Tutorial Eixo de Comando da XT 225 Rolamento nas Duas Partes

Topic author
leandromauricio
Moita
Moita
Moto:: XT500 / XT550
Estado: RJ
País: Brasil
Contato:
Status: Offline

Tutorial Eixo de Comando da XT 225 Rolamento nas Duas Partes

Mensagempor leandromauricio » 07 Mar 2013, 17:30

Venho por meio deste tópico facilitar a vida das pessoas que buscam informações sobre esse problema crítico da XT 225.

Pois o seu eixo de comando não é roletado de fábrica no lado de dentro o eixo gira diretamente na carcaça do motor AÇO FORTE do eixo, girando diretamente no AÇO MAIS FRACO DA CARCAÇA MOTOR. O resultado disso é o desgaste do bloco do motor. Muitos mecânicos falam em fazer um embuchamento e tals mais vai voltar a dar o mesmo problema crônico que é o barulho de máquina de costura novamente.

Na parte de fora onde originalmente vem uma bucha de alumínio e colocado um rolamento. Rolamento esse que é o 6005. Só ir em uma loja especializada em rolamentos e pedir o modelo acima que vai se encaixar perfeitamente no lugar da bucha de alumínio.

Colocando só o rolamento citado acima no lugar da bucha de alumínio, melhora muito o barulho. só que depois o barulho ira aparecer na parte de dentro onde o eixo gira diretamente no bloco do motor.

Vamos começar a parte interessante. E trabalhosa.

Como colocar o rolamento interno. Aí é que esta a charada temos que ter um torneiro mecânico bom para fazer esse serviço.

Ele vai ter que fazer uma entrada no bloco do motor para que o rolamento 6903 entre alí e fique perfeitamente alinhado com o eixo de comando.

E o Eixo de comando tem que sofrer um passe para que ele entre perfeitamente no interior do rolamento

Imagem
Bloco do motor usinado para a entrada do rolamento 6903.

Imagem
Bloco do motor já com o rolamento.

Imagem
Eixo de Comando já com os dois rolamentos o da esquerda é o 6903 que vai diretamente na carcaça do motor e o da direita é o 6005 que vai no lugar da bucha de alumínio.

Imagem
Percebam nessa foto no lado direito que o meu torneiro fez umas estrias na horizontal para que o rolamento fique fixo no eixo de comando pois o eixo não foi fabricado para pegar rolamento aí é improvável encontrar um rolamento que fique fixo com as mesmas medidas externas. Isso quem me explicou foi o rapaz da casa especializada em rolamentos.

Imagem
As estrias mais de perto. Fotos de celular sem a função macro fiz no que deu galera.

Já do lado esquerdo o eixo de comando tem que sofrer um desgaste msm para entrar no rolamento 6903 aí o torneiro vai dar o desbaste de acordo com o rolamento para ele entrar bem justo para ficar fixo.

Obs: Rolamento 6005 é o maior que fica no lugar da bucha de alumínio.
Rolamento 6903 é o menor que vai ficar embutido na carcaça do motor.

EXEMPLO:
Lembre-se rolamentos 6005zz ou 6005z são os mesmos porem com blindagem é só tirar a blindagem que vai virar um 6005. Cada z significa um lado da blindagem portando o zz tem nos dois lados do rolamento e o z somente em um lado.

Vi em vários tópicos e forums diferente para deixar o rolamento sem a blindagem para q o óleo do motor passe por dentro dele.

Não me lembro já teve alguém que colocou com a blindagem e teve problemas. mas a lógica de colocar sem blindagem é boa.

Espero que tenham gostado! :D :D

PICANÇO
Moita
Moita

Acho que também vou nessa.

Mensagempor PICANÇO » 02 Set 2013, 16:16

Olá amigo, em qual Torneiro em Macaé você fez o serviço e qual foi o mecanico que abriu e fechou o motor ? Moro no Rio, mas sou dessa terra aí ! Abraço.

cassioxtz
Moita
Moita
Moto:: Ténéré 250
Estado: SP

comando xt 225

Mensagempor cassioxtz » 05 Out 2013, 03:01

leandromauricio, blz?

