XT600 4MW 97 - Reforma

Andreaspopo
Matraca
Matraca
Moto:: XT600E 4MW
Estado: SC
País: Brasil
Contato:
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor Andreaspopo » 16 Set 2017, 17:04

MauMau Veloso escreveu:Nossa Alexandre, que estrago nessa bomba de oleo ein?

Teve um motor de 2TY que eu fiz, que tinha a bomba de oleo bem nesse estado, a folga dos rotores também estavam passando dos 0,15mm, e tava muito riscada também. O dono da moto comprou uma nova, mas pagou bem caro...

Acredito que você não vai abrir o motor ao meio né? ou vai?
Caso não for, faça o seguinte, pegue um pedaço de arame e faça um gancho na ponta, introduza ele na entrada do pescador de oleo interno do motor, esse que fica logo abaixo da embreagem no fundo do motor.
No momento estou mexendo no motor de uma 2VG, e veja o que eu retirei de la, não me pergunte o que é isso ou como foi parar la... Mas ainda bem que tinha esse filtrador... kkkk

DSC_0704.JPG

Nossa. Cada coisa q aparece num motor. E o sistema de lubrificação do motor é fundamental. Bastante atenção nessa parte

ex Titan 2002
XT225 1997
Tornado 2003
Titan 150esd 2005
XTZ 125e 2006
XT600e 1999(acho que pra sempre)

Urubifrio 2013
2014
2015
2016

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: RS

Mensagempor la2torres » 16 Set 2017, 18:03

Alexandre, é muito legal ver este motorzão aberto :-D . Veja a bomba :shock: e mesmo assim ela não para. Uma bomba nova vai custar algo em torno de uns 700,00. :-! E o desalinhamento das engrenagens? Descobriu o pq?

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 16 Set 2017, 18:21

Andreaspopo escreveu:

Teve um motor de 2TY que eu fiz, que tinha a bomba de oleo bem nesse estado, a folga dos rotores também estavam passando dos 0,15mm, e tava muito riscada também. O dono da moto comprou uma nova, mas pagou bem caro...

Caso não for, faça o seguinte, pegue um pedaço de arame e faça um gancho na ponta, introduza ele na entrada do pescador de oleo interno do motor, esse que fica logo abaixo da embreagem no fundo do motor.
No momento estou mexendo no motor de uma 2VG, e veja o que eu retirei de la, não me pergunte o que é isso ou como foi parar la... Mas ainda bem que tinha esse filtrador... kkkk

DSC_0704.JPG

Nossa. Cada coisa q aparece num motor. E o sistema de lubrificação do motor é fundamental. Bastante atenção nessa parte

Tem um tópico aqui no clube sobre uma XT(ou Tenere, n lembro), o dono se preparou, comprou pistão Wiseco std, aneis, fez retifica, e o motor travava depois de uns 20km rodados. Abria e biela azulada no mancal. Refez motor pela segunda vez dai com pistão Y, mesma coisa, motor travou depois de 20km. Moto foi levada p o Guaipira Motos, refizeram o motor c peças Y e mesma coisa.
Dai foram investigar. Aguem anteriormente, qdo foi instalar o vira na carcaça esquerda, utilizou o metodo de madeira e martelo :shock: . Resultado? Duto de óleo entupido por uma farpa desta madeira. Pode um sujeito deste.

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 16 Set 2017, 19:15

Estudando por aqui olha só.
Bomba de óleo na 2TY é 1VJ-13300-00. Na 3TB e 4MW é 3AJ-13300-01, mas é a mesma bomba. Na 660R a bomba é 5LP-13300-01. Acredito que tb seja a mesma. :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 16 Set 2017, 20:22

MauMau Veloso escreveu:Nossa Alexandre, que estrago nessa bomba de oleo ein?....... não me pergunte o que é isso ou como foi parar la... Mas ainda bem que tinha esse filtrador... kkkk

Jesus Cristo Mau! Como isso foi parar la? :shock:
Vou separar as carcaças Mau, preciso trocar o eixo secundário!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 16 Set 2017, 20:27

la2torres escreveu:Alexandre, é muito legal ver este motorzão aberto :-D . Veja a bomba :shock: e mesmo assim ela não para. Uma bomba nova vai custar algo em torno de uns 700,00. :-! E o desalinhamento das engrenagens? Descobriu o pq?

