Viajar é Preciso - Dicas de Estrada

Dicas sobre lugares, estradas, hotéis e outros assuntos que interessam aos viajantes.

Topic author
Luiz Almeida
Zelador
Zelador
Mensagens: 2864
Registrado em: 12 Jan 2005, 12:50
Moto:: R 1200 GS
Estado: CE
País: Brasil
Localização: Fortaleza
Contato:
Status: Offline

Viajar é Preciso - Dicas de Estrada

Mensagempor Luiz Almeida » 15 Dez 2005, 14:19

Viajar é Preciso

Sim, viajar é preciso, mas, contrariando o poeta, para viajar, viver é mais do que preciso. Pilotar uma motocicleta em qualquer lugar é sempre um grande prazer. Porém, é na estrada, com um imenso horizonte à frente, que o motociclista se realiza. É onde nos sentimos integrados à paisagem, é onde percebemos o quanto somos frágeis e, ao mesmo tempo, gigantes montados nestas máquinas maravilhosas que são as motocicletas.

A solidão do capacete é a mesma, tanto faz viajar em grupo ou sozinho. Nas duas situações, há vantagens e desvantagens. Viajar em grupo nos dá mais segurança e sempre estamos ao lado de amigos para fazer comentários ou observações. Sozinho, anda-se na velocidade que se quer e pode-se parar aonde bem entender, sem dar satisfação a ninguém. Tudo o que se vê é guardado para si, como um encontro consigo próprio. Também fica mais fácil interagir com as pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Por fim, há inúmeras vantagens e desvantagens em cada caso.

Em grupo, na estrada, além de muitas outras regras de condução e segurança, recomendo que se faça uma corrente cujos elos são os faróis e os retrovisores. O motociclista que está à frente é responsável pelo que vem logo atrás, e assim sucessivamente, e deve ter sempre o farol deste em seu retrovisor. Assim, caso aconteça um parar, todos param, não deixando ninguém para trás.

Para curtir este prazer em segurança e sem surpresas desagradáveis é preciso, além de seguir as normas gerais de segurança na estrada, ficar atento a animais na pista, coisa comum nas estradas nordestinas e ter muito cuidado com buracos e irregularidades no asfalto, uma praga que inferniza todos os usuários das estradas brasileiras. A velocidade deve ser compatível com as condições climáticas, com o estado de conservação da estrada. Deve ser compatível com o tipo e a cilindrada da moto e, antes de tudo, deve ser compatível com a experiência do piloto, isto sem falar nas placas indicativas de velocidade máxima.

Cuidado com os acostamentos É dali que surgem os animais e veículos vindos de estradas secundárias, onde há sujeira e desníveis. Evite pilotar muito à direita da pista, pois nesta posição tem-se pouca margem para manobras de emergência e certamente será ultrapassado por carros e caminhões sem que estes façam a manobra pela pista da esquerda, deixando o motociclista imprensado entre o veículo que ultrapassa e o acostamento, isto quando não o obriga a ir para fora da estrada. O melhor posicionamento é na faixa mais ao centro da pista, por onde passa a roda esquerda dos carros. Claro que, ao se cruzar veículos grandes, devemos nos posicionar mais à direita evitando a turbulência. Eu costumo me abaixar sobre o tanque nestes momentos de turbulência, assim protejo-me de eventuais pedriscos e poeira.

Muitas vezes, vemos enormes marcas de freadas no asfalto em locais que aparentemente não teriam motivos para tal. Claro que podem ter sido causadas por erros de ultrapassagens dentre outras coisas, porém alerto que estas marcas de pneus também são fortes indicativos de presença de animais na pista, portanto, ao vê-las, redobre a atenção.

Cuidados nas ultrapassagens. Para ganhar alguns segundos na estrada, muitos colocam, irracionalmente, a preciosa vida em risco. Hoje, a impressão que tenho é que as faixas contínuas informando a proibição de ultrapassagem estão sendo feitas de acordo com a aceleração de carros 1000. Mesmo assim, devem haver outros fatores que nós não conhecemos (pedestres dentre outros) que devem ter feito com que os técnicos tenham definido a localização e o comprimento daquelas faixas, portanto, o mais seguro é ter paciência e obedecê-las.

Caso a monotonia de alguma estrada esteja fazendo com que você acelere mais forte, procure não olhar para o odômetro ou para o relógio, lembre-se que está na estrada com a sua motocicleta e que isto em si, já é um grande prazer, cante ou recite versos dentro do capacete, lembre-se de que há sempre novas paisagens por mais reta que seja a estrada e que, tal como os lendários “Easy Riders”, pelo menos simbolicamente, jogamos o relógio fora logo no início da viagem.

Não deixe para fazer revisão na última hora. A revisão deve ser feita por mecânico de confiança e com pelo menos uma semana antes da viagem. Neste espaço de tempo deve-se rodar com a motocicleta verificando se tudo foi feito corretamente e que nada vai falhar na estrada. É muito chato ficar no prego por causa de um pequeno parafuso que ficou solto dentro do carburador ou até mesmo, perceber, tarde demais, que não foi colocado óleo no motor...

Viaja-se de motocicleta para curtir a vida, jamais para colocá-la em risco.

As Estradas estão aí, nos veremos nelas.

Luiz Almeida


Luiz Almeida
Brazil Riders
BMW R 1200 GS
XTZ 250 Tènèrè

www.historiasdemotocicleta.com.br

Separe-se de tudo, se preciso for, menos da sua Motocicleta


Avatar do usuário

Carlos/PE
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Mensagens: 5324
Registrado em: 01 Dez 2003, 15:54
Moto:: F 800 GS
Estado: PE
País: Brasil
Localização: Recife
Status: Offline

Mensagempor Carlos/PE » 15 Dez 2005, 14:44

Grande Luiz Almeida!!!!

Faço minha as suas palavras. Se a gente levar em conta o que foi dito, ficamos livres de acidentes, contratempos, etc. E sobra tempo para o que realmente queremos, que é viajar. :-! :-! :-!

Abração.

Avatar do usuário

Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Mensagens: 918
Registrado em: 04 Jan 2004, 15:55
Moto:: F 650 GS
Estado: BA
País: Brasil
Localização: Salvador
Contato:
Status: Offline

Mensagempor Veloso » 15 Dez 2005, 15:09

Realmente, são palavras e conselhos de grande importância para todos que vão encarar nossas estradas. Os perigos e imprevistos podem pegam qualquer um de surpresa, por mais experiência que se tenha. Nunca devemos negligenciar cuidados e procedimentos básicos para uma boa e tranquila viagem de moto.

Como disse o amigo Luiz Almeida, " nos vemos na estrada. "
Veloso
Salvador-Ba
(71) 9143-4769

Avatar do usuário

gil rj
Zelador
Zelador
Mensagens: 1256
Registrado em: 17 Dez 2003, 22:16
Moto:: Ténéré 250
Estado: RJ
País: BRASIL
Localização: DUQUE DE CAXIAS
Contato:
Status: Offline

viajar de moto.

Mensagempor gil rj » 15 Dez 2005, 17:07

Amigo Luiz Almeida,

Belas e sábias palavras =D> =D> =D> =D> =D> =D> , comungo de todos estes pensamentos !!!

Se Deus quizer (E tenho certeza que ele quer), em fevereiro tomamos umas geladas juntos em Jeri e Fortaleza, e conversaremos muito sobre motos e viagens :-! :-! :-! :-! :-! .

Tô na maior ansiedade para colocar a motoca na estrada...

Grande abraço...
Gil, Simone e João Gabriel

Porto Seguro/2003
Sul/2004
Pantanal/Bonito/2005
Lençóis Maranhenses/2006
Buenos Aires/2007
Atacama/Santiago/2008
Diamantina/2009
Sul e Uruguai/2010 - carro
Porto de Galinhas/2011 - carro
Jericoacoara de Te 250/2013..Eu fuiiiiiii !!!
Sul, Uruguai e Argentina/2014 - carro
Bahia/2015 - carro.
Recife de Te 250/2016.

Avatar do usuário

Marco Cardoso
Colaborativo
Colaborativo
Mensagens: 121
Registrado em: 04 Jul 2004, 21:08
Moto:: F 800 GS
Estado: PI
País: Brasil
Localização: Campo Maior
Status: Offline

Mensagempor Marco Cardoso » 15 Dez 2005, 21:56

" Seja paciente na estrada para não ser paciente no hospital" - o negócio é que quando a gente monta na dita, a gente se transforma e quer sentir o vento, a pegada...acelerar, com todo cuidado :lol: , é claro!

Valeu grande Mestre Luiz!

_____________
Abraço.
Marco Cardoso
- Nas horas difíceis da vida, você deve estufar o peito levantar a cabeça, olhar prá frente e dizer com a boca cheia: agora fudeu!!!


Clayton&Caru
Status: Offline

Mensagempor Clayton&Caru » 15 Dez 2005, 23:36

Luiz Almeida,

Uma das virtudes do verdadeiro motociclista é que ele sabe tirar experiências em de cada volta dada, sempre atento e pensando nas possibilidades dos problemas e riscos, claro sempre saboreando os bons e ruins momentos.
Parabéns mais uma vez, ótimo texto e dicas =D> =D> =D>

Avatar do usuário

Nestor
Zelador
Zelador
Mensagens: 2298
Registrado em: 16 Nov 2003, 00:27
Moto:: XL 700V Transalp
Estado: CE
País: Brasil
Localização: Fortaleza
Status: Offline

Mensagempor Nestor » 26 Dez 2005, 20:58

Boas DICAS... :-!
Nestor

Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos:
conservar os velhos. (Elmer G. Letterman)

SE UM DIA A VIDA VIRAR AS COSTAS PARA VOÇÊ, PASSE A MÃO NA BUNDA DELA.

Avatar do usuário

Wellington XT
Matraca
Matraca
Mensagens: 315
Registrado em: 27 Out 2005, 09:10
Estado: CE
País: Brasil
Localização: fortaleza
Status: Offline

Mensagempor Wellington XT » 02 Mar 2006, 20:44

E âe Luiz estou pensando em ir para o encontro em Currais Novos e as dicas desse topico são boas. :-!
XTEZEIRO
Clube XT_Brasil


Voltar para “Dicas sobre viagens”



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante