MANUAL PARA AUXÍLIO NA TROCA DA EMBREAGEM

RICARDO BARRETO
Matraca
Matraca
Moto:: R 1200 GS
Estado: SP
País: Brasil
Contato:
Status: Offline

Mensagempor RICARDO BARRETO » 22 Fev 2010, 10:14

Aê galera,

troquei a embreagem da minha Té esse fim de semana, a troca é tranquila, sem muita dificuldades, o manual do Ribeiro ajudou bastante, os discos estavam com 2,5 mm, ou seja, no limite do desgaste e a embreagem estava patinando muito.
Depois da troca a moto ficou totalmente diferente, mais firme e com mais força, incrível....
As molas estão boas, todas com 4,15 mm de comprimento.
Os discos separadores também estavam bons, só que bastante polidos, ai passei todos eles na escova fina de aço que tenho no esmeril no sentido transversal do giro do disco, para dar um grip maior.
Como não pude comprar os discos originais ( R$ 130,00 ), comprei da marca FLYN (R$ 75,00), sei que a marca não é muito boa, mas vamos ver quantos km dura.

Quem for trocar, não esquecer de umidecer os discos novos em óleo novo antes de colocar no local !! :wink: :wink:

abraço a todos...
depois coloco umas fotos...

:-! :-! :-!

Vendi minha potranca 92, mas ficou família!!!
RIO DE JANEIRO-RJ
TAUBATÉ-SP

Perdomo
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: RS
Contato:

Mensagempor Perdomo » 01 Mai 2010, 16:10

Pessoal,

existe algum kit de embreagem original de outra moto e que seja compatível com o da tenere, pois me disseram que o da tenere é próximo a R$ 550,00. è tudo isto???? Pois pretendo trocar da minha, apesar de ainda não precisar.

Abração,
Perdomo

RICARDO BARRETO
Matraca
Matraca
Moto:: R 1200 GS
Contato:

Mensagempor RICARDO BARRETO » 02 Mai 2010, 21:12

Perdomo escreveu:Pessoal,

existe algum kit de embreagem original de outra moto e que seja compatível com o da tenere, pois me disseram que o da tenere é próximo a R$ 550,00. è tudo isto???? Pois pretendo trocar da minha, apesar de ainda não precisar.

Abração,
Perdomo

Fala aí Perdomo,

Depende do que vc. vai trocar, geralmente troca-se somente os discos de fricção, esses dias liguei na yamaha pra trocar da minha, e era em torno de R$ 18,00 cada disco, como são 8 discos, fica em torno de R$ 140,00.
Desmontei, eu mesmo troquei e o arranque da moto ficou chic.

:-! :-!
Vendi minha potranca 92, mas ficou família!!!
RIO DE JANEIRO-RJ
TAUBATÉ-SP

ALASKA92
Moita
Moita
Estado: SC

molinha da aste do embreagem

Mensagempor ALASKA92 » 12 Mai 2010, 17:33

tirei o cabo da embreagem da aste e agora não sei como colocar para que trabalhe a benedita molinha da aste, um lado vai na prorpia aste e aoutra?

Perdomo
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Contato:

Mensagempor Perdomo » 24 Mai 2010, 11:55

RICARDO BARRETO escreveu:
Perdomo escreveu:Pessoal,

Abração,
Perdomo

Fala aí Perdomo,

Depende do que vc. vai trocar, geralmente troca-se somente os discos de fricção, esses dias liguei na yamaha pra trocar da minha, e era em torno de R$ 18,00 cada disco, como são 8 discos, fica em torno de R$ 140,00.
Desmontei, eu mesmo troquei e o arranque da moto ficou chic.

:-! :-!

Valeu pela dica Ricardo, vou ligar para Yamaha e ver os preços. Agora, quanto a trocar sozinho....nestas horas que eu queria morar em casa :-! :-! :-!

