XT600 4MW 97 - Reforma

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Status: Offline

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 04 Out 2017, 18:44

Martin escreveu:Qualquer empresa de usinagem "razoável", que tenha uma retifica cilíndrica, faz o serviço de retificar a ponta da haste.
Como você escreveu, precisa medir o diâmetro da haste. E bom se poder medir o diâmetro das guias e ver se a folga está boa.

Beleza Martin! Vou tentar medir isso amanhã, e caso os ajustes estajam dentro da especificação, já busco alguma retifica para fazer o serviço. Valeu.
A propósito, baixei o catálogo da Kedo.............deu vontade de chorar..........rs!
Quase 600 páginas, o paraíso! :-D

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 06 Out 2017, 09:31

Acabei por fazer a medição das folgas das válvulas. Não tinha disponível um súbito milesimal para medir os diâmetros internos dos guias. De um modo geral me pareceram abaixo das especificações, mas encontrei informações complementares no manual da XTZ. Lá dizia que o diâmetro interno dos guias deve ser menor que 7,10 mm e que as folgas na admissão devem ser menores que 0,10 mm e na exaustão menores que 0,12 mm. Essas informações complementam um quadro que existe no manual da XTZ e XTE que estabelece as tolerâncias de 0,010 - 0,037 para admissão e de 0,012 - 0,057 para a exaustão. Honestamente eu não entendo como pode haver 1 décimo de folga entre os guias e as válvulas, mas essa informação está lá. Se isso estiver valendo, então está tudo dentro dos limites toleráveis. Sei lá! :-k
Copiei sua tabela Martin, lá do blog, e os resultados foram esses:
319.jpg

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: RS

Mensagempor la2torres » 06 Out 2017, 09:38

alexandre_ escreveu:Acabei por fazer a medição das folgas das válvulas. Não tinha disponível um súbito milesimal para medir os diâmetros internos dos guias. De um modo geral me pareceram abaixo das especificações, mas encontrei informações complementares no manual da XTZ. Lá dizia que o diâmetro interno dos guias deve ser menor que 7,10 mm e que as folgas na admissão devem ser menores que 0,10 mm e na exaustão menores que 0,12 mm. Essas informações complementam um quadro que existe no manual da XTZ e XTE que estabelece as tolerâncias de 0,010 - 0,037 para admissão e de 0,012 - 0,057 para a exaustão. Honestamente eu não entendo como pode haver 1 décimo de folga entre os guias e as válvulas, mas essa informação está lá. Se isso estiver valendo, então está tudo dentro dos limites toleráveis. Sei lá! :-k
319.jpg

Ou seja Alexandre, funciona de qq jeito. :-D Brincadeiras a parte, acredito que se n sendo uma folga absurda de para usar o conjunto. O maximo vai ser um ruido um pouco maior. :-! Durando mais 20 anos tá bom :-D

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 06 Out 2017, 09:42

la2torres escreveu:
alexandre_ escreveu:Acabei por fazer a medição das folgas das válvulas. Não tinha disponível um súbito milesimal para medir os diâmetros internos dos guias. De um modo geral me pareceram abaixo das especificações, mas encontrei informações complementares no manual da XTZ. Lá dizia que o diâmetro interno dos guias deve ser menor que 7,10 mm e que as folgas na admissão devem ser menores que 0,10 mm e na exaustão menores que 0,12 mm. Essas informações complementam um quadro que existe no manual da XTZ e XTE que estabelece as tolerâncias de 0,010 - 0,037 para admissão e de 0,012 - 0,057 para a exaustão. Honestamente eu não entendo como pode haver 1 décimo de folga entre os guias e as válvulas, mas essa informação está lá. Se isso estiver valendo, então está tudo dentro dos limites toleráveis. Sei lá! :-k
319.jpg

Ou seja Alexandre, funciona de qq jeito. :-D Brincadeiras a parte, acredito que se n sendo uma folga absurda de para usar o conjunto. O maximo vai ser um ruido um pouco maior. :-! Durando mais 20 anos tá bom :-D

Hehehe! Olha Paulo, já tô achando que funciona de qualquer jeito mesmo............ :lol:

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 14 Out 2017, 17:45

Saquei todos os rolamentos das carcaças, exceto os do eixo do câmbio, pois ainda não acertei a ferramenta para esse fim. Tenho duas roscas para recuperar onde vai a tampa lateral direita e outra no cabeçote ao lado do comando de válvulas. Vou procurar as buchas roscadas M8 para esse reparo. Depois vou limpar bem as carcaças e prepara-las para a pintura. Acho que o retentor do balanceiro já não estava grande coisa, subia um pouco de óleo para a caixa do filtro.
320.jpg

321.jpg

322.jpg

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 14 Out 2017, 22:30

Jóia Alexadre. :-! E os rolamentos. Como estavam? Já conseguiu as engrenagens da caixa? Vai pintar de preto? :-D

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 15 Out 2017, 17:32

la2torres escreveu:Jóia Alexadre. :-! E os rolamentos. Como estavam? Já conseguiu as engrenagens da caixa? Vai pintar de preto? :-D

Beleza Paulo? :-!
Os rolamentos ainda pareciam bem, são das marcas Koyo, NTN e NSK. Achei estranho o rolamento do virabrequim girar sua pista interna livremente sobre o eixo, até comentei com o Martin sobre isso, sempre pensei que eram montados com interferência. Ainda não procurei as engrenagens novas, tenho pensado que se compra-las usadas, mais cedo ou mais tarde vão sofrer o mesmo desgaste das que estão no meu câmbio, talvez seja melhor encomendar novos pares de 3ª e 5ª marchas. A merda é que custam quase 1200 pratas. Quanto à pintura, to querendo fazer um preto brilhante epóxi a pó, acho que vai ficar legal. Agora quero providenciar tudo que for necessário para montar o cárter central e depois fazer o restante em etapas.

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 15 Out 2017, 21:28

Beleza Paulo? :-!
Os rolamentos ainda pareciam bem, são das marcas Koyo, NTN e NSK. Achei estranho o rolamento do virabrequim girar sua pista interna livremente sobre o eixo, até comentei com o Martin sobre isso, sempre pensei que eram montados com interferência. Ainda não procurei as engrenagens novas, tenho pensado que se compra-las usadas, mais cedo ou mais tarde vão sofrer o mesmo desgaste das que estão no meu câmbio, talvez seja melhor encomendar novos pares de 3ª e 5ª marchas. A merda é que custam quase 1200 pratas. Quanto à pintura, to querendo fazer um preto brilhante epóxi a pó, acho que vai ficar legal. Agora quero providenciar tudo que for necessário para montar o cárter central e depois fazer o restante em etapas.[/quote]
Alexandr tudo bem por aqui!
O que o Martin falou sobre isto?
Cara, uma vez tive dificuldade para achar duas engrenagens do cambio de um Explorer 27.5. O pessoal da Varig, na época, refizeram as engrenagens e fizeram a tempera e tudo mais. As engrenagens ficaram ótimas. Derrepente é uma. :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 15 Out 2017, 23:36

alexandre_ escreveu:Beleza Paulo? :-! Os rolamentos ainda pareciam bem, são das marcas Koyo, NTN e NSK......

la2torres escreveu:Alexandr tudo bem por aqui! O que o Martin falou sobre isto? Cara, uma vez tive dificuldade...... :-!

Disse ter relação com as dilatações e por isso o eixo não tem interferência.
É uma alternativa refazer as engrenagens, mas elas são complexas e leva muito tempo para usinar, o que significa alto custo de produção. Se fizer em cabeçote divisor com fresa módulo leva uma eternidade, e para produzir por geração não conheço quem poderia fazer. Além dos custos com tratamento térmico. Acho que custariam mais caro que na Yamaha. Vou pensar melhor sobre isso. Quero ver se consigo umas peças com o Andreas.

bicudo&lari
Moderador
Moderador
Moto:: Freewind
País: BRASIL
Contato:

Mensagempor bicudo&lari » 16 Out 2017, 15:05

boa tarde Alexandre,

passou nas retificas ?
atacama - salar uyuni - urubici - prudentopolis - caldas novas - blumenau - guaraqueçaba - caverna do diabo - estrada limeira

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 16 Out 2017, 15:14

bicudo&lari escreveu:boa tarde Alexandre, passou nas retificas ?

Passei na Steinbock! Conversei um bom tempo com eles, gostei bastante!
Vou levar lá o virabrequim para desmontar.
Valeu a dica bicudo! :-!

bicudo&lari
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagempor bicudo&lari » 16 Out 2017, 15:18

atacama - salar uyuni - urubici - prudentopolis - caldas novas - blumenau - guaraqueçaba - caverna do diabo - estrada limeira

bicudo&lari
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagempor bicudo&lari » 16 Out 2017, 15:20

que bom ,

de uma olhada neste anuncio

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -usado-_JM

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 16 Out 2017, 17:12

bicudo&lari escreveu:que bom , de uma olhada neste anuncio
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -usado-_JM

Valeu bicudo. Tô de olho! :-!

Andreaspopo
Matraca
Matraca
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Andreaspopo » 18 Out 2017, 19:22

Oi Alexandre
Não consegui mandar foto por MP. Da uma olhada se é isso mesmo
DSC_0471.jpg
DSC_0472.jpg
DSC_0473.jpg
ex Titan 2002
XT225 1997
Tornado 2003
Titan 150esd 2005
XTZ 125e 2006
XT600e 1999(acho que pra sempre)

Urubifrio 2013
2014
2015
2016
2017

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 18 Out 2017, 23:39

Andreaspopo escreveu:Oi Alexandre
Não consegui mandar foto por MP. Da uma olhada se é isso mesmo

Opa....beleza?
Isso aí meu irmão! :-!
São essas peças mesmo. Agradeço a força Andreas!