Parabéns pela iniciativa, o tutorial ficou EXCELENTE!!!

O rolamento que você utilizou 6903 foi com final z? Pois quando eu coloquei o 6804 que possui a parte externa menor eu comprei 6804zz e retirei uma das capas pois ele precisa ser lubrificado pela parte de trás, pelo furo vem da parede do cabeçote.

Você já está rodando com a moto? O serviço ficou bom? Pergunto pois me arrependi de ter colocado o rolamento 6804.

Dá uma olhada no meu relato nesse tópico:

http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... ?p=1059199

Abs,

Zé Pequenoh
Moita
Moita

Opa, maravilha.

Mensagempor Zé Pequenoh » 10 Nov 2013, 19:27

=D>

Leandromauricio, bom tutorial, estou arrumando a minha xt 225 2001 em mg, e tô com o mesmo sintoma crônico da máquina de costura. Vou aos poucos sanar esse problema.

Tenho uma pergunta, tem algum problema pro motor rodar com esse barulho, fora o incômodo???
"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prende." Rosa Luxemburgo

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 21 Nov 2013, 06:08

O rolamento do comando 6005 que é o maior é o mesmo usado na Lander. Pretendo colocar o comando da Lander e o rolamento menor também. Estou estudando a possibilidade com meu pai que considero um Profº Pardal no assunto rs!

Vendo o cabeçote da Lander aberto, ele é quase idêntico ao da XT 225 se não fosse o lado contrário que fica a corrente de comando, ele bem que poderia servir na XT 225 pois ficaria muito TOP!!! A posição de abertura e fechamento das válvulas do comando da Lander é igual ao da XT 225. Optei por utiliza-lo pois ele é próprio para rolamento. Sendo assim foi feito o alojamento do rolamento menor 6202 no cabeçote e o comando também foi cortado no comprimento para igualar ao tamanho do comando da XT 225. O serviço ficou extremamente EXCELENTE! e foi realizado na retífica CETEMOMARTOG aqui de SP.
Editado pela última vez por cassioxtz em 06 Dez 2013, 23:15, em um total de 3 vezes.

rrlfreitas
Moita
Moita

Mensagempor rrlfreitas » 05 Dez 2013, 09:52

cassioxtz escreveu:O rolamento do comando 6005 que é o maior é o mesmo usado na Lander. Pretendo colocar o comando da Lander e o rolamento menor também. Estou estudando a possibilidade com meu pai que considero um Profº Pardal no assunto rs!

Vendo o cabeçote da Lander aberto, ele é quase idêntico ao da XT 225 se não fosse o lado contrário que fica a corrente de comando, ele bem que poderia servir na XT 225 pois ficaria muito TOP!!! A posição de abertura e fechamento das válvulas do comando da Lander é igual ao da XT 225. Optei por utiliza-lo pois ele é próprio para rolamento. Sendo assim foi feito o alojamento do rolamento menor 6202 no cabeçote da minha XT 225 e o comando também foi cortado no comprimento para igualar ao tamanho do comando da XT 225. O serviço ficou extremamente EXCELENTE! e foi realizado na retífica CETEMOMARTOG.

Fala Cassio! O rolamento 6202 fica melhor que o 6903? O 6202 é menor ou maior que o 6903? Vou fazer essa adaptação na minha XT 225 98 e queria que me dissesse se ficou melhor. Coloquei rolamento só ma parte externa e o barulho ainda está lá com menos intensidade, mas continua lá e quero tirar isso, mas preciso ter certeza que vai ficar bom. Tenho um amigo aqui no RJ que tem uma retífica e vou ver com ele se dá pra fazer lá e depois comento aqui.
Abraços amigo

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 05 Dez 2013, 12:16

rrlfreitas, blz?

