg
Chassi reforçado
19.jpg
Chassi reforçado

Avatar do usuário

kbludo
Moderador
Moderador
Mensagens: 3952
Registrado em: 29 Out 2010, 18:51
Moto:: XT660R
Estado: RJ
País: Brasil
Localização: Cabo Frio
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor kbludo » 15 Jun 2016, 17:04

Morro e não vejo tudo...
Num é que tem um buraco lá?!!!!!
Vou ficar esperto igual ao Tulo agora, depois de lavar é jogar um jato de ar e meter lubrificante!
Ficou joia o suporte, Alexandre!
Uma coisa que reparei, é que na minha existe uma prolongação que sai do suporte e segura um cabo (talvez da embreagem) que não tem na sua Alexandre...
Se não souber, posso colocar uma foto!
Abraços.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 15 Jun 2016, 18:10

kbludo escreveu:Morro e não vejo tudo...
Num é que tem um buraco lá?!!!!!


Por favor, tire uma foto desse prolongamento, eu não me lembro dele. Vou ver se encontro alguma menção a isso no manual de serviços. OK?

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 16 Jun 2016, 11:30

Realmente! Lá no manual na seção - "Especificações - Passagem dos Cabos" - tem uma referência a esse prolongamento, nele passa o cabo da embreagem. No caso da minha o cabo de embreagem corre pelo outro lado da moto até alcançar a haste da embreagem. Esse suporte pode ter sido removido ou nunca existiu, não saberia afirmar com exatidão. :-!
Anexos
`20.jpg
Manual de Serviço - Suporte
Editado pela última vez por alexandre_ em 16 Jun 2016, 18:53, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Tulo
Matraca
Matraca
Mensagens: 322
Registrado em: 19 Jul 2010, 23:46
Moto:: XT600E 4MW
Estado: SC
País: Brasil
Localização: Indaial
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor Tulo » 16 Jun 2016, 18:25

Bah cara, verdade o da sua ainda corre pelo outro lado, deve ser uma das primeiras de 97 montada com o bloco da 3TB.
Ex: XTZ 125K 2006
Ex: XTZ 250 Lander 2009
Atual: XT 600E 2002.

Saúde e vida longa!

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 16 Jun 2016, 18:56

Tulo escreveu:Bah cara, verdade o da sua ainda corre pelo outro lado, deve ser uma das primeiras de 97 montada com o bloco da 3TB.


Pois é Tulo. Fabricada em 96, modelo 97.

Avatar do usuário

kbludo
Moderador
Moderador
Mensagens: 3952
Registrado em: 29 Out 2010, 18:51
Moto:: XT660R
Estado: RJ
País: Brasil
Localização: Cabo Frio
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor kbludo » 17 Jun 2016, 09:02

Olha ai;
Anexos
Nova imagem.JPG
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Avatar do usuário

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 865
Registrado em: 15 Jul 2011, 13:23
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: RS
País: Brasil
Localização: Novo Hamburgo
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor la2torres » 17 Jun 2016, 12:50

Alexandre, a alavanca de acianmento da embreagem da sua moto fica na tampa direita do motor? Se sim é um motor 4mw se não ai sim é um motor 3tb.

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 17 Jun 2016, 16:57

Então moçada! Lado esquerdo. Diferente da sua Kbludo!
Vejam a foto com a inscrição no bloco!
Anexos
21.jpg
Motor

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 17 Jun 2016, 17:32

Bem! Antes de sua completa desmontagem eu acreditava que havia um vazamento de óleo na junta rápida da tampa do cabeçote do cilindro. Sempre acumulava sujeira no motor passado algum tempo após ter lavado a moto. Isso nunca foi diagnosticado! :oops:
O aspecto era de vapor de óleo condensado sobre o motor com muita poeira grudada!
Esse óleo vazava por aqueles furos escondidos que existiam embaixo do reforço do chassi! ](*,)
Anexos
22.jpg
Motor
23.jpg
Motor

Avatar do usuário

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Jan 2015, 15:30
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Localização: Curitiba
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 20 Jun 2016, 16:49

Fui buscar algumas peças já pintadas. Ficou muito boa pintura eletrostática a pó. O cinza não é muito parecido com a cor original, já que não havia muitas opções de cor. Vou ver se encontro em outro lugar algum cinza mais parecido com o do motor. Se não encontrar vai ficar assim mesmo, só é um pouco mais escuro. Amanhã fica pronto o chassi e devo iniciar a remontagem.
Anexos
24.jpg
Peças pintadas - eletrostática a pó
25.jpg
Peças pintadas - eletrostática a pó


Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante