Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

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Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Broniszak » 22 Out 2014, 23:21

Boas a todos!

Gostaria de compartilhar com o pessoal do clube esta solução...
Peguei a pouco uma BMW R1100rt /97. Notei uma folga na roda traseira, imaginei de cara que fosse rolamentos, só não sabia quais e onde procurar, resolvi desmontar e descobri aqueles rolamentos FAG 10-6465A medidas 10x32x17 parcialmente quadrados!
Procurei em loja de rolamentos em Porto Alegre e nada! Esta medida não é comercializada a não ser nas CC... Ao custo de R$250 cada!!!
Lembrei que em Off-roads, muita gente substitui rolamentos de roda por buchas de bronze por sua resistência, pensei que poderia fazer o mesmo, e fiz!
Mandei em um torneiro, obtive informação sobre o tipo de bronze, foi indicado o bronze fosforado ou grafitado por suas propriedades auto-lubrificante e resistência a carga.

Ficou realmente bom! Usei uma graxa de Molykote na lubrificação e o funcionamento nada fica a dever ao rolamento original... Uma alternativa de R$50,00 :-!

Segue algumas fotos do projeto...
Anexos
IMG_1653.JPG
bucha de bronze no rolamento 10x32x17
IMG_1654.JPG
IMG_1656.JPG
IMG_1657.JPG


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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Zébuscapé » 22 Out 2014, 23:29

Ok, mas tera que lubrificar com mais frequencia e é provavel que desgaste o eixo, pode reduzir limite de giro tb, nas off road o giro da roda é baixo...
FIZ 10 ANOS DE CLUBÃO :-D :-D
colaboradores.php" onclick="window.open(this.href);return false; COLABOREM
CG 125 1991, NX 150 1993, XLX 250 1990, XT600Z ténéré 1990, DL 650 Vstron 2009, XT 600 2002, XTZ 750 1997, XT660-2008 preta e a atual XT660R 2005 azul com mais jalapões que eu ...kkkk

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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Broniszak » 23 Out 2014, 01:49

Mas não é um rolamento de roda amigo e sim do Final drive...
Anexos
NeedleBearing.gif
final drive
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Varrus Capich Shaba » 04 Nov 2014, 15:08

Broniszak, o pessoal da motorwork também já pensou nisso, veja:

http://www.motorworks.co.uk/vlive/Shop/ ... &x=14&y=11

E o pior é que descobri um mês depois que troquei os referidos rolamentos...
Abraço,

Ricardo.

Visitem www.capixabaerrante.blogspot.com

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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Alexandre bauru » 04 Nov 2014, 15:38

olá amigos...... atentem a um detalhe:

mecanismos que utilizam buchas de bronze (em especial os TM23 que é o tal "auto-lubrificante") não utlizam graxa..... mas sim óleo..... que tem a função de abaixar a temperatura do mecanismo....

a exemplo de mancais de virabrequins de motores, cames de comando de válvulas de motores, buchas de deslizamento em máquinas pesadas....

no caso em questão, o mecanismo é selado.....


não sei até que ponto vale a economia / durabilidade / confiabilidade :roll:
12º Arraiá Clube XT600 , Já ComfirmÔ ???
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Encom » 16 Fev 2015, 01:58

Achei uma solução incrível. Temos que lembrar que este rolamento fica em uma posição em que ele não gira, ele faz um movimento de "vai-vem" de, acredito, não mais de 45 graus. Assim, não sei se esse rolamento sofre muito com calor a tal ponto de precisar uma lubrificação permanente de óleo.

Acho que vale a alternativa, ainda mais pelo preço de ouro deste rolamento original (uma p. sacanagem a FAG só fabricá-lo para a BMW).

O único detalhe na versão da Motorworks são as engraxadeiras que evitam ter que desmontar para engraxar...

Cabe ao Broniszak testar e nos dar o veredicto.
Abs.
Claudio

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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Montanha » 17 Fev 2015, 00:08

Zébuscapé escreveu:Ok, mas tera que lubrificar com mais frequencia e é provavel que desgaste o eixo, pode reduzir limite de giro tb, nas off road o giro da roda é baixo...


:-! :-! :-! pensei o mesmo.
É por esse motivo que os gringos associaram ao sistema de buchas uma engraxadeira, que serve tb para lubrificar com óleo. Infelizmente pelo preço frete e impostos fica mais caro que o rolamento original.
Normalmente os eixos (e principalmente se tratando de uma BMW - tem uma Puta dureza - e não se entregam tão fácil) tem uma resistência muito maior que as buchas, só não pode trabalhar com resíduos de pós ou areia; tem que ter a proteção (Selagem como o Bauru citou) alem de lubrificação..

Para quem precisar de rolamentos de agulha consulte a Benisa Rolamentos LTDA - Rua Gal Osório 299 São Paulo Tels: (11) 3221 8133/3223 6225.
São distribuidores da SKF FAG INA NSK TIMKEN NTN FRM BGL HGH.
Foi o lugar que encontrei os rolamentos da suspa traseira da Tenere fora da Yamaha.
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Encom » 17 Fev 2015, 00:40

O problema é que esse rolamento ninguém tem, apesar de fabricado pela FAG. Parece que a FAG fabrica com exclusividade para a BMW. Só achamos esse bendito rolamento dentro do saquinho da BMW.
Abs.

Claudio



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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Montanha » 17 Fev 2015, 10:21

Encom escreveu:O problema é que esse rolamento ninguém tem, apesar de fabricado pela FAG. Parece que a FAG fabrica com exclusividade para a BMW. Só achamos esse bendito rolamento dentro do saquinho da BMW.



Pode ser isso sim, as vezes as fábricas aprontam uma dessas. Aí ficamos nas mãos deles.
Isso aconteceu com dois retentores da Tenere, mas que eram muito específicos, de dentro do motor.
Fazer o que?, Alguma vez eles trucam a gente! :-| :-| :-|
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Chichorro » 02 Mai 2015, 22:45

Broniszak,

Como anda o experimento?
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Broniszak » 25 Out 2015, 22:06

Olá a todos...
Depois de 1 ano utilizando as buchas de bronze no lugar do rolamento, posso afirmar que valeu a pena, pois nenhuma folga apresentou até agora, ainda não abri para ver o estado geral da bucha, mas acredito estar ok...
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Encom » 25 Out 2015, 22:08

Ai sim! Nada como uma opinião balizada pelo tempo de uso!


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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Rafacampinas » 29 Out 2015, 01:04

{:) :-! :-! :-!
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Broniszak » 22 Fev 2017, 10:13

Bom dia a todos!

Hoje, 22 de fevereiro de 2017, abri o sistema que substitui os rolamentos por buchas e até agora, só alegria! Ainda havia graxa que coloquei em estado pastoso. quase três anos se passaram e até agora tranquilo.
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Andreaspopo » 22 Fev 2017, 11:16

Muito bom. Só alegria e com preço bem menor
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Re: Substituir rolamento 10-6465A por buchas de bronze

Mensagempor Rafacampinas » 03 Mar 2017, 03:07

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