Esse rolamento é maior sim, é quase do tamanho dos rolamentos que vão nas rodas das motos...senão for o mesmo!

O comando que irei utilizar de agora em diante é o original da XTZ 250. A diferença é que ele teve que ser cortado na parte onde vai a coroa na horizontal para se igualar ao tamanho da XT 225. Foi ajustada a parte onde a coroa da corrente de comando fica alojada nele e ajustado o furo do pino que mantém a posição da coroa. Vou postar umas fotos de como ficou o serviço.

Esse rolamento 6202 ficou extremamente excelente no cabeçote da 225. Nem estou acreditando que ficou como se fosse original de fábrica igual o cabeçote da XTZ 250, tudo justinho sem folga. Só falta ver em funcionamento mesmo.

Pra mim compensou fazer isso, pois meu pai tinha um comando de Lander original sobrando aqui e ele é bem mais barato do que o da XT 225 e já é próprio pra rolamento, eu prefiro.

Abs,
Editado pela última vez por cassioxtz em 06 Dez 2013, 23:14, em um total de 1 vez.

rrlfreitas
Moita
Moita

Mensagempor rrlfreitas » 05 Dez 2013, 20:49

cassioxtz escreveu:rrlfreitas, blz?

Desculpa cara, eu havia informado o rolamento errado!

O correto que utilizei foi o 6203 (original XTZ 250), e não o 6202 que é da roda traseira rsrsrsrs...

Esse rolamento é maior sim, é quase do tamanho dos rolamentos que vão nas rodas de motos.

O comando que irei utilizar de agora em diante é o original da XTZ 250. A diferença é que ele teve que ser cortado na parte onde vai a coroa na horizontal para se igualar ao tamanho da XT 225. Foi ajustada a parte onde a coroa da corrente de comando fica alojada nele e ajustado o furo do pino que mantém a posição da coroa. Vou postar umas fotos de como ficou o serviço.

Esse rolamento 6203 ficou extremamente excelente no cabeçote da 225. Nem estou acreditando que ficou como se fosse original de fábrica igual ao cabeçote da XTZ 250, tudo justinho sem folga. Só falta ver em funcionamento mesmo.

Pra mim compensou fazer isso, pois meu pai tinha um comando de Lander original sobrando aqui e ele é bem mais barato do que o da XT 225 e já é próprio pra rolamento, eu prefiro.

Abs,

Boa noite Cassio! Então recapitulando, Esse rolamento 6203 pega no lado da coroa do comando certo? O outro interno ficou o 6903 mesmo ou você colocou outro? Tem como você me dizer quais rolamentos você está colocando porque consegui um cabeçote e vou fazê-lo pra colocar na minha Xt225, assim não fico sem moto! ehehehe Conforme for eu compro um eixo de comando da XTZ 250 e peço meu amigo da retífica pra cortar pra mim. Se quiser pode me mandar email com as fotos valeu? rrlfreitas@hotmail.com
Abraços e agradeço sua atenção e ajuda

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 06 Dez 2013, 23:32

rrfreitas!

Cara, falei merda novamente...Eu BATI a nave! rs...

Como o cabeçote está na casa do meu pai, pois a XT ficou lá pra montarmos nesse fds, eu conferi hoje o rolamento e realmente ele é o 6202. Eu tinha invertido tudo, dai me enrolei...desculpa! rs.

Os rolamentos, 6903 e 6804 só são possíveis utilizá-los com o comando da XT 225 e no meu caso como usei o 6804 foi necessário preencher o comando dando passo nele, pois esse rolamento ficava com folga.

Para utilizar o comando de XTZ 250 você vai precisar desses rolamentos que formam o conjunto:

6202z ou zz. Eu só encontrei com final zz. O zz nada mais é do que as capas dos dois lados do rolamento. Você pode comprar com final zz e no momento da montagem e alojamento é só retirar uma das capas.

6005z ou zz. Eu só encontrei com final zz. O zz nada mais é do que as capas dos dois lados do rolamento. Você pode comprar com final zz e no momento da montagem e alojamento é só retirar uma das capas.

Vou tentar postar as fotos amanhã, pois vai ser o dia do teste.

Abraços.
Editado pela última vez por cassioxtz em 17 Fev 2014, 02:26, em um total de 1 vez.

rrlfreitas
Moita
Moita

Mensagempor rrlfreitas » 07 Dez 2013, 23:13

cassioxtz escreveu:rrfreitas!

Cara, falei merda novamente...Eu BATI a nave! rs...

Como o cabeçote está na casa do meu pai, pois a XT ficou lá pra montarmos nesse fds, eu conferi hoje o rolamento e realmente ele é o 6202. Eu tinha invertido tudo, dai me enrolei...desculpa! rs.

Os rolamentos, 6903 e 6804 só são possíveis utilizá-los com o comando da XT 225 e no meu caso como usei o 6804 foi necessário preencher o comando dando passo nele, pois esse rolamento ficava com folga.

O rolamento 6202z (é aberto para o lado de dentro e com capa para o lado de fora) é o rolamento menor utilizado na parte de dentro do cabeçote, onde precisa aumentar a área onde ficava a bucha menor para alojá-lo e o torno precisa ser um cara FERA pq o serviço tem que ficar milimetricamente alinhado com o outro rolamento 6005z que vai do lado onde fica a coroa da corrente de comando. Ele fica com a capa para o lado de fora da coroa da corrente de comando, da mesma forma de dentro para que receba uma boa lubrificação de óleo.

Resumindo, para utilizar o comando de XTZ 250 você vai precisar desses rolamentos:

6202z ou zz. Eu só encontrei com final zz. O zz nada mais é do que as capas dos dois lados do rolamento. Você pode comprar com final zz e no momento da montagem e alojamento é só retirar uma das capas.

6005z ou zz. Eu só encontrei com final zz. O zz nada mais é do que as capas dos dois lados do rolamento. Você pode comprar com final zz e no momento da montagem e alojamento é só retirar uma das capas.

Vou tentar postar as fotos amanhã, pois vai ser o dia do teste.

Abraços.

Cassio, então eu fiz merda na montagem da minha quando coloquei o rolamento externo. O rolamento veio com uma capa de plástico e tirei a que fica atrás da coroa deixando o lado de dentro com capa, mas minha Xt funciona na boa sem barulho algum ali. O barulhinho que tem é na parte que não tem rolamento, ou seja na parte interna. Será que vou ter que virar o rolamento? Vi uma fotos na de um cabeçote com rolamentos que o lado aberto tava pra fora. Confere com o seu pai pra que eu possa montar o cabeçote novo na posição certa valeu? Abraços e estou aguardando as fotos!!

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 08 Dez 2013, 00:52

rrlfreitas, blz!

Eu no seu caso, ficaria com a pulga atrás da orelha e mudaria o lado do rolamento para o lado correto por onde a lubrificação do comando passa...pois já tive tanto prejuízo com motor que hj se eu deixar algo fora do padrão, eu fico encucado.

Mas se é somente o rolamento grande 6005, é simples de resolver. Eu já usei ele aberto de ambos os lados, mas não sei se a bomba mandava tanta pressão que uma época chegou a vazar óleo pela tampa lateral do cabeçote...hoje a capa do rolamento só do lado de fora pois assim o rolamento receberá a lubrificação de forma adequada aproveitando o máximo de fluxo que vem pelas extremidades.

Só pra vc ter uma idéia, na XTZ 250 esse rolamento é aberto de ambos os lados, porém o que difere dele ser aberto é que existe uma capa de proteção que tampa a parte de fora do rolamento no cabeçote e aproveita o máximo de lubrificação.