Esse motor é uma beleza! A bomba tá uma desgraça e ele não para!
Não soltei ainda as porcas das engrenagens, ainda estou terminando de fazer o fixador do magneto, por isso não fui adiante. Logo mais retiro aquelas porcas e vejo o motivo do desalinhamento das engrenagens.
Editado pela última vez por alexandre_ em 16 Set 2017, 21:41, em um total de 1 vez.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 16 Set 2017, 20:28

la2torres escreveu:
Andreaspopo escreveu:

DSC_0704.JPG

Tem um tópico aqui no clube sobre uma XT(ou Tenere, n lembro), o dono se preparou, comprou pistão Wiseco std, aneis, fez retifica, e o motor travava depois de uns 20km rodados. Abria e biela azulada no mancal. Refez motor pela segunda vez dai com pistão Y, mesma coisa, motor travou depois de 20km. Moto foi levada p o Guaipira Motos, refizeram o motor c peças Y e mesma coisa.
Dai foram investigar. Aguem anteriormente, qdo foi instalar o vira na carcaça esquerda, utilizou o metodo de madeira e martelo :shock: . Resultado? Duto de óleo entupido por uma farpa desta madeira. Pode um sujeito deste.

Eu vi esse tópico! Jesus amado.........!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 16 Set 2017, 20:31

la2torres escreveu:Estudando por aqui olha só.
Bomba de óleo na 2TY é 1VJ-13300-00. Na 3TB e 4MW é 3AJ-13300-01, mas é a mesma bomba. Na 660R a bomba é 5LP-13300-01. Acredito que tb seja a mesma. :-!

Certeza Paulo. Não iam mudar o projeto. Deve ser a mesma a mais de 30 anos!
Editado pela última vez por alexandre_ em 16 Set 2017, 20:33, em um total de 1 vez.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 16 Set 2017, 20:32

Andreaspopo escreveu:

DSC_0704.JPG

Andreas! Um susto após o outro........rs...... :lol:

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: SP

Mensagempor MauMau Veloso » 16 Set 2017, 21:49

la2torres escreveu:Tem um tópico aqui no clube sobre uma XT(ou Tenere, n lembro), o dono se preparou, comprou pistão Wiseco std, aneis, fez retifica, e o motor travava depois de uns 20km rodados. Abria e biela azulada no mancal. Refez motor pela segunda vez dai com pistão Y, mesma coisa, motor travou depois de 20km. Moto foi levada p o Guaipira Motos, refizeram o motor c peças Y e mesma coisa.

Eu acompanhei esse tópico na época, eu mesmo fiquei assustado, pois a guapira é uma oficina super recomendada aqui em SP, e acabou por ter de refazer 3 ou 4 vezes o motor daquela XT...
Mas tocando nesse assunto, eu achei estranho isso, não era pra ter travado o motor por causa de uma farpa de madeira no duto de lubrificação do rolamento da biela, vou explicar por que!

Tampa Embreagem 1.JPG

Estou fazendo uma revisão em um motor de 2VG, segundo o dono que é meu amigo, o motor foi feito e rodado por apenas uns 3.000 km, depois disso a moto ficou mais parada que tudo.
Foi desse mesmo motor que retirei aquele pedaço de plastico do pescador de oleo.
Olhem nessa tampa da embreagem acima, vocês veem que esta SEM o retentor do virabrequim e a valvula de retenção bypass? Pois é, foi montado dessa forma e a moto rodou todo esse tempo sem eles!
A importância do retentor do virabrequim, é justamente garantir que o oleo filtrado passe pelo interior do virabrequim, suba pelo pino do virabrequim, e lubrifique o rolamento de gaiola da biela! Da maneira como estava, praticamente não subia oleo nenhum até a biela, e nem por isso a biela estava condenada, pelo contrário, até me surpreendi quando retirei o cilindro, estava com uma biela CRK, as medidas estavam todas no padrão, não tinha desgaste lateral nem vertical.

Biela CRK.JPG

Isso me faz acreditar que outro motivo tenha levado aquele motor ter travado varias vezes consecutivas.

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 16 Set 2017, 22:18

la2torres escreveu:Estudando por aqui olha só.

