Freio travando sozinho!

Topic author
tmachado
Moita
Moita
Moto:: R 1100/1150 GS
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

Freio travando sozinho!

Mensagempor tmachado » 04 Fev 2016, 19:43

Olá Pessoal! Gostaria de compartilhar o relato de um problema que pode ocorrer com qualquer moto,

Tive ano passado uma anomalia em meus freios dianteiros. Os discos do freio esquentavam, travavam a roda e a manete ficava dura. Sentia a moto perdendo potência e velocidade até parar por completo e depois de alguns minutos parado os discos esfriavam e o sistema de freio voltava ao normal. Isto aconteceu duas vezes no meio de uma viagem de 500km sem nenhum motivo aparente, simplesmente um dia estava tudo normal e de repente isso.

Em casa, comecei um check list:
- não houve acidente, batida, pedras e nenhum evento anormal;
- pastilhas ok;
- flexíveis e discos em bom estado;
- não há vazamentos;
- o fluído é trocado anualmente;
- o protetor de mão não aciona o freio. Já li sobre protetores soltos, que em alta velocidade acionam o manete!
- eu não aciono o freio inconscientemente;
- não há ar no sistema hidráulico;
- a moto possui ABS, mas tenho plena e absoluta certeza de que este, nada influencia neste defeito específico.

Diagrama básico:
Imagem

Depois de pesquisar um pouco, cheguei a três conclusões para este meu caso:

-O parafuso posicionador do cilindro mestre está fixado com trava original no manete. Então o problema não é aí;

-Se apenas um disco de freio apresentasse o aquecimento e travamento, eu poderia culpar alguma sujeira, ressecamento ou obstrução em algum dos pistões (ou êmbolos) da pinça, que não o permitiria retornar, mantendo a pastilha pressionada contra o disco. Um problema destes nas duas pinças ao mesmo seria muita, muita coincidência;

-Algum detrito de vedação que simplesmente obstruía o micrométrico orifício de compensação ("fluid inlet port" da imagem acima) mantendo uma pressão residual na linha. O que justificaria a intermitência do defeito, o aquecimento dos dois discos e os manetes duros;

Acreditando nesta terceira hipótese, realizei uma nova sangria nos freios na esperança de remover qualquer detrito nas proximidades do cilindro mestre. E aproveitei para dar uma boa limpeza geral e lubrificar os pistões de acionamento das pinças com graxa de silicone específica.

Não posso dizer onde exatamente estava o problema, mas os freios normalizaram após esta manutenção. Já rodei cerca de 1500km e nada de travar os freios! Espero poder ajudar com o este relato e deixo algumas fontes da minha pesquisa.

Um Grande Abraço!

fontes:
http://www.largiader.com/abs/abs2.html -Funcionamento ABS2 BMW
https://www.youtube.com/watch?v=F4CDe5ARBSI -Limpeza nos pistões da pinça (vídeo com alguns pequenos deslizes, mas exemplifica bem)
https://www.youtube.com/watch?v=0pfPOuzLPuw -Sangria a vácuo com bomba caseira

Única forma eficiente de combater o roubo é não incentivá-lo, peças "usadas"? não caio nessa...

Zébuscapé
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: KTM 990 LC8
Estado: RS

Re: Freio travando sozinho!

Mensagempor Zébuscapé » 04 Fev 2016, 19:48

Obrigado por compartilhar...pelo visto alguma sujeira mesmo.
FIZ 10 ANOS DE CLUBÃO :-D :-D
colaboradores.php" onclick="window.open(this.href);return false; COLABOREM
CG 125 1991, NX 150 1993, XLX 250 1990, XT600Z ténéré 1990, DL 650 Vstron 2009, XT 600 2002, XTZ 750 1997, XT660-2008 preta e a atual XT660R 2005 azul com mais jalapões que eu ...kkkk

Zão
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: Ténéré 2TY
Estado: MG

Re: Freio travando sozinho!

Mensagempor Zão » 20 Jun 2016, 00:24

tmachado, tenho o mesmo problema, só que minha moto é uma Te 600 88. No meu caso, a explicação foi bem simples: devido ao uso ocorreu uma pequena ovalização no êmbolo da bomba, de modo que ele deixa retornar um pouco de fluido e o manete fica baixo; aí eu regulo e fica OK. Durante o uso ocorre de o êmbolo se ajustar certinho na bomba e o fluido não retorna e preenche todo o cilindro, então o manete fica alto, duro pra caramba e, como as pastilhas encostam no disco, o fluido esquenta, dilata e vai só piorando. O jeito, pra mim, foi deixar o manete na regulagem mais baixa (com folga de acionamento), acima da metade do curso. Se a sua moto tiver regulagem de manete acredito que você pode fazer isso, já que as BMW têm freios excelentes e essa folga ainda deve permitir chegar ao limite do ABS.
É claro que o correto seria desmontar a bomba e medir cuidadosamente o êmbolo e o cilindro pra saber se basta trocar o reparo ou se será preciso trocar todo o conjunto, que não é nada barato.

Voltar para “GS BOXER Pneus,Suspensão, Freios e Chassis”