Abração,
Perdomo

kuruja
Moita
Moita
Moto:: Ténéré 2TY
País: brazil
Contato:

mola compressora ausente

Mensagempor kuruja » 16 Jul 2010, 18:07

ola amigos, postando mais uma duvida,

Tomei coragem e desmontei minha embreagem, medi discos, tudo ok, sem rebarbas e etc... porém percebi que estava sem a mola compressora, aquele anelzinho fino

minha embreagem estava ruim de mais, eu embreava e o motor continuava ligado a transmissão e mesmo com a moto desligada eu nem podia empurra-la engatada com a embreagem acionada, a duvida é a seguinte: será que o problema é pela falta desse maldito anelzinho???

agradeço desde já a colaboração dos amigos

forte abraço

Zébuscapé
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: KTM 990 LC8

Re: mola compressora ausente

Mensagempor Zébuscapé » 16 Jul 2010, 22:07

kuruja escreveu:ola amigos, postando mais uma duvida,

Tomei coragem e desmontei minha embreagem, medi discos, tudo ok, sem rebarbas e etc... porém percebi que estava sem a mola compressora, aquele anelzinho fino

minha embreagem estava ruim de mais, eu embreava e o motor continuava ligado a transmissão e mesmo com a moto desligada eu nem podia empurra-la engatada com a embreagem acionada, a duvida é a seguinte: será que o problema é pela falta desse maldito anelzinho???

agradeço desde já a colaboração dos amigos

forte abraço

sim :-!
FIZ 10 ANOS DE CLUBÃO :-D :-D
colaboradores.php" onclick="window.open(this.href);return false; COLABOREM
CG 125 1991, NX 150 1993, XLX 250 1990, XT600Z ténéré 1990, DL 650 Vstron 2009, XT 600 2002, XTZ 750 1997, XT660-2008 preta e a atual XT660R 2005 azul com mais jalapões que eu ...kkkk

Teles
Falador
Falador
Moto:: XT600E 4MW
Estado: SE
Contato:

Mensagempor Teles » 17 Jul 2010, 14:58

Se quando saia a moto tinha trepidação antes da embreagem estar totalmente livre, tenha cuidado, pois os discos e/ou estaçadores podem estar empenados. Essa situação leva a embreagem a não fazer o seu papel de desacoplamente satisfatoriamente, inclusive ficando muito difícil para colocar em ponto morto. Fica como se a embreagem estivesse faltando asunte (muito baixa).
Devemos ter bastante calma para que não se faça necessário abrir a tampa novamente.

Abração.

kuruja
Moita
Moita
Contato:

embreagem ruim

Mensagempor kuruja » 17 Jul 2010, 16:38

na realidade se eu desce partida com ela engatada, segurando a embreagem, a bixona saia andando rsrsrs, daí precisava por em ponto morto (não era tá dificil de colocar em neutra não) e startar ela de novo, daí eu engatava a primeira e dava akele "TÉC" na relação, a moto dava um leve balanço pra frente e ficava totalmente embreada normalmente

verifiquei tambem o empenamento e aparentemente tá tudo ok, quando desmontei a embreagem, retirei todos os discos de uma vez e os discos estavam bem acoplados, precisei solta-los um a um, não sei se isso é normal...

no mais a unica peça que achei estranho foi o tal anel amortecedor de borracha que acredito servir pra ajudar a desacolplar a embreagem, pois sem ele um disco de aço fica em contato com outro disco de aço nesse sanduíche de embreagem.

detalhe: procurei esse malditinho em tudo qto eh site e nao achei pra venda

Gilberto R L M
Colaborativo
Colaborativo
Contato:

Mensagempor Gilberto R L M » 19 Jul 2010, 14:57

Kuruja pertenço também a outros fóruns motociclisticos,
e foram tirados algumas concusões sobre esse problema:

- Embreagem "Colado", é quando a moto da um saltozinho e continua a andar mesmo sem acelerar e com a manete de embreagem puxada ao ligar a moto engrenada em 1a marcha.
Causas:
1 Falta da Mola Judder (mola amortecedora, peça 17).
2 Normal, após troca dos discos os mesmos não se acertaram com a forma da campana (carcaça ou engrenagem movida, peça 5) tem que passar uma lima fina na campana se não fizeres isso vai durar muito tempo até os discos acertarem a forma da campana uns 4.000 Km aproximadamente.
3 Ou óleo inapropriado/vencido.
Soluções:
1 Só empurrar a moto em ponto morto um pouco pra frente e a embreagem descola na hora,
2 Outro com a moto desligada coloca em 1ª e com a embreagem apertada empurra a moto pra frente até descolar,
3 Outra ligar a moto dê umas aceleradas com ela em ponto morto com o alto giro e a vibração da moto fazem a embreagem descolar.

Mola Judder ela comprime e expande (quando não está comprimida ela tem formato cónico e quando está comprimida tem formato de disco), nessa função ela protege o sistema (corrente, relação, etc) mas queima um pouco a embregem (discos de fricção), como o motor é potente mas não tão potente, esse proteção pode ser tirada de fato, algumas motos da Honda já não tem essa mola, a Twister não tem. É para quando se acelera bastante e a embreagem se solta rápido, ou quando a moto se utiliza pra fazer trilhas onde para certos trechos a primeira marcha é curta e a segunda é longa e suaviliza as trocas de marchas evitando trancos.

Tem que troque discos por novos e coloca um dos antigos no lugar do que tem o diâmetro interno maior, com a retirada da Mola Judder e Assento da Mola , duas grandes "arruelas" na Honda e uma na XT600E que ficariam dentro desse disco. O conjunto fica justo já que tem as mesmas medidas o disco menor mais molas e o disco grande antigo, assim fica substituido o disco (peça 10) que é menor por um de igual de tamanho dos demais.

Imagem
Editado pela última vez por Gilberto R L M em 23 Out 2017, 10:40, em um total de 1 vez.

kuruja
Moita
Moita
Contato:

Mensagempor kuruja » 19 Jul 2010, 16:00

Agradeço as Informações, Gilberto, não entendi muito esse lance da troca aletrnativamente "gambiarra" rsrsrs quando se substitui os discos por novos, enfim... a solução mais adequada seria eu trocar os meus discos, correto?

Gilberto R L M
Colaborativo
Colaborativo
Contato:

Mensagempor Gilberto R L M » 19 Jul 2010, 17:22

Sim seria trocar corretamente.

Problema é que (eu não sei como funciona a Yamaha), as revendas Honda vendem o disco de fricção original a unidade e o disco que tem o furo maior onde vai a mola amortecedora dentro é mais cara ou dificil de achar ou só vendem em conjunto (super valorizando o quite). Avezes até o quite de discos de fricção paralelos são difíceis de achar pra determinadas motos, assim se facilita comprar quite de outras motos que tem o mesmo disco mas não tem o disco menor e na montagem se retira esse disco e a mola Mola Judder (mola amortecedora) e em seu lugar coloca um normal, com resultado bons pois até com mola judder pode ter o problema de Embreagem "Colado", discos não se acertaram com a forma da campana.

Na página 1 mostra onde tem que limar a campana, se pretende abrir o motor de novo se não quer esperar uns 4.000 km.

Já consiguir uma mola Judder / amortecedora nova acho que só original, dei uma olhada no manual da RD350 que tem os mesmos discos de fricção mas com cód diferente da XT600E também tem a mola amortecedora mas além de ter um cód diferente o conjunto de discos não tem um disco de fricção com furo maior provando que talvél a mola seja diferente.

Pena este troço de mesmas peças com código diferente (se passando de desorganizados) é só serve para roubar o consumidor, é fazer uma arruela para parafuso M6 de aço macio em uma moto ter um valor em centavos e em outra moto ter o valor de uma aliança de ouro para os desavisados. Yamaha - Honda é tudo igual.