Fui montar a coroa da corrente de comando e ela não encaixou no comando, isso ocorreu pq quando eu levei o comando e o cabeçote na retifica acabei não levando a coroa. Dai o torno fez o serviço mas deve ter deixado na mesma medida da coroa da Lander e por isso no meu caso pra servir a da XT vai precisar tirar 3mm e só pode ser tirado no torno pq senão pode comprometer o comando. Até pensamos em tirar no esmeril mas deixamos essa idéia de lado.

Resumindo, a montagem ficou pra semana mesmo.

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 08 Dez 2013, 02:07

Seguem as fotos de como ficou o trabalho no cabeçote da minha XT 225:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abs,

rrlfreitas
Moita
Moita

Mensagempor rrlfreitas » 08 Dez 2013, 10:54

cassioxtz escreveu:Seguem as fotos de como ficou o trabalho no cabeçote da minha XT 225:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abs,

Bom dia meu amigo!! As fotos ficaram show de bola!! Vão servir para eu poder mostrar ao torneiro como tem que ficar os rolamentos e vou comprar outro para colocar no cabeçote que está rodando porque as tampas do que comprei são de plástico e olhando as fotos vi que a tampa do seu é de aço. Apesar de não estar dando problemas, vou inverter porque pretendo levar a moto para a região dos lagos agora no final de ano, é melhor prevenir né? Abraços e depois posta como ficou.

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 09 Dez 2013, 23:23

Hoje montamos a XT hoje e ao liga-la percebi que ela está com o mesmo barulho que estava antes de te-la desmontado. Está fazendo o mesmo barulho de antes muito forte parecendo uma maquina de costura.

Esse barulho não está como estava antes dessa ultima vez que desmontei, que piorava enquanto eu ia acelerando e o giro do motor ia subindo. Ele está mais razoável em todos os regimes de giro. Mas esse barulho é muito estranho, pra ter uma ideia eu nunca vi esse tipo de barulho numa moto antes.

Como eu utilizo pistão forjado Wiseco, estou achando que possa ser ele que esteja causando esse barulho, pois da outra vez que fui desmontar o motor, ao montarmos novamente, fomos utilizar a gaxeta da vedamotors no cabeçote e dai quando fechamos tudo e ligamos, o motor começou a fazer esse barulho e desde então não parou mais. Dai abrimos o motor novamente e vimos que o pistão estava batendo na borda superior do cilindro quando subia no topo e estava gerando esse barulho junto com outro como se fossem marteladas. Dai após termos trocado a gaxeta pela original que estava, ele parou de bater mas o barulho de valvulas continuou. Foi dai que resolvi abrir tudo e trocar o comando, balancins que estava usando paralelo da marca Vini pra nunca mais. Se você ver o estado que esses balancins ficaram. A parte das pastilhas onde as valvulas pegam. Houve um desgaste prematuro excessivo, dai coloquei os originais que estavam num cabeçote de XTZ Lander sobrando do meu pai.

Sou da opinião que peças de motor que vão em locais extremos e que trabalham o tempo todo em atrito com outras peças, tem de ser original! Pois se não for, haverá um desgaste muito cedo e muito além do que poderia ocorrer com a peça original.

Abs,

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 11 Dez 2013, 02:11

Segue um video de como está o som do motor da minha XT atualmente:

https://www.youtube.com/watch?v=9qQkpwOTLtc

Em pesquisas descobri que a causa desse barulho pode ser o pistão que está batendo saia ou a biela pode ter entortado quando eu fui utilizar a gaxeta do cabeçote da vedamotors que é mais fina do que a original.

Caso eu tenha que fazer esse motor novamente, já estou me preparando psicologicamente...pois já é 3ª vez em menos de 1 ano que terei de abrir o motor e lá vou eu desmonta-la novamente.

Acredito que se eu não tivesse inventado essa história de pistão forjado...não teria gasto tanto assim!