Na verdade, existem 2 bombas de oleo diferentes em Tenere.
Na 2TY, inicialmente era usado uma bomba de oleo com 2 rotores, um deles mede 6mm de largura, o outro mede 18mm. Na 2VG em diante, foi modificado, e aumentaram o rotor mais fino de 6mm para 8mm, isso permanece até hoje nas XT660.

Essa é de uma bomba de oleo de XT660, os rotores são idênticos ao das 2VG e XTE.
DSC_0602.JPG

DSC_0603.JPG

Eu ainda não queria comentar sobre isso, mas aproveitando o gancho, vamos la...
A bomba de oleo da XT660 moderna, é basicamente "a mesma" das Teneres e XTE.
A unica modificação, foi em 1 dos furos de fixação da bomba na carcaça do motor. Um desses furos foi deslocado, então não sendo possivel fixa-lo no motor, a bomba ficaria presa por apenas 2 parafusos.
Eu decidi então, fazer um teste, comprei uma bomba de oleo de XT660 seminova, e estou adaptando ela.

Eu tinha 2 opções, ou tampar o furo do bloco central e refazer um novo furo no local certo, ou mudar a orelha de fixação da bomba.
Eu decidi pela segunda opção, eu fiz um recorte onde era fixado o parafuso da bomba, para que assim fosse possivel encaixar no furo do bloco central.

DSC_0697.JPG

DSC_0698.JPG

Vejam que nas fotos, o parafuso ficou deslocado para cima, em relação ao lugar originalmente onde ficava o furo da bomba da XT660. Mas isso acabou por enfraquecer a região do aperto da bomba de oleo, então estou desenvolvendo uma arruela especial, que vai fazer a fixação desse parafuso deslocado, de modo que ele fique bem fixado.
DSC_0702.JPG

Bom, estou confiante que isso vai funcionar, no momento que eu instalar na moto, e rodar com ela por alguns KMs, eu volto e digo o resultado concreto.
Isso é uma opção que encontrei, pois comprar uma bomba de oleo nova, vai custar em media 700 pila, uma usada nem vale a penas jogar dinheiro fora, essa de XT660, eu paguei 200,00, não tinha nenhum risco nos rotores. A chances atuais de encontrar uma bomba de oleo usada e barata em bom estado é critica, pelo menos as de XT660 são mais recentes e bem mais conservadas, e encontra-se em preço bem acessivel no ML.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 16 Set 2017, 22:51

MauMau Veloso escreveu:
la2torres escreveu:Estudando por aqui olha só........

Na verdade, existem 2 bombas de oleo diferentes em Tenere.....

Olha Mau, não vejo problema nessa adaptação, ainda mais com essa arruela especial fixando tudo junto.
Acho que o problema está resolvido! A ideia é boa, parabéns e obrigado por compartilhar. :-!

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 17 Set 2017, 11:09

alexandre_ escreveu:
MauMau Veloso escreveu:
la2torres escreveu:Estudando por aqui olha só........

Na verdade, existem 2 bombas de oleo diferentes em Tenere.....

Olha Mau, não vejo problema nessa adaptação, ainda mais com essa arruela especial fixando tudo junto.
Acho que o problema está resolvido! A ideia é boa, parabéns e obrigado por compartilhar. :-!

Excelente Maumau. Tambem pode haver a possibilidade, então, de se usar as peças internas caso a carcaça não esteja comprometida. :-!

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 17 Set 2017, 13:18

Pesquisando por aqui, vi fotos dos kits TXK e na biela tem a inscrição CRK, leva a crer que são da mesma fabrica. Tem CRK aqui no RS por 340 o kit. :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 17 Set 2017, 13:19

Fiz as medições das folgas laterais e das folgas entre pontas dos anéis do pistão.
As folgas entre pontas estão todas acima do recomendado.
Para as folgas laterais, apenas as dos anéis de óleo ficaram fora da especificação.
299.jpg

300.jpg

301.jpg

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 17 Set 2017, 13:22

la2torres escreveu:Pesquisando por aqui, vi fotos dos kits TXK e na biela tem a inscrição CRK, leva a crer que são da mesma fabrica. Tem CRK aqui no RS por 340 o kit. :-!

Maravilha Paulo! Se precisar de kit de biela já fica anotado.
Obrigado! :-!