Li em algum lugar que Yamaha eria lançar a linha Y-TEC de peças intermediárias para concorrer com as peças do mercado paralelo, nunca achei essa linha, deve ser lenda urbana.

kuruja
Moita
Moita
Contato:

Mensagempor kuruja » 20 Jul 2010, 02:14

bem, mercado livre sempre tem esses conjuntos de aneis pra tenere vendidos separadamente, originais por 115 e paralelos por 80, preciso aferir com mais cautela o estado dos discos pois ainda acreditos que estão em bom estado... mas quem sabe posso estar enganado, na realidade sem o oleo de motor os discos parecem estar trabalhando bem, uso embreagem e a moto desembrea sossegadamente, e eu logo que a pqeguei havia trocado o oleo que ainda nao venceu...vou medir com mais precisão os discos e posto aqui o resultado amanhã... valeu a força gilberto e outros que deram suas dicas

Seiscentão
Moderador
Moderador
Moto:: TDM900
Contato:

Mensagempor Seiscentão » 13 Mai 2011, 15:03

Estou trocando minha embreagem , na verdade eu não, o mecânico e repassei esse artigo por mail pra não ter erro. Muito oportuno e muito didático. Valeu!!!
Abraços! :D/
Mário César
51 91158666
Corretor de Seguros
mcsa64@gmail.com

fresa
Matraca
Matraca
Moto:: Ténéré 2VG

Mensagempor fresa » 11 Jul 2011, 11:01

Caraca!

Será que consigo fazer a troca da embreagem sozinho?? :shock:
Ténéré azul e amarela com dois olhos...
um sonho antigo que Deus me ajudou a realizar!
...vendida recentemente. Em 2015 provavelmente uma 66!

halvi
Moita
Moita

Mensagempor halvi » 04 Ago 2011, 15:43

Pessoal, gostari de tentar trocar os discos também porém a minha é motor 4mw (cabo de embreagem desce pelo lado direito). Sabem me dizer qual é a forma de regulagem? ficarei grato e fazendo vou disponibilizar um tutorial. rsrs

Xandov
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: G 650 GS
Estado: DF

Re: MANUAL PARA AUXÍLIO NA TROCA DA EMBREAGEM

Mensagempor Xandov » 21 Jun 2014, 21:54

Tirei a tampa da carcaça do lado direito para pintura e na hora de recolocar algo deu errado. não consigo fazer funcionar a embreagem. Tem algum macete, mas este tutorial não pôde me ajudar, pois a minha é 4MW. Eu consigo retirar a haste de acionamento com a rosca sem fim de dentro da carcaça e refazer a regulagem da posição, mas não consigo acionar a embreagem. Algo não está funcionando lá dentro... :?

Xandov
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: G 650 GS
Estado: DF

Mensagempor Xandov » 22 Jun 2014, 11:02

Na verdade, pessoal, eu consigo acionar a embreagem, mas está sem força para voltar a manete. parece que está só com a força da mola da haste. Ainda está sem óleo no motor e ainda não girou. Será que tem alguma coisa a ver?

Junior Xt 600 ténéré
Fala Pouco
Fala Pouco

Mensagempor Junior Xt 600 ténéré » 08 Jul 2016, 21:26

Ola pessoal, estou com um problema na minha XT 600 Z Téneré ano 92, minha moto qdo engatava a marcha ela começava a querer andar, daí troquei de cara os discos de embreagem, coloquei da marca fisher e tambem os discos de aço separadores, esses coloquei originais Yamaha. Aproveitei de dei uma lixadinha no cubo e platô, td blz. Ao terminar todo o serviço, montar com junta nova, ao efetuar o teste e ao engatar a marcha, para minha surpresa está tudo do mesmo jeito!!! Alguém poderia me ajudar em alguma dica??? Obs: O cambio continua muito duro para engatar as marchas, não entra neutro com a moto parada, utilizo sempre óleo Motul 20W50.
Anexos
2016-07-03 12.37.31.jpg