Parabéns pra mim! Eu mereço um troféu! =D>

Vivendo e aprendendo!!! #:-(

Marcio Reibolt
Moita
Moita

Mensagempor Marcio Reibolt » 11 Dez 2013, 22:43

E ai cassioxtz blz? Cara a minha 225 apresentou o mesmo problema, a minha está a pouco tempo comigo, por isso apresentou uma serie de problemas.

Estava com o mesmo barulho, quando pesquisei na net vi que poderia ser esse lance dos rolamentos do comando, mandei pro torneiro e ele colocou o rolamento menor pois o maior já tinha. Instalei e liguei a magrela, o barulho ficou um pouco menor mais continuou. Resolvi levar no mecânico pra dar uma geral pois o antigo dono parecia não ter mt cuidado com a magrela. Moral da historia a minha trabalhou sem oleo em cima, tava com a bomba ruim e danificou o pistão. No geral foi preciso trocar pistao (coloquei de 1mm, estava com de 50 e o de 70 não dava pra colocar pois o estrago na camisa foi grande), arvore de comando, balancins, corrente comando e kit vedação e a bomba tb. A bomba foi o pior, acho que não existe paralela, na yamaha tiveram a cara de pau de me cobrar R$ 396,00 comprei uma usada por R$: 150,00, tem um lance de embuchar a bomba mais eu realmente desconheço o procedimento.

A moto deve ficar pronta esta semana então não posso te dizer se o serviço vai ficar bom e se o barulho vai finalmente parar.

Os gastos já passaram dos R$ 600,00 e ainda falta saber a mão de obra, assim que a magrela ficar pronta, trato de passar pra frente!
Essa só me deu dor de cabeça + o pouco que andei com ela achei gostosa...

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 12 Dez 2013, 03:16

Marcio, blz!

A bomba de óleo da minha é nova, eu comprei ela nesse site gringo, é muito mais em conta:

http://www.boats.net/parts/search/Yamah ... parts.html

Aliás, todas as peças são mais baratas lá fora. Aqui a Yamaha acha que somos tontos pra cobrar esse ABSURDO! Só pq algumas são importadas.

Vou rodar por mais alguns dias e desmontarei o motor por completo.

É inevitável ter uma XT 225 e não ter gasto com ela!

Abs,

cassiano225
Moita
Moita

Re: Tutorial Eixo de Comando da XT 225 Rolamento nas Duas Pa

Mensagempor cassiano225 » 15 Fev 2014, 22:39

oque me dizem deste comando ?
http://www.jarva.com.br/det_produto.php?pro=3202

parece ja vir com rolamentos ?
sera que da certo ?
e preciso fazer algo no cilindro ?
estou querendo adiquirilo aguardo respostas

rrlfreitas
Moita
Moita

Mensagempor rrlfreitas » 16 Fev 2014, 20:48

Cassiano eu não conhecia esse comando mas vou mandar para o Cassioxtz e vamos aguardar o que ele e o pai dele vão dizer valeu? Abraços se esse comando der certinho vou colocar na minha XT225 também. Abraços

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 17 Fev 2014, 02:48

Bom, esse comando da BBR é BRAVO ou seja (Preparado). Eu até pensei em compra-lo na época que estava realizando essas alterações no cabeçote mas meu pai me alertou sobre a questão que: Tudo que se mexe muito nessa moto depois acaba dando merda. E pelo que já li a respeito desse comando, ainda tem que ser feito raspagem no topo do pistão e usar uma junta extra no cilindro. Eu não me arriscaria a fazer isso nesse motor. Agora se a moto é usada em trilhas/competições, dai pode ser que valha a pena testar.

O que eu já tive de dor de cabeça e estou tendo mexendo na minha XT! Vazamentos...curva do escape estalando e válvulas batendo horrores quando quente...agora só mantenho a originalidade e alterações que fiz que melhoraram o conjunto e durabilidade. Só faço alguma alteração quando tenho certeza que a peça não vá comprometer o bom funcionamento do motor.