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 17 Set 2017, 13:35

la2torres escreveu:
alexandre_ escreveu:
MauMau Veloso escreveu:Na verdade, existem 2 bombas de oleo diferentes em Tenere.....

Excelente Maumau. Tambem pode haver a possibilidade, então, de se usar as peças internas caso a carcaça não esteja comprometida. :-!

Sim de fato é possivel, mas no meu caso se torna incompativel, pois vou substituir a bomba de oleo da 2TY que tem o rotor de 6mm, então o rotor de 8mm da XT660 não serviria...

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 20 Set 2017, 11:15

la2torres escreveu:Alexandre, é muito legal ver este motorzão aberto :-D . Veja a bomba :shock: e mesmo assim ela não para. Uma bomba nova vai custar algo em torno de uns 700,00. :-! E o desalinhamento das engrenagens? Descobriu o pq?

E daí Paulo? Beleza?
Descobri o porquê do desalinhamento das engrenagens do virabrequim e do balanceiro. O sujeito decidiu não colocar a arruela 14 do diagrama explodido.
Demais..............! ](*,)
302.jpg

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 20 Set 2017, 11:21

Mais uma peripécia da manutenção.
A ponta do eixo do virabrequim onde acopla o magneto tá moída!
Presta atenção nos fios da rosca!
#:-(
303.jpg

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 20 Set 2017, 18:56

Poxa Alexandre, por um detalhe como esse na rosca, seu virabrequim pode ser inutilizado, não sei se é possivel corrigir isso de modo seguro...

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 20 Set 2017, 21:00

MauMau Veloso escreveu:Poxa Alexandre, por um detalhe como esse na rosca, seu virabrequim pode ser inutilizado, não sei se é possivel corrigir isso de modo seguro...

Pois é Mau!
Tenho pensado nisso. Vou ver como está o virabrequim ao desmontar. Talvez precise de substituição, vamos ver! :-!

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 21 Set 2017, 12:14

[quote="alexandre_"][quote="la2torres"]Alexandre, é muito legal ver este motorzão aberto ......
E daí Paulo? Beleza? Descobri o porquê do desalinhamento ....

Pessoal se diz profissional quem faz uma m...a destas. A outra é pior ainda. Com certeza utilizaram ferramenta inapropriada para retirar o magneto. Como esta a porca? Se estiver boa e dando aperto, tu pode montar com trava rosca azul.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 21 Set 2017, 14:16

la2torres escreveu:Alexandre............pessoal se diz profissional quem faz uma m...a destas. A outra é pior ainda. Com certeza utilizaram ferramenta inapropriada para retirar o magneto. Como esta a porca? Se estiver boa e dando aperto, tu pode montar com trava rosca azul.

É verdade! Mas vou encontrar outras lambanças ainda, tenho certeza!
A porca tá igualmente mastigada! Vou pensar numa solução.
Primeiro vou tentar encontrar um cossinete M14 X 1,5 mm e passar no eixo, se ficar bom, coloco uma porca nova e loctite para alto torque. Quem sabe funcione! :-!
304.jpg

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 21 Set 2017, 15:32

Assim que vai dar. O importante é a porca não afrouxar. :-!

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 21 Set 2017, 20:49

alexandre_ escreveu:A porca tá igualmente mastigada! Vou pensar numa solução.
Primeiro vou tentar encontrar um cossinete M14 X 1,5 mm e passar no eixo, se ficar bom, coloco uma porca nova e loctite para alto torque. Quem sabe funcione! :-!

Eu passei por algo parecido, tinha um virabrequim com a rosca meio mastigada, mas apenas em 3 filetes no meio, eu precisava de um cossinete para limpar a rosca, infelizmente eu não consegui nenhum emprestado, e para comprar um, estava custando mais de 200 reais, pois esse passo de rosca não é muito utilizado na industria.
Minha alternativa foi fabricar um cossinete... kkkk
Eu tinha o Macho M14x1.5, então peguei um pedaço de aço 1045, furei e fiz a rosca bem justa, depois fiz os 4 furos de alivio, e por fim temperei, mas não reveni, deixei o aço seco, pra ter bastante dureza.

Cossinete M14x1.5.JPG

Não é a solução mais facil, talvez nem mais barata também, mas como sei que você tem acesso a usinagem, fica como dica... :-D

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”