Junior Xt 600 ténéré
Fala Pouco
Fala Pouco

Mensagempor Junior Xt 600 ténéré » 09 Jul 2016, 20:48

Ola amigos estou com um problema, a algum tempo minha XT 600 Z ténéré ano 92 esta ruim para engatar as marchas e qdo se colocava primeira, ela ja dava sinais de começar a andar. Resolvi trocar os discos de embreagem, foi efeutado a troca e colocado os referidos discos da marca Fisher. Até ai tudo em ordem, depois de montado, ao engatar a primeira marcha, suspresa, ela continuava do mesmo jeito querendo sair. Logo depois resolvi trocar os discos separadores de aço e aproveitei e dei umas lixadinhas na campanha e cubo, conforme descrto em manual acima. Depois de tudo montado, para minha surpresa, ela continua do mesmo jeito!!! Gostaria de saber se isto já aconteceu com alguém e qual a solução para o problema??? Obs: Utilizo sempre óleo Motul 20W50.

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor MauMau Veloso » 09 Jul 2016, 21:23

Cara da uma enforcada no cabo da embreagem pra ver, deixa ele com o minimo de folga.

Você que fez o serviço na embreagem? Ajustou o ponto de acionamento da alavanca como diz no manual?

Junior Xt 600 ténéré
Fala Pouco
Fala Pouco

Mensagempor Junior Xt 600 ténéré » 10 Jul 2016, 23:11

Já enforquei a o cabo da embreagem e nada!!! Foi eu que fiz o serviço, a regulagem esta tudo ok. Creio que se eu andar bem com a moto é capaz de acertar. Se não tiver jeito, vou comprar outros discos de embreagem de outra marca e refazer o serviço!!

Anselmo Jr
Moita
Moita

Mensagempor Anselmo Jr » 04 Mai 2017, 15:40

Boa tarde galera! Retomando o assunto, sei que é antigo, mas vamos lá!

Qual seria o problema de eu trocar os disco e não mexer no ajuste (que tem que tirar o motor de arranque)?

AHHH outra coisa, como eu faço (no caso da 2TY) com o pedal de partida e o suporte do motor de partida??????

Alex#73
Fala Pouco
Fala Pouco
Contato:

Mensagempor Alex#73 » 23 Set 2017, 19:10

Buenas pessoal.

Mais de uma década após a postagem do manual e ele ainda está ajudando a fazer a manutenção das nossas máquinas.

Valeu Diderot. =D>

Hoje abri a embreagem da minha 2VG, estava dura e patinando em alta.

Os discos e separadores estão bem gastos, vou ter que colocar novos.

Tem degraus bem leves nos pontos de apoios dos discos e separadores.

Como não tem mais a mola compressora (aquele o'ring que vai entre os discos - item 18 do manual), gostaria de saber se alguém sabe de alguma peça alternativa que possa substituir o original.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraço.

alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR

Mensagempor alexandre_ » 23 Set 2017, 22:18

Alex#73 escreveu:Buenas pessoal.

Mais de uma década após a postagem do manual e ele ainda está ajudando a fazer a manutenção das nossas máquinas.

Valeu Diderot. =D>

Hoje abri a embreagem da minha 2VG, estava dura e patinando em alta.

Os discos e separadores estão bem gastos, vou ter que colocar novos.

Tem degraus bem leves nos pontos de apoios dos discos e separadores.

Como não tem mais a mola compressora (aquele o'ring que vai entre os discos - item 18 do manual), gostaria de saber se alguém sabe de alguma peça alternativa que possa substituir o original.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraço.

A mola da embreagem tem na YAMAHA. Me pediram 120 pratas.!

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”