Visitante

Mensagempor Visitante » 21 Out 2017, 11:31

Ja deu uma olhada nas valvulas da force racing ? Esses caras sao parrudos, muitos alegam que as valvulas deles sao mais resistentes que as da yamaha. Estao na faixa de 120 a 150 cada. Retificar essas cabeças é complicado, o material duro esta ali, valvulas sao feitas com camadas, se retirar essa camada dura ja era. Rolamentos se precisar consigo tudo koyo aqui a preços bons. Ja repassei alguns kits, inclusive pro MauMau hehehe

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

giscerio
Falador
Falador
Moto:: Ténéré 2VG

Mensagempor giscerio » 21 Out 2017, 11:32

Ja deu uma olhada nas valvulas da force racing ? Esses caras sao parrudos, muitos alegam que as valvulas deles sao mais resistentes que as da yamaha. Estao na faixa de 120 a 150 cada. Retificar essas cabeças é complicado, o material duro esta ali, valvulas sao feitas com camadas, se retirar essa camada dura ja era. Rolamentos se precisar consigo tudo koyo aqui a preços bons. Ja repassei alguns kits, inclusive pro MauMau hehehe

Visitante

Mensagempor Visitante » 21 Out 2017, 11:33

Sobre cambio consegui as da terceira em otimo estado por 150 pratas, um achado. E to aguardando o cara enviar as da quinta.

giscerio
Falador
Falador
Moto:: Ténéré 2VG

Mensagempor giscerio » 21 Out 2017, 11:33

Sobre cambio consegui as da terceira em otimo estado por 150 pratas, um achado. E to aguardando o cara enviar as da quinta.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 21 Out 2017, 18:16

giscerio escreveu:Ja deu uma olhada nas valvulas da force racing ? Esses caras sao parrudos, muitos alegam que as valvulas deles sao mais resistentes que as da yamaha. Estao na faixa de 120 a 150 cada. Retificar essas cabeças é complicado, o material duro esta ali, valvulas sao feitas com camadas, se retirar essa camada dura ja era. Rolamentos se precisar consigo tudo koyo aqui a preços bons. Ja repassei alguns kits, inclusive pro MauMau hehehe....Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Beleza Giscerio?
Vou procurar mais informações sobre essas válvula. Minha intenção é começar com o fechamento do cárter central, ali irá certamente grande parte dos gastos. Depois vou subindo, cilindro e cabeçote. Se você puder me passar os custos com os rolamentos eu agradeço, estive vendo os da SKF. Legal que encontrou as engrenagens, eu procurei por usadas também, mas não senti firmeza nos anúncio, na verdade estou me preparando para comprar as originais mesmo, vão ser uma paulada!

bicudo&lari
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagempor bicudo&lari » 26 Out 2017, 06:38

bom dia Alexandre

como esta o andamento do motor ?

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 26 Out 2017, 10:05

bicudo&lari escreveu:bom dia Alexandre, como esta o andamento do motor ?

Bom dia bicudo!
Deixei o virabrequim na Steinbock e já foi desmontado. Aguardando uma posição deles quanto ao estado dos componentes para comprar o que for necessário. Assim que receber notícias já atualizo. Chegaram algumas peças que o Andreas me enviou, eixo secundário, bomba de óleo, comando de válvulas e os balancins com eixos. Consegui outras peças da partida no kick com o vagnerext. E aos poucos vou completando os conjuntos. Vou precisar das engrenagens do câmbio, mas já decidi compra-las na Yamaha. Junto devo pedir biela e pistão 0.50. Ando sem muito tempo para a XT pois tenho que terminar o projeto de conclusão do curso técnico até final de novembro.
Meio devagar mas indo! :-!

la2torres
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor la2torres » 10 Nov 2017, 09:22

Amigo Alxandre, beleza? Com anda a funçao da XT? :-D

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 10 Nov 2017, 15:55

la2torres escreveu:Amigo Alxandre, beleza? Com anda a funçao da XT? :-D

E aí Paulo, beleza?
Ando trabalhando de pouco em pouco.
Essa semana estava tentando fazer a decapagem da tinta das carcaças do motor. Serviço miserável........rs! Tô usando um decapante de tinta, mas fica alguns pontos resistentes e então preciso aplica outra vez e depois passar uma lixa. Trabalheira. Mas logo consigo terminar. Próxima semana vou tentar retirar os dois rolamentos do eixo de acionamento da embreagem e refazer umas roscas com umas buchas roscadas, tem duas roscas espanadas na carcaça. Com isso pronto levo as carcaças para a pintura epoxy. Na próxima terça feira busco o virabrequim na retífica e então ficam faltando as engrenagens da terceira e quinta marchas para poder fechar o cárter central.
Não tá fácil irmão, abriu o motor começa a luta. Vai uma grana considerável!
Quando pegar o virabrequim eu coloco umas fotos dele e o que precisou ser feito. :-!

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”