:wink:

rrlfreitas
Moita
Moita

Mensagempor rrlfreitas » 17 Fev 2014, 10:37

cassioxtz escreveu:Bom, esse comando da BBR é BRAVO ou seja (Preparado). Eu até pensei em compra-lo na época que estava realizando essas alterações no cabeçote mas meu pai me alertou sobre a questão que: Tudo que se mexe muito nessa moto depois acaba dando merda. E pelo que já li a respeito desse comando, ainda tem que ser feito raspagem no topo do pistão e usar uma junta extra no cilindro. Eu não me arriscaria a fazer isso nesse motor. Agora se a moto é usada em trilhas/competições, dai pode ser que valha a pena testar.

O que eu já tive de dor de cabeça e estou tendo mexendo na minha XT! Vazamentos...curva do escape estalando e válvulas batendo horrores quando quente...agora só mantenho a originalidade e alterações que fiz que melhoraram o conjunto e durabilidade. Só faço alguma alteração quando tenho certeza que a peça não vá comprometer o bom funcionamento do motor.

:wink:

Valeu Cássio!! Tá sumido heim? Vê se me manda um email!! Abraços!!
Então Cassiano já está aí a reposta do meu amigo em relação ao comando!! Abraços e boa sorte! =D>

Topic author
leandromauricio
Moita
Moita
Contato:

Mensagempor leandromauricio » 22 Mai 2014, 20:46

Primeiramente desculpe a todos. estou muito atarefado e esta brabo. mas xtzeiro n pode abandonar o barco.

vei na boa. a minha n está com esse barulho aí n. e outra. eu fiz isso conforme o povo aqui do forum msm. galera cascuda.

isso de eixo de outra moto e tal. fica bom. mas se o povo quiser gastar dinheiro compra o cabeçote da ttr 230 q deve ser até o msm motor.

a parada aqui é não gastar. pq yamaha é foda.

fiz no meu e esta perfeito.

Topic author
leandromauricio
Moita
Moita
Contato:

Re:

Mensagempor leandromauricio » 22 Mai 2014, 20:48

verifica a corrente de comando.

e o esticador, e o tensionador cara.

e trabalho com motores pesados. verifique também a biela. se estiver com folga no eixo virabrequim. já era. tem q retificar pois o barulho só vai aumentar.

cassioxtz
Moita
Moita

Mensagempor cassioxtz » 19 Ago 2014, 01:38

Ae galera, blz?

Durante alguns meses de uso, resolvi desistir de usar o comando da XTZ 250 e voltar ao comando original com cabeçote de TTR 230 e irei prepará-lo para utilizar os rolamentos 6903z e 6005z.

Motivo: Não sei o que houve mas ultimamente a moto começou a perder rendimento, não sei se foi pela troca do gigle de alta do carburador (Paralelo), antes utilizava o original. Porém a parte de cima começou a fazer muito barulho mas muito barulho mesmo! Fazendo o serviço no comando original como o nosso amigo leandromauricio fez fica bem melhor e mais seguro e não faz os barulhos que vem fazendo com o uso de um comando diferente que até então eu acreditava e tinha até comparado que fossem as mesmas medidas. Podem até ter as mesmas medidas, mas voltarei tudo ao original, pois o conjunto irá trabalhar de forma melhor.

Atualmente a moto não aguenta passar dos 100km/h e quando chega começa vibrar muito no cabeçote e fazer um barulho forte que não acontecia nos primeiros meses pós adaptação.

Pode não ser esse o motivo da perda de rendimento da minha XT, pois no início tal adaptação se mostrou muito eficiente. Pode ser que seja algum dos rolamentos esteja com folga excessiva, já que ouvi dizer que para cabeçote é melhor utilizar rolamentos com folga C3 pois aguentam mais. Mas nesse caso não vou ficar no achismo!

Então mais uma VEZ não recomendo que ninguém adapte o comando da XTZ 250 na XT 225/TDM225/TTR230, é melhor usar o comando original.

Abs,

Was This Topic Useful?

Voltar para “XT225 Motor e Câmbio”